Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 23 km Sem Visada 900Mhz?

    Bom Galera estou realmente precisando de uma ajuda de voces..
    to querendo fazer um enlace aki com cerca de 23km..
    poremm nao tenho a minima ideia do tamanho da torre que devo montar.pelo que eu (iniciante)
    comecei a entender a unica frequencia que funciona +ou- bem sem visada seria 900mhz certo??
    POis AKii nao tem NAda NADa de visada...So morro 23km de morro

    http://img3.imageshack.us/img3/6923/fotoet4.jpg


    http://img3.imageshack.us/img3/4628/fotoo3rr9.jpg

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Meu caro,

    vai precisar de uma torre de, no mínimo, 36 metros em cada ponta. Desse modo ultrapassará as barreiras iniciais dos primeiros quilômetros como construções, arvores urbanas e outros obstáculos. Caso os morros não tenham vegetação densa, tipo floresta, é possível fechar esse enlace, pois as ondas refletirão nas "paredes" dos morros e provavelmente chegarão ao seu destino final.

  4. #4

    Padrão

    Floresta nao tem naoo...tem um rio perto...e muito morro....gostaria de saber o que usar...antenas , aparelhos..qual seria o melhor e onde encontro mais barato

  5. #5

    Padrão

    Tenta fazer uma simulação com o Radio Mobile ..........

  6. #6

  7. #7
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Manda as coordenadas de cada ponto que te envio um mapa feito no radiomobile.
    Se não souber ou não tiveres as coordenadas tiradas com GPS, me envia os dois endereços das instalações que descubro pra vc.
    Att.
    Leandro Lopes.
    Projetos wifi.

  8. #8

    Padrão

    Ok To pegando as cordenadas do Google Eart
    Ai estao elas:

    Ponto A:
    18°49'54.98"S 41°54'20.71"O

    Ponto B
    18°49'3.64"S 41°41'11.66"O

  9. #9
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Olá. infelizmente esse seu link está bem obstruido amigo. Acredito que não conseguirás fechar link sem torres muito altas. existem dois morros entre os pontos do link, isso em 23km é impossível fechar link direto. Terias que repetir teu sinal no primeiro pico da foto a esq, depois outra repetidora no segundo morro , ae sim teu link fecha 100%!!
    Acredito que em 900mhz ficaria mais fácil de fechar esse link, porem não é homolgado pela anatel essa freq para wifi.
    Em 900mhz usarias placa minipci ubiquiti sr9 700mw c/ antena de 20dbi aquario em uma routerboard rb 433 em cada ponto. Porem a altura minima pra fechar 100% esse link sem usar repetidora, é de 140m ponto A e de 100m no ponto B.Convenhamos que isso é quase que impossível em termos de custo,ok.
    Dá uma olhada nesses morros e ve se tem como colocar uma repetidora por lá.
    Abraço.
    Leandro Lopes.http://img50.imageshack.us/img50/1056/mapalinkuo4.jpg

    Na figura 2 simulei em 2.4ghz com antenas pluton 38dbi(aquelas estilo parabólica antiga).tipo, com essas antenas, torre de 60m no ponto A mais uma torre de 47m no ponto B vc fecha link.Ainda te indico a repetir o sinal , se olhares na tua foto 2, que mostra uma visão geral do caminho do seu sinal, poderias instalar uma torre apenas interligando os dois pontos sem passar pelos morros altos.
    http://img24.imageshack.us/img24/159...s38dbipnn6.jpg
    Última edição por leandrolopeswifi; 09-02-2009 às 00:56.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Olá. infelizmente esse seu link está bem obstruido amigo. Acredito que não conseguirás fechar link sem torres muito altas. existem dois morros entre os pontos do link, isso em 23km é impossível fechar link direto. Terias que repetir teu sinal no primeiro pico da foto a esq, depois outra repetidora no segundo morro , ae sim teu link fecha 100%!!
    Acredito que em 900mhz ficaria mais fácil de fechar esse link, porem não é homolgado pela anatel essa freq para wifi.
    Em 900mhz usarias placa minipci ubiquiti sr9 700mw c/ antena de 20dbi aquario em uma routerboard rb 433 em cada ponto. Porem a altura minima pra fechar 100% esse link sem usar repetidora, é de 140m ponto A e de 100m no ponto B.Convenhamos que isso é quase que impossível em termos de custo,ok.
    Dá uma olhada nesses morros e ve se tem como colocar uma repetidora por lá.
    Abraço.
    Leandro Lopes.http://img50.imageshack.us/img50/1056/mapalinkuo4.jpg

