Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NetoGO23 Ver Post
    Bom, eu não entendo muito mas já passei por esse problema e vou lhe dar uma dicas.

    1º se você usa Engenius 8602 Plus, diminua de 20 pra 14;

    2º diminua o cabo pra no maximo 3 mt;

    3º se tiver como troque sua antena por Painel Setorial da Ideal de 15dbi de 120º (são os melhores que já vi, meio caro mas vale cada centavo);

    4º verifique a quantidade de cliente nos cartões (como tá tinha dito os colega).

    Uso RB600A com cartão EnGenius 8602 Plus na potência 14, 01 Painel Setorial da Ideal de 15dbi de 120º (ele tá jogando quase 200º) e tenho cliente a mais de 6km com visada bem comprometida usando uma placa ralink e o cabo de 10mt. O sinal deste cliente fidca em torno de -63 a -68 e o ping dele até o site do uol não passa de 32ms.


    OBS: esses dados são de uma Repeditora de um link ponto a ponto de 28km.

    Parabens pelo material, e pelo sucesso .. só não vo de egenius .... eu uso Ag530 chip Atheros funcionando perfeitinho...

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nemer Ver Post
    bom no meu caso já tou a mais de um ano conseguindo dormir melhor, fiz muita implantação na minha rede e o que mais me ajudou foi justamente a polarização horiontal e a diminuição da potencia dos cartões e uma analise melhor dos canais.

    espero que consigua resolver o problema...falow
    passa seu msn amigo... abraço

  3. #23

    Padrão

    Citação Postado originalmente por danix Ver Post
    Olá amigo, mais o cabo tenho certeza que não é, uso o lmr400 ele é bem robusto nessa parte, e sobre as setorias eu posso até concordar que melhore, mais estou indo a caça com as armas que tenho... mais setorial é melhor sim.. mais por enquato vo de pluton ptx 32 sté ver que não tem geito..rs.. vlw
    CAra, com a PTX 32 tu está bem servido. Ela é polarização horizontal.Trocar por setoriais só se tiver necessidade por causa de muitos online.

    E estou contigo. Qualidade de cabo não deve ser, pois este também é dos bons.
    Estou planejando fazer várias repetidoras para bairros e não estou a fim de gastar com torres. Uma torre pequena de 15 metros não sai por menos de 4.000,00 se considerar todos os acessórios, como estais e para-raios. Já um um mastro telescópico, fica mais em conta, só que não dá para colocar toda uma parafernália lá em cima. Tem o terminal muito fino. Então, é só colocar os rádios em baixo e subir com um cabo destes que não tem quase nada de perda e deixar só antena lá em cima. Sem falar na facilidade de manutenção. Por isso reforço, não é cabo. Só se não tiver bem feitinho.


    Tem que analisar outras possibilidades para ver o que está acontecendo.

    Mas se por ventura resolver no futuro trocar esta antena e for aposentá-la, me candidato a compra-la de ti.

  4. #24

    Padrão

    Teu problema é muito relativo. todos estão certos e ao mesmo errados. em wireless quase nada é uma regra. tudo depende do cenario. Em uma determinada região um cabo de 20 metros pode funcionar 100% em outra não, uma omni pode servir na primeira mas na outra não. tem que se levar em consideração o spctro, a topografia do local, os equipamentos utilizados, a quantidade de clientes e a banda utilizada pelos clientes.

    existe alguns principios para iniciarmos a solução desse problema.

    primeiro dividir os clientes em varios APs, desta forma a influência da interferencia diminui. Jamais utilizar antenas omnis (só se vc tiver apenas 30 clientes)

    segundo, utilizar a menor quantidade de cabos (cabo não só atenua o sinal como também absorve interferencia)

    terceiro Não fazer torres em cima de morro (utilize os morros para isolar suas torres) trabelhe com o principio de celulas.

    faça controle de banda também no cliente (não utilize placas pci no cliente) baratear custo as vezes sai mais caro.

    vc pode começar por ai...

  5. #25

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    CAra, com a PTX 32 tu está bem servido. Ela é polarização horizontal.Trocar por setoriais só se tiver necessidade por causa de muitos online.

    E estou contigo. Qualidade de cabo não deve ser, pois este também é dos bons.
    Estou planejando fazer várias repetidoras para bairros e não estou a fim de gastar com torres. Uma torre pequena de 15 metros não sai por menos de 4.000,00 se considerar todos os acessórios, como estais e para-raios. Já um um mastro telescópico, fica mais em conta, só que não dá para colocar toda uma parafernália lá em cima. Tem o terminal muito fino. Então, é só colocar os rádios em baixo e subir com um cabo destes que não tem quase nada de perda e deixar só antena lá em cima. Sem falar na facilidade de manutenção. Por isso reforço, não é cabo. Só se não tiver bem feitinho.


    Tem que analisar outras possibilidades para ver o que está acontecendo.

