Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Enlace de 43 KM

    Na verdade estamos tentando levar o sinal da net por 84 kms. Pegaremos o link da embratel (fibra ótica) e mandaremos para ponto BURITI (com visada) distante a 42km. Do ponto BUTIRI mandaremos para o ponto AMARA, mais 42 km.
    Quer dizer, o ponto INTERMEDIÁRIO fica exatamente no meio.
    Questão: existe uma diferença de altitude entre os pontos. O ponto BURITI fica distante 42 km, mas fica cerca de 100 metros acima dos outros dois pontos.
    Será que esse DESNÍVEL pode resultar em diminuição da qualidade do sinal?
    Estaremos usando XR9.
    Preciso e desejo ajuda de todos os amigos.
    Grato

  2. #2
    gilmarmoretto
    Visitante

    Padrão

    Olha, não é querer te desanimar, mas eu acho que não vai conseguir não.
    Eu ví um comentário de alguém de colocou um link de trinta e pouco kilômetros que funciona beleza, mas quando chove fica uma m...
    Eu acho que tu pode conseguiur com ceteza fazer um link desses mas quando chover o teu sinal vai para as cucuias.
    Tá dada a minha opnião, pense na possibilide de colocar mais uns 2 pontos justamente para fugir do problema do espelho d'agua fazendo nós de 20 em 20 kilômetros

  3. #3

    Padrão

    Amigo com equipamento certo antenas placas e cartoes vc pode jogar mais do que isto e te garanto que vai ter qualidade.

  4. #4
    gilmarmoretto
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lenimax Ver Post
    Amigo com equipamento certo antenas placas e cartoes vc pode jogar mais do que isto e te garanto que vai ter qualidade.


    Lenimax, até qual distancia tu viu funcionando? E qual frequencia( 2,4 ou 5,8))?
    Eu até hoje só ouvi falar e numca vi mais do que 30 kilômetros de 5.8. E havia ainda o problema de quando chovia ( não uma chuva qualquer, estou me referindo a chuva forte mesmo, mas que deve ser considerada) o sinal ficava muito ruim.
    Claro, tem os canops, os alvarios e alguns outros que realmente prometem o que cumprem, mas o custo por rádio é muito alto, tão alto que as vezes vale mais a pena fazer uma repetidora do que fazer essas pontes.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lenimax Ver Post
    Amigo com equipamento certo antenas placas e cartoes vc pode jogar mais do que isto e te garanto que vai ter qualidade.
    se der uma procurada no forum vai ver que va foi feito ponto com muito mais q isso...
    mas é como o amigo disse tem q ter os equipamentos apropriados para isso..

    1º routerboard
    2º Cartãoes -de preferencia engenius
    3º antenas de qualidade-de preferencia zirok
    4º fazendo em 5.8ghz

    qualquer coisa estamos ai...

  6. #6

    Smile pode dar...

    Amigo, é possível que dê, porém a relação potência deverá ser muito bem calculada, além disso deve-se levar em conta que a terra se "curva" a cada 50km, então o disnivel entre torres pode dar um trabalho, o melhor mesmo é colocar uma repetição no meio disso. espero ter ajudado.

  7. #7

    Padrão

    amigo poe duas antenas hiperlink 90cm, duas rb 433, dois cartoes engenius ou ubiquiti xr5 que vai ficar show de bola. Tudo 5.8

  8. #8

    Padrão

    Obs: para isso tem que ter visada perfeita

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Orsely Ver Post
    Na verdade estamos tentando levar o sinal da net por 84 kms. Pegaremos o link da embratel (fibra ótica) e mandaremos para ponto BURITI (com visada) distante a 42km. Do ponto BUTIRI mandaremos para o ponto AMARA, mais 42 km.
    Quer dizer, o ponto INTERMEDIÁRIO fica exatamente no meio.
    Questão: existe uma diferença de altitude entre os pontos. O ponto BURITI fica distante 42 km, mas fica cerca de 100 metros acima dos outros dois pontos.
    Será que esse DESNÍVEL pode resultar em diminuição da qualidade do sinal?
    Estaremos usando XR9.
    Preciso e desejo ajuda de todos os amigos.
    Grato
    Amigo,

    Quanto de Banda você precisa passar nesse enlace? estou numa situação parecida.

