Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sua fonte de alimentação é de boa qualidade?

    Vejo que muitas pessoas aqui do furuns compra RouterBoard, colocar os devidos cartões e joga em cima de uma torre ou prédio, etc...

    sem nem um pouco procurar informações antes.

    muitas vezes o fornecedor não sabe nem o que esta vendendo.

    ai vem a dor de cabeça com travamento, perda de pontência e etc..

    como ja aconteceu comigo. Compremos uma RouterBoard 433 com 3 cartões e o fornecedor manda uma fonte de 18 v com 1 A .

    Um pouco sobre fontes (Fontes de alimentação - Principio Funcionamento)

    As fontes de alimentação são fundamentais no funcionamento dos circuitos eléctricos e electrónicos. O objectivo da fonte de alimentação é transformar a tensão do fornecedor de energia 110V-220V numa tensão normal que permita os equipamentos funcionar.
    A fonte de alimentação básica é constituída por 4 sectores
    ·Transformador - Transforma a tensão AC e corrente de entrada para um valor utilizável em AC.
    ·Ponte rectificadora - Rectifica os pulsos de modo a produzir uma saída polarizada DC.
    ·Filtragem - Filtra a tensão tornando a corrente contínua.
    Regulação - Regula a saída de modo a ter uma tensão constante.

    Fonte linear
    As fontes lineares são assim chamadas por normalmente utilizarem um circuito integrado ou um transistor operando de forma linear na regulação da tensão da
    saída.
    Não-estabilizadas - Elas são constituídas de um transformador para abaixar a tensão e isolar a saída da entrada, um retificador para transformar de corrente alternada para contínua e um capacitor para filtragem da tensão de saída. Estas não possuem um elemento para regular a tensão de saída. Nessas fontes, o transformador é projetado de tal forma que a fonte tenha a tensão especificada na corrente nominal indicada.
    Como não há estabilização na saída, quando essas fontes operam sem carga, a tensão é mais elevada, podendo chegar até 18V numa fonte de 12V. Portanto, as fontes não-estabilizadas não podem ser utilizadas para qualquer
    tipo de equipamento.
    Estabilizada - Esta fonte por sua vez, mantém sua tensão constante em toda a faixa de corrente para a qual é indicada, através da utilização de um transformador de maior potência que a não-estabilizada e de um circuito para estabilização, tendo, portanto, um preço maior que uma similar não-estabilizada.
    Exemplificando, ao comprar uma fonte estabilizada de 12V-500mA obtém-se 12V (+-5%) em toda a faixa até 500mA.

    consumo de energia.
    cartão enGenius: Tensão de operação: 3,3 V +/- 0,15 V
    cosumo de energia de uma RouterBoard 433 ~3 W com um miniPCI

    Como funciona:
    Imagine uma jarra com 1 litro de água = 1000 ml
    4 copos de 300 ml = 1200 ml
    Essa jarra não vai encher os 4 copos. É assim que funciona a amperagem, não bastam colocar uma fonte de 48 V como muitos colocam pensando que está colocando mais energia, tem que ter amperagem também.

    segundo alguns topicos aqui, eu nao pesquisei. Um cartão no maximo consome até 1.25 de amperes.

    segue alguns links
    fontes:
    http://www.hayama.com.br/produtos_comercial.asp nessa empresa tem fonte ate de 20 amperes. Abaixo tem uma fonte de 12 v com 5 Ap

    funcionamento da fonte:
    Teoria Fontes Alimentação - Electrónica - Esquemas - TV - Áudio - Digital
    Fontes de Alimentação - Electrónica - Esquemas - TV - Áudio - Digital



    é isso ai pessoa, saiba compra fontes para seus equipamentos.

    Que Deus nos Abençoe!!!



    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Imagem 009.jpg
Visualizações:	1073
Tamanho: 	280,6 KB
ID:      	3149  
    Última edição por fsoaress76; 01-12-2008 às 22:29.

  2. #2

    Padrão

    Muito boa sua explicação amigo, valeu...

  3. #3

    Padrão Fontes

    Muito bom tópico.

    Realmente em muitos dos casos o problema é não ler os manuais / datasheets dos produtos onde acaba-se comprando produtos que não vão ser suficiente como é o caso de fontes.

    Realmente, já vi que muitos "fornecedores" não entendem 1/10 sobre os produtos e garantem suporte técnico mais não sabem nem pra si mesmos.

