+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    Mas porquê um rádio que diz jogar 600 mW jogaria esse sinal com ruído, já que está na especificação dele? O problema é que muitos fabricantes usam componentes eletrônicos mal-dimensionados pra baratear os custos, o que resulta em um hardware que realmente joga 600 mW de sinal, mas sem garantia de qualidade.
    Pra reforçar essa minha afirmação, vou comparar dois extremos: Ubiquiti XR5 e EnGenius 8602 EMP Plus-S.

    Um é considerado o rádio de ouro por todos, o outro, como muitos dizem, é uma bostinha.

    Os dois usam o mesmo chipset Atheros da família AR5006X, o AR5413.

    Os dois têm a mesma potência máxima de 630 mW (28 dBm).

    Bem... mesmo chipset, mesma potência... não era pros dois serem iguais? Mas por que vocês acham que o XR5 não sai por menos de R$ 380,00 enquanto eu posso comprar o EnGenius de R$ 150,00 sem pechinchar? É aí que entra a questão dos componentes mal-dimensionados.

    Com essa comparação, fica claro que o EnGenius economiza em componentes pra fazer um produto bem mais barato, enquanto a Ubiquiti capricha nos seus cartões da série XR, tanto que os cartões XR2 e XR5 são mais gordinhos e o XR2 tem até um cabo próprio pra aterramento.

    Agora podemos ver que não só o chipset importa, os outros componentes do cartão são tão ou até mais importantes que o chipset. Tá aí a prova. Portanto, não adianta comprar radinho barato de 400 mW ou cartãozinho meia-boca de 630 mW porque você não vai conseguir usar essa potência toda nem se quisesse. O barato vai sair caro.
    Última edição por jpjust; 29-01-2009 às 10:48. Razão: Erro de digitação.

  2. #22

    Padrão boaa campanha

    Just,

    Sei como é sua realidade ai pois passo toda semana na sua área e tenho a completa noção.

    Aqui pra gente sofremos muito ver muita omni com amplificador no "rabo" e da scan de 60~70km e conseguir achar sinal do filha da p.... um dia fui olhar que porra era chegando la era uma omni 8db hyperlink ligada com rg 58 e amplificador, sem falar em torre de concorrente a 20m com 8 antenas de grade tudo na mesma polarização fazendo os ptp do cara, e omni com senao cb3 + amp1w a 10 metros.

    Solução? desde que abrir foram os Orinoco Gold 32mw que por sinal é exelente, depois passamos para AG530 no pc ap que são muito boas para áreas poluidas, e depois para os CM9 que muito não compra e muitos não vende por causa de "baixa potência", mais que tem preço, desenpenho e durabilidade de cartões bons.

    Pois bem continuamos a usar no maximo 17db e nossas setoriais de 14, 17 e em nossas antenas disco de otima qualidade, resultado sempre satisfatorio.

    Att,

  3. #23

    Padrão

    Colegas, agora que chegou nesta discussão interessante, talvez esclareçam minhas dúvidas. Adquiri o EOC-3610S-EXT (EOC-3610S-EXT - EnGenius Datacom Products) da Engenius que vem uma routerboard dentro com cartão 600mw. O firmware é original da Engenius e possui controle de potencia apenas em tres níveis: baixo, médio e alto. Seria o equivalente a 200, 400 e 600mw, correto? Ainda alto pois quero colocá-lo com uma Aquario 12dbi em um distrito distante de minha cidade, com link via satelite, priorizando qualidade emvez de potencia. Dá pra trocar por Ubiquiti? Já vi que o cartão é removível. Dá pra colocar outro firm que controle a potencia conforme a discussão do post? Eu tenho fotos da routerboard caso queiram estudar meu problema...Abraços.

  4. #24

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    Just,

    Sei como é sua realidade ai pois passo toda semana na sua área e tenho a completa noção.

    Aqui pra gente sofremos muito ver muita omni com amplificador no "rabo" e da scan de 60~70km e conseguir achar sinal do filha da p.... um dia fui olhar que porra era chegando la era uma omni 8db hyperlink ligada com rg 58 e amplificador, sem falar em torre de concorrente a 20m com 8 antenas de grade tudo na mesma polarização fazendo os ptp do cara, e omni com senao cb3 + amp1w a 10 metros.

    Solução? desde que abrir foram os Orinoco Gold 32mw que por sinal é exelente, depois passamos para AG530 no pc ap que são muito boas para áreas poluidas, e depois para os CM9 que muito não compra e muitos não vende por causa de "baixa potência", mais que tem preço, desenpenho e durabilidade de cartões bons.

    Pois bem continuamos a usar no maximo 17db e nossas setoriais de 14, 17 e em nossas antenas disco de otima qualidade, resultado sempre satisfatorio.

    Att,
    Rapaz, desde que você me falou bem do CM9 naquele dia que comecei a fazer umas pesquisas sobre ele. Achei o site do fabricante, mas lá não informa nada. Você sabe me dizer qual a potência e a sensibilidade dele?

