+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Netwach para monitorar balancemaneto por rota determinada

    Olá pessoal!

    Tenho dois links instalados no meu Mk. Faço balaceamento por redes com sucesso, sem problemas.
    A questão que preciso de ajuda é sobre o monitoramento dos links.
    Já uso scripts com o Netwach que monitora os Gw, identificando qnd eles ficam down e desabilitando as marcações de pacotes automaticamente e habilitando nvamento qnd o Gw volta a ficar Up. Até aqui, sem problemas tb!
    O que acontece é que, algumas vezes, o Gw está Up, mas mesmo assim a navegação para. Então pensei em monitorar os links pingando em sites mesmo, e não nos Gw. Só que qq host que vc configure no Netwatch o ping sai pelo link default... tem alguma regra que posso colocar junto ao NetWatch para o teste ser feito por uma rota específica?

    Desde já agradeço!
    Abs
    Rcardo

  2. #2

    Padrão

    Opa,

    olha, estou tentado a vários meses um script que faça um netwatch ou ping usando um link sem ser o default do MK.

    O seu problema deve ser parecido com o meu, que é travar o link ADSL mais não travar o modem.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luock Ver Post
    Opa,

    olha, estou tentado a vários meses um script que faça um netwatch ou ping usando um link sem ser o default do MK.

    O seu problema deve ser parecido com o meu, que é travar o link ADSL mais não travar o modem.

    Opa amigo,
    No meu caso não uso ADSL, mas acontece memso do Gw ficar up e o link parar... vamos ver se alguém nos dá uma mão!
    Obrigado!
    Abs

  4. #4

    Padrão tenta ae

    Citação Postado originalmente por ricardofjayme Ver Post
    Opa amigo,
    No meu caso não uso ADSL, mas acontece memso do Gw ficar up e o link parar... vamos ver se alguém nos dá uma mão!
    Obrigado!
    Abs

    Coloca uma saida do link 1 para o uol e manda monitorar pelo site do uol e faz pro link2 com o site do terra eu faço aqui assim

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por powernetscm Ver Post
    Coloca uma saida do link 1 para o uol e manda monitorar pelo site do uol e faz pro link2 com o site do terra eu faço aqui assim
    Amigo, você diz fazer a marcação dos pacotes de um determinado site no Mangle?
    Fiz essa marcação já.. mas tenho impressão que o pacote do Netwatch não passa por essa regra... estou errado?

    Obrigado pela atenção amigo!
    Abs

  6. #6

    Padrão RESOLVIDO

    Pessoal,consegui resolver o problema.
    Seguinte: mesmo marcando o pacote no Mangle, se usava a ferramenta Traceroute, continuava saindo pelo link default. Então o que fiz for ir em IP>ROUTE e criar uma nova rota. Em DESTINATION coloquei o IP 200.221.2.45 (que é um dos IPs do UOL, que usarei para monitorar a conectividade). Em Gateway coloquei o Gw de saída do meu link secundário. Somente isso! No Netwatch coloquei para pingar nesse IP tb (200.221.2.45). Agora tudo funcionou normal. Se dou um Traceroute no Mk para esse IP 200.221.2.45 vejo que sai pelo link secundário agora.

    Não sei se fui muito claro, mas qq dúvida pode postar!

    Abs e obrigado a todos!

  7. #7

    Padrão

    Opa,

    mais claro que isto só mesmo fazendo pro pessoal!

    Vou add a regra e "derrubar" aqui o meu DSL.

    Posto os resultador em seguida.

  8. #8

    Padrão Monitorar os Gateways

    Para quem não usa regras de mangle da pra fazer o monitoramento dos links pelo netwatch mesmo, você cria um netwatch para monitorar um host saindo pelo teu gateway default mesmo, quando este der down, vc cria um script para trocar o teu gateway, mandar e-mail, criar logs e etc, e cria uma rota para um host X saindo pelo gateway default... e habilita um outro netwatch para monitorar um outro host X que esta saindo pelo gateway default, quando o mesmo voltar volta os gateway, tenho este sistema aqui e funciona beleza