Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Acoplamento

    http://www.harepix.com/images/363951359.jpg


    OBSERVAÇÕES

    • Se a peça não servir no parafuso, o acoplamento fica mal.
    • Se o parafuso não servir na chave, o acoplamento fica mal.
    • Se o parafuso servir na peça e a chave servir no parafuso o acoplamento fica bem.

    CONCLUSÃO

    • Não existe peça ruim. Toda roda de carro é boa.
    • Não existe parafuso ruim. Todo parafuso novo é bom.
    • Não existe chave ruim. Toda chave nova é boa.
    • Existe acoplamento correto e acoplamento incorreto

    ANALOGIA

    Peça = AP

    Parafuso = Cabo coaxial
    Chave = Antena

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    http://www.harepix.com/images/363951359.jpg


    OBSERVAÇÕES

    • Se a peça não servir no parafuso, o acoplamento fica mal.
    • Se o parafuso não servir na chave, o acoplamento fica mal.
    • Se o parafuso servir na peça e a chave servir no parafuso o acoplamento fica bem.


    CONCLUSÃO

    • Não existe peça ruim. Toda roda de carro é boa.
    • Não existe parafuso ruim. Todo parafuso novo é bom.
    • Não existe chave ruim. Toda chave nova é boa.
    • Existe acoplamento correto e acoplamento incorreto


    ANALOGIA

    Peça = AP

    Parafuso = Cabo coaxial
    Chave = Antena
    Mais uma loucura:

    CONCLUSÃO

    • Não existe peça ruim. Toda roda de carro é boa.
    • Não existe parafuso ruim. Todo parafuso novo é bom.
    • Não existe chave ruim. Toda chave nova é boa.
    • Existe acoplamento correto e acoplamento incorreto
    Voce esta dizendo que não peça ruim? compra um AP Encore e ponha na tua rede e diga que ele é bom.

    Não tem parafuso ruim? Compra conectores N de aluminio e poe nos teus cabos.

    Não tem chave ruim? Compra pigtail branco com conector folgado e roscas de aluminio com cabo de audio comum.

    Não tem acoplamento incorreto? Ligue sua antena a um AP e nao isole pra voce ver.

    OBS.: JA GANHEI R$2,00

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Mais uma loucura:



    Voce esta dizendo que não peça ruim? compra um AP Encore e ponha na tua rede e diga que ele é bom.

    Não tem parafuso ruim? Compra conectores N de aluminio e poe nos teus cabos.

    Não tem chave ruim? Compra pigtail branco com conector folgado e roscas de aluminio com cabo de audio comum.

    Não tem acoplamento incorreto? Ligue sua antena a um AP e nao isole pra voce ver.

    OBS.: JA GANHEI R$2,00
    aheuaheuaheuhauehauhea!!!!!!!!

  4. #4
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    AAAAAAAAAAAA, Isso é que se chama "wireless móvel" do Enriconi.
    Última edição por Magal; 21-01-2009 às 00:58.

  5. #5

    Padrão

    Agora que já teve o curso, poderia aparecer uma boa alma pra explicar isso ai pra gente?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Xororo Ver Post
    Agora que já teve o curso, poderia aparecer uma boa alma pra explicar isso ai pra gente?

    Parece que os que fizeram o curso como o Jordix foram instruidos a ficar de boca fechada (senao tira o lucro do professor)

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Parece que os que fizeram o curso como o Jordix foram instruidos a ficar de boca fechada (senao tira o lucro do professor)
    E parece que o Gilvan sumiu também Oo
    Tem uns dias que ele não posta no outro tópico...
    Odeio gente que omite informação

  8. #8

    Padrão

    Amigo Pedro, assim como vc e muitos aqui do forum, entendo muito pouco de antenas, realmente o curso nos deu um vislumbre do que é esse "mundo" que muda seus "valores" constantemente, mas apenas isso.

    Quanto ao conteudo do curso é so dar uma pesquisada aqui no forum mesmo e vcs acham tudo, o Gilvan ja postou quase tudo aqui....e o que nós fizemos??? atacamos ele de forma ironica... falando absurdos ... é como se alguem chegasse aqui comparando um AP mk com um ap-r-qualquer , se tivessemos abordado o assunto de forma séria já estariamos em outro nivel....então não percamos mais tempo... vamos nos colocar nos seus devidos lugares...sabemos muito de mk, de linux, proxy, de tcp/ip...etc...enfim.... mas de antenas sabem os engenheiros... como são raros por aqui... então vamos aprender com os poucos que pór aqui vem...sejamos mais humildes!!!!!

