+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cartão Emp 8602 Plus perdendo pacote

    Oi pessoal boa noite!
    Gostaria de saber qual melhor cartão mine PCI pra mim usar em BR 433ah, pois descobri que entrei numa fria, mudei de uma omine por 04 setorial oiw 17dbi na horizontal e 04 senao, com os painéis estou satisfeito pois alem de melhorar a qualidade do sinal peguei cliente a 4600m sem visada, com a omine 4600m jamais,
    Problema: com 20 cliente online a rede fica perdendo pacote, usava 250mw no Maximo, pequei uma dica ontem aqui no forun, e mudei de 250mw para default ou seja 50mw, melhorou bastante a perda de pacote, quase não perde, cliente há 2400m estar pingando com 1 2 3ms usando placa ralink, mas quero mudar mesmo assim pois sei que quando os cliente aumentarem vai continuar perdendo pacote.
    então qual cartão vcs mim indicam para melhora minha rede?

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FONTINELE Ver Post
    Oi pessoal boa noite!
    Gostaria de saber qual melhor cartão mine PCI pra mim usar em BR 433ah, pois descobri que entrei numa fria, mudei de uma omine por 04 setorial oiw 17dbi na horizontal e 04 senao, com os painéis estou satisfeito pois alem de melhorar a qualidade do sinal peguei cliente a 4600m sem visada, com a omine 4600m jamais,
    Problema: com 20 cliente online a rede fica perdendo pacote, usava 250mw no Maximo, pequei uma dica ontem aqui no forun, e mudei de 250mw para default ou seja 50mw, melhorou bastante a perda de pacote, quase não perde, cliente há 2400m estar pingando com 1 2 3ms usando placa ralink, mas quero mudar mesmo assim pois sei que quando os cliente aumentarem vai continuar perdendo pacote.
    então qual cartão vcs mim indicam para melhora minha rede?
    Um excelente é o R52H e outro é o Senao 2511 chipset prism ou até mesmo o XR2!

  3. #3

    Padrão

    R52H exelente cartão, com potencia baixa tem ótima estabilidade.
    O XR2 é melhor ainda, muita estabilidade e forte.

  4. #4

    Padrão

    mas e se o cara quiser ficar na legalidade e quiser um homologado??? ae q o bicho pega... acho q tem muito "preconceito" em cima dos engenius... eh soh dar um procurada no forum e ver umas dicas pra melhorar... abs

    Ps. eu uso mais de 12 cartoes desse na minha rede, nao tive problemas ainda...

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    mas e se o cara quiser ficar na legalidade e quiser um homologado??? ae q o bicho pega... acho q tem muito "preconceito" em cima dos engenius... eh soh dar um procurada no forum e ver umas dicas pra melhorar... abs

    Ps. eu uso mais de 12 cartoes desse na minha rede, nao tive problemas ainda...
    Pra ficar na legalidade se eu fosse depender só desse modelo da Egenius (disse modelo no singular) eu estava ferrado nem teria aberto um provedor e outra não é preconceito é porque o cartão não presta mesmo, mesmo com as dicas que tem aqui no fórum ainda sim ele é um cartão ruim, como pode um cartão fabricado em série já vir BUGADO ou seja tem seu algoritimo gravado para EPROM todo bugado? e isso já vem de fábrica! e logo ele consome uma amperagem e uma voltagem do caralho, fazendo com que tenhamos que adaptar fontes especialmente para eles, sem falar da sensibilidade dele que até com chuva sem raios ele morre. Então para ficar na legalidade não precisa usar somente eles, tem o SENAO 2511 de 200mW com chipset prism MINIPCI que é homologado, sabia? tem o outro que é o Senao Engenius EL-2511CD-PLUS-EXT2 200mw PCMCIA que tambem é homologado e pra mim é o melhor para PC-AP, tem ele tambem sabia? Emfim... opções melhores e homologadas não faltam para se montar uma estrutura de qualidade em redes sem fio. Abraços!!!