    Atentem na escolha dos fornecedores, procure saber com amigos e em fóruns sobre a idoniedade do possível vendedor para não entrar numa fria.

    Não sou fornecedor não, mais tenho referencias de vários pra quem precisar. Só mandar um e-mail.

  4. #4

    Padrão

    amigo valew mesmo isso e uma coisa que acaba passando despercebida, no meu caso sua explicaçao me ajudou muito valew!!!!!
    \o/

  5. #5

    Padrão

    tipo eu tenho aki uma RB600 com 4 engenius aki.. certo.. tenho q usar 48V e 5A??? eh isso ? me indica alguma fonte ai no mercado entao.. q eu tenho esse problema com tensao aki!!!

  6. #6

    Padrão

    otimo topico, o amigo ta certinho dai vou dar uma dica para a turma ai... galera usem bateria de nobreak com carregador.. ela tem 12v e 7a, vai ajudar pacas... vlw fui..

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por guiangelus Ver Post
    tipo eu tenho aki uma RB600 com 4 engenius aki.. certo.. tenho q usar 48V e 5A??? eh isso ? me indica alguma fonte ai no mercado entao.. q eu tenho esse problema com tensao aki!!!

    segundo os manuais das RouterBoard vc pode usar fontes de 12 á 48 v.

    não é necessario ser 48 V.

    uma de 5A garante o processamento ai. sem problema.

    no inicio lá tem um link e uma foto com uma fonte de 12 V e 5A que estou usando em uma RB600, mais futuramentte vamos colocar uma com mais amperagem, pq na RB600 tem 8 cartões, e queremos reservar 1 amperes para cada cartão.

  8. #8

    Padrão

    fsoares, a notação que voce usou esta errada, o consumo pe medido em WATTS, AMPER e VOLTAGEM ... entao a notação correta é:

    potencia = tenxao X corrente

    vamos suporte que uma routerboard com 1 cartao consome 20 watts, voce poderia usar as seguintes combinacoes:

    48volts e 0.5ah = 24 watts
    24volts e 1.0ah = 24 watts
    12volts e 2.0ah = 24 watts



    antes de falar, eu CERTIFIQUEI se isto estava correto, um amigo meu que tem uma empresa de fontes.. inclusive fontes de 200 ah heheh

    para quem quiser ver as fontes q ele fabrica:

    Fonte de 13.8v e 50ah (entrada 110v ou 200v)


    fonte de 13.8v e 200ah (entrada 110v ou 200v)



    !!

    Citação Postado originalmente por fsoaress76 Ver Post
    Vejo que muitas pessoas aqui do furuns compra RouterBoard, colocar os devidos cartões e joga em cima de uma torre ou prédio, etc...

    sem nem um pouco procurar informações antes.

    muitas vezes o fornecedor não sabe nem o que esta vendendo.

    ai vem a dor de cabeça com travamento, perda de pontência e etc..

    como ja aconteceu comigo. Compremos uma RouterBoard 433 com 3 cartões e o fornecedor manda uma fonte de 18 v com 1 A .

    Um pouco sobre fontes (Fontes de alimentação - Principio Funcionamento)

    As fontes de alimentação são fundamentais no funcionamento dos circuitos eléctricos e electrónicos. O objectivo da fonte de alimentação é transformar a tensão do fornecedor de energia 110V-220V numa tensão normal que permita os equipamentos funcionar.
    A fonte de alimentação básica é constituída por 4 sectores
    ·Transformador - Transforma a tensão AC e corrente de entrada para um valor utilizável em AC.
    ·Ponte rectificadora - Rectifica os pulsos de modo a produzir uma saída polarizada DC.
    ·Filtragem - Filtra a tensão tornando a corrente contínua.
    Regulação - Regula a saída de modo a ter uma tensão constante.

