+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 5.8Ghz, 2.4Ghz ou 900Mhz

    Olá pessoal bom dia, gostaria de tira uma duvida.
    estou com um projeto de um hotspot no estilo de provedor deinternet, ISP comum. Gostaria de saberqual a melhor frequencia a usar pois o 5.8 e o 2.4 precisa de visada e ja o 900mhz nao mas e a anatel oque diz dele?
    se puderem me ajudar eu agradeço
    obrigado

  2. #2

    Padrão

    Explique mais o q vc pretende fazer..

    a Anatel permite as 03 frequencias, desde que equipamentos homologados e dentro da potencia permitida (radio + ganho da antena).

    Victor Corrêa

  3. #3

    Padrão

    Uma das situações a analisar: Custos

    Em 5.8 o Ap mais barato para usar como cliente custa em torno de 300,00.
    Em 2.4 tem AP por cerca de 120,00 a 150,00.
    Acrescente a isso custos de cx hermética+conectores, etc.

    Em 900 mhz então nem se fala. Não vi até hoje um AP prontinho para isso. Só usando mini-pci ou outro adaptador não fácil de encontrar e a um custo no mínimo o dobro do 5.8

    Outa situação é mais técnica:
    5.8 mais exigente quanto a visada. Quanto maior a frequencia mas exigente.
    Por isso 900 é menos exigente. Porém os relatos de quem usou não são nada bons. Poucos canais disponíveis e baixo troughput

    Então o uso de 2.4 é mais popular, mais econômico. Tem que pensar nisso, pois com kit cliente caro, o futuro assinante vai para outra solução. As Telecom já estão dando linha telefonica+1 mega+ 200minutos+modem por 89,00. Nâo tem como concorrer. Os provedores, salvo algum lugar que ainda não chegou esta tendência, vão ter que dar todo o equipamento se quiserem assinantes.
    E não é o caso de dizer: aqui eu tenho qualidade e assinante valoriza isso. As telecom estão também atrás da qualidade. Eu tenho ADSL na minha casa faz 4 anos e nunca precisei abrir um chamado. Nunca fiquei sem sinal, nem mesmo por manutenção na central.
    E se Adsl tem garantia de 10%, eu nunca notei. Os downloads eu faço no pico de 1 mega, quando o servidor do outro lado for bom. Mas na média não baixa de 700kbps
    Agora eu pego meu link full de 1 mega e não posso oferecer este mesmo serviço, senão me mato.

    A única maneira de continuar concorrendo é em 2.4 e olhe lá.
    Tem que analisar o perfil dos usuários. Gurizão que quer só jogar, baixar tudo que vê na net, não serve para mim. Não posso me dar ao luxo de oferecer mais que 250kbps. O perfil que posso atender é usuário mediano, leitor de email, um msnzinho, downloads de vêz em quando e poucas coisas mais. Passou disso eu recomendo que procure ADSL.
    Tem um provedor aqui que promete tudo. Mas ele passa com os ouvidos ardendo pois é só gente reclamando que não tem a velocidade contratada nunca. O cara chega a dobrar o valor da assinatura e promete o dobro da velocidade. O usuário que tinha um link de 300 e chegava no máximo a 150, passa a ter de vêz em quando 250 e já reclama, mas continua ali, sofrendo, sofrendo...
    Mas a Telecom depois que foi comprada pela OI, em 6 meses já dobrou o número de assinantes e isso que ainda nem chegou adsl2.
    Vai chegar um momento em que ninguém mais vai querer via rádio nem por 30,00

    Cada caso é um caso.
    Desculpe ter desvirtuado um pouco do foco do tópico, mas estes são fatores também a serem levados em conta.

  4. #4

    Padrão

    Esquece 2.4 e 900, atraca em 5.8.

