+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Hotspot + Balanceamento entre 2 Links

    Ola pessoal, esotu tento um problema em um mikrotik q ja tenho rodado faz um certo tempo, ele esta rodando a versao 2.9.51.

    Tenho atualmente 1 Link nele e Hotspot ativado rodando bunitinho.....

    Estou com outro link disponivel e gostaria de colocar os dois no MK e balancea-los, para ter a utilizacao dos dois junto do hostpot.

    Mas ai q esta o problema, o Hotspot funciona sem problemas quando o balanceamento esta desativado......

    O Balanceamento funciona quando o Hotspot esta desativado.....

    Mas quando coloco os dois juntos!!!....BUMMMMM.... Ai da Pau!!!!

    Os usuario ate se autenticam, mas qq pagina q vai abrir aparece: Error 504: Gateway Timeout


    O Balanceamento, estou fazendo assim, tenho duas faixas de IPs, separei uma para cada link com a marcacao de pacotes na MANGLE e depois adicionando duas rotas padrao e colocando a marcacao nas respectivas rotas!!!... funcionou legal....mas sem o Hotspot!!!..

    E incrivel.....tudo funciona, na hora q soma os dois ....BUMMMM..


    Alguem pode me ajudar?!?!....

    Obigado

  2. #2

    Padrão

    A aí galera alguem tem uma luz??

  3. #3

    Padrão

    Amigo eu consegui, mas nao sei se servirá pra vc, segue abaixo procedimento:

    INTERFACES:

    LINK1
    LINK2
    HOTSPOT

    FAIXA

    HOTSPOT FAIXA 1 192.168.2.2-192.168.2.200
    HOTSPOT FAIXA 2 192.168.2.240

    vc pode definir um ip único ou uma sequencia, tanto no link1 como no link2 (no meu caso, link dedicado):

    192.168.2.2-192.168.2.200

    192.168.2.240

    / ip firewall mangle

    add chain=prerouting src-address=192.168.2.2-192.168.2.200 action=mark-routing \
    new-routing-mark=LINK1 passthrough=yes comment="" disabled=no
    add chain=prerouting src-address=192.168.2.240 action=mark-routing \
    new-routing-mark=LINK2 passthrough=yes comment="" disabled=no

    / ip route
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=GATEWAY DO SEU LINK1 distance=0 scope=255 target-scope=10 routing-mark=LINK1 comment="" \
    disabled=no
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=GATEWAY DO SEU LINK2 distance=0 scope=255 target-scope=10 routing-mark=LINK2 comment="" \
    disabled=no
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=GATEWAY DO SEU LINK1 scope=255 target-scope=10 comment="" disabled=no

    o terceiro comando é para pacotes não marcados, para garantir que não falte internet.

    ver imagens em anexo para entender melhor.

    espero ter ajudado!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem1.gif
Visualizações:	336
Tamanho: 	13,5 KB
ID:      	3429   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem2.gif
Visualizações:	374
Tamanho: 	24,9 KB
ID:      	3430