Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Sinal 99% mas não navega. RB133 + MiniPCI Engenius, Já tentei de tudo.

    Olá Pessoal,

    Tenho um provedor pequeno em minha cidade com cerca de 15 clientes.
    Comprei esse produto: http://www.solucoesasp.com.br/ecommerce_site/index.php?pg=t1_ex_prod&codprd=20324&cd=gjoZdY9@CUbgc&cat=ighYdd9!}Vkl&cats1=jknhcc0:[Tkl&cdgc=hekfch70}Xk&sid=mrujtupnaocf07s97qcjqcf9m1-1232370892

    O problema

    Estou com um problema sério em minha rede, pois só conseguem usar os clientes que tem sinal 100% perfeito. Tem gente que tá com o sinal 99% e nao navega de jeito nenhum, não veem nem a página de login do hotspot. Se o sinal estiver menor que 95% nem conectar na rede eles conseguem. Só pessoas com sianl 100% conseguem pegar o IP por dhcp.

    Informações Básicas
    > RB133
    > Antena omini de 15DBi
    > Torre de 17m
    > Uso PoE em um cabo de rede de 35metros. Minha fonte é de 16V 3A. Com certeza lá em cima chegam mais que 14V. ( EU tinha uma fonte de 24V, 1A, É pior do que essa de 16V);
    > Meu cliente mais longe está a cerca de 1,5km.
    > Uso aterramento, é claro.
    > nobreak, filtro de linha, e tudo que um sistema eletrico bem prohjetado tem direito.

    OBS: A cerca de 50 m da minha torre, já existe uma "torre" de internet sem fio. Boatos disem que o maldito usa um amplificador de 1w e o ap dele tá na potencia máxima.

    Coisas que já tentei fazer para melhorar o Software:
    > Uso mikrotik para gerenciar minha rede.
    > Uso o modo B. (quando uso G ou B/G fica pior e também todo mundo diz que só B é melhor para provedores wifi)
    > CCQ fica variando, mas geralemente acima de 90%.
    > Ack fica geralmente baixo. Eu possuo um script que expulsa a cada 10 minutos um cliente que esteja com o ack maior que 100us e quando ele volta, ele volta com ack baixo. (O ack Está setado como dinamico, mas, mesmo quando eu boto fixo em 30, 40, 60... etc o problema ainda continua)
    > O nível de ruido (noise floor) fica variando entre -80(ruim) até -86 (menos ruim). (Como minha miniPCItem chipset atheros, eu uso o Adaptive Noise Imunity em "Ap and CLient mode". Mas, mesmo quando eu desabilito a opção, o problema continua.)
    > Eu uso o canal menos poluido (canal 10) e meu visinho usa o canal 1. (Já tentei outros canais... o problema continua)
    > Frequence mode: manual tx power e Meu tx power está setado como default (17db) (Minha fonte é de 3A, teoricamente se eu colocar meu txpower para um valor maior aindafuncionará... quando eu boto 23 a rede ainda fica "normal", com pings baixos, mas o problema ainda continua)
    > Data rates default. (Já tentei setar para apenas 11mbps, a rede fica do mesmo jeito.. já tentei também com outras combinações, e nao deu certo)
    > Preamble mode: Long (Eu já coloquei todas as opções, tanto short quanto both, mas como aqui no forum disseram que o Long era melhor, deixei long. Enfim, independente dessa opção, o problema ainda continua.)
    > Noise Floor Threhold: 55 (EMbora eu nao saiba exatamente o que acontece quando eu coloque isso, acabei colocando em 55 poruqe a maioria dos forum mandaram eu colocar. De qualquer forma, mesmo quando coloco no padrão, o problema continua)
    > Eu deixo o Default Altenticade DESMARCADO, mas eu sempre coloco os cliente na Acess List. (Antes, eu deixava marcado e nao usava a acess list.. o problema ainda existia. Deixei assim para que nenhum gaiato a 15 km vá ficar tentando entrar na rede e prejudicar os outros que estão perto)


    Coisas que já tentei fazer para melhorar o hardwdare:

    Bem, eu já pesquisei muito em foruns e já fiz tudo que me indicaram, ainda nao resolvi o problema.
    Aterrei, mudei a fonte, limpei a minipci com borrachinha, limpei o slot, mudei o slot, Verifiquei os pigtails 100 vezes, estão perfeitos. Minha antena está perfeitamente vertical. Já resetei várias vezes o mikrotik, já tentei zilhoes de configurações, e ainda estou com o problema.

