Página 2 de 15 PrimeiroPrimeiro 1234567 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    Xororó, Jadrix , 1929 , Sérgio e Pedro. Voces são meus preferidos. Quando voces escrevem, revelam que não tem conhecimento de telecom mas revelam tambem serem muito inteligentes. Espero voces aqui. Gosto de bater em cinco de cada vez, e olha que eu já tenho 61 anos, quase 62. Vai ser divertido ver voces dizerem: Tu tá certo, eu estava errado. No entanto, no fim, todos sairemos ganhando.
    Um abraço.

    PS.
    Tragam bastante dinheiro para gastarmos de noite tomando vinho e dançando chula.
    Se eu não fosse estudante de ensino médio cursando o 3º ano e me preparando pra um vestibular eu poderia até tentar ir, se você resolver fazer um curso desses em BH vou estar lá com certeza.
    Muita coisa que você fala parece absurdo, e vou continuar desacreditando enquanto não ver de perto e com provas. Mas acredito também que pra cobrar 400 reais pela palestra você deve ter realmente algo a revelar.

    Meu conhecimento é relativamente pequeno, tudo que sei foi aprendido com força de vontade e interesse no provedor que trabalhei e com as pessoas desse fórum que vem me ajudando desde que cria meu login aqui, na verdade não tenho nem conhecimento pra contestar o que você diz, mas comento o suposto absurdo que eu imagino no que você posta, tudo é claro baseado no pouco que eu sei.

    Se a galera animar a pagar esses 380 do curso MAIS a passagem e o vinho pro RS, eu animo fácil... hehhehe!!!

  2. #22
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Correto.

    Citação Postado originalmente por Xororo Ver Post
    Magal, se eu entendi bem, interferência é um conceito baseado na superposição do sinal, e pode ser tanto construtiva quanto destrutiva dependendo do comprimento de onda (ou amplitude?). Ou seja, interferência existe sim.

  3. #23

    Padrão

    É mestre 1929, to pensando seriamente em ir sim, mas tenho a mesma duvida sua "
    Se eu vou precisar depois de algum equipamento para fazer as aferições."
    andei estudando e econtrei algum assunto relacionado a cavidades ressonantes, que me parece ser a "chave desse enigma" em conjunto com o tamanho do cabo e antena, ou seja o "acoplamento" como já disse tenho pouco conhecimento teorico sobre RF... agora um detalhe é que se for estudar cavidades resonantes, vamos precisar de no minimo um mes de curso, pois me pareceu um pouco complexo...

    Em anexo o material....
    Abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos cavidades_ressonantes.pdf   cavida resson .pdf  


  4. #24

    Padrão hum..

    ta rendendo.... lendo toda essa "farofa" me lembre q um engenheiro em telecom da powerwave me respondeu a seguinte pergunta. tenho dois radios um do lado do outro causa interferencia? R.coloca um metro de distancia do outro e muda a frequencia.
    pelo q eu entedi causa inteferencia sim... a não ser q mude a frequencia de um e (ou) mude a posição.

  5. #25

    Padrão

    Olá
    Para regular uma antena, quanto mais instrumentos tu tiveres, mais fácil é regular. Um bom osciloscópio, um bom medidor de campo, um bom power miter, um bom analizador de espectro, e outros...
    Porem, existe uma ferramenta mais poderosa, que é o conhecimento. Se voce tem os conceitos na cabeça, basta um laptop. E dos bem baratinhos.
    Gilvan

  6. #26

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    Olá
    Para regular uma antena, quanto mais instrumentos tu tiveres, mais fácil é regular. Um bom osciloscópio, um bom medidor de campo, um bom power miter, um bom analizador de espectro, e outros...
    Porem, existe uma ferramenta mais poderosa, que é o conhecimento. Se voce tem os conceitos na cabeça, basta um laptop. E dos bem baratinhos.
    Gilvan

    Retiro a cobrança que fiz no outro tópico, sobre a resposta ao equipamento. Não tinha visto a resposta aqui.
    Então só para clarear bem. Eu só vou precisar do notebook e o conhecimento? nada de equipamentos caros para fazer a instalação?

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Retiro a cobrança que fiz no outro tópico, sobre a resposta ao equipamento. Não tinha visto a resposta aqui.
    Então só para clarear bem. Eu só vou precisar do notebook e o conhecimento? nada de equipamentos caros para fazer a instalação?

