Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Post

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    1929, acredito que as coisas estão mudando, realmente eu não tenho visto mais cabos de descidas nas torres das teles. Estou para ir em uma da Claro, vou ver se fotografo para vocês vêem.
    Josue,

    Será que não estao passando o cabo de aterramento dos para-raios dentro da estrutura da torre?

    Acho muito difícil de fazer algo diferente disto, mas VIVA a tecnologia, rs.

    Abraços,

  2. #42

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wagnerb Ver Post
    Josue,

    Será que não estao passando o cabo de aterramento dos para-raios dentro da estrutura da torre?

    Acho muito difícil de fazer algo diferente disto, mas VIVA a tecnologia, rs.

    Abraços,
    Cara, já vi em uns catálogos da Andrew, kit de aterramento para para-raios que ligam o captor direto na torre.

  3. #43

    Smile ATERRAMENTO SEM MISTÉRIOS, SÓ COM CONCEITOS!

    Prezados,

    Vou tentar ser bem simplesinho, ou seja É MUITO RESUMIDO! Porque acho que quem complica não sabe ou não quer explicar!

    Aterramento de fornecimento de energia e aterramento de surto são uma necessidades constantes, porém aterramento para Para-raios, SPDA (Sistema de Proteção de Descarga Atmosférica), é uma necessidade estatística, ou seja, só é fundamental quando a diferença de potencial entre a terra e o ar provoca a descarga atmosférica dentro da intensidade provável, o fluxo de elétrons quase sempre é da terra para as nuvens... etc...

    Aterramento de fornecimento, falo aqui do Neutro que todo mundo acha que vem da rua e entra pelo padrão de fornecimento da concessionária, na verdade é um grande terra, todo padrão de entrada tem, assim também deveriam ter todos os postes, pelo menos uma haste de cobre cravada no chão e ligada a ele. Exemplo, se vc pegar o potencial +110V do seu padrão e um aterramento bem feito e ligar estes dois fios em uma lâmpada, ela ACENDE com a mesma intensidade que quando vc usa o neutro que " vem " da concecionária de energia. (VOU CHAMAR ATERRAMENTO A)

    Aterramento de surto, as carcaças, os armários metálicos, os equipamentos eletrônicos, principalmente estabilizadores e No-Breaks, os terceiros pinos dos plugs que todo mundo quebra para poder dar encaixe nas tomadas das paredes já instaladas, etc.. etc... devem ser ligados a um aterramento. Peças dos equipamentos acima podem acumular ou perder elétrons por indução magnética ou fuga de corrente, e quando a diferença de potencial atinge o valor crítico necessário para romper a resistividade do meio que os separam acontece a faísca, o surto, que pode queimar ou danificar ou ainda interferir na operação dos referidos equipamentos. Exemplo, placas que travam, placas que queimam, placas que perdem pacotes... etc...etc... (ATERRAMENTO B)

    Aterramento de descarga atmosférica, é tipo plano de saúde, seguro de vida, etc... É UMA NECESSIDADE ESTATÍSTICA, e não é só pelo fato da probabilidade de um raio poder cair ou não no seu equipamento, mas as normas são embasadas em um raio de intensidade provável, ou seja, tem raios que passam pelo SPDA e não deixam marca nenhuma outros derretem as soldas, outros até as cabeças das hastes, mesmo com um SPDA feito conforme a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) vc pode ser um daqueles sortudos que tem a maior descarga atmosférica dos últimos 500 anos e fritar tudo em um raio de 10m envolta da torre! ATENÇÃO ... ENVOLTA ... NÃO DENTRO ... GAIOLA DE FARADAY É O PRINCÍPIO MAIS SEGURO PARA PROTEÇÃO DOS EQUIPAMENTOS! Por isto que as torres novas são cabeçudas, a estrutura metálica da torre lá encima tem uma ou mais pontas, Franklin, e depois já se abre iniciando a gaiola, equipamentos que necessitam ficar lá encima ficam dentro da gaiola, as antenas e cabos que porventura saiam para fora da gaiola são aterrados na torre, e aí sim a própria torre é um excelente SPDA e tem um vasto aterramento por toda a sua volta! Porém como não temos capital de investimento como estas empresas, nossas torres são bem mais humildes e nossos equipamentos se expõe nas laterais da própria torre! Um bom isolamento das nossas torrezinhas do solo acabariam saindo mais caro que um SPDA próprio para elas, alguns cuidados que aumentam este isolamento e que eu recomendo é com o bloco de ancoragem da torre, não deixar a ferragem do bloco em contato com a terra, e não deixar os vergalhões de ancoragem da torre em contato com a ferragem, deixe estes separados envoltos pelo concreto. (ATERRAMENTO C)

