Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Interferencia????

    Olá galera aproveitando o topico gostaria que me dessem uma ajuda pois estou com um problema grave aki.
    Seguinte tenho um mk config/ como ap-bridge somente, o controle de cliente é feito em outro server, um suse 11..
    Vale lembrar que todos os equipamentos que irei citar é pra frequencia 2.4 Ghz.
    Seguinte no mk tenho uma placa d-link chip Atheros AR5413, recebendo o cabo (lmr400 +/- 13 mtrs) que vem lah da omini (Pluton Ptx32 16 db) que está encima da torre, agora que é o grosso..
    Aqui à um grande numero de provedores piratas, ou seja varios sinais que poluem o cidade, com interferencias, somos o unico provedor legalizado porem sofremos com esse problema de provedores piratas..a maioria deles usan omnis de 12 db alguns setoriais,..
    Seguinte galera o problema é que estou com um numero grande de clientes com ping alto mais com um nivel de sinal legal, mais com mts precas de pacote, mais ao mesmo tempo tenho clientes funcionando legalzinho, oque será que pode ser isso???
    Já fiz varios testes de canal e nd só piora, aumentei diminui o tx power (atual em 20) que no meu caso está em card rates e nd, mudei tds as polarizaçoes das antenas dos clientes por causa da pluton (deu um trampo da pega) melhorou significadamente mais o problema voltou a acontecer..
    Será que essa metade de clientes que está com sinal regular e perdas é interferencia???? ou será que é alguma conf/ do mk??? coloco algo em data rates (meu caso está em default), me dem uma luz

    Obrigado..
    Última edição por danix; 17-01-2009 às 08:24.

  2. #2

    Padrão

    fala q tem provedores piratas poluindo o espectro e vc com amplificador???????????
    vai ser linxado no forum....rs

  3. #3

    Padrão

    Tira este amplificador de 1w. Esta é a primeira medida. Com uma Pluton ptx 32 não precisa disso.
    E logo, não demora, pois se tu é o único legalizado, se te pegam vai perder teu provedor.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    fala q tem provedores piratas poluindo o espectro e vc com amplificador???????????
    vai ser linxado no forum....rs
    Olá damacenoneto, o esquema do ampli/ foi só para fazer uns testes em clintes longa distancia, jah retirei ele, mais o problema continua, não era meu ampli/..
    Agora voltando ao assunto tem alguma experiencia com interferencias que possa postar afim de resolvermos um problema.. pq te garanto que não sou eu somente que faz ou fizeram teste com torre amplificadas..e outra amplificadores coloca meu provedor em risco, por isso q não trabalho com ele ativo ..

    Abraço..

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Tira este amplificador de 1w. Esta é a primeira medida. Com uma Pluton ptx 32 não precisa disso.
    E logo, não demora, pois se tu é o único legalizado, se te pegam vai perder teu provedor.

    Olá 1929, cara jah tirei o ampli, como disse ao amigo acima, era só pra fazer testes num cliente de 15 km, mais o problema continua forte..

    abraço...

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por danix Ver Post
    Olá damacenoneto, o esquema do ampli/ foi só para fazer uns testes em clintes longa distancia, jah retirei ele, mais o problema continua, não era meu ampli/..
    Agora voltando ao assunto tem alguma experiencia com interferencias que possa postar afim de resolvermos um problema.. pq te garanto que não sou eu somente que faz ou fizeram teste com torre amplificadas..e outra amplificadores coloca meu provedor em risco, por isso q não trabalho com ele ativo ..

    Abraço..
    Certa vez eu achava que estava tendo interferencia, porem, era sobrecarga nos cartoes. Coloquei mais uma setorial em cada setor com mais cartao, dividi os clientes entre eles e pronto...

    Outra solucao que vi pra isso, foi montar pops quase em tds os bairros, torres pequenas, 15 metros, pouquissima potencia, mas grande qualidade....

