+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace com dois repetidores em WDS com APRouter usando mikrotik - Urgente por favor !

    Boa tarde,

    Preciso interligar dois pontos (servidor e cliente) usando duas repetidoras no caminho, ambas com antenas omni de 15dbi e Edimax com AP Router.

    A repetidora 01 devera fazer o trabalho de conectar o servidor a repetidora 02, que tambem será um ponto de acesso.

    Com uma só repetidora fazendo teste de mesa funcionou beleza, porem quando ligo um segundo router parace que a rede cai, interessante que o AP cliente pega os IPs do servidor mikrotik normalmente, porem não navega.

    Pensei no seguinte esquema:
    AP do servidor = AP+WDS
    AP da repetidora 01 = WDS
    AP da repetidora 02 = AP+WDS

    Todos em bridge, usando o mesmo nome de rede e canal.

    Na repetidora 02 terei um ou dois clientes, por isso preciso que seja AP tambem.

    Com relaçao aos IPs, coloquei da seguinte forma:

    AP do servidor - 192.168.2.1
    Repetidora 01 - 192.168.2.2
    Repetidora 02 - 192.168.2.3

    Gateway padraão:
    AP do servidor - em branco
    Repetidora 01 - 192.168.2.1
    Repetidora 02 - 192.168.2.1

    Segurança
    Coloquei a mesma passfrase (WPA) em todos, tanto na guia de segurança como AP quanto na guia de segurança do WDS. Tambem adicionei os MACs de todos entre eles, no servidor os outros dois, na repetidora 01 os outros dois e na repetidora 02 os outros dois.

    Em teste de mesa não funcionou, teria alguma configuração errada ou sera por causa de estarem todo juntos ? É muito complicado para explicar, por favor ajudem, estou perdendo um tempão tentando configurar isso e sem sucesso até agora.

    Desde já obrigado a quem puder ajudar.

  2. #2

    Padrão

    Nao entendi muito bem, mais acho q vc esta querendo interligar dois pontos, sendo que pra isso, pois uma outra estaçao no meio, fazendo uma ponte...

    o ideal para esses ap's, é q vc possa coloca-los em ap+wds, isso faria com que eles deixasse passar as mac's e em condições de visada eles fechariam tranquilo sua comunicação

  3. #3

    Padrão

    É isso mesmo, mas preciso de duas repetidoras para conseguir o sinal no ponto final. Ja coloquei eles em AP + WDS, minha duvida esta principalmente nos IPS, por exemplo o Gateway padrão, devo colocar o IP do servidor ou do AP que esta ligado ao servidor.

    Ontem pensando, resolvi dar uma mudada nos IPs para poder ter acesso aos APs, o IP do servidor é 192.168.1.1, pensei em coloacar o IP do AP ligado ao servidor como 192.168.1.2, da 1ª repetidora 192.168.1.3, da 2ª repetidora 192.168.1.4 e no AP do cliente eu mudaria a faixa de IP para que ele possa ter uma rede particular, tipo 192.168.2.1. Dessa forma eu poderia colocar os três APs em bridge como AP+WDS e o gateway padrão colocaria o IP do servidor, pois estaria na mesma faixa.

    Sera que assim daria certo ?

    Outra coisa, sobre os MACs na tabela de WDS, no AP do servidor eu posso colocar somente o MAC da 1ª repetidora, certo? na 1ª repetidora coloco os MAC do AP servidor e da 2ª repetidora, pois tera que se comunicar com ambos, e na 2ª repetidora coloco o MAC da 1ª repetidora, esta correto isso ?

    Agradeço pela ajuda ...

  4. #4

    Padrão

    é sim. vc vai cadastrar na 1ª repetidora o mac da 2ª, na 2ª repetidora vc vai cadastrar o mac da 1ª e da 3ª, e na 3ª repetirdora vc vai cadastrar o mac da 2ª.
    isto todos em modo bridge...

    quanto ao ip do seu cliente, tem que estar na mesma faixa do seu servidor, caso o ip do do cliente seja 192.168.2.x o gateway dele tem de ser o ip que esteja no seu servidor como 192.168.2.1

    espero ter ajudado, se não, pode detalhar mais q tento te ajudar....

  5. #5

    Padrão

    alguen sabe me dizer como eu gerencio os clientes na repetidora esta en Modo Ap Bridge e e en WDS com o servidor

  6. #6
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão

    Citação Postado originalmente por altairguagnini Ver Post
    Boa tarde,

    Preciso interligar dois pontos (servidor e cliente) usando duas repetidoras no caminho, ambas com antenas omni de 15dbi e Edimax com AP Router.

    A repetidora 01 devera fazer o trabalho de conectar o servidor a repetidora 02, que tambem será um ponto de acesso.

    Com uma só repetidora fazendo teste de mesa funcionou beleza, porem quando ligo um segundo router parace que a rede cai, interessante que o AP cliente pega os IPs do servidor mikrotik normalmente, porem não navega.

    Pensei no seguinte esquema:
    AP do servidor = AP+WDS
    AP da repetidora 01 = WDS
    AP da repetidora 02 = AP+WDS

    Todos em bridge, usando o mesmo nome de rede e canal.

    Na repetidora 02 terei um ou dois clientes, por isso preciso que seja AP tambem.