    Fonte linear
    As fontes lineares são assim chamadas por normalmente utilizarem um circuito integrado ou um transistor operando de forma linear na regulação da tensão da
    saída.
    Não-estabilizadas - Elas são constituídas de um transformador para abaixar a tensão e isolar a saída da entrada, um retificador para transformar de corrente alternada para contínua e um capacitor para filtragem da tensão de saída. Estas não possuem um elemento para regular a tensão de saída. Nessas fontes, o transformador é projetado de tal forma que a fonte tenha a tensão especificada na corrente nominal indicada.
    Como não há estabilização na saída, quando essas fontes operam sem carga, a tensão é mais elevada, podendo chegar até 18V numa fonte de 12V. Portanto, as fontes não-estabilizadas não podem ser utilizadas para qualquer
    tipo de equipamento.
    Estabilizada - Esta fonte por sua vez, mantém sua tensão constante em toda a faixa de corrente para a qual é indicada, através da utilização de um transformador de maior potência que a não-estabilizada e de um circuito para estabilização, tendo, portanto, um preço maior que uma similar não-estabilizada.
    Exemplificando, ao comprar uma fonte estabilizada de 12V-500mA obtém-se 12V (+-5%) em toda a faixa até 500mA.

    consumo de energia.
    cartão enGenius: Tensão de operação: 3,3 V +/- 0,15 V
    cosumo de energia de uma RouterBoard 433 ~3 W com um miniPCI

    Como funciona:
    Imagine uma jarra com 1 litro de água = 1000 ml
    4 copos de 300 ml = 1200 ml
    Essa jarra não vai encher os 4 copos. É assim que funciona a amperagem, não bastam colocar uma fonte de 48 V como muitos colocam pensando que está colocando mais energia, tem que ter amperagem também.

    segundo alguns topicos aqui, eu nao pesquisei. Um cartão no maximo consome até 1.25 de amperes.

    segue alguns links
    fontes:
    HAYAMA nessa empresa tem fonte ate de 20 amperes. Abaixo tem uma fonte de 12 v com 5 Ap

    funcionamento da fonte:
    Teoria Fontes Alimentação - Electrónica - Esquemas - TV - Áudio - Digital
    Fontes de Alimentação - Electrónica - Esquemas - TV - Áudio - Digital



    é isso ai pessoa, saiba compra fontes para seus equipamentos.

    Que Deus nos Abençoe!!!



    Última edição por alexandrecorrea; 03-12-2008 às 19:20.

  9. #9

    Padrão correto...

    a corrente aplicada em um circuito eletrico depende da diferença de potencial (mais conhecida como voltagem) existente no mesmo...entao se vc dobra a diferenca de potencial, vc divide por 2 a corrente utilizada...entao uma fonte de 48V4A, surtira o mesmo efeito de uma de 24V8A...

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post

    potencia = tenxao X corrente

    vamos suporte que uma routerboard com 1 cartao consome 20 watts, voce poderia usar as seguintes combinacoes:

    48volts e 0.5ah = 24 watts
    24volts e 1.0ah = 24 watts
    12volts e 2.0ah = 24 watts




    !!
    Muito boa "alexandrecorreia" e "terencerocha" suas observações.

    O meu propósito aqui foi ajudar os colegas que muitas vezes são lezado por certos vendedores que não sabe nem para que serve o equipamento que está vendendo.


    ai vem a dor de cabeção depois.

    mais 200 ap!!! affff,

    ai se não fosse a água para esfriar.

  11. #11

    Padrão

    Olá pessoal!

    Não seria interessante realmente fazer o teste na pratica?

    Pegue a RB ligue osa cartões, e uma fonte de 10Amp. e assim ligue um amperimetro..

    Estarei realizando este teste com uma RB600a com cartões r52h, e postarei as fotos.


  12. #12

    Padrão

    Seria bom que fosse feito um teste assim:

    liga a Rb, (ver quanto ela consome)

    coloca um (1) cartão (ver qual e a diferencia aumentada)

    colocar o dois (2) cartão (ver qual deferência)

    coloca o três (3) cartão (ver diferença)

    fazer um teste em funcionamento com mais de 30 clientes conectados e se possível com mais clientes para ver a diferença. Segundo colegas, em funcionamento consome mais ainda.

    Assim nos saberemos qual e o consumo de cada cartões e da RB em funcionam.

    Última edição por fsoaress76; 10-12-2008 às 13:57.

  13. #13

  14. #14

  15. #15

    Padrão

    Alexandre e Terence, não é bem assim, eu fabrico fontes aqui também, já fabriquei de até 50Amp, para testar amplificadores automotivos. Os calculos que você estão sugerindo são válidos apenas para cargas resistivas como chuveiros e lâmpadas. Analisem bem:

    Vocês dizem que uma fonte 24 volts por 1 amp, dissipada potência de 24W, tudo bem.