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    mas e se o cara quiser ficar na legalidade e quiser um homologado??? ae q o bicho pega... acho q tem muito "preconceito" em cima dos engenius... eh soh dar um procurada no forum e ver umas dicas pra melhorar... abs

    Ps. eu uso mais de 12 cartoes desse na minha rede, nao tive problemas ainda...
    Ainda. Provavelmente tá dando sorte, normalmente algum começa a dar pau depois de uns 4 meses de uso. A gente tinha um aqui funcionando perfeitamente com 60 a 70 clientes simultâneos (isso mesmo, 70) e nunca deu problema. Em compensação os que a gente colocava nos outros pops tinha vez que dava pau de uma semana pra outra, outros duravam 2 meses, outros 4... enfim, eles podem até quebrar um galho mas não são confiáveis. Use XR2, R52H (aconselho), CM9 dizem que é bom também mas nunca usamos aqui.

    Abraços!

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Xororo Ver Post
    Ainda. Provavelmente tá dando sorte, normalmente algum começa a dar pau depois de uns 4 meses de uso. A gente tinha um aqui funcionando perfeitamente com 60 a 70 clientes simultâneos (isso mesmo, 70) e nunca deu problema. Em compensação os que a gente colocava nos outros pops tinha vez que dava pau de uma semana pra outra, outros duravam 2 meses, outros 4... enfim, eles podem até quebrar um galho mas não são confiáveis. Use XR2, R52H (aconselho), CM9 dizem que é bom também mas nunca usamos aqui.

    Abraços!
    Concordo!

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    mas e se o cara quiser ficar na legalidade e quiser um homologado??? ae q o bicho pega... acho q tem muito "preconceito" em cima dos engenius... eh soh dar um procurada no forum e ver umas dicas pra melhorar... abs

    Ps. eu uso mais de 12 cartoes desse na minha rede, nao tive problemas ainda...
    Amigo se vc puder mim passa umas dica de configuração desse cartão para melhorar mais minha rede, te agradeço muito se vc puder mim dar essa ajuda, pode ser que deve ter algo de errado na configuração.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FONTINELE Ver Post
    Amigo se vc puder mim passa umas dica de configuração desse cartão para melhorar mais minha rede, te agradeço muito se vc puder mim dar essa ajuda, pode ser que deve ter algo de errado na configuração.
    Kara se você tiver setado 26dmb nele, baixa isso imediatamente, coloque em 16dbm, pois o que acontece é que esse cartão tem um erro de algoritimo o que impede que o Mikrotik reconheça a potência setada nele, então se colocas 26dbm, na realidade ele está com 36dbm ou seja vc vai fritar teu cartão, então coloque 16dbm que melhora muito ou faça melhor, coloque 12dbm e seja muitissimo feliz!

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Kara se você tiver setado 26dmb nele, baixa isso imediatamente, coloque em 16dbm, pois o que acontece é que esse cartão tem um erro de algoritimo o que impede que o Mikrotik reconheça a potência setada nele, então se colocas 26dbm, na realidade ele está com 36dbm ou seja vc vai fritar teu cartão, então coloque 16dbm que melhora muito ou faça melhor, coloque 12dbm e seja muitissimo feliz!
    Então no caso pra conseguir setar a 63mw teria que configurar com 8dbm?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Xororo Ver Post
    Então no caso pra conseguir setar a 63mw teria que configurar com 8dbm?
    Isso, Isso!!! Menino esperto!!!