    Respondendo a questao do xororo, pelo que eu entendi, a principal função do acoplamento, é fazer com que a energia da antena vá para o rádio ou seja, que a energia não se transforme em calor, muitas vezes me deparei aqui com otimo sinal, mas troughtput baixo, nunca soube a explicação disso, pq??? vcs sabem???? pois é se, resolve com um simples acoplamento. Bom no radio não posso mexer vem lacrado, na antena tb não.... então so me resta fazer o casamento através do comprimento do cabo coaxial, as vezes 2 m de cabo "casa" melhor do que 1,5 m ou mais ainda que 20 ou 30 cm de pigtail. Isso tem a ver com eficiencia da antena NAO eficiencia de sinal.

    Quanto a Eng. Gilvan não estar no forum, é pq está doente, tentei entrar em contato com ele desde o inicio da semana e não consigo, espero que volte logo.

    No mais se quiserem estudar juntos estou a disposição.

    Abraços
    Jodrix




    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Parece que os que fizeram o curso como o Jordix foram instruidos a ficar de boca fechada (senao tira o lucro do professor)

  9. #9

    Padrão

    Jodrix,

    Acredito que muitos do forum que leem os posts de Gilvan, sabem que ele sabe e nao fala da boca pra fora, mas veja como que ele coloca a ideia dele no papel... Parece que ele acha que está lidando com gente de pré-escolar. Bota até desenho... E olha que analogia...

    Se ele realmente quer ajudar, porque nao tenta se expressar, ou até mesmo fazer um blog com o conhecimento dele? Se é respeito que ele tanto deseja aqui no fórum, ele deve conquistar e não tentar convencer os outros dos super poderes dele.

    Acredito que isso que ele faz é somente para conseguir chamar mais gente para os cursos dele.
    Mas quanto o que ele diz a respeito de acoplamento, eu acho que tem fundamento sim.
    Quanto a dizer que nao existe equipamento ruim, acho que ele pode estar um pouco equivocado: não soube se expressar.

    Outra coisa, a nivel de informacao, estou trabalhando em cima de triple play. Mais tarde irei passar um pouco das coordenadas...

    Saudações,

    Bom final de semana a todos.

  10. #10

    Padrão

    Jodrix meu amigo, foi uma pena eu não poder ir, conforme havíamos combinado.
    Mês de janeiro e fevereiro é complicado para sair nestes longas distâncias que nos separam no RS.
    Depois do dia 15 programei sair com todo o meu pessoal para o litoral, então ficou apertado sair no fim de janeiro e logo dias depois de novo.
    Eu já tinha planejado ir no curso antes desse, mas depois parece que não saiu.

    Nunca duvidei da capacidade do Gilvan, mas o que aconteceu deste o início quando ele levantou a questão, foi a forma como apresentou, como bem disse o GrayFox.
    Assunto polêmico e apaixonante, foi lançado num ar de mistério e atraiu chacotas de muitos.

    Eu até já havia postado que ele fosse mais claro no seu ensinar, pois isso iria refletir na marca do produto dele.
    Também acredito na boa intensão dele, pois 6 meses atrás eu entrei em contato para saber mais daquela antena de dupla polarização e ele me tirou da cabeça , pois não era o que eu precisava.
    Achei muito honesto da parte dele. Inclusive acho que foi um dos primeiros a lançar este tipo de antena no Brasil. Agora já apareceram mais alguns fabricantes. A Pluton esta semana me enviou um email noticiando o lançamento deste tipo de antena.
    Então, conclamo todos a paz, a harmonia, para que o crescimento profissional nosso possa acontecer nesta troca de conhecimentos que adquirimos aqui no forum.