    Com relaçao aos IPs, coloquei da seguinte forma:

    AP do servidor - 192.168.2.1
    Repetidora 01 - 192.168.2.2
    Repetidora 02 - 192.168.2.3

    Gateway padraão:
    AP do servidor - em branco
    Repetidora 01 - 192.168.2.1
    Repetidora 02 - 192.168.2.1

    Segurança
    Coloquei a mesma passfrase (WPA) em todos, tanto na guia de segurança como AP quanto na guia de segurança do WDS. Tambem adicionei os MACs de todos entre eles, no servidor os outros dois, na repetidora 01 os outros dois e na repetidora 02 os outros dois.

    Em teste de mesa não funcionou, teria alguma configuração errada ou sera por causa de estarem todo juntos ? É muito complicado para explicar, por favor ajudem, estou perdendo um tempão tentando configurar isso e sem sucesso até agora.

    Desde já obrigado a quem puder ajudar.
    altair,

    boa noite. Tenho um enlace desses para realizar um PTP a uma distância de 15 km em 2.4 Ghz e está funcionando blz. Acho que deverias verificar o WDS (se cadastrou corretamente o MAC e também verifique a configuração da máquinas dos clientes (ip, gateway, dns) - gateway -> servidor mikrotik.

    Atenciosamente,

  7. #7

    Padrão REPETIDORA

    AMIGAO É SO VC SEGUIR OS PASSOS FUNCIONA BLZ.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Repetidora_wireless_utilizando_WDS-Mikrotik.pdf  

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por altairguagnini Ver Post
    Boa tarde,

    Preciso interligar dois pontos (servidor e cliente) usando duas repetidoras no caminho, ambas com antenas omni de 15dbi e Edimax com AP Router.

    A repetidora 01 devera fazer o trabalho de conectar o servidor a repetidora 02, que tambem será um ponto de acesso.

    Com uma só repetidora fazendo teste de mesa funcionou beleza, porem quando ligo um segundo router parace que a rede cai, interessante que o AP cliente pega os IPs do servidor mikrotik normalmente, porem não navega.

    Pensei no seguinte esquema:
    AP do servidor = AP+WDS
    AP da repetidora 01 = WDS
    AP da repetidora 02 = AP+WDS

    Todos em bridge, usando o mesmo nome de rede e canal.

    Na repetidora 02 terei um ou dois clientes, por isso preciso que seja AP tambem.

    Com relaçao aos IPs, coloquei da seguinte forma:

    AP do servidor - 192.168.2.1
    Repetidora 01 - 192.168.2.2
    Repetidora 02 - 192.168.2.3

    Gateway padraão:
    AP do servidor - em branco
    Repetidora 01 - 192.168.2.1
    Repetidora 02 - 192.168.2.1

    Segurança
    Coloquei a mesma passfrase (WPA) em todos, tanto na guia de segurança como AP quanto na guia de segurança do WDS. Tambem adicionei os MACs de todos entre eles, no servidor os outros dois, na repetidora 01 os outros dois e na repetidora 02 os outros dois.

    Em teste de mesa não funcionou, teria alguma configuração errada ou sera por causa de estarem todo juntos ? É muito complicado para explicar, por favor ajudem, estou perdendo um tempão tentando configurar isso e sem sucesso até agora.

    Desde já obrigado a quem puder ajudar.
    Isso e mole de fazer, eu tenho aqui em 3 condominios assim!! famos usar seu exemplo!!


    AP do servidor = AP+WDS
    AP da repetidora 01 = WDS+AP <--- Se quiser pode ser assim tb!!!
    AP da repetidora 02 = AP+WDS

    Todos em bridge, usando o mesmo nome de rede e canal. <---- Nome de rede não importa mas o canal tem que ser igual.


    Com relaçao aos IPs, coloquei da seguinte forma:

    AP do servidor - 192.168.2.1 <--- ok
    Repetidora 01 - 192.168.2.2 <--- ok
    Repetidora 02 - 192.168.2.3 <--- ok

    Gateway padraão:
    AP do servidor - em branco <--- ok
    Repetidora 01 - 192.168.2.1 <--- errado aqui vc deixa em branco
    Repetidora 02 - 192.168.2.1 <--- errado aqui vc deixa em branco.

    O gateway e setado pelo servidor DHCP, se os radios estão em Bridge, eles funcionam como se fossem um HUB, de cabeamento enão vc deve ter um servidor DHCP que oriente as configurações dos clientes!!

    Segundo ponto, WPA, se vc usar WPA nos 3 radios vc vai reduzir muito o desempenho desses radios, edimax e bonzim mas com um link desse usando B e tres WPA complica, se seu servidor for mikrotik tenta outras formas de autenticação.

    3 ponto WPA no link, WDS, ai vc matou o radio!!! heuheueheu mal mas não podia deixar passar!!!

    Sorte ai qq coisa so perguntar!!

  9. #9

    Padrão

    Amigo se nao tem muita experiencia com gerenciamento desses radinhos leve todos para o mesmo local e faça os testes em bancada, depois instale os mesmos nas torres.
    Só para lembrar, o ideal seria utilizar antenas direcionais em todos os radios, e no RPT utilizar dois radios um apontando para cada lado.

    O gerenciamento dos clientes deve ser feito no MK, o controle de acesso(clientes) que é o cadastro dos MACs deve ser feito somente no radio final, boa sorte.

  10. #10
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Ve se isso te ajuda, montei ontem esta video aula

    Video aula, configurar Edimax como AP+WDS do MK e "retransmitir" seu sinal

    explica tudo !

    Boa Sorte !

    Ricardo Sobrinho