+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik AP 2.4 ghz

    O que acham dessa config como AP:

    - rb 433
    - antena omni oiwtech 15dbi
    - mini pci engenius (esqueci o modelo agora, 8186 acho)


    quantos clientes aguentarei nessa configuração?


    Tambem preciso atender requisitos como:

    - controle de banda
    - dhcp na wireless(isso é facil pelo que andei pesquisando)
    - controle de mac
    - liberação de navegação em horario especifico

    post sua opnião sobre as configs

    e alguma regra ser quiser sobre os requisitos

    obrigado!!
    Última edição por gargwlas; 18-12-2008 às 17:27.

  2. #2

    Padrão

    gargwlas

    Posta mais detalhes ai como raio de cobertura que vai querer cobrir, quantidade de clientes que prentende atender.

    Quanto ao equipamento aconselho um RB433Ah e cartões R52H, ao inves da omni use paineis setoriais, terá maior qualidade e cobertura.

    As configurações vc acha no manual, pra vc começar vão servir e muito, depois vc vai adaptando as suas necessidades.

    valeww

  3. #3

    Padrão

    não penso ser necessario usar setoriais... e rb433ah com r52h vai sair muito caro pelo que andei pesquisando... o objetivo do projeto é custo x beneficio


    o raio vai ser de uns 500metros no max... e pretendo colocar direcionais apontadas para essa minha omni para dar estabilidade nos links, ou esse radio aqui tambem pode ser uma opção (até para os notebooks): MercadoLivre: Antena Painel Setorial Aquário USB1210 - Antena+USB Embutido - R$ 159.90



    pretendo dar acesso a uns 30 usuarios simultaneos no começo, mas esse numero pode subir pra mais de 80 de acordo com que a fazenda vai crescendo (sim estou provendo internet em horario especificos para moradores de uma fazenda)


    com o sucesso deste projeto pretendemos estender o projeto para todo o grupo (umas 15 fazendas que tem sede mais ou menos)

  4. #4

    Padrão

    Entendo....

    Quanto os cartões R52H na minha opinião tem melhor qualidade, vai suportar os clientes sem problemas e os preços são praticamente os mesmo.

    Quanto a omni use uma menor que 15 dbi para o raio de cobertura que quer essa é grande.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por elielgt Ver Post
    Entendo....

    Quanto os cartões R52H na minha opinião tem melhor qualidade, vai suportar os clientes sem problemas e os preços são praticamente os mesmo.

    Quanto a omni use uma menor que 15 dbi para o raio de cobertura que quer essa é grande.

    por experiencia.. que antena devo utilizar? 15 dbi atenderia até q distancia ?

  6. #6

    Padrão

    ola amigo primeiramente analise a estrutura q pretende crescer, tendo em vista pra nao ficar reinvertindo em equipamentos, sugiro começar com esse equipamento q vc ja tem (rb+ engenius 8602) para no maximo 30 clientes em distancia media de 3,5 km ,isso claro dependendo da altira q colocar a antena podera atender uma area maior,lembrand q o modo q como a rb vai trabalhar e qto de banda ira repassar aos seus clientes influencia e muito na qtde de clientes atendidos ,qto maior a banda deles menos cliente pode atender.
    qto a antena qto maior for a potencia dela maior distancia de atendimento vc tera, mas tb aumentara a area de sombra e o ruido,e os clientes estiverem perto da torre a antena de 12 seria ideal , mas se for distancia mediana sugiro a de 15 mesmo
    Última edição por williamcabanas; 20-12-2008 às 12:30.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por williamcabanas Ver Post
    ola amigo primeiramente analise a estrutura q pretende crescer, tendo em vista pra nao ficar reinvertindo em equipamentos, sugiro começar com esse equipamento q vc ja tem (rb+ engenius 8602) para no maximo 30 clientes em distancia media de 3,5 km ,isso claro dependendo da altira q colocar a antena podera atender uma area maior,lembrand q o modo q como a rb vai trabalhar e qto de banda ira repassar aos seus clientes influencia e muito na qtde de clientes atendidos ,qto maior a banda deles menos cliente pode atender.
    qto a antena qto maior for a potencia dela maior distancia de atendimento vc tera, mas tb aumentara a area de sombra e o ruido,e os clientes estiverem perto da torre a antena de 12 seria ideal , mas se for distancia mediana sugiro a de 15 mesmo

    obrigado... é justamente esse o ponto.. que cartão+RB me sustentaria pelo menos uns 60 clientes ou mais??


    a banda é pouco.. pra todo os 30 vai ser ser uma internet de 1mb compartilhada.


    obs: é só mesmo pro pessoal comunicar com familia por msn e trocar alguns emails.
    Última edição por gargwlas; 22-12-2008 às 09:03.

  8. #8

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por denin Ver Post
    cara

    sim?