    Sobre dois clientes especiais que não consegue usar:

    Cliente 1:
    Distancia: ~45m (Com visada direta) (Cano de 1,5m em cima da casa)
    ELe tá com o sinal variando entre 99% e 98%. Possui uma antena USB da Aquarios. (aquela redondinha). Nem ver a página de login ele consegue. Nao consegue pegar o IP por DHCP. Usa notebook. (vendo o sinal dele pelo MK fica entre -79 e -84)

    Cliente 2:
    Distancia: ~1km (Com visada quase direta) (Cano de 6m em cima do muro)
    Ele tá com o sinal variando de 85% a 90%. Até que as vezes ele consegue usar, mas tem muitas perdas no ping acho que se eu mudar a antena de lugar ele fica com 100% de sinal perfeito, logo, ele conseguirá entrar na rede. Mas, o problema é: Com o sinal 90%, ele já nao deveria está navegando nao? Pois bem, o problema está nisso.. eu só consigo colocar na rede os clientes com o sinal 100% perfeito, se variar para 99% já nao pega mais. (vendo o sinal dele pelo MK fica entre -78 e -82)

    Pois bem, nao sei o que fazer mais.

    Existiria nesse mundo uma alma bondosa que queria compartilhar comigo sua sabedoria e me ajudar a resolver o problema?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         básico.jpg
Visualizações:	499
Tamanho: 	119,6 KB
ID:      	3392  

  2. #2

    Padrão

    Reveja as configurações de sua RB133, pode haver alguma restrição.

  3. #3

    Cool

    Eu já tinha suspeitado disso, e inclusive já resetei várias vezes a RB fisicamente, usando o Jumper e também já resetei usando o comendo do MK /system reset.

    Creio que as configurações de fábrica não possuem esse tipo de restrição. Mesmo quando eu deixo tudo no padrão, ainda nao funciona direito.

    Quando você fala "reveja as configurações de sua RB" você quer dizer que tipo de configurações? Existem alguma configuração que eu possa fazer apenas na RB (me refiro a configurações que nao sejam feitas usando o MK)? Tem como existir uma restrição desse tipo apenas na RB e em um canto que nao aparece no winbox? A principio a RB nem interface wireless tem, logo, como mulestia ela iria conseguir bloquear essas coisa? Hmmm...

    No jumper eu já resetei e no mikrotik eu já revi tudo, tem mais algum canto que eu deva catucar?

  4. #4

    Smile Conjunto comprado errado!!!

    Amigo seu problema é simples de resolver. Vamos lá então... 1º - Você está fazendo todas essas configurações como HotSpot, Dhcp, Firewall etc... na propria RB133? Ou tem um servidor em baixo fazendo essas funções e deixou somente a RB133 como AP? 2º - Não querendo te desanimar, mas a RB133 não é indicada para essa função que está pretendendo que é AP (Ponto de Acesso), logo porque o hardware dele é muitissimo fraco e éla não trabalha muito bem com os cartões egenius (isso você pode conferir no proprio site da fabricante da RB133), seu uso é mais indicado como CPE ou seja radio de recepção de cliente, nem como PTP éla não é tão indicada, mas até que funciona bem em PTP, mas se puder colocar um outro hardware melhor, concerteza terá menos dor de cabeça! Hááá ia esquecendo e esse cartão Egenius é uma merda, o cartão ruim para AP, consome energia d +++ e inesplicavelmente começa a perder potência do nada, emfim... você entrou numa roubada. Então quer atender seus clientes com qualidade? Coloque um PC-AP bem montado e configuradinho com uma placa PCI greteck de 63mW que te garanto que você fará estrago!!! quero dizer: terá uma qualidade excepicional em seus clientes!

  5. #5

    Unhappy

    1- Sim, eu estou fazendo na propria RB. Resolvi usar a RB porque ela é mais versatil eu usaria pouco fio e como eu pretendo ter no máximo 50 clientes cadastrados, ela teoricamente supriria minhas necessidades. Além de passar um tempão no nobreak caso falte energia.
    2 Sobre o Hardware do RB: Bem eu vi que a memória o o proder de processamento é horrivel, mas até agora, o CPU só usa no máximo 20%, e a memória tá sobrando lá. Aparentemente ela tá segurando, pelo menos por enquanto eu tenho poucos clientes.

    Bem, eu já cheguei no meu limite de investimento, e agora tenho que procurar uma solução barata para o problema.