    Abraço

  10. #10

    Padrão

    Vamos aos esclarecimentos!
    Respondendo aos amigos mais céticos (todos por motivos razoáveis), posso dizer que li dias atrás um post muito esclarecedor aqui mesmo. Na tal postagem o autor, com base real, o autor afirmava que essas XR9 podem chegar a até 80 km.

    Usarei xr9, com o que houver de mais adequado em termos de antena (90 cm, creio que são suficientes), adotarei 5.8. A alimentação em alguns pontos terá que ser solar, com baterias... etc.

    Vou esclarecer mais detalhadamente o problema, pode ser que possamos pensar melhor, já que houve vários comentários (todos contribuindo de alguma forma).
    Depois dos comentários pensei melhor resolvi-me por colocar mais um ponto entre os pontos 1ºe 2º. Assim serão 3 pontos para cobrir os primeiros 42 KMs (dos 84 totais).

    Assim passo a descrever detalhes de cada um dos AGORA 4 pontos:


    O primeiro ponto fica a aproximadamente 200m de altitude.
    O segundo ponto fica a 24 km do primeiro e a 403 metros de altitude (203 metros acima do primeiro).
    O terceiro ponto (que no post anterior estava denominado BURITI) dista 27 km do segundo ponto e fica a 410 metros de altitude. Com esses três pontos consivo vencer os 42 km iniciais (com as curvas, pela redefinição dos locais de torres o sinal percorerá, 51km, 9 a mais que antes em linha reta).

    Do ponto BURITI em diante, por conta de visada que aparentemente será excelente, TENTAREI fazer com apenas a torre no destino (no ponto AMARA).

    O quarto (E ÚLTIMO PONTO, que antes denominei AMARA) fica a 40 km do terceiro e a 300 metros de altitude (uma diferença de altitude de 110 metros em relação ao ponto BURITI).

    Esse desnível é ruim? Ou, considerando-se a distância que o sinal percorerá, é desprezível?


    Vamos às respostas aos comentários do post anterior:
    gilmarmoretto: " pode conseguiur com ceteza fazer um link desses mas quando chover o teu sinal vai para as cucuias."
    Velho amigo, aqui não é tão comum chuvas tão fortes, com ventos etc são mais raras ainda.

    "pense na possibilide de colocar mais uns 2 pontos"
    Já decidi-me por colocar mais um ponto, como está descrito no post de hoje. Só que coloquei para dividir os 42 km iniciais.
    Obrigado pelo comentário amigão, ajudou de verdade (tanto que reconsiderei algumas coisas que faria);
    lenimax: bem, aposto que farei. Gostei das palavras de incentivo. Se puder dar alguma dica a mais, é muito bem vinda.

    Everloko: é por aí mesmo, vc está correto e estou trabalhando adotando esses critérios que vc enumerou.
    beirsdorf: sabe, vc disse algo no que n havia pensado. por isso TAMBÉM me resolvi a adotar uma torre intermediária entre os dois primeiros pontos pensados inicialmente: serão três para cobrir os 42km iniciais. Os 40km finais (são na verdade 40, acabo de medir) deverão ser feitos sem um ponto intermediário, mesmo correndo riscos. Acho que dará pois temos visada boa e quero evitar que fazer MAIS UM gasto com placas solares, bateria. Penso que com sobra de visada que tenho poderei fazer o sinal chegar legal ao ponto final (percorrendo 40 km). Obrigado pela dica, se puder contribuir mais com essas novas informações, será bem vindo.

    jorgilson: boas dicas, sobretudo a da antena, que irei aproveitar no projeto/execução. Grato!!