    Mas se por ventura resolver no futuro trocar esta antena e for aposentá-la, me candidato a compra-la de ti.
    Ok.. amigo.. Bom nem posso opnar sobre o mastro pois nunca nem usei um .. sempre utilizei torres.. mais posso opnar que se no seu caso não rolar mta interferencia use a pluton ptx 32 caso seja em 2.4 seu link.. ele é bem robusta sim.. o unico problema é por ser omni ela abraça interferencia facil...

    qqr coisa estamos ai

  6. #26

    Padrão

    Citação Postado originalmente por danix Ver Post
    Ok.. amigo.. Bom nem posso opnar sobre o mastro pois nunca nem usei um .. sempre utilizei torres.. mais posso opnar que se no seu caso não rolar mta interferencia use a pluton ptx 32 caso seja em 2.4 seu link.. ele é bem robusta sim.. o unico problema é por ser omni ela abraça interferencia facil...

    qqr coisa estamos ai
    outra solução é usar um equipamento que aceite o firmware oswave. Ele tem mais controle sobre interferências.

    Eu tenho a impressão que no meu caso, para atender bairros, com numero reduzido de assinantes não compensa instalar 4 rádios +4 setoriais para atender 30 usuários. Então estou a fim de fazer várias células com 1 rádio para distribuir e usar uma ptx32. E recebendo o link em 5.8. Com várias células destas não vai sobrecarregar.
    E aí eu doso a potencia e config para uma célula não interferir na outra. E quanto a outros provedores, os que tem aqui estão todos sem documentação. Só estou esperando para legalizar e exigir uma fiscalização. Assim a interferencia se houver vai sumir. heheheh

    Tudo isso no papel parece funcionar perfeito. Só falta ver na prática. Como em wireless a prática nem sempre é aquilo que se espera, tenho que experimentar.

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    outra solução é usar um equipamento que aceite o firmware oswave. Ele tem mais controle sobre interferências.

    Eu tenho a impressão que no meu caso, para atender bairros, com numero reduzido de assinantes não compensa instalar 4 rádios +4 setoriais para atender 30 usuários. Então estou a fim de fazer várias células com 1 rádio para distribuir e usar uma ptx32. E recebendo o link em 5.8. Com várias células destas não vai sobrecarregar.
    E aí eu doso a potencia e config para uma célula não interferir na outra. E quanto a outros provedores, os que tem aqui estão todos sem documentação. Só estou esperando para legalizar e exigir uma fiscalização. Assim a interferencia se houver vai sumir. heheheh

    Tudo isso no papel parece funcionar perfeito. Só falta ver na prática. Como em wireless a prática nem sempre é aquilo que se espera, tenho que experimentar.
    Isso, fazendo ptp em 5.8 e distribuindo em 2.4 ghz vc tera mais qualidade e de interferencias no 5.8 vc vai fica mais tranquilo, e no 2.4 se seu espectro ai for igual aqui, a maioria vertical (polarização da grades), vc ja ganha desempenho se optar pela pluton ptx32, que vai diferenciar o enlace provedor-cliente que será na horizontal, ficará legal..

    Qual a distancia de seu ptp???
    Qts Mb deseja passar?
    jah sabe quais materiais usar??
    Vai usar mikrotik nas duas pontas?? (recomendo)
    etc..etc...

    Se quiser opniões sobre isso, posta ai...

  8. #28

    Padrão

    Citação Postado originalmente por danix Ver Post
    Isso, fazendo ptp em 5.8 e distribuindo em 2.4 ghz vc tera mais qualidade e de interferencias no 5.8 vc vai fica mais tranquilo, e no 2.4 se seu espectro ai for igual aqui, a maioria vertical (polarização da grades), vc ja ganha desempenho se optar pela pluton ptx32, que vai diferenciar o enlace provedor-cliente que será na horizontal, ficará legal..

    Qual a distancia de seu ptp???
    Qts Mb deseja passar?
    jah sabe quais materiais usar??
    Vai usar mikrotik nas duas pontas?? (recomendo)
    etc..etc...

    Se quiser opniões sobre isso, posta ai...
    Atualmente tenho dois ptp em 2.4 fazendo wds. Estão em 1200m cada. E estou atualmente com 32mw mas já usei 16mw e ficou beleza. E dá entre 2 a 5ms.
    Tudo em bridge e o MK em baixo como servidor.
    Vou fazer estas células para atender no máximo 30 a 40 usuários. Cidade pequena, e cada bairro não vai ter muitos mesmo. Isso se chegar a 30 por célula. Por isso quero usar uma omini, mas não destas mais comuns que só dá problemas. Quero este modelo Slot por ser polarização horizontal. E com baixa potencia não vai interferir uma célula na outra.

  9. #29

    Padrão Resolvido..