    Aqui comuigo eu tenho um computador muito bom que pode servir como servidor, mas eu nao tenho a tal plaquinha "placa PCI greteck de 63mW", só possuo uma ralink lascada mesmo
    Possuo a RB133 e o cartão Egenius (maldição, porque eu fui comprar logo essa cobinação?).
    Possuo também um ap edimax com o firmware modificado que vai ATÉ 400mw.

    Com esse meu hardware existem muitas formas de remontar o provedor..
    Posso usar a RB ainda como servidor MK e em vez de usar a interface wirelesse dela eu posso usar o meu AP edimax lá em cima sendo minha interface wireless. A questão é: Ficaria melhor?

    Posso também criar o PC-AP em baixo, mas como minha torre tem uns 17m, eu teria que ligar um cabo muito grande caso fosse conectar o PC diretamente na antena... Se eu usasse a placa ralink lascada funcionaria bem?


    enfim, algumas opções são:

    PC com MK -> cabo gigante RGC 213 -> antena omini
    PC com MK -> cabo de REDE -> AP edimax em bridge -> antena omini
    PC com MK -> cabo de rede -> RB como bridge -> antena omini
    RB com MK -> cabo de rede pequeno -> AP edimax em bridge -> antena omini
    RB com MK -> capo RGC 58 de 1m -> Antena omini (situação atual)

    Lembre-se que eu possuo o MK original (level 4) instalado na RB. Para instalar o MK no PC eu teria que comprar outra liccença, e esta custa dinheiro =/

    Cabo RGC 213 eu nao tenho mas com uns 70 reais dá pra comprar uns 10m já com os conectores.

    Outra coisa.. Eu já quebrei meu porquinho.. o unico dinheiro que eu tenho agora é o troco do pão.

    Alguma sugestão?

  6. #6

    Padrão

    Eu faria esta opção:
    PC com MK -> cabo de rede -> RB como bridge -> antena omini

  7. #7

    Padrão

    Bem,
    O ideal mesmo é fazer essa opção ai, mas dessa forma ai eu ainda usaria a interface wireless da RB, e pelo visto o problema inicial ainda continuaria o mesmo, certo?

  8. #8

    Padrão

    Se fizer isto e continuar o erro, troque o cartão, teste com outro.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por renangomes Ver Post
    1- Sim, eu estou fazendo na propria RB. Resolvi usar a RB porque ela é mais versatil eu usaria pouco fio e como eu pretendo ter no máximo 50 clientes cadastrados, ela teoricamente supriria minhas necessidades. Além de passar um tempão no nobreak caso falte energia.
    2 Sobre o Hardware do RB: Bem eu vi que a memória o o proder de processamento é horrivel, mas até agora, o CPU só usa no máximo 20%, e a memória tá sobrando lá. Aparentemente ela tá segurando, pelo menos por enquanto eu tenho poucos clientes.

    Bem, eu já cheguei no meu limite de investimento, e agora tenho que procurar uma solução barata para o problema.

    Aqui comuigo eu tenho um computador muito bom que pode servir como servidor, mas eu nao tenho a tal plaquinha "placa PCI greteck de 63mW", só possuo uma ralink lascada mesmo
    Possuo a RB133 e o cartão Egenius (maldição, porque eu fui comprar logo essa cobinação?).
    Possuo também um ap edimax com o firmware modificado que vai ATÉ 400mw.

    Com esse meu hardware existem muitas formas de remontar o provedor..
    Posso usar a RB ainda como servidor MK e em vez de usar a interface wirelesse dela eu posso usar o meu AP edimax lá em cima sendo minha interface wireless. A questão é: Ficaria melhor?

    Posso também criar o PC-AP em baixo, mas como minha torre tem uns 17m, eu teria que ligar um cabo muito grande caso fosse conectar o PC diretamente na antena... Se eu usasse a placa ralink lascada funcionaria bem?


    enfim, algumas opções são:

    PC com MK -> cabo gigante RGC 213 -> antena omini
    PC com MK -> cabo de REDE -> AP edimax em bridge -> antena omini
    PC com MK -> cabo de rede -> RB como bridge -> antena omini
    RB com MK -> cabo de rede pequeno -> AP edimax em bridge -> antena omini
    RB com MK -> capo RGC 58 de 1m -> Antena omini (situação atual)

    Lembre-se que eu possuo o MK original (level 4) instalado na RB. Para instalar o MK no PC eu teria que comprar outra liccença, e esta custa dinheiro =/

    Cabo RGC 213 eu nao tenho mas com uns 70 reais dá pra comprar uns 10m já com os conectores.