    Gostei que me chamastes de guri. Me faz bem para o espírito, últimamente tenho me sentindo muito sex por causa dos malditos dos 62 que estão chegando, como passa ligeiro. Mas respondendo tua pergunta, depois para regular o acoplamento e para tirar a interferencia, vais precisar só do lapTop.
    Um abraço.
    Gilvan

  8. #28

    Padrão

    ARTIFÍCIO
    Um filme de ficção científica que eu considero genial é Matrix. Nele o diretor explora o conflito entre o homem e a máquina após a conquista de memórias sem limite nas máquinas que evoluíram após o advento da inteligência artificial. Os seres humanos passaram a receber programas de realidade virtual, enquanto seus corpos reais permaneciam mergulhados em lugares escondidos. Essa realidade virtual, que é um programa de computador ao qual todos são conectados, chama-se Matrix e simula a humanidade.
    Na verde, o filme explora o conflito real e moderno entre a realidade x ilusão, ou nas minhas palavras, o conflito entre modelos artificiais e fenômenos físicos.
    No filme, as máquinas dispunham de tanta memória que conseguiam reproduzir aquilo que alguém tivesse vontade de ver. Por exemplo: Alguém comer uma bolacha e achar que está comendo um filé. Tudo não passava de memória e processador, o resto era só programa ou matrix.
    Mas porque o diretor do filme fez tal abordagem? Seria para explorar uma utopia que a ficção científica permite? Acho que não. Acho que foi uma crítica ao comportamento do homem atual que facilmente está confundindo os modelos com realidade. Explico
    Olhem a matemática. Ela não existe, ela é um modelo, um artifício de raciocínio, um construto hipotético.
    As cores da nossa natureza, elas não existem. As cores são ondas com freqüências que nos causam uma sensação no cérebro, a esta sensação nós seres humanos batizamos de cor. Mas é uma sensação.
    O tempo que nossos relógios mede, ele não existe. Nós achamos que existe porque morremos.
    O som que através da música nos embala a alma, não existe. Som é coisa de orelha e ouvido.
    Alguns modelos artificiais interpretam tão bem a realidade que nós os adotamos como real e depois de algum tempo, achamos que os modelos existem.
    Em telecomunicação também é assim Querem ver?
    Uma onde de radio freqüência que se propaga com polarização vertical se propaga como uma senoide? Claro que não. Numa onda existe corrente elétrica? Voltagem? Impedância? Claro que não.
    Duas ondas podem se interferir? Claro que não.
    O que é uma onda de radio freqüência? Onda de rádio freqüência é só e somente só ENERGIA que se comporta como modelos que não existem. Que nem Matrix.
    Vou contar uma historinha.
    Certa vez fui a Miami visitar uma neta que mora lá. Quando desembarquei e passei pela duana americana, dois agentes do governo americano me interpelaram assim.
    -O Sr. Foi escolhido aleatoriamente para uma estatística de vistoria, por favor, nos acompanhe.
    Fui levado para uma sala onde vistoriaram meticulosamente a minha bagagem. Depois, empunhando o cartão de entrada no país que eu havia preenchido, um dos agentes olhou para mim e disse:
    -O Sr pode provar que é engenheiro?
    A princípio fiquei confuso, mas tirei do bolso a minha carteira funcional do CREA e entreguei para ele. Ele olhou e me disse: -Está bem. A vistoria havia terminado.
    Não sei porque resolvi implicar um pouquinho e perguntei para o agente.
    - Qual a sua formação escolar?
    - Sou engenheiro também. Respondeu ele.
    Não resisti á maldade e perguntei para êle:
    - Se o limite da secante de uma função tende para zero, a derivada neste ponto pode ser zero também?
    - O agente parou, me olhou com cara torta e me alcançando o passaporte que estava na mão me disse:
    - O Sr. Pode passar.
    - Pedi desculpa, agradeci e sai. Mas dentro de mim eu estava rindo.
    Ele me pedira uma carteirinha que era um modelo que poderia ser até falsa. Eu usara um artifício. Nada fora provado.
    Acho que ele me deixou entrar no país, porque sou muito bonito. Sou parecido com o Neo.
    Fim da história.
    Os incrédulos que me perdoem mas artifício é artifício, tem muitas utilidades.
    Gilvan

  9. #29

    Padrão

    Gilvan,

    É interessante analisar o que você citou. Esse filme Matrix pode ser interpretado em várias áreas, até na psicologia. E realmente nada disso existe. São conceitos inventados pelo homem pra facilitar a classificação das coisas, melhorar as condições de sobrevivência. Pense bem, você seria engenheiro se não tivesse aprendido matemática na escola? Você teria perguntado pro segurança um negócio complicado de função se não tivesse aprendido tal teoria na escola?
    É graças a todas essas coisas que a tecnologia se desenvolve. As ciências exatas têm uma presença nisso, principalmente a física e a matemática, que são conceitos inventados pra contar carneiros no pasto a não sei quantos mil anos atrás. Agora olhe o que temos construído hoje graças a tanta teoria criada. As cores são reflexões da luz que o cérebro distingue. O homem só deu nome pra cada cor pra facilitar a classificação. O que seria de pintores sem isso?