    Mas voltando as questões técnicas, eu já estava desconfiado a respeito de comprimento de cabo coaxial. Já havia levantado esta questão em outros tópicos mas sempre me disseram que nas altas frequencias, se preocupar com comprimento de onda não era prático.
    Mas na cabeça de um radioamador que sempre lidou com comprimento de cabo para haver um bom casamento de impedância, obter a melhor ROE sempre foi algo presente.
    Para um radioamador, o terror de uma estação é uma relação de ondas estacionárias alta. Dependendo da situação pode perder 50% de potencia.
    E fiz uma pesquisa tempos atrás sobre medidores de ROE para frequencia de 2.4 e para minha surpresa descobri que existe sim este equipamento.

    Quanto a interferencia, ainda fica a questão do ambiente poluido. Conta ai pra nós. Ele consegue eliminar quando o ambiente é extremamente poluído? Aquele desenho que ele postou, com várias antenas se cruzando, foi o início da polêmica.
    Continuo não acreditando, mas como o próprio Gilvan postou alguns dias atrás, quem foi no curso também não acreditava.
    Vamos aguardar o retorno do Gilvan e ver se conseguimos tratar destas questões.
    Gilvan, desejamos um pronto restabelecimento.

  11. #11

    Padrão

    Ola rapaziada.
    Faz dez dia que meu mundo caiu. E olha que eu não sou a Maiza. Vou começar dizendo para vocês que interferência existe. Calma, não precisam se indignar. A interferência do nosso herói o inglês Thomas Young a qual eu me referi anteriormente, continuo dizendo que não existe. Conheci a interferência biológica. Que coisa horrível peguei uma urticária danada. Fiquei com o corpo todo cheio de manchas e a comichão é terrível.
    Pensava que a urticária era doença de fresco. Agora tenho certeza que é doença de macho, pois para suportar não é mole.
    Olhem bem se o conceito de interferência não se adapta exatamente nesta maldita. Se isto não é interferência o nosso planeta não é redondo.
    O princípio do caos é uma demonstração que uma borboleta voando na China, pode causar mortes aqui. Tem um filme muito bonito sobre esse assunto. Se eu não estivesse funcionando só 20% me lembraria do nome.
    Mas quem sabe? Quem sabe algum de vocês tem uma tia, uma avó ou o amigo de um amigo que conhece alguma erva homeopática para filtrar essa interferência? Tai o meu help.
    Os caminhos para compreender acoplamento, sozinho, são muito laboriosos. Mas, quem quiser sofrer, está tudo neste site.

    http://professores.unisanta.br/santana/downloads%5CTelematica%5CMicroondas_2%5CLinhas%20e%20Guias%20de%20transmisspo%5C04-CoeficienteDeflexao.pdf

    http://www.etc.upm.es/cartadembenetc.html

    http: //www.qsl.net/n1bwt/contents.htm

    Vejam que este caminho é muito árduo, eu resumo está história com exemplos mais fáceis. Aprender sem sofrer é o melhor caminho.
    A propósito, o pessoal que vem fazer o curso aqui, não repassam para vocês, porque não dá. Exemplo: Imagine que um de vocês venha aqui e eu ensine uma música muito bonita, mas sem letra. Se ele não for um músico, embora ele aprenda a música, não consegue transmiti-la para vocês. Bonito né?
    Tem mais uma coisinha. Este fórum é muito complicado para minha cabeça neste momento. Quando um de vocês vier aqui, vamos organizar o tal do Blog.
    Uma pena que o tópico POLUIÇAO esteja travado. Muito assunto importante deveria esta sendo expostos ali.
    A semana que vem voltarei a esparramar acoplamento na frente do ventilador. Vou escalpelar um por um de vocês.
    OBS,
    Nunca peguem urticária

    Gilvan

  12. #12

    Padrão

    Pô Gilvan, eu conclamo todo mundo a paz, e você quer esparramar com o ventilador?

    Mas só me diga, não precisa por enquanto dizer como, mas se dá para eliminar as "interferencias" em um ambiente altamente poluído como está o 2.4? Só isso.
    Pois como o amigo Jodrix nos deu uma luz, numa situação mediana aquela técnica até é possível.

    Até os filtros da hyperlink que se propõe a eliminar interferências, diz nas especificações que não elimina o que está no mesmo canal.

  13. #13

    Padrão

    é galera, acho que o velho Enriconi mudou muitos conceitos por aqui, sabe eu gostaria muito de ver desculpas à ele, eu mesmo duvidei da capacidade dele, eu to aqui me desculpando.