    Outra coisa.. Eu já quebrei meu porquinho.. o unico dinheiro que eu tenho agora é o troco do pão.

    Alguma sugestão?
    kkkkkkkk vixi kara tuh se lascou mermuh!!!, primeiro vamos em partes: Tira tudo que for de regras de firewall, hotspot e etc... da RB pois tuh tah matando éla, vc mesmo disso que éla está com 20% e isso vc só tem 6 clientes né? Eu tenho na minha RB433AH 72 cliente e processamento de 2% no maximo acredita!? Então coloque sua RB somente como AP-BRIGDE certo? Se possível pudesse trocar pelo menos o cartão já resolvia muita coisa, certo? e em baixo instale um servidor para fazer o controle de banda, hotspot e etc... certo? O servidor você pode usar uma maquinazinha com 20GB de HD + 256 de MB Ram + Proc. Duron, Celeron entre outros... Esqueça esse Edimax com 400mW, sou mais a tua RB do que ele, e quando disso para você usar PC-AP, foi ele na torre mesmo lá em cima. Emfim... Tire tudo que for de regra dessa RB e configure éla somente como AP-BRIGDE e mais nada... e em baixo monte um server com MK para fazer o controle de banda, hotspot e etc... me add no MSN que te ajudo... suporte (arroba) acessohosting (ponto) com ...

  10. #10

    Padrão

    Eu resetaria tudo, começando do 0! Use-a como bridge, ou seja faça a bridge da Ether para Wlan. adicione IP a interface Ether. Configure Canal desejado, SSID e TXPower use sempre menos do que 20! Agora se não funcionar desse jeito só pode ter coisa errada no cartão, na sua antena base (polarização trocada) pode acontecer nos clientes, ou então a antena com elemento defeituoso, já vi acontecer com as ARTSAT.

  11. #11

    Padrão

    seguinte.. verificou se a polarização das antenas do cliente esta correta ?

    faça um teste, na interface wlan1 do seu radio da torre, coloque o ip :

    10.10.0.1 mascara 255.255.255.0

    no cliente coloquei o ip 10.10.0.2 mascara 255.255.255.0

    (nao precisa setar gateway)

    no cliente faça

    ping 10.10.0.1

    e do seu radio pelo winbox.. faça ping para o cliente (10.10.0.2)


    veja se vai pingar.. veja os tempos.. pingar sem perdas.. etc etc..

    se pingar sem problemas.. o seu problema vai estar na configuração do hotspot.. talvez permissao de macs.. algo desse tipo..

  12. #12

    Padrão

    acho que esqueceram de comentar .. como li rapido ae vai alem de todos os problemas!

    jamais.. e eu disse JAMAIS use cartao mini-pci R52h ou engenius ou a merda que for com omini!

    porque os cartoes começam a perder potência nego que tah com sinal -56 vai pra -80 ou mais ae não tem quem trabalhe.


    Abraços

  13. #13

    Padrão

    arium.. nao sei.. mas vc "matar" um produto sem ter certeza se é ele.. confunde os usuários.. aqui na minha rede sao 18 R52 trabalhando sem problemas.. ja tem 1 ano ... uso r52, r52h e cm9 ...

    tenho um ptp com engenius 8602-plus-S ... e tem 1 ano up tambem com sinal em -48 nas duas pontas....

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    arium.. nao sei.. mas vc "matar" um produto sem ter certeza se é ele.. confunde os usuários.. aqui na minha rede sao 18 R52 trabalhando sem problemas.. ja tem 1 ano ... uso r52, r52h e cm9 ...

    tenho um ptp com engenius 8602-plus-S ... e tem 1 ano up tambem com sinal em -48 nas duas pontas....
    Concordo!

  15. #15

    Padrão

    seguinte.. verificou se a polarização das antenas do cliente esta correta?