    Agora sobre as ondas. Como já falei não entendo nada disso. Mas olhe só, citaram em outro tópico que potência muito alta prejudica a saúde. Então esse sinal existe. A gente só não vê. A teoria de onda imagino que tenha sido criada pra facilitar as instalações, a questão da polarização e tudo mais. Esses "modelos" são usados de base nas instalações e cálculos e se não fossem esses conceitos não existiria telefonia móvel nem provedor de internet por aí.

    Só umas opiniões minhas.
    Abraços!

  10. #30

    Padrão

    Meu Deus! Mandem esse cara para o Big Brother!

  11. #31
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    O certo é você ter todos estes equipamentos e o conhecimento.

    Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    Olá
    Para regular uma antena, quanto mais instrumentos tu tiveres, mais fácil é regular. Um bom osciloscópio, um bom medidor de campo, um bom power miter, um bom analizador de espectro, e outros...
    Porem, existe uma ferramenta mais poderosa, que é o conhecimento. Se voce tem os conceitos na cabeça, basta um laptop. E dos bem baratinhos.
    Gilvan

  12. #32

    Padrão

    Bom,

    Vou perguntar dnovo:

    Esse curso é apenas presencial e em porto alegre?

    to interessado, mas não dá pra viajar agora.

  13. #33

    Padrão

    Até que enfim Sábado!


    Sábado dia 31 de janeiro, se reunirão na sala de ensaios de antenas vinte participantes que discutirão as técnicas de evitar interferência, acertar o acoplamento entre a antena e o rádio e principalmente, aprimorar uma visão do que chamamos de rede wireless.
    A rede wireless foi um acontecimento que atropelou a todos nós que vínhamos no trenzinho seguro das comunicações analógicas ponto a ponto.
    Muitos participantes deste fórum estarão aqui enaltecendo o acontecimento com sua participação e conhecimentos, antecipadamente eu agradeço.Será um dia intenso de afirmações e demonstrações, haveremos de juntos fazer grandes conquistas, entre elas eu enxergo como principais as enumeradas abaixo.

    1. Uniformização da terminologia dos fenômenos. Importantíssimo para futuras trocas de informação.
    2. Habilidade na escolha correta de cabos, antenas e rádios a serem usados em um enlace de RF.
    3. Opinião científica abalizada sobre qualidade e preço de produtos que precisam ser comprados para atender as necessidades do provedor.
    4. Nos engajaremos, num clube antigo de apaixonados por telecomunicação, que já legaram para nós tantas experiências importantes.
    5. Criaremos estratégias de resgate dos conhecimentos que nos faltarem, como o aliciamento de universidades públicas ou privadas, Sebrae, Labre e outros. Tudo isso em nome do desenvolvimento coletivo.
    6. Brindaremos juntos a nossa nova confraria.

    Att.
    GilvanEnriconi
    Última edição por sergio; 28-01-2009 às 20:39.

  14. #34

    Padrão

    Amigos, foi realmente fantastico, gostaria de aqui me retratar ao Eng. Gilvan Enriconi, pois quando ele entrou no forum com suas teorias e afirmações, fui um dos primeiros a atirar pedras, peço a ele perdao e desculpas pela minha estupidez e ignorancia ....

    Aqueles que tinham pensado em ir e não o fizeram, perderao a oportunidade e ver e conferir tudo aquilo que o Eng. Gilvan tem afirmado neste forum. De todos os investimentos que fiz na vida, com certeza foi disparado o melhor, além de conhecer uma pessoa que agora tem minha admiração e apreço, vale cada centavo....

    Destaco aqui os principais tópicos abordados:

    * Definição de Cavidade Ressonante;
    * Porpagação de Ondas;
    * Conceitos de Basicos;
    * Fonte e caixa Verde;
    * Reatancia e Capacitancia Antena;
    * Eficiencia de uma antena;
    * Interferencia e Poluição;
    * Técnicas para aumentar o sinal irradiado
    * Técnica para tirar uma interferencia (fantastico e existe mesmo)
    * Lencol Eletromagnético.

    Na parte prática:
    * Laboratório com analizador de espectro e cavidades ressonantes.

