+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ragnarok no Linux

    Notícia:



    Quando fiz minha migração para Linux eu fiquei pensando como ia continuar jogando Ragnarok Online. Com o tempo descobri o famoso Wine, programa que emula programas do Windows no Linux, mas infelizmente ele não consegue emular o GameGuard (um programa anti-hacker que faz baixas chamadas de sistema), o resultado disso é que eu não tinha como emular o bRO (Brasil Ragnarok Online) pelo Wine. Depois disso corri atrás de servidores privados (existem centenas desses servidores). Baixei dezenas desses servidores, nenhum funcionou, ou era porque ele não iniciava ou porque eu não conseguia conectar o servidor. Fiquei realmente triste em saber que não poderia jogar Ragnarok no Linux.
    Eu já estava me acostumando a não jogar nada no Linux, mas depois que vi alguns colegas meus jogando eu fiquei procurando uma forma de resolver esse problema. Voltei a testar servidores privados (inclusive os que eu já tinha testado antes) e para a minha surpresa descobri um servidor que rodou perfeitamente no Linux através do Wine.
    O servidor se chama otRO (OffTopicRO), é um servidor low rate (5/5/5) sem fins lucrativos, mantido e administrado por uma comunidade muito esforçada e participativa. No começo em que testei esse servidor ele ficou lento, mas depois consegui descobrir que o motivo disso era o Terminal que ficava mostrando linhas do jogo de maneira muito rápida, o que acabava com a velocidade do game. Quando testei sem o Terminal o jogo ficou uma maravilha, rodou do jeito que ele foi feito para rodar. Fiquei muito feliz em descobrir isso.
    Depois disso resolvi conversar com o meu amigo Coringao, responsável pelo famaso site UbuntuGames. Falei para ele que eu tinha conseguido, e ele resolveu testar, pois sabia que muita gente queria jogar Ragnarok no Linux mas que não conseguia. Ele baixou o bRO e path do otRO e testou, nas primeiras tentativas o jogo ficou lento e apresentou erros, foi quando eu mandei para ele o pacote de DLLs que vem junto com o path do otRO. Depois que ele colocou as DLLs na pasta o jogo funcionou muito bem, sem lentidão e sem erros.
    Com esse sucesso ele resolveu publicar um tutorial no seu site de como fazer essa instalação do jogo, e aproveitou a oportunidade para fazer um pacote de instalação. Foi nessa hora que eu dei a idéia de fazermos dois pacotes, um pacote small e um pacote full. O pacote small teria o path do otRO mais algumas pastas do bRO, mas mesmo assim iria precisar do arquivo data.grf e da pasta BGM. Já o pacote full traria tudo que fosse necessário para rodar o jogo, por isso basta instalar e começar a jogar. Eu mesmo empacotei o pacote small, que pesa apenas 67 MB, eu preferi fazer esse pacote pois não posso fazer o upload de grandes arquivos. O Coringao ficou responsável por empacotar o full, que pesa 1.1 GB e que levou horas para fazer o seu upload.
    Depois disso eu entrei em contato com o pessoal do otRO e marquei uma conversa através do próprio chat IRC do UbuntuGames. A conversa foi muito útil e conseguimos, através dela, firmar um acordo de cooperação entre o servidor e o site UbuntuGames. Agora o fórum do otRO conta com uma área especializada em problemas relacionados ao Linux e no site do otRO será disponibilizado o tutorial de instalação do servidor no Ubuntu Linux.
    Infelizmente o servidor teve que fazer uma manutenção extamente no momento da nossa parceria, e ficou dois dias fora do ar, o que acabou atrasando a publicação do tutorial de instalação. Depois de muita correria o pessoal do otRO conseguiu reativar o servidor e o tutorial com os pacotes de instalação foram publicados, pelo Coringao, no site UbuntuGames.
    Agora é possível jogar Ragnarok Online no Linux. Espero que isso possa ajudar muita gente na migração de sistemas operacionais e que agrade pessoas que não podiam jogar esse maravilhoso jogo no seu sistema Linux.

  2. #2

    Padrão

    Não jogo ragnarok, mas fiquei contente pelo seu esforço.
    Eh isso q move a comunidade.
    Continue assim!!!
    Parabens!!!


    []´s