+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Escalas de medidas de sinal e ganho de antenas.

    Amigos, minha dúvida é a seguinte.

    Como saber o real nível de sinal nos meus clientes antes de instalar a antena de grade lá?

    Vamos imaginar o seguinte: com meu notebook que imagino que tenha uma antena de 5dbi eu peguei -80 de sinal. Trocando a antena por uma antena de ganho de 25dbi quanto de sinal teoricamente eu pegaria lá??? -60???

    Agradeço desde já.

  2. #2

    Padrão

    Cara faz isso usando um adaptador USB com saida pra SMA.

    Se pegar bem o sinal, no cliente deve ficar igual ou até melhor dependendo da placa.

  3. #3

    Padrão

    Amigo, eu não queria era ter que montar a antena na casa do cliente pra saber se pega sabe.

    Se tiver uma maneira de saber, mesmo que na teoria.

    Obrigado

  4. #4

    Padrão

    Então vai na ksa do cliente e ve se tem visada pelo menos, ou se tem muitos obstaculos na frente, calculo pra isso eu creio que nao existe...

  5. #5

    Padrão

    Vc chegando na casa do cliente já sabe se da visada pra sua torre. Se tiver visada limpa e o sinal nao chegar aí os aparelhos ou antena sua ta fraca.


    Mas se no notebook deu -80 pode colocar antena de grade com placa ralink ou qualquer ap cliente q vai funcionar perfeito entre -50 e -60.


    Alias de qualquer cliente q pegar sinal com o notebook provavelmente com antena e placa o sinal sera satisfatorio pq tem muito ganho com esses equipamentos.


    Mas vc deixar uma antena montada com cabo pronto e um adaptador usb é a melhor maneira de saber pq mede o sinal certo de cima do cliente sem furar nada da casa e nem fixar. se der visada do passeio da casa do cara melhor ainda q da rua com sua antena montada e cabo pronto e adaptador vc faz a medida sem msm ter ninguem com vc.


    Deixar a antena montada nao é perca de tempo e sim ganho de tempo pra todas outras situacoes q vc vai ver q vai precisar fazer essas medidas e se nao tiver estoque ja usa ela no cliente

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelobambui Ver Post
    Vc chegando na casa do cliente já sabe se da visada pra sua torre. Se tiver visada limpa e o sinal nao chegar aí os aparelhos ou antena sua ta fraca.


    Mas se no notebook deu -80 pode colocar antena de grade com placa ralink ou qualquer ap cliente q vai funcionar perfeito entre -50 e -60.


    Alias de qualquer cliente q pegar sinal com o notebook provavelmente com antena e placa o sinal sera satisfatorio pq tem muito ganho com esses equipamentos.


    Mas vc deixar uma antena montada com cabo pronto e um adaptador usb é a melhor maneira de saber pq mede o sinal certo de cima do cliente sem furar nada da casa e nem fixar. se der visada do passeio da casa do cara melhor ainda q da rua com sua antena montada e cabo pronto e adaptador vc faz a medida sem msm ter ninguem com vc.


    Deixar a antena montada nao é perca de tempo e sim ganho de tempo pra todas outras situacoes q vc vai ver q vai precisar fazer essas medidas e se nao tiver estoque ja usa ela no cliente
    Opa sim, mais uma vez eu concordo com voce!

    Oque voce poderia fazer também, é deixar tudo pronto, mas pela praticidade, com uma antena menor!
    Para ficar mais pratico.

  7. #7

    Padrão

    Na minha opiniao o melhor equipamento para testes de sinal em clientes seria:
    01 netbook EEEPC + 1 adaptador USB Edimax + 1 antena grade aquario (19 ou 25dB) + 10m cabo
    E o mais importante.. o NetStumbler...
    Flw...

  8. #8

    Padrão

    ou mais prático ainda, ter um nanosation configurado e analisar os leds que ele tem como indicador de nivel de sinal.

    Basta vc ter uma extensão ligada ao PoE com um cabo pequeno mesmo.

    Leve, prático, e extremamente funcional.

  9. #9

    Padrão

    pode tentar tb akela antena de 12 dbi da aquario q vem com o chip wireless integrado, pequena, leve, pratica e alimentada pelo USB do note... basta ter uma aste e aponta-la para sua torre... tenha em vista q o sinal q apresentar vc tera quase o dobro com antena de grade 24 ou 25 dbi...

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luock Ver Post
    ou mais prático ainda, ter um nanosation configurado e analisar os leds que ele tem como indicador de nivel de sinal.

    Basta vc ter uma extensão ligada ao PoE com um cabo pequeno mesmo.

    Leve, prático, e extremamente funcional.
    Os leds do nanostation nao mostram o SNR, já o NetStumbler sim...