Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik X Windows update...Acabou o problema...

    Olá pessaol, venho aqui mais uma vez contribuir para o nosso desenvolvimento em nossa área de atuação, ou seja, na administração de nossas redes. A dica de hoje é para o WINDOWS UPDATE que são arquivos dinâmicos e não ficam em cache (a maioria) e consome muita banda de link para ser feita, então todas as vezes que a maquina de um cliente for formatada lá estamos nós utilizando nosso valioso link (em seu máximo) por bastante tempo causando lentidão na rede.

    Seguinte:


    Eu estava formatando a maquina de um cliente e aguardando os arquivos do windows update, e observei (como todos sabem) que os arquivos são baixados e depois instalados, então resolvi procurar qual a pasta em que o windows salva as atualizações antes de instalar, ao descobrir qualq é a pasta observei que a medida que as atualizações iam baixando a pasta tinha um número maior de arquivos e ficando cada vez maior (megas), então me veio a idéia de após terminar todo o download das atualizações copiar tudo que tem dentro da pasta para um pendrive, que no meu caso com o CD do WINDOWS XP que tenho, mais as atualizações do OFFICE 2007 davam 128M.

    Feito isso quando o download terminou mandei instalar e pronto seguiu tudo normalmente, como eu tinha duas maquinas para formatar na segunda maquina eu antes de ir no windows update, após ter instalado o XP e o OFFICE 2007 eu fui na mesma pasta e ela estava vazia, então colei os 128M de arquivos da outra atualização dentro da pasta e fui no windows update.

    Feito isso quando mandei verificar as atualizações ele me deu os mesmos 128M que necessitaria ser atualizado, mas ai é que vem a SUPERDICA, quando mandei fazer o download ele simplesmente foi completando os downloads em uma velocidade imensa, por que ele estava identificando que as atualizações já tinham sido baixadas e já estavam na pasta em que o WINDOWS arquiva as atualizações, e de imediato, coisa de 10 segundos o WINDOWS mandou instalar, e para a minha supresa e a de vocês, ele instalou todas as atualizações sem precisar usar o link novamente.

    Por que pendrive?

    Se houver alguma atualização nova ele só baixará a que falta, vocês perceberão pois ele fará o download dessa atualização nova, então o que você deve fazer? Copiar todas as pastas novamente e colar dentro do pendrive, ele perguntará se quer substituir os arquivos você clica em SIm e terá sempre a pasta das atualizações atualizadas e economizará muito tempo e LINK e será menos uma carga para seu Mikrotik.

    Agora não basta só colar os arquivos dentro da pasta, é necessário ir no WINDOWS UPDATE por que o comando que manda que as atualizações sejam instaladas vem após ele verificar que já tem todas as atualizações.

    Então resumindo...vocês gastarão menos tempo e menos link para fazer as atualizações das maquinas de seus clientes quando tiver que formatar as mesmas, acabando assim, com a questão dos arquivos dinâmicos das atualizações do WINDOWS UPDATE não ficarem em cache no Mikrotik.

    Me perguntariam...o que isso tem com o Mikrotik? Isso resolve o problema dos arquivos do windows update não ficarem em cache no Mikrotik, economizando banda, tempo, e liberando a rede para outras coisas como (navegação dos clientes).


    a pasta em que o windows update salva é:
    C:\WINDOWS\SoftwareDistribution\Download


    OBS: Observem também que essa dica serve para vários tipos de situação, em divesas atualizações de softwares, sendo só necessário pesquizar onde o software em questão salva as atualizações.


    Pra quem desativa as atualizações do windows-update de seus clientes dê uma lida nessa matéria da ''info'':
    http://info.abril.com.br/aberto/infonews/012009/20012009-38.shl

    Pode ser um grande tiro no pé desativar, bloquear, ou limitar as atualizações.


    Como de costume...Se a leitura for útil...um agradecimento por favor.
    Última edição por Roberto21; 23-01-2009 às 02:04.