    Sim, a polarização nos clientes esté correta sim. Minha Omini envia na polarização vertica e as antenas dos clientes estão também na polarização vertical.

    jamais.. e eu disse JAMAIS use cartao mini-pci R52h ou engenius ou a merda que for com omini!
    porque os cartoes começam a perder potência nego que tah com sinal -56 vai pra -80 ou mais ae não tem quem trabalhe.
    Bem... Quando você fala em perder potencia você se refere em quanto tempo? Pois eu comrei meu kit faz pouco tempo, e nao tem nem 1 mes de uso. Acho que nao deve ser isso, por mais que o produto seja ruim eu nao deveria perder a potencia tão rápido.
    E de qualquer forma, o nivel de sinal está muito bom, o problema é que o povo nao consegue se conectar, e quando conseguem, nao conseguem pegar o ip. Tenho 15 clientes, 13 deles estão com o sinal 100%/100%. O problema é o resto que estão com sinal acima de 90% e nao conseguem usar a rede.


    faça um teste, na interface wlan1 do seu radio da torre, coloque o ip :
    10.10.0.1 mascara 255.255.255.0
    no cliente coloquei o ip 10.10.0.2 mascara 255.255.255.0
    (nao precisa setar gateway)
    no cliente faça
    ping 10.10.0.1
    e do seu radio pelo winbox.. faça ping para o cliente (10.10.0.2)
    Vou fazer o teste aqui e amanha eu volto pra contar o que aconteceu. Vou resetar as configurações, colocar os ips e ir na casa de um ou dois clientes testar.

    Sim... e só pra eu nao esquecer.... obrigado pela força pessoal, estou començando agora e vocês estão me ajudando muito.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por renangomes Ver Post

    Sim, a polarização nos clientes esté correta sim. Minha Omini envia na polarização vertica e as antenas dos clientes estão também na polarização vertical.



    Bem... Quando você fala em perder potencia você se refere em quanto tempo? Pois eu comrei meu kit faz pouco tempo, e nao tem nem 1 mes de uso. Acho que nao deve ser isso, por mais que o produto seja ruim eu nao deveria perder a potencia tão rápido.
    E de qualquer forma, o nivel de sinal está muito bom, o problema é que o povo nao consegue se conectar, e quando conseguem, nao conseguem pegar o ip. Tenho 15 clientes, 13 deles estão com o sinal 100%/100%. O problema é o resto que estão com sinal acima de 90% e nao conseguem usar a rede.




    Vou fazer o teste aqui e amanha eu volto pra contar o que aconteceu. Vou resetar as configurações, colocar os ips e ir na casa de um ou dois clientes testar.

    Sim... e só pra eu nao esquecer.... obrigado pela força pessoal, estou començando agora e vocês estão me ajudando muito.
    hááááááá kaaarraaaa é configuraão nessa RB ai pow!!!

    Coloca isso ai só como AP+BRIDGE e tira que for de configuração de lá pra não matar a RB que vai dá certo!

  17. #17

    Cool Alteração na estrutura do servidor

    Olá,

    Bem, eu criei aqui um servidor.

    Agora estou usando a seguinde configuração:

    LINK -> Modem ADSL -> PC com MK -> Routerboard (AP-Bridge) -> Antena Omini

    O Servidor é um computador com duas placas de de rede com fio. Nele eu instalei o MK e configurei o hotspot + Cache full. Todas as regras estão nele, fazendo com que nao sobre muito trabalho para a routeboard.
    Como eu só tinha um PC disponível, acabei usando ele. Ele é um Athlon 4200+ 64bits com 1gb de ram, HD 80GB IDE e com duas placas de rede com fio. Resolvi colocar o servidor nesse computador porque como ele é mais novo ele é, provavelemente, mais estável que um k6 II 500mhz por exemplo. Assim eu nao prejudicarei meus clientes por conta de troca de mémória, erros em placa mae, etc...

    A routeboard eu apenas uso como Bridge agora.

    Bem, como eu acabei de configurar, ainda nao sei se tá tudo funcionando, isto é, sem aquele problema na interface wireless da routeboard. A unica coisa que eu sei que, em um dos clientes quando o sinal ta 92% funciona. Antes só funcionava com 100% fechado.
    Enfim, provavelmente melhorou as coisas aqui, vou ver se eu troco a minha minipci que esta na RB por outra.

    Assim que eu fizer mais testes eu posto aqui os resultados.
    Simm.. alguem me indica alguma placa minipc boa? que preste numa RB133 e uma omini...?

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por renangomes Ver Post
    Olá,

    Bem, eu criei aqui um servidor.

    Agora estou usando a seguinde configuração:

    LINK -> Modem ADSL -> PC com MK -> Routerboard (AP-Bridge) -> Antena Omini

    O Servidor é um computador com duas placas de de rede com fio. Nele eu instalei o MK e configurei o hotspot + Cache full. Todas as regras estão nele, fazendo com que nao sobre muito trabalho para a routeboard.
    Como eu só tinha um PC disponível, acabei usando ele. Ele é um Athlon 4200+ 64bits com 1gb de ram, HD 80GB IDE e com duas placas de rede com fio. Resolvi colocar o servidor nesse computador porque como ele é mais novo ele é, provavelemente, mais estável que um k6 II 500mhz por exemplo. Assim eu nao prejudicarei meus clientes por conta de troca de mémória, erros em placa mae, etc...

