Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Nanostation 2 com ADSL?

    Fala galera, tem algum jeito de usar o NS2 com ADSL?

    Digo isso porque ele só tem porta RJ-45, sendo que precisaria de pelo menos 2 (1 WAN e 1 LAN) para ligar o modem e fazer o NS2 discar PPPoE.

    Ou isso não é possivel?

  2. #2

    Padrão

    Dá sim, basta configurar a NS como AP e o modem como Router.

  3. #3

    Padrão

    vou aproveitar o tópico;

    tô colocando um ns2 como apbridge pra ver como fica, atender apenas alguns clientes, de um painél que já está superlotado.

    Tem como configurar uma accesslist no OS dele? Não uso criptografia nos meus aps (mkt), apenas controle de acesso por mac. Gostaria de continuar assim com o ns2.

    Caso não tenha essa opção mesmo, eu lí que dá pra instalar o mkt no bixo, isso confere? E comofás???

  4. #4

    Padrão

    Atualiza o firmware dela para o AirOS, se já não tiver..

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Dá sim, basta configurar a NS como AP e o modem como Router.
    Entendi, ai eu ligo o modem roteado direto no NS, mas como vou entrar no SO dele se a porta LAN já vai estar ocupada?

    Outra dúvida que eu tenho é: ele faz controle de banda por MAC? E tem suporte a DDNS?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Entendi, ai eu ligo o modem roteado direto no NS, mas como vou entrar no SO dele se a porta LAN já vai estar ocupada?
    Pra isso existe switch. é so comprar um e colocar.

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Outra dúvida que eu tenho é: ele faz controle de banda por MAC? E tem suporte a DDNS?
    Como ja foi dito, instala o AirOS.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Pra isso existe switch. é so comprar um e colocar.

    Como ja foi dito, instala o AirOS.
    Amigo vc tem MSN? Se possivel pode me passar por MP, só queria tirar algumas duvidas, nem vou te pertubar muito.

    Eu dei uma olhada no demo do Air-OS e não vi nenhuma opção de controle de banda nem DDNS...
    Última edição por lipeiori; 07-12-2008 às 12:32.

  8. #8

    Padrão

    Voce tem que fazez melhor no caso....

    NS ---> Servidor Mikrotik ----> Modem ADSL

    O NS será um mero ap, o servidor controlara banda e tudo mais que vc quer e o mdem se encarregara de te dar o link.

    Poste suas duvidas aqui mesmo no forum pois se tiver alguem mais interessado ou com mais experiencia vai te dar mais dicas

  9. #9

    Padrão

    Vlw Pedro, então no proprio NS2 não dá pra fazer controle de banda né?

    A não ser que eu usasse meu Abocom WR254 para controlar a banda e discar o PPPoE e deixar o NS2 como AP, isso é possivel?

  10. #10

    Padrão

    É possivel, mas nao recomendo, esses radios tem pouco poder de processamento.

    A proposito, nao pense que a NS tem capacidade como ap de gerenciar mais de 10 usuarios nao. Elas foram feitas pra funcionar no modo cliente.

    Ter uma antena omni de 8Dbi e um radio Zinwell é melhor que uma NS mandando sinal pros clientes.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    É possivel, mas nao recomendo, esses radios tem pouco poder de processamento.

    A proposito, nao pense que a NS tem capacidade como ap de gerenciar mais de 10 usuarios nao. Elas foram feitas pra funcionar no modo cliente.

    Ter uma antena omni de 8Dbi e um radio Zinwell é melhor que uma NS mandando sinal pros clientes.
    Eu to com 50 clientes no WR254 (40 wi-fi e 10 cabeados) fazendo controle de banda e controle por MAC. Por incrivel que pareça raramente acontece algum travamento, tem mês que nem trava agora por exemplo ele ta ligado a 40 dias. Mas eu até duvido que seja ele, pode ter sido o ADSL que tenha caido, manutenção da rede telefonica ou outra coisa, ai eu vo la no nobreak desligo tudo e em 10 segundos já ta tudo ok.

    Então um Zinwell G220 se sairia melhor do que a NS2? É pelo fato dele ter 32MB de DRAM?

  12. #12

    Padrão

    O ganho da antena integrada do NS2 também é pequeno e com abertura de 60º, pessoalmente eu acho uma má idéia colocar esses rádios para provedor, no máximo para espalhar internet até 10 pessoas, isso sem usar nenhum tipo de controle/firewall nele.

    Como dito pelo amigo, ele tem pouco processamento, não vai aguentar e deve travar...

    sds,

  13. #13

    Padrão

    Vlw galera que me ajudou, estou pensando em montar um servidor MK com NS2 ou Zinwell G220 ou até um PC-AP quem sabe, ai já fica uma parada mais certinha.

    Se quiserem podem fechar o tópico.

  14. #14

    Padrão

    Bom, em testes realizados por mim, nenhum rádio já utilizado superou a performance dos NanoStations (2 e 5).