    Um projeto bem feito e acompanhamento técnico são importantíssimos, e muitas vezes acabam barateando o custo global do seu aterramento e garnatindo sua funcionalidade, mas quem quiser gastar a mais sem garantia segue abaixo a prática:

    ATERRAMENTO A - UM PADRÃO DE ENERGIA ELÉTRICA BEM FEITO RESOLVE ISTO.

    ATERRAMENTO B - TRES HASTES DE COBRE DE 2m CRAVADAS A 2m DE DISTÂNCIA ENTRE ELAS INTERLIGADAS COM CABO DE COBRE NU DE 12.5mm2 RESOLVE 95% DOS CASOS (CUIDADO COM SOLOS MUITO SECOS OU MUITO ARENOSOS!) UMA HASTE SÓ RESOLVE? SIM, MAS EM 40% DOS CASOS.

    ATERRAMENTO C - FRANKLIN NA PONTA ACIMA DAS ANTENAS 1V:2H COM CABO 25mm2 DESCENDO POR ISOLADORES ATÉ TRES HASTES DE COBRE DE 2,5m CRAVADAS A 2,5m DE DISTÂNCIA ENTRE ELAS INTERLIGADAS COM CABO DE COBRE NU DE 25mm2 RESOLVE 90% DOS CASOS (CUIDADO COM SOLOS MUITO SECOS OU MUITO ARENOSOS!) UMA HASTE SÓ RESOLVE? NÃO! CARCAÇA DE MOTOR DE CARRO ENTERRADO RESOLVE? PODE SER POR UNS 2 ANOS DEPOIS VC TEM DE ENTERRAR OUTRA CARCAÇA MENOS OXIDADA. SAL GROSSO AJUDA? SIM, SÓ QUE SE VC DEPENDER DISTO PARA DAR A IMPEDÂNCIA NECESSÁRIA VC TERÁ DE JOGAR SAL GROSSO TODO MÊS! (RECOMENDO SÓ PARA ESPANTAR ENCOSTO RSSS...)

    ATERRAMENTO A EM SEPARADO. ATERRAMENTO B e C INTERLIGADOS. CAIXA HERMÉTICA METÁLICA E CENTELHADOR INTERLIGADOS COM FIO DE COBRE 4mm2 ISOLADO DA TORRE. ANTENAS ISOLADAS DA TORRE.

    PORQUE:

    O Aterramento A em separado pois eu não confio no aterramento das concessionárias de energia. a Torre eu deixo isolada para não ter problema com indução magnética da corrente passando por ali, muito próximo dos equipamentos, a descida do SPDA isolada para dar preferência para ela.

    Quando a diferença de potencial entre dois corpos, no caso em questão ar e terra, chega ao ponto de ajuste, faiscamento, raio, isto tbm depende do meio, umidade relativa do ar, etc..., a eletricidade procura o melhor caminho até o corpo receptor, descarga de eletrons do corpo carregado para o corpo que os suporta, portanto uma vez que esta carga chega ao seu objetivo ou esta a caminho ELA NÃO VOLTA PARA TRÁS!!! Por isto que os aterramentos são interligados, diminui custo para uma eficiência maior, também evita que a descarga atmosférica corra por outros equipamentos para chegar ao destino, diferença de potencial.

    RECOMENDO A ELABORAÇÃO DE PROJETO E ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO TODAS AS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS POR UM PROFISSIONAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Espero que este ajude aos amigos e que eles me agradeçam se julgarem que assim o devem.