  2. #2

    Padrão Valeu roberto !!!!!!

    Valeu pela dica e muito obrigado por fazer parte do under!!!!!

    Creio que todos tenham a mesma opinião.



  3. #3

    Padrão

    Bravo .......... grande Roberto21.
    Valeu ...........

  4. #4

    Padrão

    Parabens pela dica....

    Lembrando, um administrador de rede jamais pode deixar qualquer maquina em risco.
    W.update sempre.

  5. #5
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Contribuição - Windows Update !!!

    Bom apenas vou complementar o post.

    Baixem o software Windows Updates Downloader: (versão atual 2.40)
    Windows Updates Downloader (WUD)

    Depois baixem os arquivos de Lista para a Versão do Windows ou Office desejados:
    Windows Updates Downloader (WUD) Update Files (ULs)
    ***Observem a linguagem: Protugues, Ingles, etc...

    Após baixarem as listas necessarias instalem o software Windows Updates Downloader,
    logo depois clique duas vezes nos arquivos de listas baixados que deseja incluir no Windows Updates Downloader, após isso abra o software Windows Updates Downloader.

    Agora clique em em baixo na opção Show Options e selecione a opção "Product as Subfolder" depois clique em Hide Options.

    Em cima na Opção "Update List" selecionem a lista que querem baixar os arquivos.

    Na Opção "Download Folder" vc clicará em "Change" e selecionará onde deseja que seja salvo os downloads.

    Logo após clique em Download em baixo do lado direito e o software Windows Updates Downloader começará a baixar as Atualizações e ira Salva-las dentro do diretório selecionado.

    Após feito isso com da Item da lista por Exemplo:
    Itens:
    1 - Windows-XP-SP1-x86-PTB
    2 - Windows-XP-SP2-x86-PTB
    3 - Windows-XP-SP3-x86-PTB
    4 - Windows-Vista-SP1-x86-PTB
    5 - Office-2003-x86-PTB

    Agora é só pegar os arquivos salvos selecionar o correspondente ao sistema em uso no micro e copiá-los para "C:\WINDOWS\SoftwareDistribution\Download" reiniciar o micro e solicitar o Windows Update pelo navegador.

    Ai está minha contribuição, espero ter ajudado e espero também, que se o pessoal gostarem agradeça o post.

    ***OBS.: Desde já agradeço ao Roberto pelo post original que me permitiu contribuir mais uma vez com o forum.
    Última edição por minelli; 23-01-2009 às 03:20.

  6. #6

    Padrão

    Muito Obrigado!!!! Foi muito útil!!!!parceiro!!!! Uma pergunta!! E quanto as atualizações automaticas? pega banda pra caramba!!

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Olá pessaol, venho aqui mais uma vez contribuir para o nosso desenvolvimento em nossa área de atuação, ou seja, na administração de nossas redes. A dica de hoje é para o WINDOWS UPDATE que são arquivos dinâmicos e não ficam em cache (a maioria) e consome muita banda de link para ser feita, então todas as vezes que a maquina de um cliente for formatada lá estamos nós utilizando nosso valioso link (em seu máximo) por bastante tempo causando lentidão na rede.

    Seguinte:


    Eu estava formatando a maquina de um cliente e aguardando os arquivos do windows update, e observei (como todos sabem) que os arquivos são baixados e depois instalados, então resolvi procurar qual a pasta em que o windows salva as atualizações antes de instalar, ao descobrir qualq é a pasta observei que a medida que as atualizações iam baixando a pasta tinha um número maior de arquivos e ficando cada vez maior (megas), então me veio a idéia de após terminar todo o download das atualizações copiar tudo que tem dentro da pasta para um pendrive, que no meu caso com o CD do WINDOWS XP que tenho, mais as atualizações do OFFICE 2007 davam 128M.

