+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bind no debian-máquinas clientes não navegam na internet

    estou com um proxy squid + iptables no debian e instalei o bind para as máquinas clientes poderem navegar através do ip do server linux mas elas não navegam...o que pode ser?sei que só instalando o bind era para as máquinas navegarem na internet....

    uso servidores windows AD+dns e as máqiunas só navegam quando coloco DNS dos servers windows...dentro dos encaminhadores dentro do DNS do windows tem o IP do linux para melhorar o cache mas de nada adianta se as máquina não navegarem com com o IP do server linux isso significa que ele não está resolvendo será que isso não é nenhum bloqueio do DNS do windows?

  2. #2

    Padrão

    caramba.. que saudades daqueles tempos em que as pessoas escreviam seus problemas com algum nivel técnico >

    mano, vc falou, falou, falou pra kct e não disse absolutamente nada. Qual o topologico dessa rede? onde fica o linux, como gateway ou..? Quais as mensagens de erro?

  3. #3

    Padrão

    desculpe se não expliquei no seu "nível técnico" mas vamos lá:


    router cisco 1840 com link embratel 1mb->rede wireless 5.8Ghz mikrotik 60km->servidor linux(é o gw da rede) com iptables+proxy+vpn+bind->servidores windows(rodam AD+dns+dhcp e etc...(preferencial e alternativo)) e um linux debian com asterisk Voip.


    nos ecaminhadores no DNS dos dois Ad's windows coloquei o IP 10.0.1.254 que é o ip interno do servidor linux...mas fiz os testes colocando só esse IP em minha máquina como DNS e a internet não funcionou.

    deu para enteder???

  4. #4

    Padrão

    Dê o comando "start bind" e coloque aqui o resultado

  5. #5

    Padrão

    "deu para enteder???"

    vagamente.

    QUAL a mensagem de erro? (se alguma)

    a partir de máquina qualquer (com êsse dns configurado), faça:

    ping -c 5 WWW.UOL.COM.BR (informe resultado ou paste as linhas)
    (obviamente o www.. etc minusculo, só coloquei assim pra unde-linux não converter)

    ping -c 5 200.98.249.120 (idem)

    dig @10.0.1.254 uol.com.br soa

    e, finalmente, NA MÁQUINA que é o servidor dns (segundo vc, 10.0.1.254), faça (como root):

    # netstat -nlpt

    e ponha aqui o resultado.

  6. #6

    Padrão

    irado no resolv.conf estou com o ip do próprio linux e os ips válidos da embratel como estou fora da empresa se eu tirar os ips da embratel corre risco de derrubar a internet?

  7. #7

    Padrão

    quando as coisas não estão funcionando direito, fazer manutenção remotamente é pedir pra ter problemas. Quando estiver na empresa a gente conversa.

  8. #8

    Padrão

    montei uma máquina nova com debian lenny e funcinou..ela está na bancada para testes...estou teclando usando o DNS dela agora...mas estou com uma dúvida nos testes que fiz para usaro cache dns dela no squid:


    no resolv.conf

    tirei os ips da embratel e coloquei só o IP da máquina
    nameserver 10.0.1.254

    dentro de /etc/hosts:

    127.0.0.1 localhost
    127.0.1.1 proxy.novaf.local proxy


    mas quando vou testar:

    proxy:/home/novaf# nslookup 193.136.2.218
    Server: 10.0.1.254
    Address: 10.0.1.254#53

    ** server can't find 218.2.136.193.in-addr.arpa: NXDOMAIN

    proxy:/home/novaf#
    proxy:/home/novaf# nslookup www.fccn.pt
    Server: 10.0.1.254
    Address: 10.0.1.254#53

    Non-authoritative answer:
    FCCN - Fundação para a Computação Científica Nacional canonical name = m01.bc01.mm.fccn.pt.
    Name: m01.bc01.mm.fccn.pt
    Address: 193.137.196.101

    mas nesse tutorial: Servidor Debian Etch: 3.1.2. Cache DNS

    diz que o IP que é para aparecer é o 127.0.0.1 mas no meu caso apareceu o 10.0.1.254? quando ping no host de uma máquina cliente ele não responde...mas quando pingo dela própria ela retorna o IP 127.0.0.1


    o que falta para ficar 100%??

    aparece esse erro
    Última edição por lfernandosg; 09-02-2009 às 17:59.