    Na figura 2 simulei em 2.4ghz com antenas pluton 38dbi(aquelas estilo parabólica antiga).tipo, com essas antenas, torre de 60m no ponto A mais uma torre de 47m no ponto B vc fecha link.Ainda te indico a repetir o sinal , se olhares na tua foto 2, que mostra uma visão geral do caminho do seu sinal, poderias instalar uma torre apenas interligando os dois pontos sem passar pelos morros altos.
    http://img24.imageshack.us/img24/159...s38dbipnn6.jpg
    Rapaz, vc pode fazer os calculos do meu enlace tbm? To tentando fechar 17km com 900mhz antena Yagi de 20dbi da aquario, mas nao consigo... Tentei usar o radio mobile, mas nao consegui seguindo os tutos aki do forum...

    se for possivel, as coordenadas são....

    Ponto A (torre de 15mts)
    Latitude 22°25'56.98"S
    Longitude 50°34'37.84"O


    Ponto B (Sem torre)
    Latitude 22°33'46.58"S
    Longitude 50°33'32.37"O


    Se vc puder fazer isso, agradeco muito...

  11. #11

    Padrão

    Velhoo..antes de tudo muito obrigado por esta me ajudando...
    Pelo que to Vendo esse morro 1 aii eh o mais altoo se eu colocar um repedidor lah nao resolveria naoo?
    e Assim daria para passar o sinal por 5.8 antenas pluton..
    menos interferencia o que voce acha disso?

  12. #12
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Ok. clicando no botao AGRADECER, eu já agradeço.
    Precisando é só postar ae que to sempre pelo forum!!!
    tipo, o ideal seria repetir em um local longe dos morros, se nÃO for posssível, tenta colocar uma repetidora no ponto mais alto dos morros, que vc enxergue a antena dos dois pontos (a e b) acredito que no morro 1 o mais alto seja o lugar certo. funciona em 2.4ghz tbm, ok.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Ok. clicando no botao AGRADECER, eu já agradeço.
    Precisando é só postar ae que to sempre pelo forum!!!
    tipo, o ideal seria repetir em um local longe dos morros, se nÃO for posssível, tenta colocar uma repetidora no ponto mais alto dos morros, que vc enxergue a antena dos dois pontos (a e b) acredito que no morro 1 o mais alto seja o lugar certo. funciona em 2.4ghz tbm, ok.
    hehe.. c poderia ver o meu?

  14. #14
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Manda as coordenadas dos pontos ae irmao.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Manda as coordenadas dos pontos ae irmao.
    Ja tinha enviado num post anterior----


    Rapaz, vc pode fazer os calculos do meu enlace tbm? To tentando fechar 17km com 900mhz antena Yagi de 20dbi da aquario, mas nao consigo... Tentei usar o radio mobile, mas nao consegui seguindo os tutos aki do forum...

    se for possivel, as coordenadas são....

    Ponto A (torre de 15mts)
    Latitude 22°25'56.98"S
    Longitude 50°34'37.84"O


    Ponto B (Sem torre)
    Latitude 22°33'46.58"S
    Longitude 50°33'32.37"O


    Se vc puder fazer isso, agradeco muito...

  16. #16
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    http://img10.imageshack.us/img10/997...o900mhzyz8.jpgTá na mão irmão!
    Tipo, tua rede funcionará melhor seconseguires colocar acima de 6metros no ponto 2. Compra um cano 1 ou 2 polegadas, instala lá no ponto 2 e direciona com uma bússula ou gps pro ponto 1 que com certeza fecha seu link. Usando 900mhz ainda, mais fácil. gerei o mapa em polarização vertical, que é a mais indicada pro seu caso.
    abraço.

    Distance between Ponto A and ponto b is 14,6 km (9,1 miles)
    True North Azimuth = 172,7°, Magnetic North Azimuth = 190,9°, Elevation angle = -0,2895°
    Terrain elevation variation is 17,7 m
    Propagation mode is line-of-sight, minimum clearance 0,4F1 at 13,3km
    Average frequency is 940,000 MHz
    Free Space = 115,2 dB, Obstruction = 7,6 dB, Urban = 0,0 dB, Forest = 0,0 dB, Statistics = 5,9 dB
    Total propagation loss is 128,6 dB
    System gain from Ponto A to ponto b is 147,5 dB ( yagi.ant at 172,7° gain = 20,0 dB )
    System gain from ponto b to Ponto A is 147,5 dB ( yagi.ant at 352,7° gain = 20,0 dB )
    Worst reception is 18,9 dB over the required signal to meet
    20,000% of time, 70,000% of situations

    Qualquer dúvida, posta ae.
    Abraço.
    Leandro Lopes.
    Última edição por leandrolopeswifi; 10-02-2009 às 01:35.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    http://img10.imageshack.us/img10/997...o900mhzyz8.jpgTá na mão irmão!
    Tipo, tua rede funcionará melhor seconseguires colocar acima de 6metros no ponto 2. Compra um cano 1 ou 2 polegadas, instala lá no ponto 2 e direciona com uma bússula ou gps pro ponto 1 que com certeza fecha seu link. Usando 900mhz ainda, mais fácil. gerei o mapa em polarização vertical, que é a mais indicada pro seu caso.
    abraço.

