+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Amigo eu jogo 32 km sem visada limpa e 17 com visada antenas ideal router 433 cartao engenios, ja vi funcionando com mais de 50 perfeito

  2. #22

    Padrão

    Lenimax, vc tem sido um dos mais assíduo aqui
    Obrigado pela colaboração1

  3. #23

    Thumbs up Enlace 80 Km

    Bem, como prometido aqui está uma descrição mais detalhada do projeto que pretende, com um sistema de ponto-a-ponto levar conduzir um link INICIAL dedicado da Embratel de 2 megas, podendo ampliá-lo no futuro.

    Um esclarecimento: o fórum, as respostas me fizeram pensar sobre a possibilidade de uma primeira mudança. Entre os dois pontos iniciais que distavam 42 km um do outro, resolvi-me por colocar outro ponto.
    Assim, antes tínhamos 3 pontos, agora temos 4, sendo que os 42 últimos km previstos (do atual ponto 3 para o 4) distam ainda 42 km (para ser mais preciso: 40.400km).

    Os pontos:

    O primeiro ponto terá uma antena a uma atitude de aproximadamente 200m, na extremidade de uma área urbana, mas voltada para a zona rural. Há visada boa entre os pontos 1 e 2.
    Neste ponto deveremos trabalhar em 2.4, não definimos os equipamentos, esse aí vai meio que de intuição. Neste domingo 11.01.09 estarei me reunindo com técnicos para determinar que equipamentos usar, compararei com os comentários do post e farei uma avaliação das possíveis mudanças, assim como colocarei o projeto à disposição de todos logo que estiver pronto. Não encontramos obstáculos entre os pontos, há visada e possivelmente trabalharemos até com uma folga razoável de uns 50 metros da visada para o solo. Aceitamos indicações que podem ser dadas a partir da visualização do local, para isso vai aí as coordenadas de cada ponto. Localização do ponto1: 5'31'06.21º S 47'28'12.06 O

    O segundo ponto deverá distrar 26 km do primeiro. Esse segundo ponto ficará em uma área rural, sem congestionamento em razão de outros links ou mesmo de celular, que existe mas ainda incipiente na região. Ficará a 403 metros de altitude (203 a mais que o primeiro). Há visada entre esses dois pontos.
    Por estar em uma área rural, e no cimo de um morro, deveremos usar o esquema energia solar/bateria. Para evitar esse gasto adicional com energia solar e bateria pensei, inicialmente, em mandar os primeiros 42 kms sem uma torre intermediária. Em cima dos morros deveremos usar postes galvanizados de 6 metros, sendo que 1 metro ficará fincado no chão e devidamente "chumbado" com cimento. As coordenadas desse ponto são: 5' 24 48. 34º S 47'15'43.32 O.
    Uma primeira questão, que até já aventei antes: A DIFERENÇA DE ALTITUDE ENTRE PONTOS PODE INTERFERIR NA QUALIDADE DO SINAL?

    O terceiro ponto. Esse ponto dista 26 km do segundo (do 1º para o 2º: 26km; do 2º para o 3º 26km) e fica a 40.4km do ponto final. Esse poderia ser um dos NÓS do sistema, porque exigirá o envio do link por 40 km sem NENHUMA TORRE INTERMEDIÁRIA. .A 410 metros de altitude, o ponto TRÊS fica na metade do caminho total que o link deverá percorrer até o seu ponto final. Deste ponto até o ponto final (AMARA) teremos aproximadamente 42 km. Observe-se esse ponto fica aproximadamente da mesma altura que o ponto 2º, faremos, inclusive, mini postes entre esses pontos (2-3) em alturas que permita-nos igualá-los. As coordenadas para esse ponto são: 5'34'55.35 S 47'06'03.45º O.
    Entre os pontos 2º e 3º não há nenhum obstáculo, até porque os dois pontos ficam em morros dos mais altos da região. O sinal, entre os pontos corre livre e sobre um vale.

    O ponto final. Como ficou dito, esse ponto fica a 40 km do ponto 3º. A antena ficará, nesse ponto final, a uma altitude de 300 metros (no terreno temos 283m, farei construir uma torre que permita chegar aos 300 para melhorar a visada). As coordenadas para esse ponto são: 5'34'49.80 S 46'44'11.48º O

    Verificamos EXAUSTIVAMENTE e não há nenhum ponto que possa servir como problema entre esses dois pontos, seja na visada, seja para o campo de fesnel. Quer dizer, do ponto 3º (BURITI) para o ponto final, ponto 4º (AMARA).

