Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Red face Antena 18dbi sinal fraco a 1KM

    Olá a todos, estou com o seguinte problema:

    Possuo uma antena omni de 18dbi, ligada a um AP Edimax 7209(firmware AP Router 6.1). Usarei essa antena como servidor!
    Para testes instalei uma antena direcional aquarios de 24dbi, a mais ou menos 1Km. Acontece que o sinal na antena cliente está fraco, fica cortando hora recebo o sinal hora não.

    A antena Omni está instala acima de um telhado de 10m x 5m de metal, isso poderia ta afetando o sinal??
    Logo em frente existe uma outra antena Omni, a pesar de ela nao estar no mesmo canal que a minha ela pode estar afetando meu sinal também??

    Desde de já agradeço qq tipo de ajudaa!
    Grande abraço

  2. #2

    Padrão

    Que marca é essa antena? Precisa disso tudo? 18dbi? Seu Edimax está setado na potência default ou vc aumentou via software?

  3. #3

    Padrão

    A antena Omni também é aquarios. Pra falar a verdade não sei se precisarei de tudo isso, quem me indicou foi um amigo que possui uma dessa e é contente com a mesma!

    A potencia do Edimax eu já tentei variar, abaixo de 200 eu nao consigo ver o sinal a 1 km, e acima disso fica como eu descreivi no topico: as vezes eu recebo o sinal as vezes nao.

    Conferi os cabos e conectores, parecem estar tudo ok.

  4. #4

    Padrão

    Amigo, voce entrou numa armadilha.

    Não existem antenas omnidirecionais de 18Dbi hologadas. Elas simplismente poluem tudo que esta ao redor delas por causa de um fator chamado lobulo de irradiação.

    Uma antena de 15Dbi (da Ideal Antenas, a unica homologada) so consegue funcionar bem pra quem esta a mais de 400mts de distancia, as vezes compra-se antenas col elevado grau de irradiação e esquecem outros fatores.

    Pra essa distancia ai que voce esta falando uma de 8 ou 12 Dbi bastava, funcionando a 63Mw que é a potencia nativa do radio.

    Outra coisa são esses firmwares.. tá achando que ganhou 200mw foi? tu ganhou foi muito ruido porque se esse radio desse isso tudo o fabricante no firmware original ja teria dado essa potenia nativa a ele.

    Esse radio atinge no maximo xiando 100mW (o fabicante define 63 como faixa de seguranca) a partir dai ele so faz esquentar e lancar ruido.

  5. #5

    Padrão

    Hummmm.. Ok muito obrigado pelas dicas...
    Entao com o equipamento que tenho em maos, o que vc em aconselharia ??

    Deixar a potencia poouco abaixo de 100mw??
    Consiguirei um bom sinal com essa antena??

    Muito obrigado..

  6. #6

    Padrão

    A principio recomendo por uma antena de 15Dbi homologada e por esse radinho ai em 63mW no canal 1, 6 ou 11

    Essa antena realmente nao serve pra NADA.

  7. #7

    Padrão

    Tá usando quantos metros de cabo até a antena?

    Sobre a antena, cada caso é um caso... num ponto eu tenho uma Dotwarp de 21db atendendo cliente a menos de 100m, resta saber se ela realmente é de 21db.

  8. #8

    Padrão

    Galéra antena acima de 15dbi é loucura ainda mais sem homologação!, ainda mais com o cara setando 200mW. Eu uso uma omni da Hypertec de 15dbi homologada (que nem é essas coisas) com 50mW de uma plaquinha greatek com chipset atheros no Mikrotik e mando sinal na casa do caralho! longe pra poha! e olha que minha cidade tem mais de 1(hum) milhão de habitantes e dezenas (eu digo milhares) de provedores clandestinos e licenciados. Mais interferencia do que eu recebo, bem que eu poderia colocar 1WATT, mas só uso 50mW e faço estrago!


    Obs: Só uso cabos celflex ou LMR600

  9. #9

    Padrão Aqui dá certo...

    Amigo, uso um zinwell g220 (até 400mw via software) + uma antena aquario 15dbi (com pigtail de 20cm), está funcionando perfeitamente, tanto para clientes de 80 metros quanto para clientes de 700m a 1km, isso é claro no ponto mais longe utilizo uma antena de 24dbi da aquario (de grade) + outro zinwell g220. desde quando coloquei esse sistema deu para suprir todas as necessidades da rede. se você utilizar 802.11b ajuda mais ainda, pois a potência aumenta (ou pelo menos não diminui em relação a potencia dada pelo o fabricante), a antena não importa muito se você tem um rádio ruim e vice-versa.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    Amigo, uso um zinwell g220 (até 400mw via software) + uma antena aquario 15dbi (com pigtail de 20cm), está funcionando perfeitamente, tanto para clientes de 80 metros quanto para clientes de 700m a 1km, isso é claro no ponto mais longe utilizo uma antena de 24dbi da aquario (de grade) + outro zinwell g220. desde quando coloquei esse sistema deu para suprir todas as necessidades da rede. se você utilizar 802.11b ajuda mais ainda, pois a potência aumenta (ou pelo menos não diminui em relação a potencia dada pelo o fabricante), a antena não importa muito se você tem um rádio ruim e vice-versa.
    Kara isso é loucura!!! Não existe G-220 que vá até 400mW, mesmo que aumentando via software, ele é 250mW de fábrica e não aumenta e nem diminui é 250mW e pronto!, teu AP está prestes a queimar o chipset, diminui isso urgente ou perderá ele completamente. O que acontece que muitos dos usuários não tem equipamentos para testar seus rádios e antenas, se não comprovariam tal merda que fazem com seus AP´s. Pégue um ocisloscópio e teste uma antena omni com ganho acima de 15dbi? Veja tambem como fica a saída RF do AP que é de 63mW aumentando para 400mW? Emfim... tah errado!