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Kara se você tiver setado 26dmb nele, baixa isso imediatamente, coloque em 16dbm, pois o que acontece é que esse cartão tem um erro de algoritimo o que impede que o Mikrotik reconheça a potência setada nele, então se colocas 26dbm, na realidade ele está com 36dbm ou seja vc vai fritar teu cartão, então coloque 16dbm que melhora muito ou faça melhor, coloque 12dbm e seja muitissimo feliz!
    Amigo por incrível que pareça estou usando em default ou seja 17 dbm.
    Não dar para entender, acho que esse cartão é mesmo muito ruim, vou tentar trocar com vendedor, esse vai ser outro problemas ele querer trocar, sabe como é, na hora de vender é uma maravilha.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FONTINELE Ver Post
    Amigo por incrível que pareça estou usando em default ou seja 17 dbm.
    Não dar para entender, acho que esse cartão é mesmo muito ruim, vou tentar trocar com vendedor, esse vai ser outro problemas ele querer trocar, sabe como é, na hora de vender é uma maravilha.
    Mas faz esse teste antes kara! Depois tú troca!

  14. #14

    Padrão

    olha aki uso em 13dbm ja tem mais de 5 meses, mesmo com chuvas e tudo nao tive problemas de perda de potencia, e esse negocio de chuva baixar potencia de cartao eh a coisa mais bizarra q ja ouvi, nao faz sentindo nenhum... daqui um pouco vao falar q sol escalndante igual faz aki na minha regiao vai melhorar o sinal... nao estou garantindo q nao vou ter problemas, oq estou dizendo eh q fazendo os ajustes das dicas q li aki no forum que seria baixar a potencia e um bom aterramento da RB vc pode minimizar e ate mesmo se isentar de alguns problemas...

    lembrando q o prob de algoritimo nao eh soh no engenius, ate os bambambam da ubiquiti tb sofrem desse mau. sabia???

    Radio Card Default /ProgrammedMax Power Offset True Max Avg. Output Power

    SR2 16 dBm 10 dB 26 dBm
    SR9 16 dBm 12 dB 28 dBm
    SR5 19 dBm 7 dB 26 dBm
    XR2 18 dBm 10 dB 28 dBm
    XR5 18 dBm 10 dB 28 dBm


    Because of problems with TX power control in certain versions of the Atheros
    MADWIFI Linux Driver, the SR / XR cards were purposely programmed with a
    power "offset" which causes the driver to think it is transmitting at a lower power
    level than it really is. The table below shows the maximum power levels
    programmed into the cards versus the actual corresponding output power levels. It
    is important to realize that what the driver reports will be significantly lower than the
    TX power of the radio.

    It is always a good idea to leave power levels at their default settings as this will
    produce radio operation according to the SR / XR specifications. If there are any
    questions concerning power offsets, please contact [email protected] or give us
    a call at 408-942-1153.

  15. #15

    Padrão

    Dica p/ otimizar o Cartão EMP-8602 Plus-S

    Grandioza dica quero compartilhar c/vcs aqui, percebi q este cartão consegue lidar até c/60 ou+ conexões simultâneas, desde que n sofra poluição, exemplo, coloquei minha Rb-433ah alimentada por uma fonte de notebook 19Volts 3,34-Amperes, somente c/um cartão EMP-8602 Plus-S 600mW, minha cidade possui +/- uns 15 provedores, totalmente poluída, mts amplificadores, esse cartão n conseguia trab c/ 20 clientes simultâneos, dando pings altos, ack em defult chegava em 355us, se setasse a potencia acima de 24dbm, piorava a situação o ruído aumentava, pensei comigo vou retirar o pigtail do mpci e fazer um teste, passei o scan, detectou +/- 36 pontos de acessos tds dentro de -54db à -76db, imagine isso sem pigtail e antena, só o cartão numa torre de 20mts, nesse ponto começamos entender a irradiação q esse cartão sofre, ele tem uma sensibilidade extraordinária, por isso mts elogiam ele em link pto-pto.

