+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Melhorando a Infra-Estrutura

    Olá Pessoal é meu Primeiro Post aqui no Fórum ..mas ja o acompanho a 2 anos logo que abri meu ISP Wireless JA ME AJUDOU MUITO A TIRAR MUITAS DUVIDAS para a cada dia mais eu ir melhorando meu Humilde Provedor via Radio, e me cadastrei agora para compartilhar minha pequena experiencia no ramo e aprender mais ainda com os colegas pois agora que minha rede esta crescendo e até o momento fazia mais por Hobbie bem caseiro mesmo mas esta dando certo demais e a cada dia ganho novos clientes e do jeito que minha Infra -Estrutura esta ja começa a dar problemas diarios e agora que estou começando a investir pesado nos equipamentos só para vcs terem uma idéia até agora só uso Canos antenas direcional e Omini e só AP Mesmo da Ovslink 5460 com Firmware AP PRO 5.1 400 mw tudo em Bridge e AP+WDS e um Computador com XP e duas Placas de Rede Fazendo o Roteamento com compartilhamento ICS E COM dhcp ativado e fazendo discagem PPP0E no Modem e agora que estou começando a usar O Mikrotik e Comprar as Torres usar Setoriais com a caixa Hermética tudo certinho no clientes usava Placa Pci Wireless Agora só estou usando Radio mesmo e Par trançado da menas dor de cabeça muita coisa apanhei demais mas por experiÊncia Própria aprendi muito ja e devido a essas mudanças surgiu algumas duvidas:


    1º Estava usando a modulação B+G mas passei só para B Pois para Outdoor parece que funciona melhor estou certo?

    2º eu uso a Omini em cima da Direcional sendo que a direcional que fecha o Enlace com outra direcional a 4 Km estou querendo inverter colocar a Omini em baixo uns 2 Metro abaixo da Direcional é o correto? ( obs : tudo em canal distante principalmente do concorrente mais proximo)

    3º Observei que meu concorrente esta passando a energia 12V Dos APS e a comunicação tudo no mesmo cabo tipo se vai subir 2 cabos ele passa a fase em um e o neutro no outro estava pensando em fazer isso e mandar para as caixas mas sera que não da interferencia?


    4º vou usar 4 Setoriais de 90º 12dbi em cruz qual a distancia que uma tem que ficar da outra ? sera que uns 2 metros esta bom?

    5º Estou usando Block Relay no proprio AP UM RECURSO QUE O FIRMWARE tem sera que é recomendavel ?

    Obrigado a todos e desculpe pelo POST Gigante mas o primeiro tem que ser Caprichado né :-) valeuu

  2. #2

    Padrão

    bom dia amigo, no nosso caso que somos provedores o melhor modo é usar em b.


    Eu estava conversando com um amigo semana passada e ele me disse que sempre é melhor deixar a omini em cima pois se colocar uma setorial em cima dela provavelmente vai matar o sinal dela.


    Provavelmente ele esta usando um poe, olha esse link que vai tirar suas duvidas a respeito de alimentaçao pelo mesmo cabo: Access Point com alimentação pelo cabo lan!!! - Under-Linux.org



    Bom é so voce colocar em canais diferentes tipo 1,3,6,9 amigo 2metros é muita coisa no maximo 1 metro e ja esta bom aki no meu caso to montando uma com 4 setoriais de 17 90° to deixando uma distancia de 60 cm uma da outra.

    amigo aki usei ap por quase 2 anos e nunca vi nessecidade de usar, fica a criterio mesmo.
    espero ter ajudado..........
    se estiver alguma coisa errada me corrijam.