  7. #7

    Padrão Interferencia

    Troca a omni por paineis, faz um teste no espectro na base e veja qual canal está mais livre.
    Lembre-se que um cliente a 13km, a interferencia pode estar lá no cliente, mesmo tirando a interferencia da tua base. Se tiver como, faça um no teu cliente também.
    Outra coisa que pode estar atrapalhando você é a utilização, como o amigo acima comentou.

    Boa sorte.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por danix Ver Post
    Olá 1929, cara jah tirei o ampli, como disse ao amigo acima, era só pra fazer testes num cliente de 15 km, mais o problema continua forte..

    abraço...
    Já vi a sua resposta. Nós acabamos postando na mesmoa hora.

    Mas presta bem atenção nas recomendações do DamascenoNeto

    Eu tenho projeto de expansão semelhante ,baseado em vários pontos de acesso. Ninguém mais longe de 600m de cada ponto.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por israelneto Ver Post
    Troca a omni por paineis, faz um teste no espectro na base e veja qual canal está mais livre.
    Lembre-se que um cliente a 13km, a interferencia pode estar lá no cliente, mesmo tirando a interferencia da tua base. Se tiver como, faça um no teu cliente também.
    Outra coisa que pode estar atrapalhando você é a utilização, como o amigo acima comentou.

    Boa sorte.
    Eu vi acontecer em duas redes que montei. em bairros separados. Canal 6 estava vazio nas duas. Mas o rendimento foi baixo.
    Troquei para canal 11 e melhorou. No site survey não tinha rede com sinal forte todos bem baixos no sinal.
    Dai me bateu a curiosidade: experimentei no 14 e ficou excelente. E isso nas duas redes o resultado foi o mesmo.
    Mas como o 14 não é liberado voltei para o 11.
    Nos canais baixos como 1 ficou muito ruim, pior do que no 6 . Daí me vem a mente: será que estas antenas estão sendo calibradas em fábrica, para os canais altos? Normalmente seria fabricada para o meio da frequencia disponível.
    Tem acontecido ísto também com voces, melhor desempenho em canais altos?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu vi acontecer em duas redes que montei. em bairros separados. Canal 6 estava vazio nas duas. Mas o rendimento foi baixo.
    Troquei para canal 11 e melhorou. No site survey não tinha rede com sinal forte todos bem baixos no sinal.
    Dai me bateu a curiosidade: experimentei no 14 e ficou excelente. E isso nas duas redes o resultado foi o mesmo.
    Mas como o 14 não é liberado voltei para o 11.
    Nos canais baixos como 1 ficou muito ruim, pior do que no 6 . Daí me vem a mente: será que estas antenas estão sendo calibradas em fábrica, para os canais altos? Normalmente seria fabricada para o meio da frequencia disponível.
    Tem acontecido ísto também com voces, melhor desempenho em canais altos?

    Não sei mais acho que estamos iguais, hj realizei varias trocas de canal, na verdade testei todos do 1 ao 14 , e o que melhor funcionaou foi o 13 o sinal em clientes que estava em 13% foi para 78% e ping maravilha, mais como este é um canal não liberado tive que deixar no 8 que tbm me deu bons resultados... não como o 13 maiss.. foi a unica alternativa... Vamos ver como vai se comportar...
    Qqr muda~ça eu posto..

    vlw
    Última edição por danix; 10-01-2009 às 22:32.

  11. #11

    Padrão Omini

    Eu acredito que seu problema seja trafego no cartão...
    Tbm acho q seu cabo ai ta mto longo, tente colocar uma ap junto a antena.
    Outra dica seria vc vc colocar serial, coloca 4 de 90º e 1 cartão para cada antena, vai ficar show de boa...

  12. #12

    Padrão

    discordo com relacao ao tamanho de cabo. Uso cabo de 17, 20 metros em torre, cabo rgc213, sem problemas.