    Finalmente, e retomando a uma questão sobre a qual tenho voltado sempre: entre os dois pontos iniciais (1º e 2º) e os dois finais (3º e 4º) há um desnível de aproximadamente 200 metros (entre os pontos 1º e 2º) e de 100 metros entre os pontos 3º e 4º.

    Grato a todos e aí está quase tudo que temos.
    Para a eventualidade de alguém precisar de alguma coisa mais sobre o projeto, estou à disposição: [email protected]
    Grato a todos e à disposição para as dúvidas

  4. #24

    Padrão

    Meu caro,

    usando antenas, rádios/cartões e configurações adequadas funciona sem problema nenhum. É possível fazer enlaces de até 85KM com XR5 e com grandes antenas de disco. Já fiz e garanto que funciona. Qualquer coisa entra em contato.

  5. #25

    Padrão

    MarceloGOIAS, você tem aí para venda o XR9?
    Grato pelo comentário.

  6. #26

    Padrão

    Sim, tenho.
    Mas acho que não posso pôr preços aqui no forum. Qualquer coisa entre em contato.

  7. #27

    Padrão

    Primeiro colega, não utilize 900mhz, a não ser que queira ter 800kbps de conexão real.
    [isso com sorte]

    Segundo: não é nenhum "MITO" um enlace com +de 50kms funcionando, é real.

    Terceiro: VOCÊ deve calcular qual o througput que você necessita [sendo assim, tráfego real]

    Quarto: Depois de definido pra qual finalidade da rede, você deve buscar os equipamento necessários, mas eu não enchi isso aqui de burduinha pra não te falar nada..

    se você quer um enlace de qualidade, tenha em mente: "nada de gambiarras"
    use cabos LMR400 ou 600, utilize Routerboards tal como a 433AH ou 433 ou RB600.

    Utilize cartões Ubiquit ou R52h que em sí são os mais confiaveis, se preciso utilize sistema N-streme DUAL, sendo 1 cartão pra TX e outro para RX.

    Mito da antena, eu já presenciei links de 63kms uzando Zirok Off-set de 28dbi (5.8ghz) e passano seus 5mbs de througput.

    mas eu não te aconselho ela devido a dificuldade de se alinhar.
    recomenda antena da Geenge.com.br [BOA BARATA E HOMOLOGADA]
    pode ter certeza que elas não ficam atrás das Hyperlink's da vida, e além de tudo é BARATA!
    viabilizando projeto bom, eles tem antena de 38dbi (uma monstra mas que deve dar um sinal excelente).

    Vai por min, Potencia de saida 500mw 1watt não adianta merda nenhuma, o correto é alinhar as antenas , usar a potencia certa, 250mw ou até 200mw de acordo com a distancia, usar o menor tamanho de cabos rgc ou lmr (salvo se for lmr900 ou 1200 ou cellflex) , soldar os conectores , fazer um isolamento perfeito (silicone +autofusao +capa de borracha).


    Outra coisa essencial para um bom enlace e que muitas pessoas não verificam é a ENERGIA.
    ter baterias para 2dias de autonomia, (porque é complicado ficar subindo em serra)
    fazer um aterramento, verificar fontes das RB's e claro se possivel manter além da energia convencional um Painel Solar na serra, para casos extremos.


    então meu caro, vá em frente..
    se você errar, não se desispere , apenas aprendeu mais um jeito que não deu certo.


  8. #28

    Thumbs up Equipamentos

    Fico muitíssimo agradecido pelas esclarecedoras dicas do seu post, levarei todas em consideração (mesmo quando, por razões técnicas, não as adotar).
    Hoje, domingo (11.01.09) estarei reunido com os técnicos responsáveis pelo dimensionamento e instalação de tudo: coordenarei cada passo. Para a reunião estou levando esse seu magnífico post que servirá como ums dos parâmetros para a definição de materiais e métodos.
    Grato de verdade
    Estou à disposição e vou perguntar se precisar.