    Feito isso quando o download terminou mandei instalar e pronto seguiu tudo normalmente, como eu tinha duas maquinas para formatar na segunda maquina eu antes de ir no windows update, após ter instalado o XP e o OFFICE 2007 eu fui na mesma pasta e ela estava vazia, então colei os 128M de arquivos da outra atualização dentro da pasta e fui no windows update.

    Feito isso quando mandei verificar as atualizações ele me deu os mesmos 128M que necessitaria ser atualizado, mas ai é que vem a SUPERDICA, quando mandei fazer o download ele simplesmente foi completando os downloads em uma velocidade imensa, por que ele estava identificando que as atualizações já tinham sido baixadas e já estavam na pasta em que o WINDOWS arquiva as atualizações, e de imediato, coisa de 10 segundos o WINDOWS mandou instalar, e para a minha supresa e a de vocês, ele instalou todas as atualizações sem precisar usar o link novamente.

    Por que pendrive?

    Se houver alguma atualização nova ele só baixará a que falta, vocês perceberão pois ele fará o download dessa atualização nova, então o que você deve fazer? Copiar todas as pastas novamente e colar dentro do pendrive, ele perguntará se quer substituir os arquivos você clica em SIm e terá sempre a pasta das atualizações atualizadas e economizará muito tempo e LINK e será menos uma carga para seu Mikrotik.

    Agora não basta só colar os arquivos dentro da pasta, é necessário ir no WINDOWS UPDATE por que o comando que manda que as atualizações sejam instaladas vem após ele verificar que já tem todas as atualizações.

    Então resumindo...vocês gastarão menos tempo e menos link para fazer as atualizações das maquinas de seus clientes quando tiver que formatar as mesmas, acabando assim, com a questão dos arquivos dinâmicos das atualizações do WINDOWS UPDATE não ficarem em cache no Mikrotik.

    Me perguntariam...o que isso tem com o Mikrotik? Isso resolve o problema dos arquivos do windows update não ficarem em cache no Mikrotik, economizando banda, tempo, e liberando a rede para outras coisas como (navegação dos clientes).


    a pasta em que o windows update salva é:
    C:\WINDOWS\SoftwareDistribution\Download


    OBS: Observem também que essa dica serve para vários tipos de situação, em divesas atualizações de softwares, sendo só necessário pesquizar onde o software em questão salva as atualizações.


    Pra quem desativa as atualizações do windows-update de seus clientes dê uma lida nessa matéria da ''info'':
    http://info.abril.com.br/aberto/infonews/012009/20012009-38.shl

    Pode ser um grande tiro no pé desativar, bloquear, ou limitar as atualizações.


    Como de costume...Se a leitura for útil...um agradecimento por favor.




    sera q naum haveria a possibilidade de disponibilizar isso na tela de login, aki uso o hotspot(tipo assim "aba windows update") digo isso pq nem sempre somos nos q formatamos as maquinas d nossos clientes ai qdo o cliente logase poderia baixar as atualizações e guardaria-mos esses arquivos no ftp do mk

    o q acham ?? sera possivel???
    Última edição por ivovid; 23-01-2009 às 10:09.

  8. #8

    Padrão

    Que tal usar o FTP, do seu Mk ou qualquer servidor FTP? Digite na barra de endereços do seu navegador ftp://ip_do_mikrotik , coloque o login e senha do seu MK e vejá lá...Depois vá em ''página'' no explorer7 (no caso) e mande exibir pelo navegador.

  9. #9

    Padrão

    Teria como fazer um Nat ?
    tipo tds as atualiações para "x.x.x.x" destino redirecionar para o ftp do mk?
    sera q rola ou ta dificil?
    rsrs

  10. #10
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Contribuição - Windows Update !!!

    Bom quanto a banda, na verdade da forma que eu coloquei o tutorial, somente o primeiro pega banda depois fica tudo no cache mesmo que o cliente atualize direto no Iinternet Explorer porque o endereço onde o software Windows Updates Downloader busca os arquivos é o mesmo do Windows Update do windows. Para quem tem o Proxy Full será uma maravilha a parte, digo porque tenho isso em produção aqui.