    PS: Sou Engenheiro Civil - Unicamp - fazer faculdade de Nerd me qualificou a dar Anotação de Responsabilidade Técnica - CREA pela especialidade acima, trabalhei na implantação da TIM da Claro (BCP) e foi Gerente de Projetos na implantação da INTELIG entre vários outros... é só para eu não esquecer! rsss....

  4. #44

    Padrão

    Bela explicação, confere com tudo que acompanhei nos engenheiros da Embratel , só a questão da antena isolada da torre, que deixa dúvidas. Todas as antenas que compramos vem prontas, para que fiquem em contato com a torre, claro que o elementos irradiantes ficam isolados, mais no caso de setoriais TSM que uso aqui, são antenas em curto, não tem qualquer instrução para isolar da torre. Você poderia falar algo a respeito?

    Você citou sobre a Gaiola de Faraday, recomenda um aterramento único, (B e C interligados) com a própria torre como SPDA, referindo-se a grandes torres. E no caso de pequenas torres, sugeriu um isolamento. Eu sugiro uso de caixas metálicas com aterramento junto com a torre, sendo que mesmo em pequenas torres o efeito da "Gaiola de Faraday" será válido, com caixas metálicas devidamente bem aterradas no mesmo circuito, claro que no caso usando um SPDA separado, acredito que dessa maneira seria ainda mais seguro que um isolamento. O que você acha?

  5. #45

    Padrão

    Sempreonline, que aula. Tem que colocar estas explicações em um tópico fixo.

    Na pag 4 eu postei sobre esta possibilidade de usar 3 cabos de cobre para fazer uma gaiola de Faraday.
    E na pag 6, sobre o bloco de concreto.

    Mas alguns detalhes que estavam faltando no meu entendimento, voce foi muito claro.

  6. #46

    Padrão

    Citação Postado originalmente por castilhos Ver Post
    Ola Colegas,


    Abaixo o item "A" seria o meio de proteger nossos equipamentos com 99% de segurança contra descargas atmosféricas.

    A) Se possível a torre toda protegida por um para raios, ou seja que "ela fique sobre a zona de proteção de um para raios" e não com um para raios nela,(Um para raios protege tudo que estiver abaixo dele e em distância não superior ao dobro de sua altura), esta seria a situação ideal(um para raios afastado da torre e mais alto que ela.
    B) Se não for possível a situação acima, faça com que o aterramento do para raios fique realmente bem isolado da torre e na máxima distancia possível dela, porque se a descarga elétrica passar muito perto dos equipamentos, irá danifica-los por indução, e se equipamentos e para raios estiverem aterrados na mesma estrutura o dano será muito pior.
    C) Não tem como prever a intensidade de uma descarga atmosférica(raio), portanto realmente o melhor seria a primeira opção( a descarga acontecer o mais longe possível dos equipamentos).

    Não temos como proteger nossos equipamentos pelo sistema de igualdede de potencial, por se tratar de raios(altíssima descarga elétrica), teríamos que isolar todos os equipamentos de qualquer proximidade da terra) para que os mesmos venham a atingir o mesmo potencial de um raio e sem movimento desta carga elétrica,(improvável), pois um raio não cai e sim sobe (carga de eletrons)até as nuvens para haver o equilibrio de potencial entre a massa(terra) e a nuvem ou nuvens que por atrito com o ar ficam em desequilibrio de eletrons com a massa(terra).

    Abraços,

    Castilhos
    www.tecnociencia.com.br

    amigo nao entendi a parte que o raio nao cai e sim sobe, da pra explicar melhor?

  7. #47

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    amigo nao entendi a parte que o raio nao cai e sim sobe, da pra explicar melhor?
    É que a Terra é carregada com cargas elétricas negativas e as nuvens com carga positiva.
    E são as negativas que são atraídas. A coisa é tão rápida que dá a impressão que cai mas na verdade sobe.
    Quando tu vê um tronco de uma árvore que se abre com o efeito do ráio, na verdade a energia disparada ali é que faz o estrago na sua "caminhada para cima".

