+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como medir a amperagem de uma Fonte

    Pessoal,

    estou aqui com uma RB600A com 4 cartões R52H e não tá legal, meu antigo PC ap com PCI greantek funcionava melhor. O ap com RB600 tá com ping alto, perda de pacote e com os cartões travando, estou usando uma fonte de note book de 19 volts e 4,2 amperes.

    Será que a fonte tá passando essa amperagem mesmo?

    Como medir a amperagem da fonte?

    Um coisa que não entendi foi quando coloquei na torre a RB600 com os cartões ligado e conectei a primeira antena setorial no primeiro cartão todos os cartrões começaram a receber conexão de clientes também, ou seja, os 4 cartões começaram a registrar clientes só com uma setorial ligada no primeiro cartão. Isso pode?

  2. #2

    Padrão teste prático

    Bom dia!
    Portela, voce pode aplicar alguns cálculos para descobrir a amperagem da sua fonte, vou dar uma dica mais prática: voce vai precisar de 2 multímetros confiáveis, e alguma carga para a fonte(podem ser lampadas de 24 volts) e um pouquinho de conhecimento em eletronica...
    primeiro: vc liga a carga(lampadas-uma por vez) em série com o multímetro(na escala 10 ou 20Ampéres) na fonte e vai monitorando a tensão com o outro multímetro (em volts, paralelo com a fonte) que a fonte está fornecendo;
    À medida que voce acrescenta mais lampadas(carga) a tensão tende a descer, quando a tensão chegar ao valor nominal da sua fonte está pronto, voce terá a leitura em ampéres que a sua fonte fornece "de verdade" no display do multímetro!

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Portela Ver Post
    Pessoal,

    estou aqui com uma RB600A com 4 cartões R52H e não tá legal, meu antigo PC ap com PCI greantek funcionava melhor. O ap com RB600 tá com ping alto, perda de pacote e com os cartões travando, estou usando uma fonte de note book de 19 volts e 4,2 amperes.

    Será que a fonte tá passando essa amperagem mesmo?

    Como medir a amperagem da fonte?

    Um coisa que não entendi foi quando coloquei na torre a RB600 com os cartões ligado e conectei a primeira antena setorial no primeiro cartão todos os cartrões começaram a receber conexão de clientes também, ou seja, os 4 cartões começaram a registrar clientes só com uma setorial ligada no primeiro cartão. Isso pode?
    Amigo vc deve colocar algumas regras em sua rb para poder funcionar se não vai ter mais dor de cabeça que solução. Nunca coloque mais 150MW em cada cartão o ideal é usar em default separe bem os canais o ideal é usar 2 canais bem distantes exemplo 1 e 6 ai vc vai colocar os painéis do canal 6 um de costa para o outro e os do canal 1 de costas tb seria muito bom tb se vc coloca se um SSID e senha diferente para cada 2 painéis se um cliente seu ficar apontado para o meio dos painéis o AP do seu cliente pode ficar oscilando entre um e outro se eles tiverem o mesmo SSID e senha e isso vai causar problemas na certa outra coisa seria vc colocar UM ACK para cada cartão de no mínimo 90 não deixe em dinamic isso resolve os problemas de latência um pouco espero ter ajudado

  4. #4

    Padrão

    Tem fundamentos a explicação do amigo ae, outra forma de verificar se é a fonte essa menos tecnica, seria desativar os cartões deixando so um em funcionamento com potencia de 100mw.
    e verificar seu desempenho, se houver melhora consideravel, é so ir reativando paulatinamente os outros cartões monitorando o comportament e desempenho da rede.

  5. #5

    Padrão

    Se eu colocar em Defalt a potencia o cartão vai para o máximo não?

  6. #6

    Padrão

    Medir a amperagem de uma fonte é simples e nao precisa desses malabarismos ai que foram postados não

    é so ter um multimetro, por na escala de 10A, mudar a posição da ponteira pra amperimetro e ligar uma lâmpada de 110v em serie com a fonte e os 2 pontos na ponteira do teste e observar o resultado descontando +- 10% da carga (lampada)

    + da fonte ------> lampada ---> + do multimetro

    - da fonte --------------------> - do multimetro
    Última edição por Pedro0278; 16-12-2008 às 23:43.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Portela Ver Post
    Se eu colocar em Defalt a potencia o cartão vai para o máximo não?
    Não. Se colocar a potência em default vai ficar em 17DB OU 63MW ok.
    Quanto menor potência maior qualidade de sinal isso é regra.
    Quanto maior potência maior ruído menos trougput maior latência

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tecweb Ver Post
    Quanto menor potência maior qualidade de sinal isso é regra.
    Quanto maior potência maior ruído menos trougput maior latência
    Exatemente... muito boa resposta... estou de pleno acordo

    Potencia nao é tudo e so faz poluir.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Medir a amperagem de uma fonte é simples e nao precisa desses malabarismos ai que foram postados não

    é so ter um multimetro, por na escala de 10A, mudar a posição da ponteira pra amperimetro e ligar uma lâmpada de 110v em serie com a fonte e os 2 pontos na ponteira do teste e observar o resultado descontando +- 10% da carga (lampada)

    + da fonte ------> lampada ---> + do multimetro

    - da fonte --------------------> - do multimetro
    Pedro Vc é técnico em eletronica?

