+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Gerenciamento SNMP

    Estou com dúvidas no gerenciamento via SNMP no Mikrotik. Se alguem tiver alguma documentação que fale a respeito, ou alguma dica, esse alguem é muito bem vindo!

    att,

  2. #2

  3. #3
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    meu mostra esse erro no PHP.

    Warning: snmpwalkoid() [function.snmpwalkoid]: No response from 192.168.254.253 in C:\wamp\www\smnp\index.php on line 43
    Please check SNMP settings and IP address

  4. #4

    Exclamation

    Também tenho muito interesse em saber.

  5. #5
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    Citação Postado originalmente por angelangra Ver Post
    meu mostra esse erro no PHP.

    Warning: snmpwalkoid() [function.snmpwalkoid]: No response from 192.168.254.253 in C:\wamp\www\smnp\index.php on line 43
    Please check SNMP settings and IP address

    Uma duvida, posso usar essa pagina em PHP para ver o sinal do meu AP Ovislink 5460?
    Com o IP do AP a pagina ficou assim:

    Mikrotik signal listMACSignal
    strenght(dBm)

  6. #6

    Padrão

    Seu AP Ovislink tem suporte a snmp?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por angelangra Ver Post
    meu mostra esse erro no PHP.

    Warning: snmpwalkoid() [function.snmpwalkoid]: No response from 192.168.254.253 in C:\wamp\www\smnp\index.php on line 43
    Please check SNMP settings and IP address
    Em relação a este erro, verifique seu antivírus e firewall. O problema está sendo falta de comunicação.

  8. #8

    Padrão

    Gostaria muito de alguma indicação de material de como implementar o uso do snmp.
    Att.

  9. #9

    Padrão

    De inicio o snmp tem que estar ativo no mikrotik, tambem tem que ter a comunidade especificada, o ip que pode acessar a comunidade e o tipo de acesso da comunidade. Estes parametros serao usados pela interface que vai se comunicar com o mikrotik. Se vc usa linux, sua distribuicao provavelmente deve dispor de um pacote cliente para snmp, no meu caso uso Ubuntu o nome do pacote eh snmp mesmo. No ubuntu tem um programa que faz parte deste pacote, o snmpwalk que verifica as mibs disponiveis no mikrotik. O mikrotik tambem mostra os mib disponiveis com o comando: print oid em alguns menus.

    Mais informacoes sobre como ativar o snmp tambem pode ser encontrado em:
    http://www.mikrotik.com/testdocs/ros/2.9/root/snmp.php

    Obs: para o ubuntu, tem uma ferramenta em minha opniao espetacular que eh o zabbix, jah usei o nagios para monitorar minha rede, mas o zabbix se mostrou mais facil de configurar.