Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Energia solar e routerboard

    Qual é o consumo de energia de uma rb433 com 3 cartoes
    E da rb 433ah com 2 cartões .

    qual consumo dia watts e Amper.
    Oque preciso 2 paineis e quantas baterias.

  2. #2

    Padrão

    Amigo quantos paineis nao sei te falar nao, mas com uma bateria tipo de nobreak 12v e 7 amperes funciona muito bem.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lenimax Ver Post
    Amigo quantos paineis nao sei te falar nao, mas com uma bateria tipo de nobreak 12v e 7 amperes funciona muito bem.
    Voce tem idéia de qual a autonomia em horas essa bateria deve dar, usando esse routerboard?

    A propósito, o modelo da RB deve fazer alguma diferença em consumo de energia.

  4. #4

    Padrão

    colocamos uma bateria de cerca eletrica em uma rb 433 e ela aguentou quase 8 horas sem luz, não sei quanto tempo aguentaria pois a luz voltou.

    Mas gostaria de saber o consumo da rb 433 e rb 433h para dimensionar o projeto de luz solar.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Rhander Ver Post
    colocamos uma bateria de cerca eletrica em uma rb 433 e ela aguentou quase 8 horas sem luz, não sei quanto tempo aguentaria pois a luz voltou.
    Mas gostaria de saber o consumo da rb 433 e rb 433h para dimensionar o projeto de luz solar.

    Como se está falando de energia solar o projeto deve levar em conta bateria por todo o período que não há sol e por eventuais problemas de períodos chuvosos, nublados etc.

    São diversas variáveis a considerar.

  6. #6

    Talking

    Citação Postado originalmente por Rhander Ver Post
    Qual é o consumo de energia de uma rb433 com 3 cartoes
    E da rb 433ah com 2 cartões .

    qual consumo dia watts e Amper.
    Oque preciso 2 paineis e quantas baterias.

    Amigo aqui na minha cidade tenho 3 torres com energia solar e uso a seguinte configurações
    1 rb 532 + expansão no total são 5 cartões.

    Na parte de solar uso painel da solar brasil que e o modelo K-130 e uma bateria de caminhão de 150 A, tenho um uptime recorde de 280 dias, pois precisamos fazer umas config no mk e tivemos que dar um reboot nele.

  7. #7
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Minasnet Ver Post
    Amigo aqui na minha cidade tenho 3 torres com energia solar e uso a seguinte configurações
    1 rb 532 + expansão no total são 5 cartões.

    Na parte de solar uso painel da solar brasil que e o modelo K-130 e uma bateria de caminhão de 150 A, tenho um uptime recorde de 280 dias, pois precisamos fazer umas config no mk e tivemos que dar um reboot nele.

    Caro amigo, vc pagou caro neste equipamento

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    Caro amigo, vc pagou caro neste equipamento
    O painel em media e R$1.400,00 o controlador de carga R$150,00 bateria em media 300 reais.
    no site www.solarbrasil.com.br tem a lista de todos os modelos de paineis, os que eu uso e o KC-85 e o KC-130, qualquer duvida entre em contato.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Minasnet Ver Post
    O painel em media e R$1.400,00 o controlador de carga R$150,00 bateria em media 300 reais.
    no site www.solarbrasil.com.br tem a lista de todos os modelos de paineis, os que eu uso e o KC-85 e o KC-130, qualquer duvida entre em contato.
    blz mas alem do painel e do controlador oque mais precisa?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Rhander Ver Post
    blz mas alem do painel e do controlador oque mais precisa?

    Da parte de solar apenas isto, agora se vc for usar fonte de acima de 12V vai precisar de um conversor de 12v para 110V.

  11. #11

    Padrão

    liga a RB direto na bateria ou tem que ligar em um transformador antes??

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por hideout Ver Post
    liga a RB direto na bateria ou tem que ligar em um transformador antes??
    Se vc for usar rb em 12V vc vai ligar ela direto no controlador de carga, agora se for usar acima de 12V vai precisar ligar um conversor de 12V para 110V no controlador de carga e assim depois ligar a rb no conversor.

  13. #13

    Padrão

    como vc acha melhor??? direto no 12v ou transformar para 110v ???

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por hideout Ver Post
    como vc acha melhor??? direto no 12v ou transformar para 110v ???
    Se a rb aceita 12V e bobagem transformar usa direto mesmo e a melhor opção..

  15. #15

    Padrão

    é realmente se a rb aceitar 12v não precisa de transformador 110v , mesmo porque o transformador 110v consome entre 10 e 20% da energia solar armazenada.

  16. #16

    Padrão

    mas a RB 433 e a 333 nao sao 18 ou 24 v?? ela aceita 12v ??

  17. #17

    Padrão

    Ela aceita todas as voltagens, pois ele tem um controlador de energia dentro dela !!

    Ou seja vc pode ligar nela fontes 12v a 48v.... ou 12v a 24v, ela faz o controle da voltagem...

    Mas agora me expliquem uma coisa... e quanto a AMPERAGEM, tipo a bateria tem uma amperagem de 150A (uma de caminhão), dae esse seria o papel do controlador de carga para limitar a amperagem ?? Ou pode deixar direto ??

