+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão perca de potencia de cartão

    Montei um ponto a ponto em wds em 5.8 com antenas 22dbi Hyperlink e cartões r52

    Quando montei o signal strength estava em -58 agora depois de 3 meses o sinal foi perdendo potencia e esta em -89 e comessou a perder a comunicação.


  2. #2

    Padrão

    Os cartões EnGenius estão com o mesmo problema, mas com esse modelo ainda não tinha visto ninguém reclamando, dê uma olhada no aterramento da RB. O problema começou depois de uma chuva forte?

  3. #3

    Padrão

    sim depois da chuva!!!

    mais dai estabilizou em -78 a uns 30 dias atraz

    e hj sem chuva, do nada começou a derrubar o sinal e esta variando o sinal de -90 a -87

  4. #4

    Padrão

    Pode ser porque você colocou numa potencia muito alta, eu por exemplo com menor potencia estou conseguindo um sinal melhor e menos interferência.

  5. #5

  6. #6

    Padrão

    Tente trocar de encaixe e olhe se não está entrando umidade na caixa e se não tem água nos cabos.

  7. #7

    Padrão

    Desculpe eu meter minha colher vazia.
    Companheiros, não chega a preocupação com custos de provedor e ainda por cima vivemos este fantasma dos mini-pci? Já não tem mais cartão que dê certo?
    Tem alguns companheiros aí que ja investiram uma fortuna em cartões e o problema sempre é o mesmo. Agora até com o r52.
    É por isso que estou ainda aqui com APs. Queria mudar mas não me arrisco, sem pelo menos sentar esta poeira.
    Vou continuar "corujando" os topicos sobre o assunto para ver no que vai dar.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Desculpe eu meter minha colher vazia.
    Companheiros, não chega a preocupação com custos de provedor e ainda por cima vivemos este fantasma dos mini-pci? Já não tem mais cartão que dê certo?
    Tem alguns companheiros aí que ja investiram uma fortuna em cartões e o problema sempre é o mesmo. Agora até com o r52.
    É por isso que estou ainda aqui com APs. Queria mudar mas não me arrisco, sem pelo menos sentar esta poeira.
    Vou continuar "corujando" os topicos sobre o assunto para ver no que vai dar.

    olha eu prefiro ter um cartao no meio de tantos dando problema as veses, do que ter um ap (cliente) para emitir sinal, q nao se tem gerenciamento, q nao tem hardware eficiente, q vive travando! estou com mkt a mais de ano aqui e tem uma torre q me encomodou!

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    olha eu prefiro ter um cartao no meio de tantos dando problema as veses, do que ter um ap (cliente) para emitir sinal, q nao se tem gerenciamento, q nao tem hardware eficiente, q vive travando! estou com mkt a mais de ano aqui e tem uma torre q me encomodou!
    Correto, cada caso é um caso. Por isso eu disse que ia meter minha colher vazia. Não tenho nada a contribuir para a solução.
    Mas como agora minha rede está estável, reluto em mexer. Até que gostaria de trocar para RBs e mini-pci. Mas vou aguardar até achar a solução definitiva.
    Tenho Aps nas torres, setados em 16mW e 32mW, com distâncias de 1200m entre elas e servidor MK controlando.
    Queimei horas para conseguir chegar até aqui. O ping pior que tenho hoje é de 5ms na torre mais distante.
    Mas estou de olho em todo tópico que tratar do assunto pois de repente a solução aparece.
    Na verdade isso foi mais um desabafo meu, colher vazia mesmo.

  10. #10

    Padrão

    E realmente ta difícil de trabalhar assim os custos estão cada vez mais alto e os valores de venda cada vez mais baixo por causa dos provedores piratas com sinal adsl já estou desanimado agora mais estes problemas com cartões.

    A gente tem de se unir a fazer uma pressão nos fornecedores para assumirem este problema.

    E bancarem esta troca de cartão sem custo.

  11. #11

    Padrão

    Até hoje tive problemas e nem relatos de perda de pontecia nos R52, ao contrario dos Engenius que chove já era.

    Observer os conectores e cabos, conectores mau isolados constumam encher de agua, e ficam em curto e mau contato, limpe com Alcool Isopropilico , ou melhor troque - os , isole com fita de alta fusão, ai não tem erro.

  12. #12

    Padrão

    salve galera,
    acho que cada caso é um caso. convivi mais de um ano com radio em torre e nao tive problema, mas depois de um certo tamanho na rede n tem como manter ap + omni e por isso mudei pra RB + cartao
    tenho o EMP a quase um ano funcionando e ainda nao tive o azar de perca de potencia (gracas a deus) as vezes o ping fica alto mais eh aquela velha questao de interferencia. depois que baixei a potencia dos meus cartoes melhorou 99% a estabilidade da rede e mais uma solução que encontrei a cada 15 dias eu dou um reboot nos meus servidores e aproveito e faço na minha RB agora o reboot eh fisico dou um shutdown desligo os no-breaks e aguardo 5 min e ligo novamente e isso melhora sensivelmente a rede pelomenos no meu caso ajuda bastante e com isso eu consigo pings com clientes de 800 a 900 metros entre 1 e 5ms e de 3 a 10 clientes mais de 1km


    feliz ano novo pra galera e espero que 2009 seja melhor para nós de provedores

  13. #13

    Padrão

    Na minha Torre principal tenho o seguinte


    2 - Rb 433
    1 - Rb 433AH

    5 - Cartão R52
    1 - Engenius, este Engenius esta na torre a um ano sem dar problema


    no então ja ti problema com 2 Engenius e agora este R52

    As Rbs estão hipers aterradas e as antenas hipers isoladas com isolante liquido e por sima da isolação liquida coloquei fita de fusão.