    Por isso que hoje o espectro tah uma merda. Sei que todo mundo está afim de trabalhar direito, ganhar o seu dinheiro honestamente e tudo, mas se não fizer tudo dentro das normas, nóis provedores que temos licença, pagamos impostos altos acabamos tendo que denunciar tais pessoas (provedores) que praticam esse crime!. Digo crime porque por 400mW numa omni estraga todo um espectro.
    Última edição por jociano; 16-01-2009 às 12:10.

  11. #11

    Padrão

    Tem gente que acha que um Edimax, Gilink ou outros ai conseguem chegar a 400mW usando firmware de terceiros... São realmente pessoas que pagam pra serem prejudicadas.

    Ta nacara e evidente que um Zinwell de 250mW nunca chegará a 400mW, pos se chegasse a isso o fabricante ja teria colocado nativamente.

    Voce esta é espalhando ruido e poluicao e ta dizendo que é sinal

    Esses cartoes abaixo (que muita gente nem sabe que existe) tem potencia de 32mW e são melhor que qualquer cartao fabricado hoje em dia (exceto em criptografia e velocidade) e com uma antena de 15Dbi conseguem 8km tranquilo.

    https://under-linux.org/fotos/pedro0...-roamabout.jpg

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Tá usando quantos metros de cabo até a antena?

    Sobre a antena, cada caso é um caso... num ponto eu tenho uma Dotwarp de 21db atendendo cliente a menos de 100m, resta saber se ela realmente é de 21db.

    Uso apenas 50cm de cabos até antenas,..
    Obrigado a todos pela ajuda..
    Tentarei substituir minha antena por uma 15dbi homologada, espero que de certo..

  13. #13

    Padrão dados errados

    Coloquei errado, confundi com o meu mikrotik, o g220 tá funcionando com 300mw com o appro, é claro o g220 funciona com overclock no "chipset", outra coisa, o sinal chega tranquilo com distorção 0% em clientes em 1km, ou seja cada um com o seu cada qual, o jociano poderia ser mais humilde com as respostas, isso é um forúm e não sala de punição...., acho que nunca se pode saber de tudo, além do mais pessoas com esse tipo de carater.
    Última edição por beirsdorf; 16-01-2009 às 17:33.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    Coloquei errado, confundi com o meu mikrotik, o g220 tá funcionando com 300mw com o appro, é claro o g220 funciona com overclock no "chipset", outra coisa, o sinal chega tranquilo com distorção 0% em clientes em 1km, ou seja cada um com o seu cada qual, o jociano poderia ser mais humilde com as respostas, isso é um forúm e não sala de punição...., acho que nunca se pode saber de tudo, além do mais pessoas com esse tipo de carater.
    Kara não é isso... Pelo contrário, o que estou tentando é abrir a mente de vocês sobre isso, tenho conhecimento técnico e formação em redes e sei muito bem do que estou falando, quero apenas ajudar a você e tantos outros que caem na besteira de fazer o tal overcloking e assim não arrebentar o seu equipamento e nem prejudicar os outros, pois o que acontece muito é quem o cidadão compra uma omni lá de 15, 18 e até mesmo 21dbi e põe 400mW, já vi gente colocando 600mW e com isso prejudicando várias outras pessoas. Uso aqui 63mW e atendo clientes com 4km sem problemas e com excelente qualidade e olha que moro na capital onde tem mais de 1(hum) milhão de habitantes e varios provedores. E outra já testei no ociloscópio, ja testi em wattimetro e etc... e a onda sai totalmente saturada, é como se você colocasse teu som no volume maximo, jamais ouvirá direito o que está saindo, está alto mais sem qualidade, isso é um raciocionio mais do que lógico e sem falar que está prejudicando seus concorrentes, agora vem você falar de carater? Acho que você quiz dizer comportamento não foi? Porque se foi carater, digo a você que falta de carater são pessoas (provedores) que não procuram trabalhar dentro da legalidade, como potência equilibrada, praticando preços competitivos e assim contribuindo para que ramo possa crescer e crescer e não fazendo o contrário e atrapalhando os negóçios alheios, pois com essas atitudes sim o ramo de wirelles está com o dias contados. Aqui um amigo meu insistia em usar 600mW, em usar amplificador, equipamentos sem homologação e etc... dei conselhos a ele que não trabalhasse dessa forma pois estária prejudicando não somentes seus concorrentes mas a si mesmo e sabe o que aconteceu? Ele foi preso, por atividade clandestina de venda de internet, ele está solto mas está quebrado pois pagou multas absurdas, perdeu seu investimentos e etc... Se o mesmo tivesse ouvido meus conselhos, estaria hoje numa boa ganhando seu dinheiro sem nenhum problema. Fica ai o aviso, tentei ajudar, mas fui mal compreendido, mas mesmo assim peço desculpas. Abraços!

