+ Responder ao Tópico



  1. #1
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão PABX para 3 linhas vono

    amigos preciso montar um pabx, simples, pois tenho 3 linhas voip e gostaria de direcionar ramais, o que eu iria precisar, quantas linhas da vono eu preciso
    abraços

  2. #2

    Padrão

    Meu caro,

    você está montando um servidor Asterix ou está simplesmente querendo pegar as 3 linhas que vêm, por exemplo, de adaptadores ATA's conectados diretamente à internet e adicioná-las a seu PABX?
    Última edição por MarceloGOIAS; 11-01-2009 às 17:13. Razão: Estou editando porque digitei Asterik em vez de Asterix.

  3. #3
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    estou querendo montar um server asterix, nele por meio da internet ira entrar as linhas vono, ai gostaria de colocar um atendimento direcionado para suporte tecle 3, para assinaturas tecle 4, assim por diante,
    so que eu não entendo muito de voip, so algumas coisa que li, uso o vono a 8 meses, e agora estou precisando desse tipo de serviço, se alguem puder me ajudar, eu ficaria muito grato, combinaremos um preço justo para os dois lados
    abraços a todos

  4. #4

    Padrão

    Cara, não tem que combinar preço justo, nada.
    Dê uma olhadinha no Disc-Os, no link abaixo.
    Disc-OS
    É uma distribuição de Asterisk com CentOs desenvolvida pela Intelbras,
    toda em portugues e muito fácil de instalar e configurar.
    Já fiz vários servers com ele, e estão ativos a mais de 2 anos.
    Além disso, o forum do site é muito eficiente, além do forum do Under.
    Quanto a "3 linhas" do vono, nem sei pra que, já que, no Asterisk (DiscOs)
    com uma única linha vono é possível 4 ligação simultâneas.

  5. #5
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    obrigado amigo estarei fazendo uns testes agora mesmo
    abraços

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jadirorza Ver Post
    Cara, não tem que combinar preço justo, nada.
    Dê uma olhadinha no Disc-Os, no link abaixo.
    Disc-OS
    É uma distribuição de Asterisk com CentOs desenvolvida pela Intelbras,
    toda em portugues e muito fácil de instalar e configurar.
    Já fiz vários servers com ele, e estão ativos a mais de 2 anos.
    Além disso, o forum do site é muito eficiente, além do forum do Under.
    Quanto a "3 linhas" do vono, nem sei pra que, já que, no Asterisk (DiscOs)
    com uma única linha vono é possível 4 ligação simultâneas.
    Sim, claro,

    boa idéia. Eu não apresentei nenhuma solução porque a pergunta dele é meio vaga. Tem uma solução mais conhecida e muito utilizada "tipo" pacote completo Fonality trixbox CE, an Asterisk-based PBX Phone System (formerly Asterisk@Home) | trixbox

    Teste o Trixbox também.

  7. #7
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    obrigado amigo, a pergunta é fazer 10 ramais, com 3 linhas vono, ai quando o cliente ligar querendo suporte eu posso direcionar ao ramal do suporte, que as linhas não ficarao ocupadas, e neste meio tempo na espera eu colocaria uma propaganda da empresa,

  8. #8

    Padrão

    Mole de fazer.
    Quanto ao Trixbox, cheguei a usar, mas desisti depois de conhecer o Dis-Os.
    O Trix é em inglês...
    Para 10 ramais, qualquer celeronzinho com 512 de memória rola legal.
    Quanto as 3 linhas, só pra vc entender, configurando um único tronco sip com uma linha Vono,
    é possível receber 4 ligações.
    No teu caso, são 3 linhas com 3 numeros diferentes?
    Não sei como a Vono faz para agrupar essas linhas pra um único numero, mas nesse caso vc teria 12 ligações simultâneas. Quanto as gravações, depois de feitas e upadas no disc, vc vai configurar as "rotas entrantes" para cair nas "disas", que são as gravações.
    Extremamente fácil.

  9. #9
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    sao sim 3 numeros diferentes, pelo que li do Dis-os é muito pratico, vou colocar em pratica amanha cedo, configurar para receber ligações e ter meus ramais, aplicando isso vai ser uma mao na roda, muito obrigado pela atenção,
    precisando eu posso procura-lo
    abração amigo, Deus o abençõe

  10. #10
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    pode trancar

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    pode trancar
    Mas vc chegou a fazer e experimentar o Disc ?

  12. #12
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    pelas informaçoes que peguei aki, e repassei para minha parte tecnica eles conseguiram fazer uns testes, agroa é so configuraçoes rsr
    uma curiosidade, rsr, usando o asterix pode se falar normalemnte pela rede, sem o uso de internet como se fosse ramais?
    abração

  13. #13

    Padrão

    Claro que sim, pois se vc está na mesma rede que os outros ramais, é lógico que pode.
    Uma curiosidade.
    No meu ambiente, estou usando 2 placas de rede. Uma pra rede interna e outra
    externa, com ip válido. Desta forma, pela interface externa, me conecto ao Vono e tambem utilizo ramais fora da minha rede, sem precisar mexer no firewall do meu servidor principal.
    Valeu.

  14. #14
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    entao se eu tiver o asterix, com uma placa na rede externa e tals, e a outra ligado a meu hub e mk, todos os clientes da rede (tenho um provedor) pode se comunicar com a central tranquilamente?
    se for isso acabaria com certos problemas de quando a rede cai, meu voip para
    abraços amigo
    ta sendo de grande ajuda

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    entao se eu tiver o asterix, com uma placa na rede externa e tals, e a outra ligado a meu hub e mk, todos os clientes da rede (tenho um provedor) pode se comunicar com a central tranquilamente?
    se for isso acabaria com certos problemas de quando a rede cai, meu voip para
    abraços amigo
    ta sendo de grande ajuda
    Se a rede cair, vc vai ficar sem o Voip. Apenas se a internet cair, ainda assim, dentro da rede,
    é possivel a comunicação, de ramal para ramal.
    Nesse caso, sugiro utilizar um codec que não coma muito a banda e que seja compatível com o vono.
    O G729 usa 16 kbps.
    Se quiser um softfone bom e gratuito, que usa o g729, recomendo o Zoiper. Tá na mão
    Zoiper_2.09_Free_Installer.rar
    PS. Não deixe ele atualizar pro 2.10. Nesse não tem o codec G729.
    Última edição por jadirorza; 18-01-2009 às 09:36.

  16. #16

    Padrão

    bem interessante o tópico, mas tirem a minha dúvida, no caso 1 linha vono faz 4 simultaneas, este disk-os no caso serviria para eu vender ligações para meus clientes?, como saberia quanto gastaram para fazer o valor da cobrança?

  17. #17

    Padrão

    Bem que podia abrir aqui na Under uma area no forum só para VOIP ASterisk etc ...pois é um assunto muito interessante e que desperta muita curiosidade em todos a é uma area que esta crescendo demais a cada dia ..fazer um espaço assim como tem o espaço para a aréa Wireless Mikrotik Distros Servidores etc ....... O Que vcs acha? quem se interessar me ajudem a fazer uma força para ver se a gente consegue é do interesse de todos !!! vou abrir um tópico exclusivo ok? abraços

  18. #18

    Padrão

    O Disc-Os até tem um sistema de registros que mostra o ramal, o nº chamado e a duração.
    Mas o ideal seria vc procurar ou contratar um sistema de billing para essa função.
    Existem vários para o asterisk. No forum do disc mesmo vc encontra várias informações sobre isso.