    Construí uma cx. Zincada leve totalmente blindada só c/os furos p/passar o pigtail e os cabos, rede e alimentação, coloq aqueles parafusos de elevação q usamos p/montar MB, fixei a RB, e coloq dissipadores de calor em tds chips da RB inclusive na chapa metálica dissipadora do cartão, ao invés de contruir um sistema c/ventilação, preferi dissipar td o calor gerado internamente, e usei 2 Antiumectante p/n termos problema c/umidade, depois de montar o sistema, deixei em bancada a RB em AP-BRIDGE, em 20, 24, 28dbm, o seu sinal n era detectado por nada, pensei agora ela n vai sofrer contaminação, peguei essa caixa e coloquei-a dentro da cx hermética d medida maior, e no espaço, preenchi c/lã de vidro, afim d n ter troca de calor.
    Q maravilha no msm teste em cima da torre, passei o scan s/o pigtail no cartão, n detectou nenhum ponto de acesso, depois coloq o pigtail, liguei na OMNI HYPERLINK 15DB q esta a 20 mts, o único escape do sinal é pelo cabo, esse sistema me surpreendeu, pois o cartão fica imuni a irradiação, trabalhando como se estivesse numa fazenda, RS, hehehe.
    Pelo menos no meu caso resolveu, 20, 30, 40 clientes conectados simultâneos, sem contar q n tenho verba p/ter setoriais, uso a omni mesmo, meu limite é os 11MB do cartão, RS!
    Agora tenho uma dúvida, estava lendo e parece q há um erro no EMP-8602 qto a potência reconhecida no S.O. mikrotik, se setarmos exemplo 17dbm é como ele estivesse em 27dbm, qd vc coloca então em 26dbm, o negócio parece q vai derreter,RS.
    Eu testei ele em 28dbm, n esquentou tanto, claro tbm, coloquei dissipador.
    Quem tiver algum comentário qto sua potência, esclareça essa dúvida q tenho.
    Abraços á tds

  16. #16

    Padrão Dica p/ otimizar o Cartão EMP-8602 Plus-S

    Dica p/ otimizar o Cartão EMP-8602 Plus-S

    Grandiosa dica quero compartilhar c/vcs aqui, percebi q este cartão consegue lidar até c/60 ou+ conexões simultâneas, desde que n sofra poluição, exemplo, coloquei minha Rb-433ah alimentada por uma fonte de notebook 19Volts 3,34-Amperes, somente c/um cartão EMP-8602 Plus-S 600mW, minha cidade possui +/- uns 15 provedores, totalmente poluída, mts amplificadores, esse cartão n conseguia trab c/ 20 clientes simultâneos, dando pings altos, ack em defult chegava em 355us, se setasse a potencia acima de 24dbm, piorava a situação o ruído aumentava, pensei comigo vou retirar o pigtail do mpci e fazer um teste, passei o scan, detectou +/- 36 pontos de acessos tds dentro de -54db à -76db, imagine isso sem pigtail e antena, só o cartão numa torre de 20mts, nesse ponto começamos entender a irradiação q esse cartão sofre, ele tem uma sensibilidade extraordinária, por isso mts elogiam ele em link pto-pto.
    Construí uma cx. Zincada leve totalmente blindada só c/os furos p/passar o pigtail e os cabos, rede e alimentação, coloq aqueles parafusos de elevação q usamos p/montar MB, fixei a RB, e coloq dissipadores de calor em tds chips da RB inclusive na chapa metálica dissipadora do cartão, ao invés de contruir um sistema c/ventilação, preferi dissipar td o calor gerado internamente, e usei 2 Antiumectante p/n termos problema c/umidade, depois de montar o sistema, deixei em bancada a RB em AP-BRIDGE, em 20, 24, 28dbm, o seu sinal n era detectado por nada, pensei agora ela n vai sofrer contaminação, peguei essa caixa e coloquei-a dentro da cx hermética d medida maior, e no espaço, preenchi c/lã de vidro, afim d n ter troca de calor.
    Q maravilha no msm teste em cima da torre, passei o scan s/o pigtail no cartão, n detectou nenhum ponto de acesso, depois coloq o pigtail, liguei na OMNI HYPERLINK 15DB q esta a 20 mts, o único escape do sinal é pelo cabo, esse sistema me surpreendeu, pois o cartão fica imuni a irradiação, trabalhando como se estivesse numa fazenda, RS, hehehe.
    Pelo menos no meu caso resolveu, 20, 30, 40 clientes conectados simultâneos, sem contar q n tenho verba p/ter setoriais, uso a omni mesmo, meu limite é os 11MB do cartão, RS!
    Agora tenho uma dúvida, estava lendo e parece q há um erro no EMP-8602 qto a potência reconhecida no S.O. mikrotik, se setarmos exemplo 17dbm é como ele estivesse em 27dbm, qd vc coloca então em 26dbm, o negócio parece q vai derreter,RS.
    Eu testei ele em 28dbm, n esquentou tanto, claro tbm, coloquei dissipador.
    Quem tiver algum comentário qto sua potência, esclareça essa dúvida q tenho.
    Abraços á tds

