Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Barato: Novo Sistema de Alimentação ( Funciona?? )

    Pessoal tenho conhecimento e já vi que algumas pessoas usou um sistema meio diferente e bem mais barato para alimentar o sistema de RB !!

    Material:
    01 - Carregador Inteligente 12V - R$ 90,00
    01 - Bateria de Carro 12 V CRAL - R$ 150,00

    Total: R$ 240,00

    Só o nobreak custo mais do que isso, sem contar as fontes que média de R$ 90,00 cada !!

    Obs.: Em um sistema de alimentação para 2 RB (nobreak, 2 fontes), você economizaria R$ 190,00, e não teria fontes pra queimar nunca, sem contar que se der problema o sistema de alimentação estaria embaixo (sendo mais fácil a manutenção) !!

    ********************************************
    O sistema é o seguinte:

    O carregador fica ligado direto na bateria e da bateria sai para as RB 12v, ou seja uma das melhores fontes de energia (bateria) sem possiveis ocilações e problemas de queima de fontes (que são meio caras) e sem que a bateria contar a amperagem necessaria para várias rb.

    Um ponto tbem possitivo, e na falta de energia elétrica a bateria consegue segurar bem mais tempo que um sistema de nobreak conseguiria segurar!!

    Mas quero alguem intendido do assunto, será que posso fazer este sistema que não terei problemas, quando a alta amperagem, ou seja estaria indo para a RB (mikrotik) 40ah da bateria, sei que a rb tem um controlador e regulador de voltagem/amperagem !!

    Mas oq o pessoal acha ?? Será que funciona perfeitamente ??

    Em anexo um diagrama simples do sistema !!

    http://www.agitavps.com.br/mk_bat_carreg.jpg

  2. #2

    Padrão

    Bom a ideia é boa, mais axo muito mais pratico pagar 190,0 no nobreak 700va, com saida para bateria, e pagar 120 em uma bateria de 40 am mixuruca, total 310,00, e pode ligar routerboard, fonte, lampada, o que quiser, ou fax esse esquema e fica limitado ao 12 v Minha opiniao! Tem um topico abaixo aqui na guia mikrotik que falo e tel e o modelo do nobreak se quiseres amigo!!

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por diox Ver Post
    Bom a ideia é boa, mais axo muito mais pratico pagar 190,0 no nobreak 700va, com saida para bateria, e pagar 120 em uma bateria de 40 am mixuruca, total 310,00, e pode ligar routerboard, fonte, lampada, o que quiser, ou fax esse esquema e fica limitado ao 12 v Minha opiniao! Tem um topico abaixo aqui na guia mikrotik que falo e tel e o modelo do nobreak se quiseres amigo!!
    Posta ai pra galera o endereço do topico ou a informação.

    Grato,

  4. #4

    Padrão Será?

    Mas oq o pessoal acha ?? Será que funciona perfeitamente ??

    Como há perdas nos cabos e a voltagem é baixa, creio que lá em cima da torre só vão chegar uns 9v (considerando o uso de PoE).
    E, como diox disse, a saida do sistema fica limitada a 12 volts. Muitas vezes você precisará ligar a RB + modem por exemplo e esse sistema nao iria servir.

    Melhor usar uma fonte de 24v 3A ligado a um nobreak peba com uma bateria de carro externa. É a forma mais eficiente de alimentação que eu acho.

    e pode ligar routerboard, fonte, lampada, o que quiser, ou fax
    Que eu saiba nao se pode ligar o que você desejar no nobreak. Eu sei que nao se pode ligar uma lampada incandecente, nem um outro nobreak, nem um estabilizador....

  5. #5

    Padrão

    Não se encaixa muito no escopo do topico mas cabe a informação:

    Curso basico de sistemas com energia solar:

    Curso de energia solar fotovoltaica


    Abraço

  6. #6

    Padrão

    Mas no meu caso, somente uso RB ...

    Mas será que FUNCIONA OU NÃO FUNCIONA ??

    Pra mim fica mais viavel, devido somente usar RB la em cima, e quanto a perca somente vou usar 15 mts de cabo !!

  7. #7

    Padrão

    ja vi alguns falarem q funciona, so q fico pensando sem um contralador de carga no meio entre a bateria e o carregador como eh q o carregador sozinho vai descobrar q a bateria ja esta carregada se a mesma esta tendo um consumo corrente de um equipamento??? entao pelo meu entendimento o carregador sem o controlador de carga vai mandar carregar a bateria sempre o perido eh ela estourar obviamente quando o carregador tem uma capacidade de carga bem maior doque o consumo dos equipamentos...

  8. #8

    Padrão

    Meus Mikrotiks ficavam travando direto, até que compramos 3 No-Breaks e 3 baterias para os respectivos equipamentos.

    Instalamos as baterias de 45 amperes e nunca mais tive problemas com os mesmos.

    Sem falar na autonomia que subiu pra muito mais horas!!

    Tem um post muito bom aqui falando do assunto!

    https://under-linux.org/f93058-adapt...ras-de-bateria
    Última edição por JefersonSoares; 11-02-2009 às 19:43.

  9. #9

    Cool teste bancada

    Funcionar deve funcionar mas aconselho vc testar primeiro pra ver se vai ficar bom sua ideia e boa pois fica sendo uma energia pra rbs sem riscos mas testando mesmo pra saber

    boa sorte

    valeu

  10. #10

    Padrão E isso ae !!