    A routeboard eu apenas uso como Bridge agora.

    Bem, como eu acabei de configurar, ainda nao sei se tá tudo funcionando, isto é, sem aquele problema na interface wireless da routeboard. A unica coisa que eu sei que, em um dos clientes quando o sinal ta 92% funciona. Antes só funcionava com 100% fechado.
    Enfim, provavelmente melhorou as coisas aqui, vou ver se eu troco a minha minipci que esta na RB por outra.

    Assim que eu fizer mais testes eu posto aqui os resultados.
    Simm.. alguem me indica alguma placa minipc boa? que preste numa RB133 e uma omini...?
    bom o ideal seria o XR2, porem para essa RB não daria certo porque éla não o aguentaria, então tem duas excelentes opções que é: o R52H ou SENAO SL 2511 PRISM, sendo que o Senao SL 2511 é homologado e aindatem chipset prism que é excelente e o R52H é excelente tambem mas não é homologado!. Não te falei que essas configurações tavam matando a RB. Se trocar o cartão por um desses 2 vai melhorar bastante!

  19. #19

    Padrão

    Pessoal, estou com o mesmo problema com o seguinte kit: RB 532A mini-pci XR2 para transmitir com uma ommini aquarios de 15dbi e 1 R52H fazendo PTP, tudo em modo bridge.
    Com cabo direto na Rb consigo ter internet 10mb full, mas pelo mini-pci XR2 os clientes começaram a reclamar que não conseguem usar o msn e muitos outros. desconfiei de interferencia, amanhã irei colocar um painel setorial hyperlink para testar, então posto aqui o resultado.

  20. #20

    Padrão

    "Pessoal, estou com o mesmo problema com o seguinte kit: RB 532A mini-pci XR2 para transmitir com uma ommini aquarios de 15dbi e 1 R52H fazendo PTP, tudo em modo bridge.
    Com cabo direto na Rb consigo ter internet 10mb full, mas pelo mini-pci XR2 os clientes começaram a reclamar que não conseguem usar o msn e muitos outros. desconfiei de interferencia, amanhã irei colocar um painel setorial hyperlink para testar, então posto aqui o resultado."
    Tem como tu postar o "status" da tua interface wireless ai, só pra eu comprar com a minha? Já tentasse mudar o canal, diminuir o txpower e fazer tudo aquilo que em todos os foruns falam?

    Algumas dicas:

    Sempre use os canais 1, 6 ou 11, escolha o que tenha menos interferencia dos tres.
    Motivo: A onda transmitida pela antena ocupa mais que 5mhz, e a diferenca entre um canal e outro é 5 mhz.. assim, um link em um canal interfere nos links nos canais proximos. Assim, faça o possivel para sempre escolher um desses trres canais.

    Tenha cuidado com o seu ack
    De preferencia sempre deixe seu ack em dinamico, assim o sistema sempre calculará o melhor valor para o cliente. O problema é que se chegar um "gaiato" super-longe, o ack vai ficar alto, e piorar um pouco a rede.
    Assim, o ideal é que o ack sempre esteja dinamico, porém sempre abaixo de 100. Recomendo que crie um script que expluse os clientes que estejam com ack acima de X (100us por exemplo) e que rode ele a cada 15 minutos pro exemplo. Se quizer o script avise que eu posto aqui depois. Sim.. de preferencia, nao deixe "gaiatos" entrar. (Desmarque a opção default autenticate da wireless e depois coloque todos os mac's de seus usuários em uma acess list)

    TX-power
    Acho que muita gente, assim como eu, compra os cartões no ML e são enganados pelos vendedores que vendem cartoes de 1000000mw e ficam pensando que usaram os cartões com essa potencia.
    Enfim, deixe a potencia no padrão e em "manual tx-power"

    Preamble mode
    Bem, todos dizem que apenas long é melhor, mas pra mim, o melhor foi both mesmo.

    Noise Floor Th....
    Tente tanto deixar em branco quando o valor 55. Talvez funcione porque o nivel de interferencia dai é muito grande.

    E a ultima dica: Sempre desconfie do seu pig tail =)


    Bem... nenhuma dessas dicas resolveram meu problema, mas me ajudaram muito.