  14. #14

    Padrão causas de baixo sinal

    amigo, os proble de baixa sinal podem ser deferentes motivos, tenta ser pratico e ver o mas facil de constatar.
    Pode no vento da tormenta ter deslinhado antenas, agua no cabo coaxial seria o mais probavel.
    Na praticidade ve tem um cartao sobresalente?
    ta facil de fazer um teste?
    Tem um local com boa antena (e bom sinal) para testar o cartao suspeito?
    Sempre na comparaçao no mesmo local (sem trocar antenas) ve cada cartao quanto rende, se um da -57 e outro -80 e problema de cartao que queimo a saida.
    o cabo pode ser testado com um transmissor e uma carga, tira a duvida da humidade, ruim que tem de levar o equipamento no local ou levar o cabo a oficina.

    Espero ter ajudado

    Ernesto (e feliz 2009!!!)

  15. #15
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    O R52H (reparem, é R52H não R52), também apresenta este problema de perda de potência. Já li no forum internacional da Mikrotikls e vi alguns de um amigo que usava aos montes, desse modelo, e realmente ocorreu a perda de potência, do nada. Somente usando em default. Creio que se baixar a potência eles aguentem, pois não usarão o amplificador (não sei isso, estou especulando). Tenho um cliente que está usando desse modelo (R52H) há uns seis meses e até agora não tem problema, mas configurei em todos 18 dbm, desde a instalação dos POPs (talvez seja por esse motivo que não apresentaram problemas).

    Eu penso que os fabricantes estão fazendo o CI de amplificação, que são enxertados nestes miniPCI, mal dimensionados e com material de segunda... só isso que me vem à mente.

    Veja que os miniPCI da Ubnt são os mesmos que todos (Engenius, Mikrotikls, Winstron) usam - Atheros; e não apresentam este problema. Ou seja, a mer%$# são esses CI dos outros fabricantes.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandogomes01 Ver Post
    salve galera,
    acho que cada caso é um caso. convivi mais de um ano com radio em torre e nao tive problema, mas depois de um certo tamanho na rede n tem como manter ap + omni e por isso mudei pra RB + cartao
    tenho o EMP a quase um ano funcionando e ainda nao tive o azar de perca de potencia (gracas a deus) as vezes o ping fica alto mais eh aquela velha questao de interferencia. depois que baixei a potencia dos meus cartoes melhorou 99% a estabilidade da rede e mais uma solução que encontrei a cada 15 dias eu dou um reboot nos meus servidores e aproveito e faço na minha RB agora o reboot eh fisico dou um shutdown desligo os no-breaks e aguardo 5 min e ligo novamente e isso melhora sensivelmente a rede pelomenos no meu caso ajuda bastante e com isso eu consigo pings com clientes de 800 a 900 metros entre 1 e 5ms e de 3 a 10 clientes mais de 1km


    feliz ano novo pra galera e espero que 2009 seja melhor para nós de provedores

    Concordo que omini não é bom negocio. Setorial sim.

    RB e mini-pci é teoricamente instalação profissional. APs não, teoricamente.

    Quantos usuários vai por mini-pci? 30 ou um pouco mais?
    Aps vão 25 quando muito 30.
    Então se setorizar os APs ainda dá margem para muito crescimento. Pelo menos até esta polêmica dos cartões ser resolvida.
    No mini-pci vai ter que setorizar mesmo. Afinal ninguém vai querer instalar um equipamento destes e colocar ominizinha.
    E veja a preocupação de voce está tendo para driblar um futuro problema. Ainda bem que não acontece, bem como a muitos outros que disseram que vão bem. E tomara mesmo que não aconteça.

    O problema é o outro lado, o dos que não vão bem.

    Acho que o Sérgio tem razão. É problema de fabricação ou projeto mesmo.

  17. #17

    Padrão

    Concordo com vc Sergio,


    FELIZ 2009 A TODOS !!! MUITA PAZ , AMOR E DEUS NO CORAÇÃO.

  18. #18

    Padrão

    Acho que localizei o problema Aqui troquei um pigtail e sinal deu uma melhorada vamos ver se estabilaza!

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Desculpe eu meter minha colher vazia.
    Companheiros, não chega a preocupação com custos de provedor e ainda por cima vivemos este fantasma dos mini-pci? Já não tem mais cartão que dê certo?
    Tem alguns companheiros aí que ja investiram uma fortuna em cartões e o problema sempre é o mesmo. Agora até com o r52.
    É por isso que estou ainda aqui com APs. Queria mudar mas não me arrisco, sem pelo menos sentar esta poeira.
    Vou continuar "corujando" os topicos sobre o assunto para ver no que vai dar.
    Amigo, qual rádio vc tá usando?
    Já testei uns e não vale um figo podre para trabalhar em modo ap, eu testei edimax 7209 e gts telecom.
    valeu

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduardomansano Ver Post
    Amigo, qual rádio vc tá usando?
    Já testei uns e não vale um figo podre para trabalhar em modo ap, eu testei edimax 7209 e gts telecom.
    valeu
    Tenho Alfa com firmware original e GTS com firmware Aprouter, pois o original não vale nada.
    E servidor Mikrotik com hotspot básico.