+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlance 23KM Alagoinhas BA / ARAÇAS BA

    Ola pessoal , desde ja quero prestigiar todos os usuarios do under-linux e pedir a ajuda de vocês para montar este enlance

    estou com dúvidas sobre visada me parece fechada , a distancia é 28KM

    preciso passar apenas 4MB de LINK , de uma cidade a outra

    qual equipamento preciso usar

    tive pesquisando sobre a antena de 27Dbi da Zirok 5.8

    e um rádio Airaya , será que fica legal um ponto a ponto

    ultilizando

    2 rádios destes e duas antenas destas?

    desde ja muito obrigado.
    Última edição por jeckson55base; 10-01-2009 às 01:18.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jeckson55base Ver Post
    Ola pessoal , desde ja quero prestigiar todos os usuarios do under-linux e pedir a ajuda de vocês para montar este enlance

    estou com dúvidas sobre visada me parece fechada , a distancia é 28KM

    preciso passar apenas 4MB de LINK , de uma cidade a outra

    qual equipamento preciso usar

    tive pesquisando sobre a antena de 27Dbi da Zirok 5.8

    e um rádio Airaya , será que fica legal um ponto a ponto

    ultilizando

    2 rádios destes e duas antenas destas?

    desde ja muito obrigado.
    Olá amigo!

    Veja esta questão de visada, se não tiver visada esquece...

    Quanto aos equipamentos recomendo RB411 + Cartão Engenius EMP Plus S + Antenas Focal Point Geenge 30dbi (60cm).

    Um Abraço,
    Marcelo Piaz Vianna

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mvianna Ver Post
    Olá amigo!

    Veja esta questão de visada, se não tiver visada esquece...

    Quanto aos equipamentos recomendo RB411 + Cartão Engenius EMP Plus S + Antenas Focal Point Geenge 30dbi (60cm).

    Um Abraço,
    Marcelo Piaz Vianna

    Tambem prentendo usar para por em uns 20km será a melhor opçao em 5.8 ghz, mas e quanto essa antena ela é de disco ou ela é de grade?

    Muito obrigado pela atenção

    Valeu!

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jeckson55base Ver Post
    Ola pessoal , desde ja quero prestigiar todos os usuarios do under-linux e pedir a ajuda de vocês para montar este enlance

    estou com dúvidas sobre visada me parece fechada , a distancia é 28KM

    preciso passar apenas 4MB de LINK , de uma cidade a outra

    qual equipamento preciso usar

    tive pesquisando sobre a antena de 27Dbi da Zirok 5.8

    e um rádio Airaya , será que fica legal um ponto a ponto

    ultilizando

    2 rádios destes e duas antenas destas?

    desde ja muito obrigado.

    Realmente se não tiver visada pode esquecer. Coloque uma repetidora no meio, aí sim podera fazer com ayraia, mas antenas maiores... Tenho airaya em 10 kms com essas antenas, dá uns 6 mbps... Se tiver visada entre os 23 (ou 28 kms) use mikrotik com XR5... use antenas hyperlink de disco 29 dbi. Eu tenho esse cenário, em 23 kms, com potência do xr5 abaixada pra 20 dbm, passando 6 mbps full.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Realmente se não tiver visada pode esquecer. Coloque uma repetidora no meio, aí sim podera fazer com ayraia, mas antenas maiores... Tenho airaya em 10 kms com essas antenas, dá uns 6 mbps... Se tiver visada entre os 23 (ou 28 kms) use mikrotik com XR5... use antenas hyperlink de disco 29 dbi. Eu tenho esse cenário, em 23 kms, com potência do xr5 abaixada pra 20 dbm, passando 6 mbps full.

    opa amigo qnd vc diz 6mbps full voce diz 3mb/3mb tx/rx ? pois tenho um de 25km com antena ideal 27dbi, xr 5, com sinal de -70 e quando faço o teste pelo mikrotik com o btest, em direction both, so passa 1.5mb/1.5mb amigão... tenho 100% de visada, o que você que eh?

  6. #6

    Padrão

    humm!!! beleza galera , eu ainda nao subir na torre para ver se há visada , mais a area e muito montanhosa , a torre tem ums 40 metros de altura estarei analizando e postarei aqui, referente a o Airaya , neste caso , é seria melhor usar uma routerboard ? com Cartao de 600mw?

    do que um rádio deste?

    e a antena seria ideal uma Hiperlink de 29dbi?

    abraços.. e muito obrigado.
    Última edição por jeckson55base; 11-01-2009 às 22:51.

  7. #7
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iuredaluz Ver Post
    opa amigo qnd vc diz 6mbps full voce diz 3mb/3mb tx/rx ? pois tenho um de 25km com antena ideal 27dbi, xr 5, com sinal de -70 e quando faço o teste pelo mikrotik com o btest, em direction both, so passa 1.5mb/1.5mb amigão... tenho 100% de visada, o que você que eh?
    Quando falo 6 mega full falo 6 mega de up e 6 mega de down. O teste aqui é feito com o btest também, meu sinal nesses 23 kms é de -57.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jeckson55base Ver Post
    humm!!! beleza galera , eu ainda nao subir na torre para ver se há visada , mais a area e muito montanhosa , a torre tem ums 40 metros de altura estarei analizando e postarei aqui, referente a o Airaya , neste caso , é seria melhor usar uma routerboard ? com Cartao de 600mw?

    do que um rádio deste?

    e a antena seria ideal uma Hiperlink de 29dbi?

    abraços.. e muito obrigado.
    Eu iria de Routerboard + XR5, é claro, não precisa usar 600mW. Quanto as antenas tenho tido bons resultados com as Geenge, poderia utilizar a de 30dbi (60cm) ou até de 33dbi (90cm) elas são tipo disco (focal-point).

    Um Abraço,
    Marcelo Piaz Vianna

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Quando falo 6 mega full falo 6 mega de up e 6 mega de down. O teste aqui é feito com o btest também, meu sinal nesses 23 kms é de -57.

    hmm, qual altura das torres? qual antenas você usa? aqui no linkplanner tem visada total e nada atrapalha a zona fresnel.

  10. #10
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iuredaluz Ver Post
    hmm, qual altura das torres? qual antenas você usa? aqui no linkplanner tem visada total e nada atrapalha a zona fresnel.
    Um dos lados tem 33 metros em cima de um prédio, e no outro um poste de 11 metros. Uso antenas hyperlink 29 dbi de disco.