+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão energia solar e rb433

    Gostaria de saber se alguém trabalha com eneriga solar e banco de baterias com a rb433.
    se sim onde comprou o painel solar e as baterias

  2. #2

    Padrão

    Sobre a routerboard eu não posso te ajudar, mas sobre os painéis eu posso porque acomapnhei instalação deles.
    Bom, vamos por partes.
    As baterias são as mesmas baterias automotivas que tu compra para um carro ou um caminhãs, apenas é preferível baterias seladas para não ter que ficar dependende do nível de "agua" delas.
    Vai ter que tem um controlados de carga, o controlador de carga serve para as tuas baterias não descarregarem totalmente nem carregarem demais.
    Os painéis, foram comprados de uma empresa daqui da aréa metropolitana de Porto Alegre, se tu também mora por aqui eu posso pesquisar e te dar o telefone certinho delas.
    Mas uma observação.

    Painel solar é muito caro! Muito mesmo! E sem contar que tu deve pensar muito bem por causa do problema de depredação e roubo, eu não tive problemas com o roubo dos painéis e sim das baterias, para resolver o problema eu tive que fazer uma caixa e colocar as baterias dentro e concretá-las, é uma atitude extrema mas necessária.
    Já os painéis eu coloquei eles a 10 metros de altura, por serem muito carros eu tenho medo que alguém jogue uma pedra neles, eles aguentam granizo e tudo mais, mas se uma pedra romper um dos filamentos da área coletora aí já era o teu painél.


    Mass acho que tu quer valores não é mesmo?
    Bom, vamos supor que tua routerboard ( sem a fonte, ela ligada direto no controlador de carga) consuma no máximo 20 w em 12 volts, tu vai precisar de pelo meons 2 painéis de 130 watts ( tem que se precaver para os dias dias de chuva e os dias curtos do inverno) um controlador de carga e uma bateria de no mínimo 150 amperes ( parece exagerado, mas e se tu pegar uma semana inteira de chuva no inverno? Isso é bem possível) .
    Olha, na boa mesmo... se não gastar, vai ficar muito próximo de 5000 reais.

  3. #3

    Padrão

    bom nao sei onde moras, mas no sul do brasil. tenho um RB433AH, com 1 r52H e um senao 600mw. um painel de 45 watts apenas, da kyocera. e duas baterias de 65 A selada. e um controlador de carga claro.

    ta a mais de 90 dias sem cair o sistema, a bateria nunca baixou de 12,5 volts, e em pico de sol chega a 13.8 v.

    ta legal, de acordo com testes seria pouco um painel de 45wats, mas ta dando conta do recado legal, e olha que deu quase duas semanas de chuvas direto aqui.

  4. #4
    gilmarmoretto
    Visitante

    Padrão

    Caracas, por essa quantidade de painel não era para dar!
    Deixe só tirar uma dúvida...
    Em qual época do ano tu colocou esse equipamento?
    Nessa época é uma maravilha aqui no sul, os dias são muito longos e quentes. Mas e n o inverno?
    Esse teu equipamento já passou por um inverno?

  5. #5

    Padrão

    eu vou usar uma rb 433 com 2 cartoes de 600 mw e eu moro na regiao metropolitana de Belo horizonte.

  6. #6
    gilmarmoretto
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Rhander Ver Post
    eu vou usar uma rb 433 com 2 cartoes de 600 mw e eu moro na regiao metropolitana de Belo horizonte.

    A melhor coisa que tu pode fazer é pegar esse equipamento todo, ligar ele para fazer um teste de campo e exigir o máximo dele.
    Enquanto ele estiver trabalhando no máximo, aí sim pega um multímetro e faz o teste para ver quanto está passando em amperes. Com base nisso é que tu pode pensar nesse teu equipamento em energia solar.


    Mas retifico, energia solar só é viável quando tu vai colocar uma repetidora ou torre "lá nos cafundós do brejo" caso contrário ela não é viavel economicamente.

  7. #7

    Padrão

    valeu pela dica mas onde vamos instalar a torre a energia rural fica a mais de 5 km.
    Citação Postado originalmente por gilmarmoretto Ver Post
    A melhor coisa que tu pode fazer é pegar esse equipamento todo, ligar ele para fazer um teste de campo e exigir o máximo dele.
    Enquanto ele estiver trabalhando no máximo, aí sim pega um multímetro e faz o teste para ver quanto está passando em amperes. Com base nisso é que tu pode pensar nesse teu equipamento em energia solar.


    Mas retifico, energia solar só é viável quando tu vai colocar uma repetidora ou torre "lá nos cafundós do brejo" caso contrário ela não é viavel economicamente.

  8. #8

    Padrão

    valeu pela dica do multimetro.

    e la onde estamos pensando em colocar o repetidor esta a mais de 5km o poste de energia mais próximo.

  9. #9