    Bem, as informações quanto à distância e altitude foram conseguidas com medições do GOGOLE EARTH (versão gold, que inclusive tenho à disposição para quem pedir).

    Bem, está posto, mais detalhadamente, o problema.

    Espero comentários de todos que puderem. Apresentarei EM DETALHES os resultados logo que tiver em mãos.
    Abraços e até a próxima!.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Orsely Ver Post
    Na verdade estamos tentando levar o sinal da net por 84 kms. Pegaremos o link da embratel (fibra ótica) e mandaremos para ponto BURITI (com visada) distante a 42km. Do ponto BUTIRI mandaremos para o ponto AMARA, mais 42 km.
    Quer dizer, o ponto INTERMEDIÁRIO fica exatamente no meio.
    Questão: existe uma diferença de altitude entre os pontos. O ponto BURITI fica distante 42 km, mas fica cerca de 100 metros acima dos outros dois pontos.
    Será que esse DESNÍVEL pode resultar em diminuição da qualidade do sinal?
    Estaremos usando XR9.
    Preciso e desejo ajuda de todos os amigos.
    Grato
    >>>>>>>>>>>>>
    eu fiz um link de 65 km ,comecei com rb 433 depois troquei por uma 600,cartao xr5 ubiquiti,antenas pluton,com boa visada .cara ,tirando o problema de energia(que é solar),to jogando 4 mb tranquilo,funciona que é um mel.

  12. #12

    Padrão

    [quote=gilmarmoretto;369088]Lenimax, até qual distancia tu viu funcionando? E qual frequencia( 2,4 ou 5,8))?
    Eu até hoje só ouvi falar e numca vi mais do que 30 kilômetros de 5.8. E havia ainda o problema de quando chovia ( não uma chuva qualquer, estou me referindo a chuva forte mesmo, mas que deve ser considerada) o sinal ficava muito ruim.
    Claro, tem os canops, os alvarios e alguns outros que realmente prometem o que cumprem, mas o custo por rádio é muito alto, tão alto que as vezes vale mais a pena fazer uma repetidora do que fazer essas pontes.[/quote
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    olá meu caro
    outras distancias maiores eu fico calado
    mas te garanto que o 65 km que fiz ta arrebentando com 4 mb de banda.

  13. #13
    gilmarmoretto
    Visitante

    Padrão

    Tá mas e quando chove?!
    Eu estou batendo e sendo insistente porque nimguém está dizendo que o sinal em tal distância fica bom em dias de chuva.
    Nimguém monta uma torre embaixo da chuva então é obvio que tudo fica perfeito, lindo e maravilhoso quando o tempo está limpo e ensolarado mas estou querendo chegar ao ponto extremo, que é o de ter o link funcionando para uma vídeo conferencia com um pé d'agua acontecendo ao mesmo tempo!

    É só alguém dizer " sim, fica tudo perfeito com uma chuva forte também que eu ví!" que eu me dou por satisfeito.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gilmarmoretto Ver Post
    Tá mas e quando chove?!
    Eu estou batendo e sendo insistente porque nimguém está dizendo que o sinal em tal distância fica bom em dias de chuva.
    Nimguém monta uma torre embaixo da chuva então é obvio que tudo fica perfeito, lindo e maravilhoso quando o tempo está limpo e ensolarado mas estou querendo chegar ao ponto extremo, que é o de ter o link funcionando para uma vídeo conferencia com um pé d'agua acontecendo ao mesmo tempo!

    É só alguém dizer " sim, fica tudo perfeito com uma chuva forte também que eu ví!" que eu me dou por satisfeito.
    amigo com ja mencionado meu ponto chega a 60 km em 5.8 ....
    e ja faz 8 meses que montei....até agora ja choveu até canivete e não tive problemas..
    nem sinal nem pacote nem em velocidade ...com chuva ou sem chuva ....

    ping a 1ms ..2 ms ...3 ms ....coneção perfeita ping perfeito navegação perfeita faça chuva ou faça sol...

