Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Passo a passo Cisco 2501

    Bom dia pessoal, gostaria se possivel adquirir um tutorial passo a passo de como fazer uma configuração basica do cisco 2501 u seja aquel de colocar os ips, rota etc..

  2. #2

    Padrão

    Tutorial eu não sei não mas no site da cisco tem u mguia de instalação e configuração: Cisco 2500 Series Router Installation and Configuration Guide - Configuring the Router [Cisco 2500 Series Routers] - Cisco Systems

    Qualquer dúvida fala o que vc quer fazer que agente te ajuda no que for possível.

    Até mais....

  3. #3

    Padrão

    conf t
    ip subnet-zero
    no ip source-route
    ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 serial 0
    int eth 0
    ip address x.x.x.x netmask y.y.y.y
    no shutdown
    exit
    int s 0
    ip address x.x.x.x netmask 255.255.255.252
    encap ppp
    band 1024
    no ip directed-broadcast
    no shutdown
    ^Z
    wr mem
    sh conf
    reload

  4. #4
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão

    Citação Postado originalmente por frugoli Ver Post
    conf t
    ip subnet-zero
    no ip source-route
    ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 serial 0
    int eth 0
    ip address x.x.x.x netmask y.y.y.y
    no shutdown
    exit
    int s 0
    ip address x.x.x.x netmask 255.255.255.252
    encap ppp
    band 1024
    no ip directed-broadcast
    no shutdown
    ^Z
    wr mem
    sh conf
    reload
    tem um caso que vem dua clases de IP uma da LAN e outra WLAN onde vai cada uma nestas cinfigurção que vc esta encinando

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por frugoli Ver Post
    conf t
    ip subnet-zero
    no ip source-route
    ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 serial 0
    int eth 0
    ip address x.x.x.x netmask y.y.y.y
    no shutdown
    exit
    int s 0
    ip address x.x.x.x netmask 255.255.255.252
    encap ppp
    band 1024
    no ip directed-broadcast
    no shutdown
    ^Z
    reload
    Pessoal essa config não é certeza de funcionar pois ali ele pois o encapsulation ppp, e se for um link de frame relay ou ecampsulation hdlc, vc precisa verificar qual o tipo de link esta chegando na sua serial wan para ai sim vc tirar as duvidas, essa confi so vai funcionar se o link for ppp de 1 mb.
    Última edição por GuE; 14-04-2009 às 15:03.

  6. #6

    Padrão

    Amigo, eh soh usar o cerebro, ne meu?

    Essa eh uma config basica, cada um adapte à sua necessidade.... CLARO que se fo hdlc onde ta ENCAP PPP, o camarada vai colocar ENCAP HDLC e assim por diante.... agora qto a funcionar apenas com link de 1 mega, vc ta enganado, pq onde ta BAND 1024 eh soh bandera, caso vc queira usar MRTG ou outro medidor.... isso NAO influencia em nada!

    Qq duvida postem q na medida do possivel a gente ajuda

    abracos


    Citação Postado originalmente por GuE Ver Post
    Pessoal essa config não é certeza de funcionar pois ali ele pois o encapsulation ppp, e se for um link de frame relay ou ecampsulation hdlc, vc precisa verificar qual o tipo de link esta chegando na sua serial wan para ai sim vc tirar as duvidas, essa confi so vai funcionar se o link for ppp de 1 mb.

  7. #7

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GuE Ver Post
    Opa bandwidth de 1024 é quanto ?

    se tiver setado para 1024 só vai chegar a 1024 mesmo na tento um link de 2 mb conectado na serial

  9. #9

    Padrão

    Ja disse e repito.... o comando BANDWIDTH NAO influencia na velocidade ele serve apenas para gerencia de uso de banda e logs..... NAO INTERFERE NA VELOCIDADE!!!!!!


    Vamos pesquisar antes de responder coisa ERRADA!!

    Olhem duas referencias
    Cisco Certified » 10 dicas "quentes" relacionadas ao Cisco IOS

    Velocidade link WAN - Cisco 1721

    Precisa falar mais alguma coisa??

    E como eu disse anteriormente, a config q passei EH BASICA, cada um adapte as suas necessidades!

    Abraço

  10. #10

    Padrão

    Amigo tenho um cisco desce e um amigo me perguntou se ele funciona nesta maneira:

    Ele tem 2 links oi, um de 256k e outro de 512k, sendo que ele usa cisco 800, ele quer saber se com o 2501, pode colocar os 2 links e fazer sair 768k e se cair um o outro segurar como se fosse redundância, teria como ?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por multlink Ver Post
    Amigo tenho um cisco desce e um amigo me perguntou se ele funciona nesta maneira:

    Ele tem 2 links oi, um de 256k e outro de 512k, sendo que ele usa cisco 800, ele quer saber se com o 2501, pode colocar os 2 links e fazer sair 768k e se cair um o outro segurar como se fosse redundância, teria como ?

    Nunca usei com a OI, mas com a embratel funciona perfeito.

    Na embratel eh soh pedir pra balancear os links, dai vc balanceia tbem no roteador e fica show, se um cair o outro assume...

    Na oi eu nao sei te dizer como funciona! Mas acredito q deve funcionar sim, da uma ligada lah e conversa com o pessoal do suporte sobre balanceamento q eles vao te falar certinho....