  9. #29

    Padrão

    Pegando carona no post do colega, alguem poderia me ajudar neste ponto a ponto?

    Segue os gráficos, dados e esquema da rede.


    OBS: Repetidora Zona Rural é o Ponto de Interrupção que consta nos gráficos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rede Completa JPG.jpg
Visualizações:	406
Tamanho: 	303,8 KB
ID:      	3343   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sub Central 01 a ponto de interrupção.jpg
Visualizações:	168
Tamanho: 	203,0 KB
ID:      	3344  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ponto de Interrupção a Serra Sub Central-02.jpg
Visualizações:	140
Tamanho: 	224,0 KB
ID:      	3345   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Serra Sub Central-01 a Serra Sub Central-02.jpg
Visualizações:	144
Tamanho: 	261,6 KB
ID:      	3346  


  10. #30

    Padrão

    Respondendo ao #Neto:

    Levando em considerações a topologia da sua rede, aconselho a você nesse primeiro enlace, que em si vai ser o cabeça da sua rede você fazer uma estrutura bem sofisticada,
    me refiro a sofisticada e não a "abusardamente cara", sendo assim:
    torre bem projetada, enlace dual , cartão de boa procedência, cabo cell flex e colocar o rádio dentro de algum alojamento bem ventilado e no pé da torre, antenas geenge ou hyperlink ou até TSM.com.br [são as antenas do momento] , as zirok's tambem te atendem.

    routerboard com um bom processamento, se possivel 1 rb433 pra cada enlace (ptp) sendo assim..
    você só colocara 2 cartões em cada RB dessa.
    devido a sua torre ser de 3 paineis, você poe usar rb433 como AP, mas lembrando que ela é separada dos enlaces, e você pode colocar ela no topo a torre junto com 2mts de rgc213 e um painel da hyperlink.

    com o decorrer da sua estrutura (expansão para outras cidades) faça N-streme para a proxima, daí em diante você já não precisará mais de N-stremes dual, depois poderá fechar para as outras cidades com apenas 1 cartão e 1antena, (modo normal) , claro, utilizando WDS (para repassar o mac)
    e em cada cidade você coloca 1rb para ser AP juntaente com os paineis.

    as vezes é meio complicado só falar,vou desenhar +- a estrutura e postar aqui pra você intender o que quero dizer em se fazer n-streme em certas ocasiões.
    [desenho no proximo post~] ahahha.

  11. #31

    Padrão

    seguindo:


    [imagem em anexo com observações]
    e levantando outra questão,
    de acordo com um de seus gráficos você tem um pico tirando seu enlace , no caso seria necessário desviar dele, quanto aos outros devido a altura você não terá problemas com fresnel etc etc..
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rede Completa JPG.jpg
Visualizações:	548
Tamanho: 	139,2 KB
ID:      	3349  

  12. #32

    Padrão

    O que o yondaime falou ai sobre potência dos cartões é realidade pura, fechado um enlace pra mim de 30 km com xr5 + grade hiyperlink de 27dbi, passando 7 mb, na hora que aumenta a potência do cartão vai la pra baixo, e ainda da pra melhorar nos alinhamentos das antenas.

  13. #33

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    Respondendo ao #Neto:

    Levando em considerações a topologia da sua rede, aconselho a você nesse primeiro enlace, que em si vai ser o cabeça da sua rede você fazer uma estrutura bem sofisticada,
    me refiro a sofisticada e não a "abusardamente cara", sendo assim:
    torre bem projetada, enlace dual , cartão de boa procedência, cabo cell flex e colocar o rádio dentro de algum alojamento bem ventilado e no pé da torre, antenas geenge ou hyperlink ou até TSM.com.br [são as antenas do momento] , as zirok's tambem te atendem.

    routerboard com um bom processamento, se possivel 1 rb433 pra cada enlace (ptp) sendo assim..
    você só colocara 2 cartões em cada RB dessa.
    devido a sua torre ser de 3 paineis, você poe usar rb433 como AP, mas lembrando que ela é separada dos enlaces, e você pode colocar ela no topo a torre junto com 2mts de rgc213 e um painel da hyperlink.

    com o decorrer da sua estrutura (expansão para outras cidades) faça N-streme para a proxima, daí em diante você já não precisará mais de N-stremes dual, depois poderá fechar para as outras cidades com apenas 1 cartão e 1antena, (modo normal) , claro, utilizando WDS (para repassar o mac)
    e em cada cidade você coloca 1rb para ser AP juntaente com os paineis.

    as vezes é meio complicado só falar,vou desenhar +- a estrutura e postar aqui pra você intender o que quero dizer em se fazer n-streme em certas ocasiões.
    [desenho no proximo post~] ahahha.
    A torre central na parte de extrututal ela é triangular 40x40x40 com cantoneira 1 polegada com parede 1/8 e ferros de travessa 3/8.