    Vamos para nosso mundo então:

    pegamos uma RB433 e colocamos 2 EMP8602, com consumo de 0,7 amp cada um, + o consumo da RB que deve ser algo em torno de 0,5 amp mais ou menos, então teremos 0,7 + 0,7 + 0,5 amp = 1,9 Amp

    Aqui já temos um problema, pois teremos uma fonte de 1amp, para alimentar uma carga de 1,9 Amp, vai faltar corrente. Os 24 volts dela não vai fazer diferença, pois faltou foi corrente elétrica. Lembrem-se que estamos com uma fonte que dissipa 24W.

    Ai para resolver o problema pegaremos a fonte de 12 volts por 2 amp, que também dissipa os mesmos 24 watts, e o problema vai ser resolvido. A RB funciona com 10 a 48 volts, os 12 volts vão funcionar perfeitamente.

    Conclusão, a potência dissipada por uma fonte não pode ser usada para dimensionar uma aplicação
    em nossas utilizações. Nas RB´s por exemplo, a tensão passa por reguladores de tensão e não vai fazer diferença você aumentar a tensão, muito pelo contrario, os reguladores terão que transformar essa tensão em calor. Façam os cálculos usando apenas a corrente elétrica medida em Amperes e tudo vai dar certo.

  16. #16

    Padrão consumo...

    mas ate onde saiba a corrente depende da diferenca de potencial aplicada...o consumo de 0,7a deve ser com alguma tensao especifica...

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por terencerocha Ver Post
    mas ate onde saiba a corrente depende da diferenca de potencial aplicada...o consumo de 0,7a deve ser com alguma tensao especifica...
    A direfença de potencial pode ser comparada a dois reservatórios de água, um cheio e outro vazio, o cano que liga os dois seria um condutor, quanto mais grosso o cano, mais água vai passar, que no caso são elétrons, formando a corrente elétrica medida em amperes, você aumentar ou diminuir a espessura do cano não terá efeito nos níveis iniciais de água no reservatório, e numa fonte é mesma coisa a DDP é a dirença de elétrons entre o positivo e negativo, formando a tensão medida em volts, a DDP não vai influenciar na corrente elétrica fornecida. Em alguns caso vemos fontes que quando subemtidas ao limite de corrente elas sofrem uma pequena queda na DDP , mais isso é devido falha no circuito, e as própias perdas naturais no circuito. Por isso é bom sempre usar uma fonte que forneça mais corrente e não trabalhar no limite.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    A direfença de potencial pode ser comparada a dois reservatórios de água, um cheio e outro vazio, o cano que liga os dois seria um condutor, quanto mais grosso o cano, mais água vai passar, que no caso são elétrons, formando a corrente elétrica medida em amperes, você aumentar ou diminuir a espessura do cano não terá efeito nos níveis iniciais de água no reservatório, e numa fonte é mesma coisa a DDP é a dirença de elétrons entre o positivo e negativo, formando a tensão medida em volts, a DDP não vai influenciar na corrente elétrica fornecida. Em alguns caso vemos fontes que quando subemtidas ao limite de corrente elas sofrem uma pequena queda na DDP , mais isso é devido falha no circuito, e as própias perdas naturais no circuito. Por isso é bom sempre usar uma fonte que forneça mais corrente e não trabalhar no limite.

    Será isso que acontece em uma Rb, que muitas vezes trava e às vezes pensamos que é a RB. Quando se usa uma fonte inadequada para aquela situação?

  19. #19

    Padrão

    O mal funcionamento de um RB está relacionado a vários fatores, e energia também, é claro. Eu acredito que uma fonte de 12 a 24 volts é mais do que sufuciente, mais nada impede que seja usada uma tensão de 48 volts, a corrente vai depender de quantos cartões e quais cartões. Tenho caso aqui em usamos uma RB com um cartão EMP-8602, usamos uma fonte de 12 volts por 1 amp, funcionou mêses sem nenhum travamento, depois colocamos mais 2 cartões, ai trocamos a fonte.

  20. #20

    Arrow

    Aqui eu uso RB 532 com 1 Cartao R52H 350 e uso fonte de notebook HP 18V 3.5A.. Tem segurado o tranco de boa. Sao usados nos meus enlaces de 70KM.