    Abraço

  12. #12

    Padrão

    amigo recebi ak um ip embratel mas estou perdido na configuração?

    tenho o ip serial embratel, ip serial cliente, ambos 252, e o ip end internet/28, no caso esse seria o dns?

    nesse exemplo de config básica, como faria para configurar um cisco 2610xm, é a primeira vez q acesso um cisco, sem saber nada, teria como me ajudara configurar?

  13. #13

    Padrão

    se eu nao me engano, vai depender da sua rede... poste como é a sua rede, que fica mais facil definir qual seria o dns.

    as configuracoes do roteador fucionam semelhantes aos comandos do dos.

    en -> entra no sistema
    conf t -> modo de configuracao global (permite a vc fazer alterações no sistema)
    ? -> lista todos os comandos aceitos nesse modo e explica o que cada um faz...
    (comando) ? -> lista a sintaxe do comando (mostra o quais os sub-comandos vc pode usar com esse comando especifico)
    exit -> sai de cada modo de configuração
    int e0 -> configura a interface ethernet 0
    int e1 -> configura a interface ethernet 1
    int s0 -> configura a interface serial 0
    int e0 ? -> mostra todos os subcomandos que podem ser executados na interface e0
    int e0
    ip address (ip) (mascara de sub-rede) -> seta o ip que a interface tera junto com a mascara da qual fara parte...

    e assim por diante... poste como é sua rede, qual ip especifico que foi designado para cada interface e para cada host da sua rede, jutamente com a mascara especifica de cada ip, e assim ficara mais facil de auxiliarmos.

  14. #14

    Padrão

    bem o circuito que me deram foi este:

    ip serial embratel: 189.053.xxx.xx3 / 255.255.255.252 --- esse seria o gateway???
    ip serial cliente: 189.053.xxx.xx4 / 255.255.255.252 --- este seria meu ip??

    endereços intranet: não
    endereços internet: 201.045.253.xxx mascara 28 ---- este seria o dns???

    estou com um tutotrial ak mas apanhando para instalar o link


    estou vendo ak seus comandos e este inf e0, e1 nao funcionam!
    Última edição por multlink; 30-06-2009 às 10:56.

  15. #15

    Padrão

    seu roteador tem 2 interfaces seriais? uma interface para receber o link da embratel, e o outra interface pra jogar pra dentro da sua rede?

  16. #16

    Padrão

    sim ele tem uma wic2t, onde recebo o sinal do modem
    creio que ele deva sair pela rj45 10/100


    estou conseguindo acesso pelo setup basic mas meio complicado mecher

  17. #17

    Padrão

    a sua rede é um provedor de acesso a internet ou um servidor de um site?

  18. #18

    Padrão

    bem sou um provedor de internet sim, fiz pedido deste link porém eles falaram que seó roteam se o router for deles.
    mas a topologia a segui é: link>>cisco>>MK>>clientes

    ae estou fazendo assim(só n sei se está certo, router >> pc winxp via console e cabo rede direto no pc, ou precisa de hub/swhitch?):

    multlink#setup
    --- System Configuration Dialog ---
    Continue with configuration dialog? [yes/no]: yes

    Would you like to enter basic management setup? [yes/no]: yes
    Configuring global parameters:
    Configure SNMP Network Management? [no]: no

    Current interface summary

    Interface IP-Address OK? Method Status Prot
    ocol
    FastEthernet0/0 unassigned YES manual administratively down down

    Serial0/0 189.53.xxx.xx YES manual up down

    Serial0/1 unassigned YES manual administratively down down


    Enter interface name used to connect to the
    management network from the above interface summary:

    OBS: aundo entro em fastethernet0/0 configuro ae desaparece a serial0/0

    na verdade estou ak meio perdido, alguém tem uma luz?
    Última edição por multlink; 30-06-2009 às 11:30.

  19. #19

    Padrão

    tipo assim... eles so podem rotear se o roteador for deles, pois alegam que caso façam tal coisa no roteador do cliente, podem danificar o mesmo... se eles roteam, entao sua rede esta dentro da rede deles... vc é uma sub-rede na rede deles, mas de tal forma, o resto do mundo nao te reconhece como uma rede autoritaria (um A.S). Mas se vc usa um roteador proprio, vc mesmo faz o roteamento, mas para isso vc tem que usar um protocolo chamado BGP em seu roteador... esse protocolo faz com que vc seja "uma rede independente" da embratel... vc ja passa a ser um "A.S". É como se esse protocolo dissesse: "Oi, eu existo e estou aqui..."

    pra configurar as interfaces do roteador vc tera de fazer:

    en
    conf t
    int s0
    ip address (ip da interface ao qual o link da embratel chegara) (mascara de sub-rede da tal inteface)
    no shutdown
    exit
    int s1
    ip address (ip da interface que vai sair a sua rede iterna) (mascara de sub-rede da tal interface).
    no shutdown
    Última edição por liecht; 30-06-2009 às 11:41.

  20. #20

    Padrão

    olha o problema esta é nos comandos, não da certo, veja ae o que aparece:

    multlink#conf t
    Enter configuration commands, one per line. End with CNTL/Z.
    multlink(config)#int s0
    % Incomplete command.

    multlink(config)#ip address 189.053.xxx.xx3 255.255.255.252
    ^
    % Invalid input detected at '^' marker.

    multlink(config)#

    obs: este é um 2610xm, pelo que percebi os comandos são diferentes do 2501 que eu tinha