+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Filtragem de e-mails e armazenar spam

    Pessoal, tenho o seguinte cenário:

    Servidor 1:
    IP: 200.x.x.x
    Postfix
    Amavis
    Clamav
    Spamassassin
    Dovecot

    Servidor 2:
    IP: 192.168.1.2
    Postfix
    Cyrus-imapd

    No primeiro sevidor são realizados os filtros de conteúdo etc. Hoje o amavis compacta as msg como spam e guarda em um diretório no sistema, ficando impossível sua restauração caso necessário.
    Preciso que as msgs marcadas como SPAM sejam movidas para um conta denominada SPAM (mailbox ou maildir) mas no Servidor 2, onde o usuário via webmail possa verificá-las.

    O que os amigos indicam para esta solução?

    Abraços
    Claudinei

  2. #2

    Padrão

    Então,

    Como você utiliza o dovecot, eu aconselho você a utilizar o LDA dele como transport default e habilitar o sieve para fazer o filtro, aqui eu entrego o que é marcado como spam em uma pasta imap, a mesma pode ser acessada através do webmail para o usuário, e criei um script para que depois de 7 dias todas as mensagens marcadas como spam serão excluídas automaticamente.

    Para habilitar o sieve no dovecot você precisa recompilá-lo com o patch (se a versão do repositório de sua distro não o inclúi, como é o caso do debian que já vem habilitado por padrão no dovecot)


    Para utilizar o dovecot como transport insira a seguinte linha no /etc/postfix/master.cf:

    dovecot unix - n n - - pipe
    flags=DRhu user=USER:GROUP argv=/usr/lib/dovecot/deliver -f ${sender} -d ${recipient}

    Onde USER/GROUP será o usuário grupo que está utilizando em suas maildirs, certifique-se de que o path do deliver em argv esteja correto.

    Altere em seu transport_maps o transport para dovecot para os usuários/domínios que deseja utilizar o filtro.

    Após é só ativar o sieve no dovecot e criar o script com as regras (aqui eu utilizo um script global que faz os redirecionamentos para todas as contas, e quando precisa de algo mais especifico só crio outro script para o usuário)

    Mais informações sobre como aplicar o patch do dovecot e ativar o filtro com o sieve você encontra no próprio site dele: LDA/Sieve - Dovecot Wiki

    A[]'s

  3. #3

    Padrão

    allisonvoll
    obrigado pela resposta.
    Eu estava pensando em procmail... a versão do dovecot que uso atualmente é 0.99, não sendo possível usar como sieve, pelo que entendi.

    Vou primeiramente atualizar a versão do dovecot e vou postando aqui as dificuldades cfe forem surgindo.

    Obrigado
    Claudinei