  13. #13

    Padrão

    Cara passei por problemas de interferencia, fiz muitas mudanças para minha rede funcionar corretamente e acabei trocando uns paineis bombas que tinha por paineis hyperlink horizontal, pois na cidade todos trabalham com vertical, ficou beleza. Antes um ping para um cliente não dava menos de 300 ms 500 ms hj tem cliente que dar 5 ms,maravilha. A interferencia pode está sendo gerado por vc mesmo,muita potencia não quer dizer qualidade.

    Faloww

  14. #14

    Padrão

    com relação ao cabo indico usar no maxima 3 m, é melhor.

  15. #15

    Talking

    Bom, eu não entendo muito mas já passei por esse problema e vou lhe dar uma dicas.

    1º se você usa Engenius 8602 Plus, diminua de 20 pra 14;

    2º diminua o cabo pra no maximo 3 mt;

    3º se tiver como troque sua antena por Painel Setorial da Ideal de 15dbi de 120º (são os melhores que já vi, meio caro mas vale cada centavo);

    4º verifique a quantidade de cliente nos cartões (como tá tinha dito os colega).

    Uso RB600A com cartão EnGenius 8602 Plus na potência 14, 01 Painel Setorial da Ideal de 15dbi de 120º (ele tá jogando quase 200º) e tenho cliente a mais de 6km com visada bem comprometida usando uma placa ralink e o cabo de 10mt. O sinal deste cliente fidca em torno de -63 a -68 e o ping dele até o site do uol não passa de 32ms.


    OBS: esses dados são de uma Repeditora de um link ponto a ponto de 28km.

  16. #16

    Padrão

    Esqueci de conexão o esquema da minha rede.

    OBS: Apenas a primeira e a segunda torres estão prontas, o resto está em processo de conclusão mas a chuva não está ajudando.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rede Completa JPG.jpg
Visualizações:	138
Tamanho: 	303,8 KB
ID:      	3342  

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por renatoniz Ver Post
    Eu acredito que seu problema seja trafego no cartão...
    Tbm acho q seu cabo ai ta mto longo, tente colocar uma ap junto a antena.
    Outra dica seria vc vc colocar serial, coloca 4 de 90º e 1 cartão para cada antena, vai ficar show de boa...
    Olá amigo, mais o cabo tenho certeza que não é, uso o lmr400 ele é bem robusto nessa parte, e sobre as setorias eu posso até concordar que melhore, mais estou indo a caça com as armas que tenho... mais setorial é melhor sim.. mais por enquato vo de pluton ptx 32 sté ver que não tem geito..rs.. vlw

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nemer Ver Post
    Cara passei por problemas de interferencia, fiz muitas mudanças para minha rede funcionar corretamente e acabei trocando uns paineis bombas que tinha por paineis hyperlink horizontal, pois na cidade todos trabalham com vertical, ficou beleza. Antes um ping para um cliente não dava menos de 300 ms 500 ms hj tem cliente que dar 5 ms,maravilha. A interferencia pode está sendo gerado por vc mesmo,muita potencia não quer dizer qualidade.

    Faloww
    Olá nemer, jah trabalho unico e exclusivamente na cidade com polarização horizontal...mais isso não evita inteferencia por total, ... vc pode ficar "livre" por um tempo mais uma hr crespa de novo... abraço

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nemer Ver Post
    com relação ao cabo indico usar no maxima 3 m, é melhor.

    Amigo depende do cabo vc pode usar 20, 30 mtrs sem percas e sem mta latencia, a escolha certa do cabo e sua confecçaõ é o que conta... usa o lmr400 que naum vai ter problemas com 10, 15 mtrs ou mais...e tem cabos que ainda são melhores que o lmr400..só que é carinho o metro..

  20. #20

    Padrão

    bom no meu caso já tou a mais de um ano conseguindo dormir melhor, fiz muita implantação na minha rede e o que mais me ajudou foi justamente a polarização horiontal e a diminuição da potencia dos cartões e uma analise melhor dos canais.

    espero que consigua resolver o problema...falow