    Uma das partes mais interesante do curso foi quando na parte prática, foi ligado um radio no canal 10, e através de um analizador de espectro ligado a um projetor, pudemos observar o comportamento de uma onda, logo em seguida, foi ligado um segundo radio no canal 11, observando o analisador, pudemos ver visualmente as ondas se sobrepondo, causando o que é chamado de interferencia, então atraves de um procedimento chamado por ele de "interferometro" (genial), foi reduzindo a interferencia até chegar praticamente a zero, então olhou pra nós e com um sorriso enigmático, falou " cade a interferencia????, onde esta???" e nós de boca aberta aplaudimos este Sr. que apartir de agora merece nosso crédito e respeito, que quer juntamente com nós se aprofundar cada vez mais nesse conceito de wireless.

    Parabens Eng. Gilvan Enriconi, não tenho palavras para agradecer vossas palavras e conhecimento.

    Contamos com vc nesse forum.

    Jodrix.

  15. #35
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post

    ....


    Uma das partes mais interesante do curso foi quando na parte prática, foi ligado um radio no canal 10, e através de um analizador de espectro ligado a um projetor, pudemos observar o comportamento de uma onda, logo em seguida, foi ligado um segundo radio no canal 11, observando o analisador, pudemos ver visualmente as ondas se sobrepondo, causando o que é chamado de interferencia, então atraves de um procedimento chamado por ele de "interferometro" (genial), foi reduzindo a interferencia até chegar praticamente a zero, então olhou pra nós e com um sorriso enigmático, falou " cade a interferencia????, onde esta???" e nós de boca aberta aplaudimos este Sr. que apartir de agora merece nosso crédito e respeito, que quer juntamente com nós se aprofundar cada vez mais nesse conceito de wireless.


    ....
    Certo,

    mas o seu "concorrente", um grande sábio e conhecedor de toda sorte de configuração e preparação de equipamentos de telecomunicações que sempre compra daquele gigante do mercado de telecom chamado ML, configura o super mega hiper power AP-ra-tim-bum-Tabajaretor no memos canal que tu, lindamente, miraculosamente, com uso de um espectometro configurou no teu equipamento (canal 10)... e ai? O interferometretor irá rejeitar porque sabidamente conhece somente os seus stubados equipamentos???

  16. #36

    Padrão

    Serjão... das duas coisas uma:

    Ou esse cara é um poderoso feiticeiro e ja dominou um

    Ou ele sabe o que ta fazendo e nao quer disponibilizar pra nós. (sujeito ruim)

  17. #37

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Certo,

    mas o seu "concorrente", um grande sábio e conhecedor de toda sorte de configuração e preparação de equipamentos de telecomunicações que sempre compra daquele gigante do mercado de telecom chamado ML, configura o super mega hiper power AP-ra-tim-bum-Tabajaretor no memos canal que tu, lindamente, miraculosamente, com uso de um espectometro configurou no teu equipamento (canal 10)... e ai? O interferometretor irá rejeitar porque sabidamente conhece somente os seus stubados equipamentos???
    caro amigo...

    acredito q vc he um puco mais sábio q o seu "concorrente" e ira trocar o canal do seu radio.

    t+

  18. #38

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GuilhermeCampos Ver Post
    caro amigo...

    acredito q vc he um puco mais sábio q o seu "concorrente" e ira trocar o canal do seu radio.

    t+
    Pera ai. Deixa eu colocar meus pensamentos em ordem.

    o Jodrix disse que realmente funciona, eliminando a interferencia .
    O Sérgio levantou a questão , se tiver no mesmo canal, é isso Sérgio?

    Se é assim, Jodrix, se tiver no mesmo canal vai eliminar, ou terá que trocar de canal? Pois ísto é o que normalmente se faz. Só que na prática todos os canais estão lotados.
    Relembrando aquele desenho inicial, do Enriconi, cheio de antenas apontando uma para outra, e aí é que veio a encrenca toda. Ele disse que eliminava. E foi contestado.
    Então fica o esclarecimento. Realmente se consegue eliminar todas as sobreposições ou tem que trocar de canal?
    Eu já expressei isso aqui antes. O Enriconi não viria a público de expor se não tivesse a solução. Pois toda o futuro da marca dele estaria em jogo. Só que ficou muito no ar como fazer isso. E daí gerou toda a polêmica.
    Elimina o problema em todas as situações?

  19. #39
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GuilhermeCampos Ver Post
    caro amigo...

    acredito q vc he um puco mais sábio q o seu "concorrente" e ira trocar o canal do seu radio.

    t+
    Agora vou rasgar o verbo:

    Eu sou o concorrente e quero é: literalmente ferrar com o dito cujo!!! Quero que a rede dele se fod#@#@!!! Quero ver o cara de lascando!!

    E ai???

  20. #40

    Padrão

    É... eu sou mais miseravel ainda, compro um amplificador de 3 Watts e coloco um radio no mesmo ssid dele, mesmo canal e aponto uma direcional pra a torre dele... como fica?