+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão desligar hd sata

    foi uma curiosidade que tive - e não encontrei (ainda) resposta:

    algum doido já desligou um hd sata que estivesse em raid-1, só pra ver o que acontece? me refiro a desligar o plug de dados, não o de energia - apesar que, se alguém fez isso, ou fez com ambos, também (por favor) conte a experiencia.

    eu PRECISO ter certeza de que o raid1 funciona, mesmo não sendo com hd's hot-swap.

  2. #2

    Padrão

    Amigo,

    Eu já passei por caso do hd desligar por problemas técnicos e/ou falha na montagem do equipamento. Nesse caso tem duas opções, se o hd master do raid (primário) for desligado, o secundário que for dar o boot tem que ter o gerenciador de boot gravado nele para que o boot aconteça.

    Se o secundário do boot falhar, o primário vai iniciar normalmente e o sistema vai acusar que um hd falhou e não iniciou, basta você ligá-lo ou trocá-lo, criar as mesmas partições e adioná-lo no raid novamente, nesse caso é simples.

    Sugiro você gravar o setor de boot nos dois hds, para que não tenha problema de inicialização.

    Sds,

  3. #3

    Padrão

    obrigado pela informação; na verdade, eu gostaria de saber mesmo é, estando em funcionamento, se eu desligar o sata (um deles, aleatório), o que aconteceria? a idéia aqui é tentar criar uma situação para verificar se o raid1 assume seu papel automágicamente, mas NÃO QUERO queimar o hd (risos).. acredito que meu estimado patrão não entenderia isso direito.

  4. #4
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão

    IRADO, se o HD for hotswap sem problemas... agora se não a chance de dar alguma merda é bem grande...

  5. #5

    Padrão

    "IRADO, se o HD for hotswap sem problemas... agora se não a chance de dar alguma merda é bem grande..."

    pois é..não é um hotswap, é um sata bem normalzinho - rss; como a probabilidade é REALMENTE grande, eu não tô a fim de puxar o cabo de dados só pra ver, fico esperando alguém que já tenha feito isso pra me contar o resultado.


  6. #6

    Padrão

    raid pelo hardware nao tem problema, esta semana fiz isso alias o cliente tinha um mirror de 250gb da samsung e tive que altearar os discos por causa de uma pane em um deles e ja aproveitei o embalo e troquei por 2 de 320gb , primeiro substitui o defeituso e mandei reparar o raid apos troquei o que tavalegal e fiz o processo inverso.


    este raid tava rodando a 2 anos ja


    MB INTEL

  7. #7

    Padrão

    eu acredito que nao ira queimar o hd, eu faria o teste so para ver.