  5. #25

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelinopsilva Ver Post
    Colegas, agora que chegou nesta discussão interessante, talvez esclareçam minhas dúvidas. Adquiri o EOC-3610S-EXT (EOC-3610S-EXT - EnGenius Datacom Products) da Engenius que vem uma routerboard dentro com cartão 600mw. O firmware é original da Engenius e possui controle de potencia apenas em tres níveis: baixo, médio e alto. Seria o equivalente a 200, 400 e 600mw, correto? Ainda alto pois quero colocá-lo com uma Aquario 12dbi em um distrito distante de minha cidade, com link via satelite, priorizando qualidade emvez de potencia. Dá pra trocar por Ubiquiti? Já vi que o cartão é removível. Dá pra colocar outro firm que controle a potencia conforme a discussão do post? Eu tenho fotos da routerboard caso queiram estudar meu problema...Abraços.
    Não sei dizer nada sobre esse rádio, pois nunca usei ele. Mas considerando outros rádios que já tive contato, onde a potência de saída é ajustada no estilo "Alto, Médio, Baixo", acredito que ele divida por 2:

    Alto = 600 mW = 28 dBm
    Médio = 300 mW = 25 dBm
    Baixo = 150 mW = 22 dBm

    Pelo menos os Terabeams e AP-Plus funcionam assim.

  6. #26

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    Rapaz, desde que você me falou bem do CM9 naquele dia que comecei a fazer umas pesquisas sobre ele. Achei o site do fabricante, mas lá não informa nada. Você sabe me dizer qual a potência e a sensibilidade dele?
    O site Wistron NeWeb Corporation não tem nenhuma informação ele é 19db MAXIMO que vai trabalha bem em 19db em 5,8 em 2,4 em meus testes quando mais baixo ficou melhor e sencibilidade perfeita vou ta de mandando um enlace 20km com ele, no mesmo trajeto tenho Canopy BH20, Airaya(+plutonPTX26) e o CM9(Hyperlink 33) ficou perfeito melhor dos 3 e olha que o pareo é duro.

    Just num da sabendo procurar mais não rapaz...ta parecendo que tá andando na Antenas Aquario demais hehehehe abraço

    Dando uma pesquisada achei...
    Wistron Neweb CM9 Atheros 802.11a/b/g mini-PCI | Air-Stream Wireless
    Wistron Neweb CM9 Atheros 802
    DATASHEET em Anexo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CM9.pdf  

  7. #27

    Padrão

    o CM9 é o cartao que a proxim usa nos mp11

  8. #28

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    O site Wistron NeWeb Corporation não tem nenhuma informação ele é 19db MAXIMO que vai trabalha bem em 19db em 5,8 em 2,4 em meus testes quando mais baixo ficou melhor e sencibilidade perfeita vou ta de mandando um enlace 20km com ele, no mesmo trajeto tenho Canopy BH20, Airaya(+plutonPTX26) e o CM9(Hyperlink 33) ficou perfeito melhor dos 3 e olha que o pareo é duro.

    Just num da sabendo procurar mais não rapaz...ta parecendo que tá andando na Antenas Aquario demais hehehehe abraço

    Dando uma pesquisada achei...
    Wistron Neweb CM9 Atheros 802.11a/b/g mini-PCI | Air-Stream Wireless
    Wistron Neweb CM9 Atheros 802
    DATASHEET em Anexo
    Pô, véi! Fui no site da Winstron e me estressei logo, lá não diz nada! Aí fui no site de um vendedor que dizia ter link pra datasheet e tal, quando fui ver, o link dava pro mesmo site da Winstron. Aí fiquei nervoso e não procurei mais No datasheet diz 18 dBm máximo em modos B ou G e 17 dBm no modo A. O datasheet não diz a sensibilidade e o primeiro link não consegui abrir

    E Alexandre, o MP11 ao qual você se referiu é o Tsunami? Se for, esse cartão vai ser minha próxima compra

  9. #29

  10. #30

    Padrão

    Eu ainda não cheguei nestes cartões. Rede pequena então vai ainda de Apzinho. Mas um dia eu mudo.
    Enquanto isso vou de GTS com firmware Aprouter. Que maravilha. Faço link entre torres com 1200m com 16mw. E olhe que não uso "ANTENA", mas sim "anteninha" da Aquário 12 dbi. Qualquer hora vou ver como fica com TSM, ja que a OIW perdeu para Aquário, pelo menos aqui.

    Potencia realmente não é tudo, na verdade, potencia não é nada.

  11. #31

  12. #32

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    Como assim perdeu pra Aquário?
    É um milagre ao contrário, se é que se pode chamar de milagre. heheh

    Eu coloquei setorial oiw de 14dbi e o sinal caiu muito. Refiz posicionamento e nada. Então voltei para as Aquário de 12dbi e o sinal voltou ao normal. Comprei duas destas da oiw e não fui bem. Mas como todo mundo elogia, eu só posso concluir que as minhas estão com defeito.
    E os cabos foram os mesmos. A única coisa foi soltar uma antena e colocar a outra no lugar.
    Hoje, com estas aquário eu setei os rádios em 32mw e tem um em 16mw. Show.

