+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Router Fibra

    Boa tarde pessoal .
    Seguinte esta chegando um link 10 MB full fibra optica , queria usar um server linux como routeador , haveria algum problema , nesta implementação .
    O que devo usar para esta implementação .
    ip-route / iptables !?

    Desde ja agradecendo !?

  2. #2

    Padrão

    Colega,

    não entendi. Como assim roteador?

    Você não vai usar nenhum Cisco ou similar depois do modem da operadora?

    Qual a intenção quando disse roteador Linux? Cache? BGP? OSPF? MPLS? Autenticação de usuários?

  3. #3

    Padrão

    Estou editando porque saiu duplicado!

  4. #4

    Padrão

    Isso se existir placa PCI com entrada pra fibra, ou usar um conversor mas acho que nao tem como.

  5. #5

    Padrão

    Colega,

    a dúvida na pergunta do colega não é essa. Simplesmente não entendi do que ele está precisando.

    Geralmente colocamos uma placa PCI 10/100 ou 10/100/1000 no servidor e um conversor de mídia. A função do conversor é pegar a conexão entrante via fibra sc/st e converter para 10 base T, 10/100 ou 10/1000.

  6. #6

    Padrão

    Obrigado pela atenção ,
    MInha duvida era se necessariamente eu teria que usar um routedor tipo cisco /cyclades como nos links por par trancado , mas os caras vão me entregar em um cabo de rede , belezera .

    Muito obrigado pela atenção

  7. #7

    Padrão conversor

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Colega,

    a dúvida na pergunta do colega não é essa. Simplesmente não entendi do que ele está precisando.

    Geralmente colocamos uma placa PCI 10/100 ou 10/100/1000 no servidor e um conversor de mídia. A função do conversor é pegar a conexão entrante via fibra sc/st e converter para 10 base T, 10/100 ou 10/1000.
    ola, sou novo aqui, e aindo sou meio bobinho no assunto mas estou tentando aprender.
    deixa eu ver se entendi, ao inves de eu colocar um roteador cisco e etc... , eu simplesmente colocaria um conversor de midia para receber o link via fibra e ligaria ao servidor pelo utp, e depois sair para a rede externa.

  8. #8

    Padrão

    Olá.

    Normalmente você vai ter ai no seu provedor um cabo de rede com rj45, vem a fibra ligada num conversor de midia saindo um cabo rj45 para voce ligar em seu servidor.
    Vai precisar 2placas de rede onde numa voce vai colocar os ips que ganhou da operadora que são da WAN normalmente /30 sendo o gateway da rede o primeiro dos ips da wan que ganhou o segundo voce coloca na sua placa de rede, na outra placa de rede coloca os ips de LAN que ganhou da operadora e pronto, não precisa iptables nem nada, pois como voce é o final de rede não precisa criar rotas estaticas nem rodar bgp ou qualquer outro protocolo de roteamento.

    Era isso que estava em dúvida???

  9. #9

    Padrão

    Sim,

    conforme o colega disse anteriormente, desde que já venha roteado na fibra (geralmente a operadora entrega roteado na fibra). Caso contrário, terá de pôr um roteador. O conversor de mídia serve para converter o sinal de fibra (luz) em sinal elétrico (para par metálico/cabo rede trançado).

  10. #10

    Padrão

    obrigado pelo esclarecimento. entao, oq sairia mais barato e funcional, eu manter um router ou montar um server com o conversor?

  11. #11

    Padrão

    O mais barato é uma maquina com mikrotik, ou linux.

    Até pois qualquer problema futuro de hardware fica muito mais facil substituir uma maquina que um router, pois maquina voce sempre tem de reserva agora um router de reserva ja se torna pesado manter.

    Até mesmo por questões de configuração do mesmo, mais simples de se fazer no mikrotik, diversos foruns e muito material disponível.

    Minha opinião.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tcheturbo Ver Post
    O mais barato é uma maquina com mikrotik, ou linux.

    Até pois qualquer problema futuro de hardware fica muito mais facil substituir uma maquina que um router, pois maquina voce sempre tem de reserva agora um router de reserva ja se torna pesado manter.

    Até mesmo por questões de configuração do mesmo, mais simples de se fazer no mikrotik, diversos foruns e muito material disponível.

    Minha opinião.
    legal essa dica tche, e qual versao linux vc me indicaria sendo a melhor

  13. #13

    Padrão

    Aqui usamos ubuntu server e estamos migrando para debian os servidores, mas no gw que esta no conversar de fibra é mikrotik, acho mais produtivo.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Sim,

    conforme o colega disse anteriormente, desde que já venha roteado na fibra (geralmente a operadora entrega roteado na fibra). Caso contrário, terá de pôr um roteador. O conversor de mídia serve para converter o sinal de fibra (luz) em sinal elétrico (para par metálico/cabo rede trançado).

    marcelo, no caso do sinal ja roteado, seria a operadora me entregando varios ips fixos?
    sendo assim eu poderia usalos para separar os servicos de voip, http, p2p e etc?

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tcheturbo Ver Post
    Aqui usamos ubuntu server e estamos migrando para debian os servidores, mas no gw que esta no conversar de fibra é mikrotik, acho mais produtivo.
    tenho um cunhado que usa o brazilfw, e ele me disse que e muito bom, vc me aconselharia a usa-lo?

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por novatojpa Ver Post
    marcelo, no caso do sinal ja roteado, seria a operadora me entregando varios ips fixos?
    sendo assim eu poderia usalos para separar os servicos de voip, http, p2p e etc?
    Sim,

    mesmo entregando roteado a operadora irá entregar uma faixa IP com máscara /29, por exemplo.