    Olá amigos...
    Depois de tantos testes, cheguei ao ponto x (em questão de sinal)..
    Por mais dificil que seja de acontecer (mais não impossivel), o meu problema era sim o Lmr400, alias no caso o conector, o conector da ponta superior estava oxidado, tanto que confiei nesse cabo cometi um erro primario e não troquei de cara os conectores do cabo. Mas é apanhando assim que a gnt aprende, as vezes coisas obvias a gnt não ve por confiança no material..
    Mas tbm, no caso que ele estava sendo usado não vou mais usa-lo, derrubei ele da torre e vo usar uma rb433 la encima da torre com cabo bem curtinho, fiz um teste com o radio la encima e batata, o sinal voltou a ser como antes, sem aplificador sem nd, td regularizado.
    Estou agora trabalhando no canal 13 com polarização horizontal, e tah funcionando provisóriamente num edmax 7209, até segunda ou terça já chega a rb ai fica chik,..

    Galera vlw pelas dicas, assim que crescemos profissionalmente...

    E lembre-se.. Nem tudo que aparenta estar bom, mesmo que seja um otimo material, as vezes é o maior vilão de seus equipamentos..

    Abraço a todos..

  10. #30

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Atualmente tenho dois ptp em 2.4 fazendo wds. Estão em 1200m cada. E estou atualmente com 32mw mas já usei 16mw e ficou beleza. E dá entre 2 a 5ms.
    Tudo em bridge e o MK em baixo como servidor.
    Vou fazer estas células para atender no máximo 30 a 40 usuários. Cidade pequena, e cada bairro não vai ter muitos mesmo. Isso se chegar a 30 por célula. Por isso quero usar uma omini, mas não destas mais comuns que só dá problemas. Quero este modelo Slot por ser polarização horizontal. E com baixa potencia não vai interferir uma célula na outra.

    Amigo passa seu msn.... eu to criando um só para assuntos wireless .. sefor o caso eu te passo assim que acabar de criar...

    Bom add aí.. [email protected]
    Última edição por danix; 17-01-2009 às 08:55.

  11. #31

    Padrão

    Citação Postado originalmente por danix Ver Post
    Olá amigos...
    Depois de tantos testes, cheguei ao ponto x (em questão de sinal)..
    Por mais dificil que seja de acontecer (mais não impossivel), o meu problema era sim o Lmr400, alias no caso o conector, o conector da ponta superior estava oxidado, tanto que confiei nesse cabo cometi um erro primario e não troquei de cara os conectores do cabo. Mas é apanhando assim que a gnt aprende, as vezes coisas obvias a gnt não ve por confiança no material..
    Mas tbm, no caso que ele estava sendo usado não vou mais usa-lo, derrubei ele da torre e vo usar uma rb433 la encima da torre com cabo bem curtinho, fiz um teste com o radio la encima e batata, o sinal voltou a ser como antes, sem aplificador sem nd, td regularizado.
    Estou agora trabalhando no canal 13 com polarização horizontal, e tah funcionando provisóriamente num edmax 7209, até segunda ou terça já chega a rb ai fica chik,..

    Galera vlw pelas dicas, assim que crescemos profissionalmente...

    E lembre-se.. Nem tudo que aparenta estar bom, mesmo que seja um otimo material, as vezes é o maior vilão de seus equipamentos..

    Abraço a todos..


    Como havia te falado no começo do post... na minha opinião o cabo era comprido d+.
    Mas ainda bem que já conseguiu arrumar! Sucesso!

  12. #32

    Padrão

    Citação Postado originalmente por renatoniz Ver Post
    Como havia te falado no começo do post... na minha opinião o cabo era comprido d+.
    Mas ainda bem que já conseguiu arrumar! Sucesso!
    ]
    Obrigado....qualquer coisa estamos aí

  13. #33

    Padrão Interferencia

    Instale as tuas antenas de modo que o sinal do teu cliente fique isolado de 6 dBm dos outros sinais. Isso se faz, usando o recurso do interferômetro dentro da cavidade ressonante da antena. O radinho do teu cliente enxergará apenas o sinal escolhido, isolando-se dos outros sinais. Quando fizeres isso, analogicamente, estarás usando a antena e o cabo coaxial como filtro de RF.
    Posso te explicar este fenômeno físico de duas maneiras. Através de Cálculo Vetorial onde se define espaço vetorial ou com uso de um vobuloscópio num laboratório. De outra maneira não sei. No entanto, se tu souberes construir a pergunta, eu te darei a minha resposta. Acredite que isso é possível. Se na tua cidade existem 10.000 radinhos de 2,4GHz irradiando uma potência de 100mW cada um, no ar existe apenas 1.000W. É muito pouco para poluir uma atmosfera.
    De uma coisa eu tenho certeza, tu precisas aprender a fazer tratamento de sinal.
    Um abraço.
    Gilvan

    Dá uma olhada neste liink. Interferência - Wikipédia, a enciclopédia livre