    O que o captor de Franklin faz é favorecer a aproximação das cargas negativas para as positivas, e ainda mais reforçado pelo efeito das pontas. É por isso que o cabo de cobre usado na descida do pararraios deve ser calibroso, para facilitar a passagem desta corrente negativa. Se for fino ele vai fazer o mesmo que no tronco da árvore: arrebenta tudo

  8. #48

    Padrão desgarga elétrica(raios)

    Colega,
    O Fernado respondeu por mim sobre o raio subir ok?
    è bem isto que o Fernado respondeu.

    Valeu,
    abraços
    castilhos

  9. #49

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    o para raio tem q ficar isolado da torre... e a caixa hermetica como tambem as antenas.. todas com isoladores.. evitando contato direto com a torre..

    a torre estando fixada no chao... ja eh um "para-raio natural" ...
    Cheguei tarde no post.. mas é uma das maiores imbecilidades que já ouvi.. " para raios natural" é a torre".

    To cansado.. depois comento !!!

  10. #50

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Gente, acho melhor vocês se informarem antes de postarem algo aqui, procure pessoas que entendem mesmo, estou falando de engenheiros, gente que está em campo e conhecem as novas tecnologias e normas. Para vocês terem idéia, os novos projetos de para-raios utilizam a própia torre como descida, não tem cabo. Isso mesmo, pesquisem e verão o que estou falando.

    Bom, agora sugiro a todos que deem uma lida na norma para contrução de para-raios.

    http://www.crea-mt.org.br/normas/NBR%205419.pdf

    Como eu disse anteriormente tudo aterrado no mesmo circuito, tudo que você prescisa de aterrar prescisa ir para o mesmo terra. Para-raios, Geladeira, Router board e até a gaiola do papagio. A norma manda aterrar até as ferragem das vigas de um prédio.

    Pelo que entendo não é possível isolar um raio, então temos que fazer ficar tudo no mesmo circuito para que não ocorra um diferença de potencial e cause a queima dos aparelhos. É o que acontece quando o pássaro pousa em um cabo de alta tensão. Como ele está fazendo pate do mesmo circuito, ele não sofre descarga alguma.

    Foi a coisa mais inteligente que ouvi até agora... e segundo nossos serviços pela embratel e outros... essa é a ordem !!! tudo no mesmo potencial.. quem quiser pesquisar no google (diferença de potencial -- DAP)

    Abraços

  11. #51

    Talking

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Gente, acho melhor vocês se informarem antes de postarem algo aqui, procure pessoas que entendem mesmo, estou falando de engenheiros, gente que está em campo e conhecem as novas tecnologias e normas. Para vocês terem idéia, os novos projetos de para-raios utilizam a própia torre como descida, não tem cabo. Isso mesmo, pesquisem e verão o que estou falando.

    Bom, agora sugiro a todos que deem uma lida na norma para contrução de para-raios.

    http://www.crea-mt.org.br/normas/NBR%205419.pdf

    Como eu disse anteriormente tudo aterrado no mesmo circuito, tudo que você prescisa de aterrar prescisa ir para o mesmo terra. Para-raios, Geladeira, Router board e até a gaiola do papagio. A norma manda aterrar até as ferragem das vigas de um prédio.

    Pelo que entendo não é possível isolar um raio, então temos que fazer ficar tudo no mesmo circuito para que não ocorra um diferença de potencial e cause a queima dos aparelhos. É o que acontece quando o pássaro pousa em um cabo de alta tensão. Como ele está fazendo pate do mesmo circuito, ele não sofre descarga alguma.

    Josue Guedes,

    Concordo que a melhor forma é procurar um profissional para dirimir as dúvidas com relação ao projeto de para raios e assim é mais difícil de fazer algo que não tenha efeito sobre o problema.

    Isto independente do como e quanto. Entendo que é melhor pensar a longo prazo do que no hoje.

    Agora só uma correção quanto ao pássaro. Ele não leva choque porque a distancia entre as patinhas dele até o outro fio tendo como meio o ar tem uma resistência dielétrica muito elevada o que não permite que ocorra uma corrente fluindo pelo "corpitcho" dele até o outro fio fechando o circuito.