    Quanto a fazer a nat seria possivel sim, mas existe outros meios melhores de fazer isso. Mas como não devemos sair do foco do post manteremos assim.

  11. #11

    Padrão

    Boa dica, mas sempre que formato PC de cliente eu desativo as Atualizações automáticas e aquela chatice de Central de segurança.

    Instalo XP com SP3 integrado.

  12. #12
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Amigo Roberto, mais uma boa idéia. Vai agilizar os trabalhos do pessoal que faz manutenção em PCs.
    Última edição por Magal; 23-01-2009 às 20:46.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Boa dica, mas sempre que formato PC de cliente eu desativo as Atualizações automáticas e aquela chatice de Central de segurança.

    Instalo XP com SP3 integrado.


    Colega, desativar as atualizações de segurança do windows ?????????

    O Cd que tenho do XP também tem o SP3 integrado, mas mesmo assim ainda tem muitas atualizações para fazer depois disso, assim que adquiri o CD tinham uma ou duas, agora são várias, e acredito que a mesma coisa que acontece com seu Cd aconteçe com o meu (fica desatualizado), e quantos as atualizações do office? Seja ele 2003 ou 2007 como você faz?

    Acho que vc deveria rever ai essa de desligar as atualizações dos seus clientes...já leu a reportagem da revista info que postei o link no início do tópico? Se um vírus desse cair nas maquinas de seus clientes que você vai dizer a eles se eles descobrirem que foi falha na administração da rede, e outra coisa...já pensou em ter que formatar as maquinas de muitos clientes de uma só vez?

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Amigo Roberto, mais uma boa idéia. Vai agilizar os trabalhos do pessoal que faz manutenção em PCs.


    Obrigado pelo reconhecimento e pelo agradecimento...o intuito é ajudar mesmo a muitos que tem o link já no limite, e ao fazer as atualizações piorar a situação por causa dos downloads.


    Agradecimentos como os seus o dos Rodrigo Minelle, Luciano, pra mim só ajuda.

  15. #15

    Padrão

    Nunca instalei atualização do Office nem no meu PC hehehe, acho que não é tãão importante assim, mas cada um com seu pensamento.

    abs.
    Última edição por lipeiori; 23-01-2009 às 22:34.

  16. #16

    Padrão

    é amigo desativar atualização de segurança é um erro muito grande para um administrador de rede...

    A primeira coisa que deve ser feita apos uma formatação é a utilização do Widows Update e a instalação de um bom anti-virus.
    depois sim seu "cliente" pode sair navengando.

    Fazendo isso voce pode economizar até banda se pensar que a maquina do cara não tera nenhum virus do tipo "downloader."

  17. #17

    Padrão

    Como vou deixar ativado se 100% dos clientes usam Windows pirata?

    Depois baixam a atualização que fica mandando recado que o Win não é original... isso é pra quem tem clientes certinhos com Windows original. Prefiro sempre evitar dor de cabeça.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Como vou deixar ativado se 100% dos clientes usam Windows pirata?

    Depois baixam a atualização que fica mandando recado que o Win não é original... isso é pra quem tem clientes certinhos com Windows original. Prefiro sempre evitar dor de cabeça.

    Rapaz...existem inúmeros programinhas que validam o windows e assim seus clientes poderão fazer as atualizações...a questão é que você não quer fazer, por que acha que vai te dar muito trabalho...mas me diga...Seu trabalho não é esse?

  19. #19

    Padrão

    Eu sei que tem esses programas e o RemoveWGA tb rs.

  20. #20
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Programa

    Ao invés de usar programas, instale com essa chave do Windows XP Professional que resolverá seus problemas:

    Código :
    [COLOR="Red"]THMPV-.....-.....-......-.....[/COLOR]

    ***OBS.: Se este post foi útil a você agradeça.
    Última edição por minelli; 25-01-2009 às 15:08.