+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual melhor opção para provedor?

    Olá Pessoal,

    Gostaria da opnião de vocês, vou montar uma torre e estou na duvida se monto com placa de pc ou uma rb600a, a rb é projetada para isso, já um pc posso colocar memoria e processador quanto desejar.
    Outra coisa é que quero montar com proxy para tentar reduzir o uso desnecessario do link, com a rb600 tenho espaço para 2 cf que a maior que conheço é 64 gb, mas só vi de 32 gb pra vender até agora, já com pc posso caprichar no hd, acham que 500 gb é muito pro sistema gerenciar???

    Já ouvi falar que montando em pc dá uns paus, por isso to receoso, senão já teria montado.

    Outra coisa é o numero de clientes por cartão, na pratica qual o melhor cartão em termos de estabilidade, e quantos clientes estão segurando sem dar problemas? Quero montar com 4 setorias, ou seja, 4 cartões. To pensando em pendurar 200 clientes em media, 50 pra cada cartão vai bem?

    Agradeço a contribuição de todos e aguardo respostas.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por srgnetwork Ver Post
    Olá Pessoal,

    Gostaria da opnião de vocês, vou montar uma torre e estou na duvida se monto com placa de pc ou uma rb600a, a rb é projetada para isso, já um pc posso colocar memoria e processador quanto desejar.
    Outra coisa é que quero montar com proxy para tentar reduzir o uso desnecessario do link, com a rb600 tenho espaço para 2 cf que a maior que conheço é 64 gb, mas só vi de 32 gb pra vender até agora, já com pc posso caprichar no hd, acham que 500 gb é muito pro sistema gerenciar???

    Já ouvi falar que montando em pc dá uns paus, por isso to receoso, senão já teria montado.

    Outra coisa é o numero de clientes por cartão, na pratica qual o melhor cartão em termos de estabilidade, e quantos clientes estão segurando sem dar problemas? Quero montar com 4 setorias, ou seja, 4 cartões. To pensando em pendurar 200 clientes em media, 50 pra cada cartão vai bem?

    Agradeço a contribuição de todos e aguardo respostas.
    Bom... Usar RB é sempre a melhor opção, o problema é a falta de cartões homologados para usar com tal RB. Então um PC-AP bem montadinho e configuradinho você consegue fazer absurdos com éla. Agora controle de banda, cache e etc... jamais faça no proprio rádio, pois consome muito recursos e ainda é oneroso no caso de uma pane no sistema, então tenha em mente que para isso você deverá ter em baixo um servidor para atender tua rede e na torre os rádios devem estar somente e sempre em modo AP-BRIGDE e só, não faça nada a mais que isso, certo? Outra é que o MK como servidor de cache fica limitado se não me engano á 50GB ou menos, então não adianta você montar um servidor MK com 500GB de HD que será disperdicio de HD, então se precisa de uma bom cache faça isso em servidor separado instalando um Debian por exemplo e lá você faz somente o cache e deixa o MK servidor controlando a banda, firewall, hotspot ou ppoe e etc...

  3. #3

    Padrão

    ...Sobre os cartões a vantagem do emp8602 é que é homologado e para quem já costuma trabalhar com ele é um cartão estável, mas o R52H tbm é um cartão muito bom. A quantidade de clientes que cada um suporta depende muito mais do seu tráfego do que do cartão propriamente dito. Supondo que você disponibilizaria 100kb para cada cliente, você conseguiria conectar simultaneamente uns 50 a 60 clientes, sendo assim, conforme aumenta o trafego, diminue a capacidade para atender clientes.

  4. #4

    Padrão

    Considero um Pc melhor Custo X beneficio, como o amigo falou se bem montado, ventilação, manutenção preventiva.... Boaaa!

    Se tem uma coisa que ainda nao consegui colocar rodando legal é o controle de banda etc.. em um servidor abaixo do POP.

    Realmente ter este controle centralizado seria muito melhor... se alguem tiver algum link de dicas sobre o assunto... Vai me ajudar a entrar na caxola

    []!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leoservice Ver Post
    Considero um Pc melhor Custo X beneficio, como o amigo falou se bem montado, ventilação, manutenção preventiva.... Boaaa!

    Se tem uma coisa que ainda nao consegui colocar rodando legal é o controle de banda etc.. em um servidor abaixo do POP.

    Realmente ter este controle centralizado seria muito melhor... se alguem tiver algum link de dicas sobre o assunto... Vai me ajudar a entrar na caxola

    []!
    bom amigo no mikrotik o controle de banda funciona 100%, desde que o mk esteja configurado corretamente.

    O que quero dizer é que assim como o Ares (software para baixar parcariadas da net) temos outros tb que conceguem burlar o controle de banda do servidor, sendo assim para cada um destes programas tem que ser implementada no firewall do servidor para barrar ele.

    Tive apenas problemas com o Ares em minha rede onde o cliente conceguiu pegar todo meu link só pra ele e no mk mostrava ele usando um link maior do que o estipulado. Foi fechar o Ares e acabou o problema.