+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão O quanto o disc-os aguenta?

    Boa tarde senhores

    Acredito que a comunidade ja tenha testado a interface grafica Disc-Os para o Asterisk, o que facilita muito a vida dos profissionais da area uma vez que toda a interface é em portugues e muito agradavel;

    Estivemos testando este software livre nas ultimas semanas e estamos maravilhados com seu desempenho e facilitidade de aplicação.

    Ja chegamos a conclusão que nao é necessario altos investimentos para se criar uma solução maleavel e funcional em sistema de telefonia para as empresas, uma vez que bem utilizado o Disc-os.

    Porem eu venho pedir aos companheiros do forum que ja tem esperiencia com este sistema que compartilhem suas experiencias com o Disc-os, a fim de chegarmos a resposta para a seguinte pergunta:

    Com um hardware razoavel, quantos ramais e quantos troncos o Disc-Os suportaria, enfim qual o potencial deste sistema??

    Desde ja agradeço o compartilhamento das experiencias dos companheiros aqui do forum


    Abraços




    Marcelo
    msn [email protected]

  2. #2

    Padrão

    Bom dia, amigo isso depende de varios fatores, como protocolo e codec utilizados, uso ou não a criptografia enfim são varios fatores que podem se tornar limitantes ao numero de chamadas mas de uma forma geral para o trafego de 200 chamadas esse hardware te atenderia:

    1 processador Intel Pentium D 2.8GHz com 4MB de memoria cache L2
    512MB de memória RAM
    rodando com DISC-OS Kernel 2.6.9 (CentOS 4)

    obs: na versão mais nova do disc ele recebeu várias modificações e parece que esta atualizado a versão do CentOS que é o sistema linux que roda o asterix e o DISC-OS.

    Bom como você pode ver um servidor bastante modesto consegue ter um desempenho muito interessante, e ainda devo lembrar que é possivel fazer cluster de servidores permitindo dessa forma aumentar a performance e quantidade de trafego sem necessariamente ter que tirar um servidor em produção para migração dos dados para outro servidor.


    * OBS: Dados retirados de uma pesquisa realizada em laboratorio e defendida em TCC, usando softwares para geração de carga, os resultados podem variar quando for recriado o cenário para uso em produção.
    Última edição por ayco; 06-02-2009 às 10:08.

  3. #3

    Padrão

    Parceiro

    Muito obrigado por seu comentario, se alguem mais puder passar suas experiencias eu agradeceria


    Abraços


    marcelo

  4. #4

    Padrão

    Mas enfim, qual o seu objetivo ... o que esta pensando em fazer? porque dependendo do que for esta indo no caminho errado, é assim, existem dois tipos de servidores voip em meu pequeno entender, os como o disc os para sistemas de ramais internos de empresas interligando ou nao com sistemas de telefonia pstn e voip para ligações externas e internas e outro que nao me recordo o nome que é para uso digamos em larga escala que é o usado em provedores de voip, a diferença entre eles é a seguinte:

    1. sistema interno para ramais ou interligação entre escritorios, podendo ser ligado ao sistema de telefonia convencional e tambem a terminadoras voip, nesse modelo todo o trafego passa pelo servidor.

    2. sistema externo onde apenas a sinalização passa pelo servidor gerando pouquissimo tráfego, pouquissimo mesmo, que é a solução adota pelos provedores de voip, onde o trafego é fechado entre o remetente e o destinatario sem passar pelo servidor, por isso é possivel utilizar um provedor de voip que tem seus servidores nos Estados Unidos, México ou qualquer outro que desejar, dependendo da qualidade das conexões das partes envolvidas livrando assim o provedor de todo o trafego.

    espero ter esclarecido mais um pouco, mas especifique ai o que pretende fazer ...

  5. #5

    Padrão

    A minha ideia é utilizar o Disc-Os em empresas para conectar seus ramais internos, atualmente ja temos nossa plataforma voip apenas trabalhando com a sinalização das chamadas como voce explicou, porem algumas empresas me procuraram querendo uma solução barata para seu sistema de telefonia, por isso estou testando o Disc-Os, que por sinal eu achei muito bem elaborado e devido a varias opções de configurações estou para indica-lo para meus clientes corporativos, após os terminos dos meus testes.


    Mas Obrigado parceiro pelas dicas

  6. #6

    Padrão

    Bom dia amigo, eu tambem estou gostando muito do DISC, realmente um belo trabalho de uma empresa brasileira, estou a procura de material e quem sabe um livro sobre o Disc mas acho que terei que comprar o de asterix mesmo, bom se quiser trocar experiencias e materiais pode me adicionar ai ao seu messenger:

    [email protected]

    sorte em seus estudos com o disc.

  7. #7

    Padrão

    Boa noite. Nem precisaria comprar livros. O material disponivel no site é suficiente. Quanto ao Asterix basta ler a documentação do mesmo.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mgn5005 Ver Post
    A minha ideia é utilizar o Disc-Os em empresas para conectar seus ramais internos, atualmente ja temos nossa plataforma voip apenas trabalhando com a sinalização das chamadas como voce explicou, porem algumas empresas me procuraram querendo uma solução barata para seu sistema de telefonia, por isso estou testando o Disc-Os, que por sinal eu achei muito bem elaborado e devido a varias opções de configurações estou para indica-lo para meus clientes corporativos, após os terminos dos meus testes.


    Mas Obrigado parceiro pelas dicas
    Ola!

    Qual sistema de billing vc usa na sua plataforma?

    Falow!!

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ayco Ver Post
    Bom dia amigo, eu tambem estou gostando muito do DISC, realmente um belo trabalho de uma empresa brasileira, estou a procura de material e quem sabe um livro sobre o Disc mas acho que terei que comprar o de asterix mesmo, bom se quiser trocar experiencias e materiais pode me adicionar ai ao seu messenger:

    [email protected]

    sorte em seus estudos com o disc.

    olá..
    pelo que eu vi no site oficial tem todo o material necessario para instala-lo e configura-lo.
    faz um cadastro e vai na area de documentação.
    me interessei após ver o tópico. pelo que eu vi parece bom. vou começar a testa-lo e postarei resultados.