Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Aterramento dos Cartões R52H e EMP-8602

    Alguem tem uma forma de fazer aterramento nos cartões R52H e EMP-8602. O cartão Ubiquiti XR2 ja vem com o engate e o cordão.

    Se alguem tem uma solução posta ai.

    Abraço.

  2. #2

    Padrão

    Como assim aterramento do cartão?

    No meu caso uso RB600 em caixa de PVC, a placa não tá em contado com nada, mas uso uma fonte de notebook e a fonte tem aterramento isso não faz todo o sistema ficar aterrado?

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Portela Ver Post
    Como assim aterramento do cartão?

    No meu caso uso RB600 em caixa de PVC, a placa não tá em contado com nada, mas uso uma fonte de notebook e a fonte tem aterramento isso não faz todo o sistema ficar aterrado?
    Não, não faz aterramento nao... Como eu ja havia falado no outro tópico

  4. #4

    Padrão

    Então como fazer para aterrar a RB quando se usa caixa de plástico?

  5. #5

    Padrão

    Simples... é so procurar o negatico da RB (onde entra a fonte) e colocar preso com um anel pra parafuso ou soldado no negativo um fio no qual voce ligara uma haste terra diretamente ligado ao chao somente pra ela, sem contato com o aterramento eletrico comum.

    Fazendo isso vc ja aterra a RB e o Cartao ao mesmo tempo.

  6. #6

    Padrão

    Mas o negativo da fonte já tá ligado no fio terra do aterramento da fonte então tudo não funciona no aterramento só?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Portela Ver Post
    Mas o negativo da fonte já tá ligado no fio terra do aterramento da fonte então tudo não funciona no aterramento só?
    Meu querido... eu ja falei... o aterramento da entrada da fonte é isolado da saida de baixa tensao dela.

    Ali voce esta aterrando o setor de alta voltagem, nao o de baixa.

    Toda fonte tem transformador isolador de alta e baixa, senao tivesse voce tomaria um choque quando se toca na saida de 20V da fonte, procure o esquema de fontes de alimentacao na internet ou abra a sua que voce vai ver que um setor nao se encontra com o outro.

    http://www.electronica-pt.com/imagen...cao-mosfet.gif

    https://under-linux.org/forums/%5Bqu...5D%3Cbr%20/%3E

  8. #8

    Padrão

    aterramento se faz na malha do cabo coaxial !

  9. #9

    Padrão

    para quê exatamente serviria esse aterramento do cartão/aterramento de baixa voltagem? tenho pc ap aqui, apenas com a fonte aterrada.

  10. #10

    Padrão Aterramento

    Blza Galera.

    Bom a idéia de aterramento do nosso amigo neology não esta errada!

    Imaginem uma antena sofrendo contato direto com o vendo a velocidades que variam de 1 a 120 Km dependendo da altura e região, fora a estática que é ja é proveniente do do ar devido as colisões microscópicas, e também os positivos nas nuvens em dias de chuva :|.

    BOm galera tive problemas com estas situações de aterramento da RB e da Placa, se vc aterra a RB teoricamente vc estaria aterrando a PLaca. Porém toda estática que a antena junta vai para a placa e depois para a rb.
    Ocorrendo este processo a placa com o tempo perde potência principamente as engenius.

    Bom com o centelhador ele tem um anel em volta dele certo.

    o Cabo tem a parte interna o cobre e a malha, a malha não pega no cobre nem mesmo no centelhado rque tem um isolamente interno que pode ser visto olhando na parte de dentro da rosca.

    Os centelhadores tem dois parafusos, ao colocar os conectores N vc Teoricamente abrindo um espaço para o aterramento, num dos parafusos coloque um fio groso aqueles de chuveiro 220V, e ligue-o diretamente a um ponto aterrado no chão ou seu ponto de aterramento.
    Pronto Placa Aterrada, mas também existe a opção do lighting que é com gas.