    Citação Postado originalmente por tarcisiojr Ver Post
    ja vi alguns falarem q funciona, so q fico pensando sem um contralador de carga no meio entre a bateria e o carregador como eh q o carregador sozinho vai descobrar q a bateria ja esta carregada se a mesma esta tendo um consumo corrente de um equipamento??? entao pelo meu entendimento o carregador sem o controlador de carga vai mandar carregar a bateria sempre o perido eh ela estourar obviamente quando o carregador tem uma capacidade de carga bem maior doque o consumo dos equipamentos...
    Mas no caso, tem aqueles carregadores inteligentes que somente carrega a bateria, igual os nobreaks que somente carrega a bateria qdo ela esta com a carga baixa !!!

    Vou testar pra ver, mas queria ver se funcionava ou se alguem ja tentou fazer, pra saber !!!!

    Abraço !! A todos !!!

  11. #11
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Funciona!!!! O melhor é colocar um NoBreak...

  12. #12

    Padrão

    Creio que deve funcionar muito bem se vc observar dois detalhes: 1 - O carregador deve ser inteligente, com sistema de flutuação de carga, pra não "estourar" a garga da bateria. 2- Jamais use alimentação via PoE, compre cabos de 4mm que vc não vai ter perca alguma nesta distancia (15 metros)

  13. #13

    Padrão

    Amigos o sistema alimentado por baterias seria o mais eficiente em consumo pois nao teria nenhuma perda como ocorrre no no-break, ele precisa transformar os 12V da sua bateria para 127 AC, depois a fonte do MK derruba essa tensão la pros seus 20V +ou-.
    Se o problema for a baixa voltagem de uma bateria ou o problema com a perda na subida dos cabos é só colocar 2 baterias em série que o resultado será 24V.
    Só comprar um bom carregador de baterias com flutuador e de preferencia baterias estacionarias, as de carro foram feitas para se movimentarem durante seu uso e quando só ficam paradas as mesmas podem apresentar problemas por acumular particulas de chumbo na placa visinha.

  14. #14

    Padrão

    Temos usado este sistema de baterias a mais de dois anos funciona sem problemas, se o amigo não tem conhecimento de eletrônica peça para uma pessoa qualificada fazer com proteções etc.
    Em outro tópico já postei ate o esquema elétrico de como fazer.

  15. #15

    Padrão

    vale lembrar que, estes no-breaks baratos nao sao senoidais, portanto ele nao controla queda de tensao.. para ele é "ou tem energia ou nao tem" ... olha só um exemplo:

    se na ENTRADA do no-break estiver passando 80volts.. ele continua alimentando os aparelhos pela energia eletrica e NAO pela bateria !!

    um no-break senoidal passa dos 1000 reais ... ja estes, nao acontece isso ..


    entao a solução de bateria com carregador fica show de bola .. tenho algo parecido aqui.. so nao usa carregador de bateria.. usa-se um PWM

  16. #16

    Padrão

    estão esquecendo uma parte (IMHO) bem importante: a maioria dos carregadores de bateria NÃO TEM aterramento e (pior) via de regra um dos polos da rede segue direto; vc pode terminar com um técnico mortinho, lá em cima, pendurado nas tralhas, "eletrocotucado".

    isso dá cadeia.

  17. #17

    Padrão

    funciona sim, e é o melhor jeito,

    cuido de torres que tem assim e funciona porem,, carregador deve sair pelo menos 13 volts, ´pra carregar a bateria, sim , parar de carregar quando a bateria igualar ao nivel de saida do carregador, isso é sistema de flutuação.

    onde temos paineis solares usamos controladores de carga, mas onde é com energia, vai só o carregador, estamos pagando cerca de 120,00 um de 13,6 volts 5 A. (carregador de moto);

    onde temos cartões XR da ubiquiti, e onde temos RB600, estamos colocando baterias em seria, 24vols, com carregador compativel,... nao que precisasse, mas ja que tinhamos

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post

    entao a solução de bateria com carregador fica show de bola .. tenho algo parecido aqui.. so nao usa carregador de bateria.. usa-se um PWM
    Alexandre, o que é este PWM?

    E no caso de ter o servidor MK em baixo? Teria que ter um inversor ou neste caso seria o nobreak mesmo? E daí um bom nobreak senoidal?

    Muito tempo atrás, na época dos TRS80 (CP500 ) eu tentei usar bateria com carregador, e inversor para os 110V. Mas pelo fato citado das senoidais acabou dando instabilidade na imagem do monitor.
    Hoje com equipamentos muito mais sensíveis vai encrencar na hora se não filtrar.

  19. #19

  20. #20

    Padrão

    olha eu to usando um sistema aqui a mais de ano sem problema!

    jah estou com quase todas as torres mudadas jah

    antes usava no-break, guentava umas 4 horas as 2 rbs e 1 ap! tirei a bateria de la, coloquei direto e com um carregado flutuande de 30 amp (esse eu me equivoquei na compra)
    mas o resultao é q ta a um tempao ligado, soh desliga em caso de manutensao!
    teve um dia q ficou o dia inteiro sem luz e eu só cuidando quando ela desligava, e nem chegou a desligar.

    nao quero no-break mas nem de presenteeee! pra este fim

    eu acho interresante coloca um fusivel e um regulador que quando a bateria estiver com pouca amperagem ele corte a saida da carga! fazendo com que a bateria nao zere sua carga que é um problema tbem, para quem quer colocar isso procure em lojas de som automotivo q tem tudo la