  14. #14

    Padrão

    opa tenho uma dúvida hehehe...
    Tenho um cabo rg213/u 50ohms da marca pekon, ele melhor que o datalink de 75ohms????

    pergunto isso pq uso 2mts dele nas antenas e o ganho é melhor que o de 75ohms, mas pq????

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por multlink Ver Post
    opa tenho uma dúvida hehehe...
    Tenho um cabo rg213/u 50ohms da marca pekon, ele melhor que o datalink de 75ohms????

    pergunto isso pq uso 2mts dele nas antenas e o ganho é melhor que o de 75ohms, mas pq????
    Esta seria uma pergunta para o Gilvan responder mas....
    Não tiro o mérito dele. Além disso ele é um grande "marqueteiro" isso é.
    Qualquer um gostaria de ter ele no seu departamento de publicidade.

    Com certeza o 75ohms não está "acoplando" bem.

    Tem gente que diz que se a saida do rádio tem 50ohms e a entrada da antena também tem, ( não na teoria ou especificações, mas na prática), a impedância do cabo não é problema. Mas isso é uma pergunta que eu vou ter que fazer pessoalmente para o Gilvan, visto que aqui ele não responde nada, só coloca perguntas.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Esta seria uma pergunta para o Gilvan responder mas....
    Não tiro o mérito dele. Além disso ele é um grande "marqueteiro" isso é.
    Qualquer um gostaria de ter ele no seu departamento de publicidade.

    Com certeza o 75ohms não está "acoplando" bem.

    Tem gente que diz que se a saida do rádio tem 50ohms e a entrada da antena também tem, ( não na teoria ou especificações, mas na prática), a impedância do cabo não é problema. Mas isso é uma pergunta que eu vou ter que fazer pessoalmente para o Gilvan, visto que aqui ele não responde nada, só coloca perguntas.
    Se a saída do radio e a entrada da antena for 50ohms, teoricamente não deveria ter cabo, correto?

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Xororo Ver Post
    Se a saída do radio e a entrada da antena for 50ohms, teoricamente não deveria ter cabo, correto?
    É isso aí. O cabo ficaria como um elemento "transparente". Estaria ali, mas não influenciaria em nada.Mas isso é só teórico, pois na prática sempre há um descasamento de impedancias.

    Explica aí, Gilvan!!!

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    É isso aí. O cabo ficaria como um elemento "transparente". Estaria ali, mas não influenciaria em nada.Mas isso é só teórico, pois na prática sempre há um descasamento de impedancias.

    Explica aí, Gilvan!!!
    Então, não tem como instalar sem cabo. Alguma diferença sempre vai dar.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Xororo Ver Post
    Então, não tem como instalar sem cabo. Alguma diferença sempre vai dar.
    Aí não doutor.

    Sem cabo, só quando rosquea direto no ap, né?

    Sim, sempre dá alguma perda, inerente ao cabo, e ao descasamento de impedancia.
    Mas é isso que o Gilvan se propõe a fazer, diminuir estas perdas.
    Só que ele quando entrou nestas questões, ele foi muito incisivo e levantou de cara algumas objeções que mexeu com todo mundo.
    Mas parece que agora, ele está aos poucos se abrindo mais.
    É que ele mora perto do aeroporto e com todo aquele barulho de vez em quando ele se descompassa, eu acho, hehehehe!!!

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Aí não doutor.

    Sem cabo, só quando rosquea direto no ap, né?

    Sim, sempre dá alguma perda, inerente ao cabo, e ao descasamento de impedancia.
    Mas é isso que o Gilvan se propõe a fazer, diminuir estas perdas.
    Só que ele quando entrou nestas questões, ele foi muito incisivo e levantou de cara algumas objeções que mexeu com todo mundo.
    Mas parece que agora, ele está aos poucos se abrindo mais.
    É que ele mora perto do aeroporto e com todo aquele barulho de vez em quando ele se descompassa, eu acho, hehehehe!!!
    Pois então, mas e no caso de placa pci e adaptadores usb? Creio que o Gilvan tem alguma solução para casar impedância dessa forma. O que a gente precisa saber com precisão é como calcular a perda do cabo e cortar no lugar certo...