    Tem 33mt de altura, um sistema de anti-torção na ultima parte, cada estagio tem 3mt, presa com cabo de aço 5mm e esticadores 3/8.

    Segue em anexo uma filmagem da torre central, fotos e foto da Cidade Sub Central 01, o local de onde foi tirada a foto é onde fica a torre, num tirei ainda ta torre.

    No link ponto a ponto da da torre central pra Sub Central 01 tem 28km com os equipamentos:

    * Antena Pluton 5.8GHZ disco 30dbi PTX26 e estou trocando por uma de 1,5mt (não decidi qual modelo e marca pois tenho medo da torre central não suportar devido os esticadores terem ficado no máximo 12mt de distancia e é onde eu moro" e estou a consultar um engenheiro.
    * Só utilizo RB600A
    * O pico que você falou vai uma repetidora igual consta as imagens "Ponto de Interrupção" e no projeto da rede "Repetidora Zona Rural".
    * Na distribuição para os clientes, só uso Painel Setorial Ideal 15dbi de 120º

    Para colocar os equipamentos no pé da "torre central" fica complicado, todos ficam no máximo a 2mt dos painéis para evitar perdas.

    A torre Sub Central 2 é a mesma estrutura da Torre Central só que com apenas 24mt, onde os equipamentos locais ficam a 18mt e o que da seguimento ao link fica a 24mt.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CIMG5150.JPG
Visualizações:	257
Tamanho: 	1,01 MB
ID:      	3357   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CIMG5151.JPG
Visualizações:	429
Tamanho: 	606,4 KB
ID:      	3358  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SD535926.JPG
Visualizações:	241
Tamanho: 	1,42 MB
ID:      	3359   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SD535933.JPG
Visualizações:	212
Tamanho: 	1,53 MB
ID:      	3360  

    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  14. #34

    Padrão

    usando cabo cellflex meu caro


    tudo bem,
    pra que antena de 1,5mt? :Z
    38dbi?

    te desejo sorte, e pelo visto você não entendeu a parte "gambiarra" que eu disse.
    "gambiarra" = enlace com zirok + cx hermetica mal feita + cabos não isolados + sem UPs e etc..

    sem contar as famosas emendas. :X

    mas pelo visto você não fez isso, então..
    manda vê!

  15. #35

    Padrão Enlace 84 km

    Gostaria de retomar a discussão desviada em alguns posts. Bem, fiz pequena modificação no projeto.
    Depois de muitas manifestações mostrando que é possível sim alcançar 40, 50, até 65 km sem pontos intermediários, resolvemo-nos por ser ousados, tentar um enlace de longa distância.

    Em uma reunião com os técnicos, e avaliando alguns comentários interessantes do forum, optamos por tentar com XR5, routerboard 433, antenas geenge de 90cm. E faremos apenas UM PONTO INTERMEDIÁRIO. Serão, então, 84 km cobertos com apenas uma antena intermediária, aproximadamente no meio.
    Na cidade em uma torre que permite termos uma altitude de 220 metros, a torre intermediária fica a 495 metros de altitute. Nesse ponto intermediário faremos uma torre de 15 metros para termos 510 metros de altitude.
    No destino teremos uma torre em uma área alta da cidade, chegando a uma altitude de 300 metros.
    Usaremos, como proposto por algumas boas indicações do forum, material de primeira evitando "gambiarras".
    Os passos seguintes informarei aqui.
    No post anterior coloquei as coordenadas de cada ponto.
    No seguinte colocarei PARA A AVALIAÇÃO DE TODOS sobre a qualidade da visada, as coordenadas dos três pontos que pretendemos usar.