    MAs claro pessoal isto não vai evitar que um raiio torre sua placa, sua rb, seu servidor, seu modem, o cabo de fibra ( exagerei) mas é isto que fiz e não tive mais problemas com estática. Faça Chuva ou Faça SOL

    Flw Mans
    Última edição por caicarabruno; 18-12-2008 às 01:48. Razão: Erro nome do conector de SMA para N

  11. #11
    cleivon
    Visitante

    Padrão Aterramento

    Ola amigo, quanto a aterramento e uma questão muito complicada e semples ao mesmo tempo,todo equipamento eletronico esta sujeito a descargas eletrostaticas, ou seja na mudança de tempo, os polos se movimentão garando assim uma tensão muito alta, porem com correntes baixas, mais suficiente para queimar equipamento de RF (radio frequencia) sensiveis cmo nosos cartoes, se voce aterrar os conectores dos cabos que estão ligados aos cartoes ja estaria aterrando o seu sistema uma vés que as rb, tem uma sistema de interliga entrada de alimentação e cartões, (malha de cabos) e tambem todos os orificios de fixação das mesma, assim se aterramos um, ta tudo ligado.
    O aterramento e bom para que as tensões gerandas por temporais não sejam descarregados no nosso sistema, ou seja a medida que ele chega ainda em pequenas quantidade seja levado ao solo, não sendo ainda suficiente para a queima do equipamento.

    abraço.

  12. #12

    Padrão

    Então basta passar o fio entre todos os conectores (parte da malha) e aterrar todos, isso para quem usa caixa de plástico, pois para quem usa caixa de metal acho que basta aterrar a caixa ou nem mesmo isso pois a caixa já tá ligada diretamente na torre e isso tudo já funciona como aterramento. É isso?

    Vou fazer isso com meu AP MK com routerboar que foi montado em caixa de PVC pois ele não tá com o mesmo desempenho do meu antigo PC AP com caixa de ferro que pesava 1 tonelada.

  13. #13
    cleivon
    Visitante

    Padrão aterramento

    Isso mesmo, porem não confie no aterramento de ferro da torre, passe um fio de pelo menos 6mm de cobre por ser melhor condutor de energia.

    abraço.

  14. #14

    Padrão Aterramento

    CAICARABRUNO,
    Muito boa sua esplicação é a mais correta..

  15. #15

    Padrão

    E no meu caso que uso fonte ATX no pé da torre? essa fonte tem cabo 3 pinos o qual entra numa tomada própria 3 pinos também a qual esta aterrada numa haste de cobre, essa por sua vez sai com 12v e amperagem a dar de pau porque esse 12v dela da 28 amper para alimentar uma RB433ah com um cartão R52H estará a minha RB e cartão aterrados corretamente amigo? Fiquei nesta dúvida acompanhado o debate de vocÊs aqui! Em temporada de chuvas aqui perdi 4 cartoes engenius por conta da estática quando descobri o mastro da torre dando choque, ai coloque fonte na tomada aterrada e parou os choques.



    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Meu querido... eu ja falei... o aterramento da entrada da fonte é isolado da saida de baixa tensao dela.

    Ali voce esta aterrando o setor de alta voltagem, nao o de baixa.

    Toda fonte tem transformador isolador de alta e baixa, senao tivesse voce tomaria um choque quando se toca na saida de 20V da fonte, procure o esquema de fontes de alimentacao na internet ou abra a sua que voce vai ver que um setor nao se encontra com o outro.

    http://www.electronica-pt.com/imagen...cao-mosfet.gif

    https://under-linux.org/forums/%5Bqu...5D%3Cbr%20/%3E

  16. #16
    cleivon
    Visitante

    Padrão Aterramento

    amigos qualquer que seja a fonte ou sua instalação o aterramento devera ser feito separado da alimentação, ou seja em uma fonte ATX como e o caso de nosso amigo, precisameos levar em cosideração que o aterramento de entrada não esta relacinado a saida e sim a sua carcaça.Assim se vç usa uma fonte aterrada na entrada, você devera levar um fio separado dos 12V e ligar da carcaça da fonte se ela estiver ligada a um aterramento, ate a RD ou em seus conectores, (Malha) assim você deverá obter um melhor resultado. embora o fio negativo da rb esteja ligado em seu aterramento, mais quando alimentamos não utilizamos cabos grosos, o que dificulta no aterrameto, e nem toda fonte tem sua saida (negativo) ligado ao terra.

    abraço.