  18. #18

    Padrão

    acredito que a amperagem nao influencia a mais do que recomendada, o que nao pode ser é a menos!!

  19. #19

    Cool Assunto interessante...

    Citação Postado originalmente por Rhander Ver Post
    Qual é o consumo de energia de uma rb433 com 3 cartoes
    E da rb 433ah com 2 cartões .

    qual consumo dia watts e Amper.
    Oque preciso 2 paineis e quantas baterias.
    Rhander,

    Falamos no consumo de uma RB433 em outro tópico e conforme as mensagens postadas o consumo desta placa com 3 cartões seria de uns 12A de corrente. A potência resistiva total consumida seria de uns 144W para 12V (me corrijam por favor se eu estiver errado).

    Pode ser que as correntes estimadas estejam elevadas e seria legal dar uma consultada nos manuais da RB e dos cartões e procurar por corrente máxima de consumo ou pela potência máxima se chega a esse valor.

    Com relação às baterias. O consumo de corrente quem determina é o circuito eletrônico de carga (RB+cartões). A bateria se encarrega de fornecer corrente o suficiente para o circuito e a corrente consumida determina o tempo que uma bateria consegue manter o fornecimento durante sua descarga.

    Por exemplo. Uma bateria como a citada por você (150 A) pode fornecer 150A x 1H (corrente de descarga) e se o seu circuito vier a consumir 1A o tempo de descarga aumenta consideravelmente.

    Como a bateria normalmente se carrega com 1/10 da sua corrente nominal (carga lenta) seria dizer que será necessário um painel solar capaz de fornecer pelo menos 15A somente para a bateria e mais a corrente que seu circuito irá consumir e ainda uma folguinha prática.

    Pensando sobre a RB que falou com os 3 cartões teríamos (pior caso):

    - Consumo da RB + 3 cartões: 12A
    - Carga lenta da bateria de 150AH: 15A (considerando a bateria descarregada e carga como 1/10 da corrente nominal)

    Total: 27A (bem elevado por sinal)

    Se quiser utilizar uma tensão maior na alimentação da placa e dos cartões é só associar as baterias em série do tipo 2 x 12V = 24V ambas com a mesma capacidade, do tipo 150AH. Dessa forma a corrente de carga dobra de valor. Os painéis solares também tem que acompanhar a tensão da bateria e deve ser associados da mesma forma para atingir o valor de carga das baterias.

    Portanto, é importante que se defina o consumo máximo do conjunto RB+cartões e também se determine um tempo em que a bateria estará fornecendo a energia para alimentá-la e daí se define a corrente da bateria o ciclo de descarga e por conseqüência a potência do controlador e o painel adequado para isto.

    Por exemplo: A RB+cartões vai ser alimentada durante a noite que dura 12H (de 6h da tarde até as 6h da manhã - estimativa): esse será o tempo o qual seu conjunto será alimentado exclusivamente pela bateria.

    Para um tempo de alimentação de 12 horas a bateria, para um tempo de descarga nominal 20C (conforme fabricante), seria 150A/12H = 12,5A. Corrente suficiente para alimentar o conjunto RB+cartões.

    Quanto aos painéis solares o negócio é o seguinte. O painel solar tem que ter potência suficiente para alimentar seu circuito e ainda sobrar corrente para carregar a bateria. Usam-se os controladores de carga para controlar a potência entregue ao circuito eletrônico, carregar a bateria e vigiar a descarga da mesma, evitando um desgaste maior desse elemento.

    Agora o painel para alimentar esse conjunto teria que ter uma potência igual ao total conjunto consumo da placa + carga da bateria.

    O Minasnet citou a Solarbrasil que fornece os painéis da Kyocera e de acordo com o consumo estimado (27A) em 12V dando a potência de 324W/h seriam necessários pelo menos 4 painéis de KC-130TM (corrente nominal de 7,69A) o que resultaria em 29,56A, suficiente para alimentar placas + bateria na carga.

    Agora não pense em utilizar tensões de 110VAC com o uso de inversores porque você torna mais caro o projeto e ainda perde energia na conversão novamente para os 12V ou 24V necessários para a placa. Mesmo a melhor fonte que você vier a encontrar no mercado a eficiência dela não vai chegar a 90%.

    Lembre-se esses cálculos foram baseados no pior caso de consumo de corrente.

    Anexei um manual da UNICOBA falando sobre baterias seladas chumbo-ácidas. Se precisar de informações sobre outras baterias dá uma “googleada” que provavelmente você vai encontrar muito assunto.

    Qualquer coisa grite.

    Abraços,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Manual_Unicoba_Baterias.pdf  

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Minasnet Ver Post
    O painel em media e R$1.400,00 o controlador de carga R$150,00 bateria em media 300 reais.
    no site www.solarbrasil.com.br tem a lista de todos os modelos de paineis, os que eu uso e o KC-85 e o KC-130, qualquer duvida entre em contato.
    Tem com passar seu msn pra gente trocar ums ideias?
    vlw