    Estou à disposição para esclarecimentos

  16. #36

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Orsely Ver Post
    Gostaria de retomar a discussão desviada em alguns posts. Bem, fiz pequena modificação no projeto.
    Depois de muitas manifestações mostrando que é possível sim alcançar 40, 50, até 65 km sem pontos intermediários, resolvemo-nos por ser ousados, tentar um enlace de longa distância.

    Em uma reunião com os técnicos, e avaliando alguns comentários interessantes do forum, optamos por tentar com XR5, routerboard 433, antenas geenge de 90cm. E faremos apenas UM PONTO INTERMEDIÁRIO. Serão, então, 84 km cobertos com apenas uma antena intermediária, aproximadamente no meio.
    Na cidade em uma torre que permite termos uma altitude de 220 metros, a torre intermediária fica a 495 metros de altitute. Nesse ponto intermediário faremos uma torre de 15 metros para termos 510 metros de altitude.
    No destino teremos uma torre em uma área alta da cidade, chegando a uma altitude de 300 metros.
    Usaremos, como proposto por algumas boas indicações do forum, material de primeira evitando "gambiarras".
    Os passos seguintes informarei aqui.
    No post anterior coloquei as coordenadas de cada ponto.
    No seguinte colocarei PARA A AVALIAÇÃO DE TODOS sobre a qualidade da visada, as coordenadas dos três pontos que pretendemos usar.

    Estou à disposição para esclarecimentos
    No meu na reunião parcial que tive com o pessoal que cuida desta parte pra mim ficou assim:

    Torre central => Torre Cidade 01 e Sub Central: 28km
    * 01 par Pluton PTX 36-58A
    * 02 cartão EnGenius
    * 01 RB600A

    Torre Cidade 01 e Sub Central => Repetidora Zona Rural: 34km
    * 01 par Pluton PTX 36-58A 37dbi
    * 02 cartão EnGenius
    * 01 RB433AH

    Repetidora Zona Rural => Serra Sub Central 50km
    * 01 par Pluton PTX36-58C 40dbi
    * 02 Cartão XR5
    * 01 RB433AH

  17. #37

    Padrão

    Amigo Neto,
    pra que gastar tanto com Pluton?
    porque não utilizar a Geenge?

    Garanto satisfação, (obs: não trabalho pra eles , apenas compro deles.)

    Não gosto de ver ngm jogando dinheiro fora

    mas, posta resultados depois dos enlaces prontos (digo para ambos)

    Sorte!

  18. #38

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    Amigo Neto,
    pra que gastar tanto com Pluton?
    porque não utilizar a Geenge?

    Garanto satisfação, (obs: não trabalho pra eles , apenas compro deles.)

    Não gosto de ver ngm jogando dinheiro fora

    mas, posta resultados depois dos enlaces prontos (digo para ambos)

    Sorte!
    Preciso de utilizar antenas vazadas devido o locar ser muito alto e na minha região tem ventos que o pessoal fala " Pé de vento" que quando vem derruba tudo.

  19. #39

    Padrão

    Amigo,

    Tenho aki no meu provedor um Enlace de 60km com os seguintes equipamentos:

    02 - RB 433
    02 - MINI-PCI UBIQUIT XR5 5.8GHZ
    02 - ANTENAS PLUTON PTX28-58 5.8GHZ FECHADA
    VISADA PERFEITA.
    PASSANDO 18 MEGAS BACANA!

    Bom, tem um programa chamado "Rádio Mobile", ele calcula com prefeição se o enlace vai fechar ou não, vc tem apenas que colocar os equipamentos utilizados, altura de cada torre e as coordenas topográficas tiradas por GPS.

    O problema é que o Rádio Mobile não é tão simples de mecher.

    No mais, um abraço!

  20. #40

    Wink A visada

    marioth, estou com problemas nisso, penso que terei visada mas sem folgas, quer dizer: há um morro no meio que se não impede a visada pelo menos pode ser um obstáculo se pensarmos em termos da barreira de fresnel.
    A questão é, com um XR5 desses e boas antenas (90cm) daria para superar essa dificuldade (de ter um morro que não tapa a visada mas pode atrapalhar a onda de fresnel)?
    Abraços e interessante post o seu
    [email protected]
    Vamos trocar experiências!