Citação Postado originalmente por jviana2004 Ver Post
Pessoal sou novo aqui e no assunto, tenho algumas duvidas.
Tenho a intenção de montando um provedor no condominio que moro, a capacidade de acesso a ADSL e bem resumida e a BrT não tá nem ai para espandi a rede. Depois de pesquisar a Internet surgiram algumas duvidas. Estou pensando em montar usando a tecnologia 3G, como falei acima nem a Embratel ajuda. Estou testando um modem 3G de 1mb e a conexao esta melhor que a minha ADSL. Segue abaixo as duvidas:

1 - Montando o provedor (regularizado na Anatel) com um kit provedor descrito abaixo:
antena Aquário 15 dBi HOMOLOGADA
AP routeboard 133 (3 slots Mini-PCI + 3 interfaces ethernet) c/ Mikrotik

cartão mini-pci wireless 802.11a/b/g Senao 8602 PLUS (Engenius)

Pretendo começar com uns 30 clientes, este kit suporta?

2 - Com a licença da Anatel, pretendo colocar um torre na minha casa, mais precisarei de uma repetidora em outro local, tenho que licenciar tbm esta novo torre, ou não precisa?

Nossa ideia e comprar varios modem 3G e usar um roteador para balanceamento de carga, tipo 5 WAN na entrada e saindo 1 LAN para o AP.

Este projeto é viavel ou estou pensando besteira?

Tendo descrito acima minha intenção, aceito criticas e sugestões.

Abraço a todos.





Olá veja bem oque vai fazer, muita gente começa com uma coisa meia boca ai acaba ganhando e perdendo cliente muito rapido e o pior alimenta varios mitos de sistema wireless (tipo com chuva não funciona), planeje bem se um bom link dedicado não chega ate voce monte um escritorio onde ele chega e envie ele por PTP ate voce gastará mais mas terá um bom serviço, abra uma firma, registre um contrato, de entrada na licença, use material homologado de boa qualidade evite gambarras e fuçadores, para isso separe ai uns 20 pila para iniciar e saiba que o retorno e demorado, não adianta falar que e facil, pois se assim fosse todos teria um ......quanto ao equipamento esta bom mas troque a omni por um painel e use um bom PC para servidor rodando o MIKROTIK( que vai te deixar muito louco no começo) e sua rb como bridge embaixo do painel evite coisas usadas e boa sorte