  15. #15
    gilmarmoretto
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Everloko Ver Post
    amigo com ja mencionado meu ponto chega a 60 km em 5.8 ....
    e ja faz 8 meses que montei....até agora ja choveu até canivete e não tive problemas..
    nem sinal nem pacote nem em velocidade ...com chuva ou sem chuva ....

    ping a 1ms ..2 ms ...3 ms ....coneção perfeita ping perfeito navegação perfeita faça chuva ou faça sol...

    Beleza, era exatamente isso que tinha dúvidas.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Everloko Ver Post
    amigo com ja mencionado meu ponto chega a 60 km em 5.8 ....
    e ja faz 8 meses que montei....até agora ja choveu até canivete e não tive problemas..
    nem sinal nem pacote nem em velocidade ...com chuva ou sem chuva ....

    ping a 1ms ..2 ms ...3 ms ....coneção perfeita ping perfeito navegação perfeita faça chuva ou faça sol...
    Everloko,

    Você poderia passar maiores informações sobre esse enlace? tipo equipamentos utilizados, troug alcançado, distancia entre pontos e altura das antenas/torres.

    Procurei nos seus post's mas não encontrei.

    Desde já agradeço,

  17. #17

    Padrão ponto a ponto

    Cliente uma metalurgica --distancia aproximadamente 58 km fora da cidade .
    Sem visada devido a distancia mas em linha reta .
    torre central 35metros ... torre do cliente 30metros
    equipamentos:
    1- routerboard 433
    2-Cartãoes -de preferencia engenius
    2-antenas de qualidade-de preferencia zirok
    fazendo em 5.8ghz e fechando oponto em WDS
    utilizando GPS para calculos entres os posntos das torres.
    saindo da cidade link full de 5 mg chegando no cliente 5 mg
    ping em media 1ms..2ms..3ms muito raro dar um ping de 5 ms
    só não fiz ainda a medição do throughput mas assim q fizer faço um post com o resultado..

    informando ..para os pontos ficarem perfeito tudo depende de equipamentos apropriados e de acordo com distancia e o terreno se for muito longo sem visado e com abstaculos Ex:serra..morro etc..
    com certeza não sera uma maravilha...

  18. #18
    gilmarmoretto
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Everloko Ver Post
    Cliente uma metalurgica --distancia aproximadamente 58 km fora da cidade .
    Sem visada devido a distancia mas em linha reta .
    torre central 35metros ... torre do cliente 30metros


    Everloko, tu fez uma torre central?
    Afinal qual a distância dos dos clientes em relação a torre?


    Poderia pegar as coordenadas certinhas no google earth para a gente entender isso?
    Porque quando tu falou que fez um link de 58 kilômetros entendi que era um ponto-a-ponto direto ( e isso me causou uma enorme surpresa pela distância) só que tu colocando uma repetidora no meio do caminho facilita as coisas, só que daí esse teu link já não serviria de exemplo para alguém que precisa fazer um link muito longo e não tem como colocar uma repetidora no meio do caminho.

    poderia colocar as coordenadas certinhas dos 2 pontos e da repetidora?

  19. #19

    Padrão A experiência

    Uma coisa que certamente nunca estará à venda no supermercado é a experiência.
    Essa informação é central, absolutamente central. Quer dizer, os limites dependem muito da ousadias.
    Mas me diga uma coisa, quanto à questão da qualidade da net em uma chuva torrencial, já testaste?
    Não que invalide ou diminua o sucesso, é só para saber, mesmo porque chuvas assim são raras e nem sei se é recomendável estar com máquinas ligadas em tais ciercustâncias extremas.
    Grato, de verdade!

  20. #20

    Padrão

    Sofri pequeno acidente doméstico, por isso estou com alguma dificuldade para trabalhar, mas a partir desta tarde (de sábado) estarei descrevendo com mais detalhes o projeto. Gostaria de propostas, idéias, críticas, comentários.
    Grato a todos