    Isto vale para os humanos também, hehehehe.

    Abraços,

  12. #52

    Exclamation

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Foi a coisa mais inteligente que ouvi até agora... e segundo nossos serviços pela embratel e outros... essa é a ordem !!! tudo no mesmo potencial.. quem quiser pesquisar no google (diferença de potencial -- DAP)

    Abraços

    Mesmo que esteja tudo no mesmo aterramento do para raios ainda existe a possibilidade da queima dos equipamentos devido a intensidade da descarga elétrica pela indução nos condutores.

    Lembrem-se que a questão do mesmo aterramento pode, dependendo do projeto, não ser a melhor forma de realizar a proteçao.

    Abraços,

  13. #53

    Padrão

    Olá te enviei uma documentação sobre aterramento por email espero que te ajude.


    Att, Mc@dori

  14. #54

    Padrão

    Eu estou acompanhando esse debate a tempos, e existem normatizações a respeito disto, oq o amigo falou sobre indução é algo coerente e imprevisível... na verdade o bom aterramento ele visa minimizar os danos, mas não os exclui por completo.. pode ser o melhor atteramento do mundo.,...

    Aqui eu faço assim... não adianta usar 12 barras de cobre se as distancias não são iguais entre elas.... o meu aterramento foi feito obedecendo uma normatização e por 8 anos nunca tive nenhum equipamento queimado por ráios, mas isso pq o meu foi projetado para minha situação..

    Quando ao fato do amigo dizer que deve-ter um aterramento para a torre e outro pros equipamentos tudo vai depender da distancia dos equipamentos do para-raio, simpelsmente por causa da área de "cobertura" do para raio que é o dobro de sua altura, por exemplo se sua torre tem 50 m, vc vai cobrir uma área de 100 metros apenas não mais que isso. se sua "casa" da torre ficar mais do que isso ai sim vc precisará fazer 2 aterramentos...

    Vou mostrar como fiz o meu aqui pela figura em anexo... e aterrem tudo nesse mesmo aterramento... que vc tiver a usar na casa dos equipamentos, e aterrem todos os equipamentos da torre no cabo que sobre do para raio... que deve esta no topo da torre acima de qualquer equipamento..

    outra recomendação é use aterramentos nos cabos RF ligando na mesma cordoalha do para-raio para aterrar...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         aterramento.jpg
Visualizações:	465
Tamanho: 	142,0 KB
ID:      	4478  

  15. #55

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    inclusive ele ..

    veja a imagem anexo...

    bolinhas vermelhas sao as astes.. cada aste liga uma na outra... por um cabo de cobre nu..

    o fio ROXO eh o cabo que desce do para-raio

    os cabos verdes sao os aterramentos dos aparelhos.. 1 sobre pra torre.. e outro vai para dentro do container onde tenho mais equipamentos...

    o cabo que sobre na torre .. em seu percurso.. possui 3 ou 4 barras de aterramento na torre..

    para q eu possa aterrar os equipamentos pendurados na torre...
    Assino embaixo... as grandes telecoms fazem assim também.. tudo no mesmo aterramento.

    Abraços

  16. #56

    Question OK, vou postar com mais dicas práticas....

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Sempreonline, que aula. Tem que colocar estas explicações em um tópico fixo.

    Na pag 4 eu postei sobre esta possibilidade de usar 3 cabos de cobre para fazer uma gaiola de Faraday.
    E na pag 6, sobre o bloco de concreto.

    Mas alguns detalhes que estavam faltando no meu entendimento, voce foi muito claro.

    A propósito, aqui tem tópico móvel?

    Abraços.

  17. #57

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SempreOnLine Ver Post
    A propósito, aqui tem tópico móvel?

    Abraços.
    Tópico fixo tem sim.
    E se tem fixo é porque deve ter móvel, só que ninguém chama de móvel, hehehehe!!!!

    Pode olhar ao abrir a lista de tópícos. Sempre aparecem os fixos em primeiro lugar.