+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Manter Oi velox autenticando sempre.

    Uso ubuntu 8.04 server fazendo alem de outros serviços o roteamento (NAT).
    A topologia é a seguinte: Modem ADSL >> Servidor >> Rede local, ou seja, meu servidor que faz a discagem e roteamento atravez do ppoe e o modem esta em modo bridge.

    Esta tudo funcionando lindo maravilhoso...so um porém, quando velox cair ou travar ou por algum outro motivo precisar reconetar eu preciso de algo que faça isso automatico pq hoje ele conecta pelo comando pppoe-start inserido na inicialização. Então para mim reconectar preciso reiniciar o PC ou parar o pppoe e inicia-lo novamente.

    Ja baixei um script em perl "id-velox.pl" mas não tive exito.

    Alguem tem alguma solução para meu problema ?

  2. #2

    Padrão

    voce pode criar um script para verificar com ping se a conexao está "funcionando" e em caso negativo voce roda o pppoe-start para conectar novamente.
    coloca esse script no cron para rodar de 5 em 5 min por exemplo ou de acordo com sua necessidade.

  3. #3

    Padrão

    Patrick,

    Vc poderia explicar mais detalhadamente com um exemplo do escript pois sou novado no mundo linux e nao sei por onde começar.

    Acredito que é preciso rodar o "pppoe-stop" e depois o "pppoe-start" pois se cair a net para o sistema ele ainda ta on e o serviço deve ser parado e depois iniciado novamente.

  4. #4

    Padrão

    vamos lá...
    crie os arquivos de log para saber quando a conexao caiu:
    Código :
    touch /var/log/offline
    touch /var/log/online

    depois crie o script:
    vi /root/watchdog.sh

    Código :
    #!/bin/bash
    ip=www.terra.com.br
    while sleep 300; do
    if ! ping -c 2 -w 30 $ip 2>&1 1>/dev/null; then
    echo "date >> /var/log/offline"
    pppoe-stop && pppoe-start
    else
    echo "date > /var/log/online"
    fi
    done

    de permissao de execução:
    chmod +x watchdog.sh

    execute o script:
    ./watchdog.sh

    coloque-o para iniciar com a maquina no rc.local
    echo "/root/watchdog.sh" >> /etc/rc.local
    dependendo da sua distribuição o arquivo rc.local pode mudar de diretorio ou até mudar de nome...

    qualquer duvida posta aí.

  5. #5

    Padrão

    Nossa....muito bom.

    Então de um tempo em tempo que eu determine ele vai fazer um ping para o dominio que eu determinar "ip=www.terra.com.br" e se nao tiver resposta ele vai parar e startar a conexão novamente.

    So mais uma duvida, para mim entender seu script por completo... o tempo para ele verificar se a conexão esta ativa é em "while sleep 300; do" e esse valor "300" é em segundos ?


    Agradeço muito sua ajuda...

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Rhoux Ver Post
    So mais uma duvida, para mim entender seu script por completo... o tempo para ele verificar se a conexão esta ativa é em "while sleep 300; do" e esse valor "300" é em segundos ?
    isso mesmo, é em segundos.

    uma coisa errada que eu vi agora...
    as linhas que tem o comando echo voce deve colocar assim:

    Código :
    echo `date` > /var/log/online
    echo `date` >> /var/log/offline

    sendo que o sinal ` é acento e não aspas.

  7. #7

    Padrão

    Bom, o script ta funfando blz...so nao tinha visto se tava gravando o arquivo de log.