  10. #10

    Padrão

    Sou sim, tenho curso e trabalhei na area de conserto e montagem de aparelhos eletronicos e sistema de Tv e segurança durante 5 anos antes de me enveredar no mundo da internet.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Sou sim, tenho curso e trabalhei na area de conserto e montagem de aparelhos eletronicos e sistema de Tv e segurança durante 5 anos antes de me enveredar no mundo da internet.
    Ótimo, acho q eu tambem estou indo por esse caminho!

    tem 20 anos que trabalho só em eletronica todos dias e agora tambem estou enveredando...só engatinhando ainda mas tenho aprendido 80% aqui no fórum, pena que andamos tão atarefados e ocupados para participar mais e ajudar mais, de qualquer forma parabéns ao fórum!

    é muito bom trabalhar com o que gostamos de fazer não é Pedro?

    Boa sorte ai!

    sobre m maneira que v postou de testar a amperagem não acho que seja tão simples por que queremos saber quanto ela consegue fornecer em ampéres antes de abrir as pernas pra isso precisamos ir aumentando a carga e testando a tensão até acharo valor exato... mas de qualquer maneira valeu!

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por egservice Ver Post
    sobre m maneira que v postou de testar a amperagem não acho que seja tão simples por que queremos saber quanto ela consegue fornecer em ampéres antes de abrir as pernas pra isso precisamos ir aumentando a carga e testando a tensão até acharo valor exato... mas de qualquer maneira valeu!
    Ele quer saber quantos amperes a fonte dele fornece.

    A eletronica é magica mesmo... cara, fiquei feliz pra P**** quando montei meu primeiro radio receptor experimental...

    Putz... no mundo wireless nao tem como vc montar seu proprio AP usando peças comuns...

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tecweb Ver Post
    Não. Se colocar a potência em default vai ficar em 17DB OU 63MW ok.

    Errado, o default dos R52h é 350mw, no caso para diminuir a potencia tem que setar manualmente!!

    Quanto menor potência maior qualidade de sinal isso é regra.
    Correto

    Quanto maior potência maior ruído menos trougput maior latência
    Correto

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Medir a amperagem de uma fonte é simples e nao precisa desses malabarismos ai que foram postados não

    é so ter um multimetro, por na escala de 10A, mudar a posição da ponteira pra amperimetro e ligar uma lâmpada de 110v em serie com a fonte e os 2 pontos na ponteira do teste e observar o resultado descontando +- 10% da carga (lampada)

    + da fonte ------> lampada ---> + do multimetro

    - da fonte --------------------> - do multimetro

    Pq a lâmpada ???
    Basta desligar o + e colocar o amperímetro (multimetro em 10 A) em série.
    Ponteira verm (+) na fonte e preta (-) na carga (placa).
    Lembre-se que, na maioria dos multímetros é necessário mudar a ponteira vermelha, de + para 10 amp. A preta permanece no - ou common.
    Última edição por jadirorza; 21-12-2008 às 12:25.

  15. #15

    Padrão

    Se nap tiver uma carga (em paralelo ou em série o resistor interno do multimetro corre o risco de queimar) a lampada serve como protecao pois se algo der errado ela segura a carga... observe a ilustração abaixo. Esse esquema chama-se shunt onde a carga iS é um resistor de 10 ohm / 10w ou uma lampada com essa resistencia eletrica.

    http://www.mecatronicaatual.com.br/f...analogicos.jpg

  16. #16

    Padrão

    Tá, só que o multímetro que mede 10 amp já tem o "shunt" dentro. É por isso que vc tem que trocar a ponteira de lugar. O shunt normalmente é um fio grosso entre o terminal de amperes e o comum do multímetro. Eu sempre medi assim e nunca queimei multímetro nenhum. Claro que estamos falando de multímetros preparados para medir 10 A.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jadirorza Ver Post
    Tá, só que o multímetro que mede 10 amp já tem o "shunt" dentro. É por isso que vc tem que trocar a ponteira de lugar. O shunt normalmente é um fio grosso entre o terminal de amperes e o comum do multímetro. Eu sempre medi assim e nunca queimei multímetro nenhum. Claro que estamos falando de multímetros preparados para medir 10 A.
    É? voce ja experimentou entao ligar as duas ponteiras na escala de 10 amperes direto numa rede de 110v 10A sem uma carga em série? No relogio vem dizendo "110v 10A", e ai, o que acontece?

    Eu tenho um multimetro que mede 15A digital e não pretendo fazer isso. Rsrsrs...