+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Iptables x RPC over HTTP

    Olá a todos.

    Estou com o seguinte ambiente: Servidor de e-mail Exchange 2003 Back-End + Servidor AD e firewall iptables.

    Fiz toda a configuracao no Exchange 2003 para conexao RPC over Http que usa a porta 443 e já homologuei internamente sem problemas.

    Agora quando estou no ambiente externo, consigo fazer acesso ao OWA pelas portas 80 e 443, mas não consigo logar no servidor exchange configurando pelo outlook.

    Já revi todos os procedimentos e creio que seja algum DIRECIONAMENTO e/ou BLOQUEIO do IPTABLES faltando.

    Gostaria de saber se alguem tem ou já passou por um ambiente assim e se podia me ajudar na configuracao do iptables.

    Muito Obrigado

  2. #2

    Padrão

    quais as mensagens de erro?
    seu iptables tem um item para LOG dos rejeitados?

  3. #3

    Padrão

    A mensagem de erro é que não foi possivel autenticar com o servidor.
    O outlook chega a pedir Login e senha do dominio configurado.

    Até aonde eu sei não possuo um item para LOG´s o firewall desta empresa é somente para os servidores e já deve ter algum tempo que não é feita uma atualização. O cliente não quer troca-lo e agora surgiu a necessidade de configurar o exchange apra este protocolo.

    Obrigado pela ajuda.

  4. #4

    Padrão

    bem.. não conheço o EuTôLoko, mas lembra-me vagamente que esse tipo de erro ocorria quando se enviava senha criptografada; há um "box" ticado nele e que NÃO deve ser ticado. Examine por aí, direto no aplicativo. Sinto, mas atingi meu limite de incompetencia

    se tiver acesso ao servidor, diretamente, até pode usar o tcpdump para analisar o tráfego. Por exemplo, se a senha NÃO vier em "texto visivel" é o indicio mais seguro para o erro.

  5. #5

    Padrão

    Valeu! Qualquer ajuda é totalmente válida.
    Na parte de homologação do exchange e do outlook ta ok porque já fiz essa configuração no ambiente de teste só que usando o ISA SERVER e deu tudo ok.

    Consegui instalar o tcpdump no linux que descobri ser um Suse.

    Seria pedir demais me dar a receita de bolo para o comando que voce precisaria.

    Obrigado

  6. #6

    Padrão

    bem, então vamos por partes:
    a) já que conseguiu instalar o tcpdump, indica que tem autoridade de root então, TODO CUIDADO É POUCO.
    b) tcpdump; leia em "http://www.owlriver.com/tips/trace-sendmail/" uma receitinha de COMO/O QUE procurar
    c) idealmente os pacotes rejeitados pelo iptables deveriam ser lançados no /var/log/messages. Não há nada lá? se for o caso, acrescente COM CUIDADO uma regra para log em "forward" e em "input" - sugiro pedir help pra alguém mais experiente em Linux/iptables pra isso. De qualquer forma NÃO mexa no script original, acrescente direto na linha de comando

    divirta-se. E boa sorte.

  7. #7

    Padrão

    Ja liberei RPC over HTTP do exchange no iptables e pf, fiz isso apenas permitindo a porta 443, se voce nao está conseguindo se autenticar o problema é provavelmente configuração do outlook.

  8. #8

    Padrão

    Problema resolvido.
    Com as dicas do irado consegui checar o log dos pacotes rejeitados e vi que continuava bloqueado a porta 443 mesmo com a permissão no firewall. Foi feita uma busca nas regras e havia uma outras regra bloqueando acesso a porta 443.
    Como para homologação interna não passei pelo iptables nao houve problemas.
    Agradeço ao irado pela ajuda e também pelos ensinamentos em Linux e Iptables e ao Patrick com sua sugestão.

    Muito Obrigado