  17. #17

    Padrão

    Dica p/ otimizar o Cartão EMP-8602 Plus-S

    Grandiosa dica quero compartilhar c/vcs aqui, percebi q este cartão consegue lidar até c/60 ou+ conexões simultâneas, desde que n sofra poluição, exemplo, coloquei minha Rb-433ah alimentada por uma fonte de notebook 19Volts 3,34-Amperes, somente c/um cartão EMP-8602 Plus-S 600mW, minha cidade possui +/- uns 15 provedores, totalmente poluída, mts amplificadores, esse cartão n conseguia trab c/ 20 clientes simultâneos, dando pings altos, ack em defult chegava em 355us, se setasse a potencia acima de 24dbm, piorava a situação o ruído aumentava, pensei comigo vou retirar o pigtail do mpci e fazer um teste, passei o scan, detectou +/- 36 pontos de acessos tds dentro de -54db à -76db, imagine isso sem pigtail e antena, só o cartão numa torre de 20mts, nesse ponto começamos entender a irradiação q esse cartão sofre, ele tem uma sensibilidade extraordinária, por isso mts elogiam ele em link pto-pto.
    Construí uma cx. Zincada leve totalmente blindada só c/os furos p/passar o pigtail e os cabos, rede e alimentação, coloq aqueles parafusos de elevação q usamos p/montar MB, fixei a RB, e coloq dissipadores de calor em tds chips da RB inclusive na chapa metálica dissipadora do cartão, ao invés de contruir um sistema c/ventilação, preferi dissipar td o calor gerado internamente, e usei 2 Antiumectante p/n termos problema c/umidade, depois de montar o sistema, deixei em bancada a RB em AP-BRIDGE, em 20, 24, 28dbm, o seu sinal n era detectado por nada, pensei agora ela n vai sofrer contaminação, peguei essa caixa e coloquei-a dentro da cx hermética d medida maior, e no espaço, preenchi c/lã de vidro, afim d n ter troca de calor.
    Q maravilha no msm teste em cima da torre, passei o scan s/o pigtail no cartão, n detectou nenhum ponto de acesso, depois coloq o pigtail, liguei na OMNI HYPERLINK 15DB q esta a 20 mts, o único escape do sinal é pelo cabo, esse sistema me surpreendeu, pois o cartão fica imune a irradiação, trabalhando como se estivesse numa fazenda, RS, hehehe.
    Pelo menos no meu caso resolveu, 20, 30, 40 clientes conectados simultâneos, sem contar q n tenho verba p/ter setoriais, uso a omni mesmo, meu limite é os 11MB do cartão, RS!
    Agora tenho uma dúvida, estava lendo e parece q há um erro no EMP-8602 qto a potência reconhecida no S.O. mikrotik, se setarmos exemplo 17dbm é como ele estivesse em 27dbm, qd vc coloca então em 26dbm, o negócio parece q vai derreter,RS.
    Eu testei ele em 28dbm, n esquentou tanto, claro tbm, coloquei dissipador.
    Quem tiver algum comentário qto sua potência, esclareça essa dúvida q tenho.
    Abraços á tds