  13. #33

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    É um milagre ao contrário, se é que se pode chamar de milagre. heheh

    Eu coloquei setorial oiw de 14dbi e o sinal caiu muito. Refiz posicionamento e nada. Então voltei para as Aquário de 12dbi e o sinal voltou ao normal. Comprei duas destas da oiw e não fui bem. Mas como todo mundo elogia, eu só posso concluir que as minhas estão com defeito.
    E os cabos foram os mesmos. A única coisa foi soltar uma antena e colocar a outra no lugar.
    Hoje, com estas aquário eu setei os rádios em 32mw e tem um em 16mw. Show.
    Quando se fala e OIWTECH se fala em importação de HYPERLINK com nome OIWTECH no Brasil, sitei OIW para não falar Hyperlink, ja Hyperlink temos cerca de uns 30 setoriais e mais uma antenas de disco e grade e realmente são muito boas, comparado com antenas nacionais a TSM e as alemãs kathrein.

    Ainda bem que você não usa seus GTS em 400mw

    Att,

  14. #34

    Padrão

    1929, as setoriais da OIW que vc usou eram de pol horizontal?

  15. #35

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    Quando se fala e OIWTECH se fala em importação de HYPERLINK com nome OIWTECH no Brasil, sitei OIW para não falar Hyperlink, ja Hyperlink temos cerca de uns 30 setoriais e mais uma antenas de disco e grade e realmente são muito boas, comparado com antenas nacionais a TSM e as alemãs kathrein.

    Ainda bem que você não usa seus GTS em 400mw

    Att,
    Pois é isso que me encucou. Quanto a potencia, se colocar 40mw conecta mas não pega IP de tanto lixo que entra junto.
    Pena que o firmware da Aprouter não permite baixar mais de 16mw. Tinha curiosidade para saber se funcionaria.
    Anos atrás vi uma reportagem de um PY que usava baixa potencia em CW (telegrafia). Fazia a volta ao mundo em 40metros ou 7.1 mhz com 100mw.
    É impressionante o que a radiofrequencia realiza quando damos oportunidade para ela. Sinal limpinho sempre vai melhor.

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    1929, as setoriais da OIW que vc usou eram de pol horizontal?
    Pol horizontal. Sou fá desta polarização.

  16. #36

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    João Paulo, quem configura essas redes sem fio sem a menor noção é que faz estas asneiras. Infelizmente estes "espíritos de porco" não estão nem ai para ninguém desde que o sinal deles "bombe"... O cidadão configura uma praga de 600 mW com outra praga chamada Adsl e diz que é provedor... já viu né... Não funcionam e conseguem atrapalhar quem labuta de verdade.
    Já falei isso uma vez e me interpretaram MAL!!! Ainda bem que quem falou agora foi um moderador!!!

  17. #37

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    Certa vez, eu estava em uma loja revendedora da Aquário aqui em Feira de Santana, aguardando meu pedido sair, quando entra um sujeito de sandálias havaianas e shortinho (quase um pijama de dormir) e pergunta sobre a potência de um rádio na prateleira. Um funcionário responde:

    "Esse aí tem 250 mW, mas você instala um programa [firmware] nele que aumenta pra 400 mW."

    E o sujeito diz:

    "Ahh... 400 é muito fraco."

    Pense num ódio que subiu na minha cabeça!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Eu tinha sorrido pra caramba na frente dele!!!! kkkkkk ele ia me perguntar se eu éra doido e eu ia dizer que doido é $@#%#@¨%$

  18. #38

    Padrão

    Bom galera vou aderir ao pedido. Eu tinha uma omni de 12dbi com rádio ovislink wl5660 em default (19 dB) será que era muito? Agora Eu to cum uma omni de 15dbi Em que potencia vocês acham que Eu devo colocar meu rádio ?

    Detalhe: Depois que mudei a omni um cliente próximo começou a ter problemas.

  19. #39

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GiluanMoral Ver Post
    Bom galera vou aderir ao pedido. Eu tinha uma omni de 12dbi com rádio ovislink wl5660 em default (19 dB) será que era muito? Agora Eu to cum uma omni de 15dbi Em que potencia vocês acham que Eu devo colocar meu rádio ?

    Detalhe: Depois que mudei a omni um cliente próximo começou a ter problemas.
    Em primeiro lugar trocar esse radio pois ele não é de nada... Arruma um Samsung (50mW) que é semi-profissional.

    Em segundo lugar baixar pra 63 ou no máximo 100mW.

  20. #40

    Padrão

    19dbm = 63mw

    quando a trocar a omni de 12 por 15... quando maior o ganho.. menor o angulo vertical de cobertura....


    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Em primeiro lugar trocar esse radio pois ele não é de nada... Arruma um Samsung (50mW) que é semi-profissional.

    Em segundo lugar baixar pra 63 ou no máximo 100mW.