  17. #17

    Padrão

    Comigo aqui por exemplo só parou de perder potencia do meu cartão engenius depois que eu parei de usar ele e coloquei os xr2,nem centelhador nem fonte resolveu meu problema aqui só o xr2 mesmo se é por que ele tem aterramento não sei só sei que pode dar a chuva que for que não enfraquece eles nem a pau,o cartão é caro mas resolve.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por caicarabruno Ver Post
    Blza Galera.

    Bom a idéia de aterramento do nosso amigo neology não esta errada!

    Imaginem uma antena sofrendo contato direto com o vendo a velocidades que variam de 1 a 120 Km dependendo da altura e região, fora a estática que é ja é proveniente do do ar devido as colisões microscópicas, e também os positivos nas nuvens em dias de chuva :|.

    BOm galera tive problemas com estas situações de aterramento da RB e da Placa, se vc aterra a RB teoricamente vc estaria aterrando a PLaca. Porém toda estática que a antena junta vai para a placa e depois para a rb.
    Ocorrendo este processo a placa com o tempo perde potência principamente as engenius.

    Bom com o centelhador ele tem um anel em volta dele certo.

    o Cabo tem a parte interna o cobre e a malha, a malha não pega no cobre nem mesmo no centelhado rque tem um isolamente interno que pode ser visto olhando na parte de dentro da rosca.

    Os centelhadores tem dois parafusos, ao colocar os conectores N vc Teoricamente abrindo um espaço para o aterramento, num dos parafusos coloque um fio groso aqueles de chuveiro 220V, e ligue-o diretamente a um ponto aterrado no chão ou seu ponto de aterramento.
    Pronto Placa Aterrada, mas também existe a opção do lighting que é com gas.

    MAs claro pessoal isto não vai evitar que um raiio torre sua placa, sua rb, seu servidor, seu modem, o cabo de fibra ( exagerei) mas é isto que fiz e não tive mais problemas com estática. Faça Chuva ou Faça SOL

    Flw Mans
    Desculpa abusar, mas você não teria uma foto disso aí que você fez não? Utilizo pc/aps em caixas de metal, mas de tempos em tempos noto perda de desempenho nas placas pci que uso. Troco elas e às vezes resolve. Creio que esse aterramento que você está fazendo possa me servir de algo.

    Valeu, abraço

  19. #19

    Padrão

    o correto eh aterrar a malha do cabo em cima ... e em baixo...

    alem de aterrar os equipamentos tambem ...

    vale lembrar que TODOS devem usar o mesmo ponto de aterramento para nao ter diferença de potencial...

  20. #20

    Padrão

    Deixa ver se eu entendi, devo aterrar a RB prendendo um fio utilizando um parafuso com porca em um dos orifiçios da RB e devo prendelo em uma haste de cobre enterrado no chão! correto? agora se estiver correto acima, pssso utilizar a mesma haste que aterro a fonte ATX que alimenta a RB? Se eu estiver errado por favor me corriga. Sou grato pela orientação sobre esse aterramento, vai ser de grande valia para muitos aqui, desde muito expert aos inciantes..


    Grato.





    Citação Postado originalmente por cleivon Ver Post
    amigos qualquer que seja a fonte ou sua instalação o aterramento devera ser feito separado da alimentação, ou seja em uma fonte ATX como e o caso de nosso amigo, precisameos levar em cosideração que o aterramento de entrada não esta relacinado a saida e sim a sua carcaça.Assim se vç usa uma fonte aterrada na entrada, você devera levar um fio separado dos 12V e ligar da carcaça da fonte se ela estiver ligada a um aterramento, ate a RD ou em seus conectores, (Malha) assim você deverá obter um melhor resultado. embora o fio negativo da rb esteja ligado em seu aterramento, mais quando alimentamos não utilizamos cabos grosos, o que dificulta no aterrameto, e nem toda fonte tem sua saida (negativo) ligado ao terra.

    abraço.