+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Mikrotik + Paineis Setoriais

    Saudações a todos

    Estou parando de utilizar antena omni-direcional e estou optando por trabalhar com antenas painel setorial vou utilizar 3 com 3 cartões um para cada antena em uma rb 433 AH, a pergunta é o seguinte como faço pra que apareça apenas uma rede e não uma pra cada cartão que vou utilizar ?

    Se alguem poder dar uma luz agradecemos

    Ps. Seria por exemplo utilizando o recurso de ap virtual no mk ?

    abraço a todos

  2. #2

    Padrão

    Vc está querendo que as setoriais que vc vai colocar provavelmente 3 usam o mesmo SSID??

    Quer q o cliente só enxergue um sinal??

  3. #3

    Padrão

    Seria sómente colocar o mesmo nome ou seja o mesmo ssid para cada cartão ....

    mas no caso não acho muito aconselhavél fazer isso porém seus clientes podem ficar trocando de de cartão a todo instante e conexão intermitente ....

    mais aconselhavél seria cada cartão um ssid e dividir seus clientes entre os cartões ....

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Everloko Ver Post
    Seria sómente colocar o mesmo nome ou seja o mesmo ssid para cada cartão ....

    mas no caso não acho muito aconselhavél fazer isso porém seus clientes podem ficar trocando de de cartão a todo instante e conexão intermitente ....

    mais aconselhavél seria cada cartão um ssid e dividir seus clientes entre os cartões ....
    Quanto aos clientes ficarem trocando de cartão nao seria problema.. seria soh fixar cada cliente no seu respectivo cartão em /interface wireless access-list....
    Mas o ideal é colocar SSIDs diferentes para qdo vc tiver no cliente saber certinho em qual setorial associar cada cliente... flw

  5. #5

    Talking ssid unico

    Marcelo

    esta era a ideia inicial mas vendo as respostas percebi que não é o ideal tanto do ponto de vista da manutenção quanto dos clientes

    mas obrigado pela ajuda valeu

  6. #6

    Padrão

    Nao use de jeito algum apenas um SSID pros 3 cartoes.

    Ja passei por essa experiencia e é pessima.


    Cliente fica pulando de cartao e mata a rede.


    Coloca um ssid diferente pra cada cartao pq aí qndo for na casa dos clientes vc coloca no profile deles o cartao q vc quiser e q tiver melhor sinal.


    Em alguns casos se o cartao tiver muito cheio de clientes onde aponta pro centro da cidade e outro cartao q o sinal estiver um pouco + baixo pra outro lado da cidade q tiver poucos clientes vc coloca ele preso no outro sinal pq msm sinal sendo + baixo a net dele vai ficar blz pq o cartao vai atender bem.

    Nao joga ele em sinal muito baixo. Tipo se um cartao cheio tiver 100% e outro 90% + vazio ae da pra jogar ele pro 90 %. Isso ae vc define de acordo com a geografia da cidade.


    Qualquer coisa estamos ae.

    T+

  7. #7

    Padrão

    No Mikrotik tem como controlar em qual cartão que o cliente irá conectar, logo o mesmo não irá ficar pulando/mudando de cartão ou rádio, mesmo com SSID iguais.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jeanfrank Ver Post
    Saudações a todos

    Estou parando de utilizar antena omni-direcional e estou optando por trabalhar com antenas painel setorial vou utilizar 3 com 3 cartões um para cada antena em uma rb 433 AH, a pergunta é o seguinte como faço pra que apareça apenas uma rede e não uma pra cada cartão que vou utilizar ?

    Se alguem poder dar uma luz agradecemos

    Ps. Seria por exemplo utilizando o recurso de ap virtual no mk ?

    abraço a todos
    Olá amigo, eu utilizo o mesmo SSID nas minhas setoriais, até q ñ tive problemas de clientes ficarem pulando de uma antena pra outra ñ, tive problemas de clientes longes q as vzs ñ sei pq se conectava na antena com sinal mais fraco e já sabemos, a navegação perde pacotes, latencia e etc, resolvi isso no access list, outro detalhe a mencionar, usando o mesmo SSID só vai aparecer uma rede nos clientes qdo se instala a placa usando somente os drives, ou seja, com o windows gerenciando, no caso de usar o proprio programa gerenciador da placa vai aparecer cada antena distinta mesmo usando o mesmo SSID, abraços!