    Sem dúvida para um provedor que esteja iniciando as operações é de grande aceite o uso dos NS2 ou NS5 pois a relação que se tem Custo X Beneficio por ser um rádio de extraordinária eficiencia já com um painel setorial integrado que atende tranquilamente uma área de 90º (Já testada).

    lipeiori, o NS2 é capaz de gerenciar as conexões por MAC sim, e tb consegue se autenticar em seu modem ADSL.

    Qualquer dúvida posta ai.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luock Ver Post
    Bom, em testes realizados por mim, nenhum rádio já utilizado superou a performance dos NanoStations (2 e 5).

    Sem dúvida para um provedor que esteja iniciando as operações é de grande aceite o uso dos NS2 ou NS5 pois a relação que se tem Custo X Beneficio por ser um rádio de extraordinária eficiencia já com um painel setorial integrado que atende tranquilamente uma área de 90º (Já testada).

    lipeiori, o NS2 é capaz de gerenciar as conexões por MAC sim, e tb consegue se autenticar em seu modem ADSL.

    Qualquer dúvida posta ai.
    Vlw cara, mas já to vendo se faço com um SWL-3300 como AP e um PC rodando o MK fazendo o controle de tudo.

    Vc acha o NS2 melhor do que o SWL-3300 pra servir de AP?

  16. #16

    Padrão

    Bom, para ser sincero nunca trabalhei com SWL-3300 próprios, só prestei consultoria a alguns provedores que utilizam-o. Até procurei o datasheet dele mais não encontrei então não posso fazer um comparativo.

    Posso lhe passar características do NS2 que são muito boas como 160mW real em OFDM (802.11g) para 54Mbps, Sensibilidade RX muito boa chegando a -97dBm para 1Mbps e -94dBm para taxa de 6Mbps em modo G.

    Já integrado uma antena setorial 60º horizontal ou vertical, porém em testes peguei o sinal com qualidade a 1,5Km e angulo de 110º lateralmente ao equipamento e um troughtput de 25Mbps HalfDuplex.

    Ai vem a questão de análise de custos de cada equipamento.

    As informações do NS2 estão no endereço http://www.ubnt.com/downloads/ns2_datasheet.pdf

    Tome cuidado na hora de montar sua torre com as promessas de vendedores. Muitos nao tem qualificação nenhuma e nem sabe o que é um datasheet, um dos documentos mais importante a se analisar. Eu mesmo em questão de 1 ano atrás gastei em torno de R$12 mil em equipamentos que hoje não uso praticamente nada e vejo a besteira que fiz e sempre tento alertar os foristas sobre meu erro.

    Qualquer dúvida não hesite em postar.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Vlw cara, mas já to vendo se faço com um SWL-3300 como AP e um PC rodando o MK fazendo o controle de tudo.

    Vc acha o NS2 melhor do que o SWL-3300 pra servir de AP?
    Tenho 3 SWL 3300 e posso dizer com certeza absoluta que é um dos melhores radio que ja foram fabricados, ele usa um cartao semelhante ao Senao e apesar de ser apenas 50mW se voce por casado com uma antena de 15Dbi voce alcancara com certeza absoluta 6km de visada direta (ja testado por mim)

    Ele é com certeza melhor que qualquer NS, ate porque ele é feito pra isso ao contrario das NS.

    O unico problema do SWL é um bug conhecido que faz com que a senha de acesso dele seja o MAC.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Ele é com certeza melhor que qualquer NS, ate porque ele é feito pra isso ao contrario das NS.

    O unico problema do SWL é um bug conhecido que faz com que a senha de acesso dele seja o MAC.
    Mas já é um baita problemão, Pedro. Não tem como contornar isso?

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luock Ver Post
    ....
    Posso lhe passar características do NS2 que são muito boas como 160mW real em OFDM (802.11g) para 54Mbps, Sensibilidade RX muito boa chegando a -97dBm para 1Mbps e -94dBm para taxa de 6Mbps em modo G.

    Já integrado uma antena setorial 60º horizontal ou vertical, porém em testes peguei o sinal com qualidade a 1,5Km e angulo de 110º lateralmente ao equipamento e um troughtput de 25Mbps HalfDuplex.
    ....
    ....
    Boa esta informação sobre o desempenho.
    E fiquei intrigado com o alcance em 1.5 km já que está num ângulo fora do alcance da antena. E ainda assim o troughput dentro do que a datasheet especifica.
    Só mais um detalhe: estes Nanos dá para trocar o firmware para o Oswave, que li tornar o rádio ainda mais eficiente.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Mas já é um baita problemão, Pedro. Não tem como contornar isso?
    O pior que nao. Estive analisando e na verdade não é propriamente um bug, e sim um meio de acessar a bridge caso nada dê certo, ja que foram 3 firmwares de correção e nenhum corrigiu isso.

    Essa é a principal dor de cabeça desse AP.