    Distance between Ponto A and ponto b is 14,6 km (9,1 miles)
    True North Azimuth = 172,7°, Magnetic North Azimuth = 190,9°, Elevation angle = -0,2895°
    Terrain elevation variation is 17,7 m
    Propagation mode is line-of-sight, minimum clearance 0,4F1 at 13,3km
    Average frequency is 940,000 MHz
    Free Space = 115,2 dB, Obstruction = 7,6 dB, Urban = 0,0 dB, Forest = 0,0 dB, Statistics = 5,9 dB
    Total propagation loss is 128,6 dB
    System gain from Ponto A to ponto b is 147,5 dB ( yagi.ant at 172,7° gain = 20,0 dB )
    System gain from ponto b to Ponto A is 147,5 dB ( yagi.ant at 352,7° gain = 20,0 dB )
    Worst reception is 18,9 dB over the required signal to meet
    20,000% of time, 70,000% of situations

    Qualquer dúvida, posta ae.
    Abraço.
    Leandro Lopes.
    Valeu amigo....

    Axo que essa imagem eu consegui no radio mobile... porem, mostra visada... e na verdade nao tem visada alguma... muito estranho.....

  18. #18

    Padrão

    Velho No meu Caso eh o mesmo ...TEm Muitos morros nao so 2
    Mas Pelo Google Earth eu axei um morro que daria...
    POrem passa por cima de um Rio..
    Vou posta as fotos daki a poco

  19. #19

    Padrão

    http://img27.imageshack.us/img27/3254/semttulo1ao7.jpg



    http://img7.imageshack.us/img7/3393/semttuloxe0.jpg



    Eu Fiz o Seguinte...Axei um Morro Bem Alto Nesse Morro Tem Visada Com o Ponto A e Visada Com o Ponto B ...Porem EU nao seii..Tipo Que Equipamento Usar...e o Tamanho Das Torres QUe devo usar..mas aquii para mim saber o tamanho de um morro eu preciso ir la com um Gps Ou pelo Google mesmo ja da para saber/??
    Sepuderem me ajudar agradeço

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    http://img10.imageshack.us/img10/997...o900mhzyz8.jpgTá na mão irmão!
    Tipo, tua rede funcionará melhor seconseguires colocar acima de 6metros no ponto 2. Compra um cano 1 ou 2 polegadas, instala lá no ponto 2 e direciona com uma bússula ou gps pro ponto 1 que com certeza fecha seu link. Usando 900mhz ainda, mais fácil. gerei o mapa em polarização vertical, que é a mais indicada pro seu caso.
    abraço.

    Distance between Ponto A and ponto b is 14,6 km (9,1 miles)
    True North Azimuth = 172,7°, Magnetic North Azimuth = 190,9°, Elevation angle = -0,2895°
    Terrain elevation variation is 17,7 m
    Propagation mode is line-of-sight, minimum clearance 0,4F1 at 13,3km
    Average frequency is 940,000 MHz
    Free Space = 115,2 dB, Obstruction = 7,6 dB, Urban = 0,0 dB, Forest = 0,0 dB, Statistics = 5,9 dB
    Total propagation loss is 128,6 dB
    System gain from Ponto A to ponto b is 147,5 dB ( yagi.ant at 172,7° gain = 20,0 dB )
    System gain from ponto b to Ponto A is 147,5 dB ( yagi.ant at 352,7° gain = 20,0 dB )
    Worst reception is 18,9 dB over the required signal to meet
    20,000% of time, 70,000% of situations

    Qualquer dúvida, posta ae.
    Abraço.
    Leandro Lopes.
    "

    Fera,
    Segundo essa imagem que vc postou , a Zona de Fresnel vai ficar obstruida colocando apenas um cano de 3 ou 4 metros.

    Se quizer realmente uma qualidade na conexao, vale a pena estudar um pouco mais as antenas, radios e principalmente a area onde vai implantar o servico..

    Colocaria no MINIMO torres com 20mts de cada lado.