+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda começando agora!

    como o nome do tópico diz to começando agora a mexer em SO LINUX me indicaram o ubuntu por ser um de facil aprendizado para que posa dar meus primeiros passos! Agora vamos ao que interessa.

    eu instalei o ubuntu 8.10 no meu pc mais dai em diante nao sei fazer mais nada "não sei consigo instalar os drivers da minha mobo nmuito menos instalar outros programas-baixei alguns programas em formato deb porem quando tento instalar da um erro dizendo que precisa atualizar os pacotes ou algo parecido, outra duvida que eu tenho preciso estar conectado a internet pra poder instalar programas ou mexer em geral no meu ubuntu."

    desde já obrigado pela colaboração e me desculpe se embolei um pouco as coisas!

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Sim, o Ubuntu é simples mas é necessário alguns conceitos iniciais para libertar-se do famoso Next, Next do Windows.

    Normalmente na instalação todos os componentes da placa mãe são reconhecidos. Estão com problema em qual driver?

    Não é aconselhável, principalmente porque está começando, a instalar os .DEB e sim usar o Synaptic ou Aptitude.

    Não precisa estar conectado à Internet para instalar programas, pois poderá usar o CD de instalação, mas quando está conectado a possibilidade de resolução de alguma dependência e instalar versões atualizadas se elevam bastante.

    Links para estudo:

    Planeta Ubuntu Brasil

    http://focalinux.cipsga.org.br/

  3. #3

    Padrão

    novamente muito obrigado pela ajuda!

    no driver de audio e video da minha mobo é uma gigabyte GA-M61PM-S2 mexendo eu nem sei se reconheceu ou se derepente teria que instalar algum codec ou algo diferente pra reproduzir musicas por exemplo.

    e teria condiçoes de me enviar links com tutoriais para iniciantes já encontrei alguns mais quanto mais informação é melhor!!

    Novamente obrigado!

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Seguinte, para deixar seu Ubuntu completamente instalado (codecs, multimídia, utilitários comuns) veja esse material: Script Ubuntu Perfeito « Hamacker’s Palace

    No site do Hamacker você encontrará vários outros artigos para personalizar seu Ubuntu.

  5. #5

    Padrão

    obrigado sérgio vou dar uma olhada nesse material e qualquer duvida posto aki!!!

  6. #6

    Padrão

    descobri baiscamente pq nao tava conseguindo instalar os programas pq minha biblioteca esta desatualizada.

    agora lhe pegunto tem algum site que bibliotecas o programa necessita e a partir dai possa atualizar o meu ubuntu?

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Normalmente os repositórios oficiais tem todas as bibliotecas atualizadas (mesmo usando o script ubuntu-perfeito que passei ele manterá os repositórios oficiais e adicionará mais alguns).

    digita ai:

    sudo apt-get update
    sudo apt-get dist-upgrade

    Seu sistema será atualizado.

  8. #8

    Padrão

    é pq enfim eu entendi pq eu nao conseguia instalar alguns programas no formato .deb que tinha baixado, pq *faltava* alguma biblioteca necessária. mais agora eu to começando a ler mais antes de instalar qualquer coisa eu tinha a mania do next, next finish do windows!!
    mais novamente obrigado pela ajuda!!

  9. #9

    Padrão

    pra mim utilizar esses comando preciso estar on pq to sem net em ksa no momento!!


    sudo apt-get update
    sudo apt-get dist-upgrade

    tem como eu atualizar as bibliotecas off?

  10. #10
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexlouvise Ver Post
    pra mim utilizar esses comando preciso estar on pq to sem net em ksa no momento!!


    sudo apt-get update
    sudo apt-get dist-upgrade

    tem como eu atualizar as bibliotecas off?
    Executa no terminal (Acessórios-Terminal/Console)

    Até tem como fazer off-line... se tivesse montado um repositório local (mas para isso precisaria Internet, previamente). Faça on-line mesmo, evitará dor de cabeça.

  11. #11

    Padrão Cabeça a Mil

    Ola amigo Sergio tambem gostaria que se possivel voce me ajudace to tentando instalar um Ubuntu Server 8.04, pretendo fazer um servidor de Cache paralelo no Mikrotik eu intalo o Ubuntu certinho crio a senha do ROOT mas nao sei como fazer u Ubuntu pegar Internet, o Ip da placa do Ubuntu e 10.0.1.1, o MK eu uso pro meus clientes 192.168.8.X. Sera se tem soluão pra esse caso meu se vc puder me ajudar te agradeço