+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Garantia de banda e Traffic shaping

    Salveee..galerinha fera do under esse post aqui é mais para a gente trocar uma ideia sobre esta quatão tão debatida de polemica no mundo dos ISP .. a " Garantia de banda " o Traffic shaping ..gostaria de saber do ponto de vista de vcs como agem na pratica do dia a dia perante essas duas situações..só para ter uma idéia tem provedores ai que garantem apenas 10% da banda contratada e outros 80% é muita diferença ..sera que não existe nada tipo um padrão uma norma a seguir ..e quanto ao Traffic shaping que é condenada por algumas instutuições protetoras dos direitos do consumidor , mas qual sera posição da nossa Mamãe querida Anatel ..procurei em varias cartilhas algo a respeito mas não encontrei sera que alguem mais por dentro da lei ai poderia nos ajudar

    Obs : no meu caso aqui eu trabalho com garantia de banda de 70% e deixo bem claro isso no contrato

    e tambem faço Traffic shaping pois tentei trabalhar sem uma vez e para minha infra estrutura foi bem complicado a experiência

    Abraçoss

  2. #2

    Padrão Eu uso 20% no contrato e 50% no MK

    Que eu saiba, para o provedor, a garantia de 10% (baixa) é muito importante porque durante uma visita da anatel, o técnico irá olhar se a soma de todas as velocidades garantidas para todos os seus clientes é menor que a velocidade de seu LINK.

    Suponha o seguinte:
    Você tem um link dedicado de 128k. E tem 10 clientes de 64k.
    No seu contrato a gantia máxima que você poderia dá é de 20% pois se fizermos 20% de 64 dá 12,8k garantido para cada cliente.
    Como são 10 clientes, 10*12,8 dá 128k... assim, você nao poderia ter mais nenhum cliente. Seu limite foi atingido porque se você colocar mais alguem na rede, a soma das garantias passaria da velocidade garantida pelo seu link.

    Enfim, se você usa uma garantia baixa é melhor proque você vai poder colocar mais clientes no seu link legalmente.(eu falo isso em relação as garantias, se o cliente vai ficar satisfeito ou nao já é outra história).

    Mas, como os clientes nao ficariam muito felizes com apenas 10% do que ele contratou, eu recomendo que você deixe no contrato uma garantia de 20% e no mikrotik configure uma garantia de 50%. Assim, o contrato deixaria seu link mais "largo" e na vida real (no mikrotik) o seu cliente ia ter pelo menos 50% da velocidade contratada.


    Bem... isso é o que eu acho....

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por renangomes Ver Post
    Que eu saiba, para o provedor, a garantia de 10% (baixa) é muito importante porque durante uma visita da anatel, o técnico irá olhar se a soma de todas as velocidades garantidas para todos os seus clientes é menor que a velocidade de seu LINK.

    Suponha o seguinte:
    Você tem um link dedicado de 128k. E tem 10 clientes de 64k.
    No seu contrato a gantia máxima que você poderia dá é de 20% pois se fizermos 20% de 64 dá 12,8k garantido para cada cliente.
    Como são 10 clientes, 10*12,8 dá 128k... assim, você nao poderia ter mais nenhum cliente. Seu limite foi atingido porque se você colocar mais alguem na rede, a soma das garantias passaria da velocidade garantida pelo seu link.

    Enfim, se você usa uma garantia baixa é melhor proque você vai poder colocar mais clientes no seu link legalmente.(eu falo isso em relação as garantias, se o cliente vai ficar satisfeito ou nao já é outra história).

    Mas, como os clientes nao ficariam muito felizes com apenas 10% do que ele contratou, eu recomendo que você deixe no contrato uma garantia de 20% e no mikrotik configure uma garantia de 50%. Assim, o contrato deixaria seu link mais "largo" e na vida real (no mikrotik) o seu cliente ia ter pelo menos 50% da velocidade contratada.


    Bem... isso é o que eu acho....

    É isso ai . valeu !!

  4. #4

    Padrão

    Estas são realmente dúvidas que me ocorrem também.

    Mas se nos cálculos voce tem matematicamente condiçoes de oferecer 20%. Mas no MK oferecer 50%, e eventualmente todos os usuários entrarem online, o MK não vai conseguir manter os 50%.
    O CIR de 50% fica só como uma orientação, pois o MK não vai tirar água da pedra se precisar.

    Será que é assim mesmo como eu penso?

  5. #5
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Estas são realmente dúvidas que me ocorrem também.

    Mas se nos cálculos voce tem matematicamente condiçoes de oferecer 20%. Mas no MK oferecer 50%, e eventualmente todos os usuários entrarem online, o MK não vai conseguir manter os 50%.
    O CIR de 50% fica só como uma orientação, pois o MK não vai tirar água da pedra se precisar.

    Será que é assim mesmo como eu penso?
    É bem por aí mesmo 1929... Eu aqui coloco o myauth pra garantir 50%. Mas ele só vai baixar a velocidade contratada do cliente em 3 situações (pude constatar na prática isso):

    1 - O cliente estiver com problema na conexão ao provedor (sinal baixo, etc...)
    2 - O provedor estiver com o link esgoelado...
    3 - Excesso de clientes associados a 1 interface do provedor

    Salvo algum engano meu, se o cliente não estiver enquadrado em nenhuma dessas situações, ele irá sempre navegar perto da velocidade nominal. Pra garantir que não existam muitas reclamações, eu sempre "dou" um pouco mais de velocidade pra eles. Meus planos são de 80, 128, 256 e 512, mas no myauth eu libero 100, 150, 300 e 600 respectivamente. E outra, pra teste de velocidade, só "homologo" o teste realizado na minha página, pois garanto o tráfego dentro da minha rede obviamente. Se o cliente ligar reclamando lentidão, o padrão é mandar ele testar na página, caso dê muito abaixo do normal, um funcionário vai até ele verificar se não está com Emule, MSN, Skype, etc ligado e verifica já se existe algum problema de conexão.

  6. #6

    Padrão

    Gostei desta prática Martini. Principalmente a questão do teste. Vou adotar isso aqui.

  7. #7
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Tem uma questão, quando se coloca um cir de 50% no mk, e não há link, esta certo disser que não vai retirar agua de pedra. Porem, existe as informações que estão em cache. Elas irão para o cliente normalmente. respeitando as regras setadas. Como as páginas na sua maioria estaram em cache, mesmo com o link tomado tem que se fazer calculo de como quer que as páginas do cliente abram. Ou como quer que o anti-virus se atualizem ....