    Se For fazer qualquer investimento, pense em qualidade e no futuro. A tendencia é a saturação dos dos canais em 2.4 devido ao aumento de equipamentos e provedores que usam este canal para trabalharem. Em 5.8 voce perde um pouco no raio de atuação mas ganha em banda e qualidade no serviço.

    Citação Postado originalmente por megalinknp Ver Post
    Olá pessoal bom dia, gostaria de tira uma duvida.
    estou com um projeto de um hotspot no estilo de provedor deinternet, ISP comum. Gostaria de saberqual a melhor frequencia a usar pois o 5.8 e o 2.4 precisa de visada e ja o 900mhz nao mas e a anatel oque diz dele?
    se puderem me ajudar eu agradeço
    obrigado

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luisteba Ver Post
    Esquece 2.4 e 900, atraca em 5.8.

    Se For fazer qualquer investimento, pense em qualidade e no futuro. A tendencia é a saturação dos dos canais em 2.4 devido ao aumento de equipamentos e provedores que usam este canal para trabalharem. Em 5.8 voce perde um pouco no raio de atuação mas ganha em banda e qualidade no serviço.
    Tem razão, olhando por este aspecto. Futuro.

    Mas principalmente em ponto a ponto. Já para acesso fica aquelas preocupações relatadas.

    Meu sócio aqui é vidrado em 5.8. Só não fomos pelo custo envolvido no kit cliente, e pela diminuição do raio de cobertura, o que envolveria mais pontos de acesso. Qual árvore mais parruda no caminho e lá se vai o sinal.
    Afinal, internet+fone+200minutos+modem por 89,00 não é fácil competir.
    Estamos a fim de experimentar o firmware oswave que é compatível com alguns chipset atheros. Mas vamos testar em 2.4. A promessa do desenvolvedor é grande e poderia resolver alguns dos problemas relacionados com interferencias, banda e outros. Resta ver se é verdade.

  6. #6

    Padrão obrigado a todos

    desconciderando o custo pessoal e aqui tambem nao tem e pretende fikar muito tempo sem ter grandes companhias telefonicas oferecendo internet assim em 900mhz fujo dapoluicao do 2.4 daki e 5.8 pra usa de ponto a ponto , por trafegar "de gargalo aberto" .
    gostaria de tipo o hotspot como funciona... onde estiver com meu note eu posso acessar e ja no 2.4 eh meio complicaddo de cobrir uma cidade assim
    oque vcs sugerem?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por megalinknp Ver Post
    desconciderando o custo pessoal e aqui tambem nao tem e pretende fikar muito tempo sem ter grandes companhias telefonicas oferecendo internet assim em 900mhz fujo dapoluicao do 2.4 daki e 5.8 pra usa de ponto a ponto , por trafegar "de gargalo aberto" .
    gostaria de tipo o hotspot como funciona... onde estiver com meu note eu posso acessar e ja no 2.4 eh meio complicaddo de cobrir uma cidade assim
    oque vcs sugerem?
    Megalinknp, vou ficar de camarote observando os seus resultados.
    Tudo que eu queria é isso, entrar com o sinal em qualquer lugar pelo menos até 1km de cada ponto de acesso, sem me preocupar com antena externa e tudo o mais.
    A primeira vêz que li sobre 900mhz achei que era a saída.
    Mas na prática não é bem assim não. Tem gente dizendo que 900 não dá tráfego, que causa interferência em celulares etc.
    Mesmo não se preocupando com o custo, tem que analisar bem.
    Pretende dar os adaptadores em comodato para teus clientes? Sim, porque eles não vão querer pagar um dinheirão por isso.
    Mas como disse, vou acompanhar o tópico de perto. De repente aparece uma solução.

  8. #8

    Padrão vou acompanhar tmb

    vou ficar de olho , afinal adaptador 900 mhz deve ser o olho da cara.

  9. #9

    Padrão

    Bem no começo deste ano estarei instalando um ponto a ponto 900Mhz, de uns 23 KM com um morro na frente! ai irei tirar as duvidas!