  15. #15

    Padrão

    Jociano, bem vindo ao seleto grupo de baixas potencia que tem se dado bem.

    Parece que o povo so quer saber de 200mW pra cima e tão se dando mal..

    Eles não sabem o prejuizo proprio que estao tendo.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Jociano, bem vindo ao seleto grupo de baixas potencia que tem se dado bem.

    Parece que o povo so quer saber de 200mW pra cima e tão se dando mal..

    Eles não sabem o prejuizo proprio que estao tendo.
    Claro concerteza! Uso baixa potência e estou feliz da vida e olha que pégo interferêcia do baralho e mesmo assim tenho qualidade e quando por acaso meu link não fecha por interferência de outros provedores, eu os procuro e falo do problema que ele está me causando, converso com eles numa boa, resolvemos ali mesmo e se não consigo resolver na boa, faço uma ligação para Anatel e pronto!. E não entendam isso como egoismo, pois pago absurdos de link dedicado, de impostos e etc... para concorrer com alguem que mesmo que tenha tudo homologado e tambem um dedicado, venha a me prejudicar cuspindo 600mW no espectro da cidade!!! e sem falar nos concorrentes que usam ADSL e etc... fica dificil!, sei que muita gente usa ADSL e não os recrimino, mas pelo menos tentem usar do bom senso ao estruturar suas redes wirelles para não prejudicar os outros. Desculpem mais uma vez...

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Claro concerteza! Uso baixa potência e estou feliz da vida e olha que pégo interferêcia do baralho e mesmo assim tenho qualidade e quando por acaso meu link não fecha por interferência de outros provedores, eu os procuro e falo do problema que ele está me causando, converso com eles numa boa, resolvemos ali mesmo e se não consigo resolver na boa, faço uma ligação para Anatel e pronto!. E não entendam isso como egoismo, pois pago absurdos de link dedicado, de impostos e etc... para concorrer com alguem que mesmo que tenha tudo homologado e tambem um dedicado, venha a me prejudicar cuspindo 600mW no espectro da cidade!!! e sem falar nos concorrentes que usam ADSL e etc... fica dificil!, sei que muita gente usa ADSL e não os recrimino, mas pelo menos tentem usar do bom senso ao estruturar suas redes wirelles para não prejudicar os outros. Desculpem mais uma vez...
    Amigo, acaba de ganhar mais um para o clube da baixa potência. Não gostei do modo como falou dos provedores não licenciados, mas vc se redemiu no ultimo post. Parabéns. A questão é a seguinte: Há vários provedores não licenciados operando por ai, que as vezes atrapalham nossos serviços, mas deve-se sempre lembrar que uma conversa pode resolver tudo. Mas se não resolver é o jeito usar a força (Justuça).

    Reconheço que o preço da legalização é meio salgado e se torna inviável para provedores iniciantes, mas se vc (como eu) fizer um bom estudo antes de fazer as coisas pode evitar muitos desses atritos.

    Aproveitando o comentário, o que vc acha desses equipamentos: Omni aquarios 15dbi + Zinwell g-220? ou é melhor um aprouter wr-254? Obrigado.

  18. #18

    Padrão sem briga....

    pera aí pessoal, esse post é para ajuda. calma, sei que vcs são legalizados estou por enquanto com parceria scm da anatel, mas há de convir que tem espaço pra todos..., sempre para alguem a solução certa é a sua, mas sempre tem as necessidades, se para vc um mikrotik ou um ap2500 atende suas necessidades ok, mas se um zinwell antende ok, se um "pacific" (hehhehe) atente, pronto, calma, somos todos colegas de ramo. obs: vou baixar minha potencia para 63mw.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorozario Ver Post
    Amigo, acaba de ganhar mais um para o clube da baixa potência. Não gostei do modo como falou dos provedores não licenciados, mas vc se redemiu no ultimo post. Parabéns. A questão é a seguinte: Há vários provedores não licenciados operando por ai, que as vezes atrapalham nossos serviços, mas deve-se sempre lembrar que uma conversa pode resolver tudo. Mas se não resolver é o jeito usar a força (Justuça).

    Reconheço que o preço da legalização é meio salgado e se torna inviável para provedores iniciantes, mas se vc (como eu) fizer um bom estudo antes de fazer as coisas pode evitar muitos desses atritos.

    Aproveitando o comentário, o que vc acha desses equipamentos: Omni aquarios 15dbi + Zinwell g-220? ou é melhor um aprouter wr-254? Obrigado.
    amigo, uso g220 + 15dbi aquario omni, me atende e muito, vai fundo, custo x beneficio ajuda muito.

  20. #20

    Padrão MAIS...

    jociano, ganhou um parceiro no maranhão....