+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Toda rede em 5.8

    Amigos, tenho uma dúvida cruel.

    É prático colocar toda a rede em 5.8, considerando alguns fatores como:

    - Terreno com altos e baixos. Construções baixas mas muitas árvores. Minha cidade olhando de cima é verde. Será que o 5.8 não é mais sensível do que o 2.4 nestas condições?

    - Custo do kit cliente.

    - Estações em 2.4 com número bem reduzido.

    Em ponto a ponto, com visada, é indiscutível a qualidade do 5.8, mas ficam estas questões a analisar em ponto-multiponto.

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Amigos, tenho uma dúvida cruel.

    É prático colocar toda a rede em 5.8, considerando alguns fatores como:

    - Terreno com altos e baixos. Construções baixas mas muitas árvores. Minha cidade olhando de cima é verde. Será que o 5.8 não é mais sensível do que o 2.4 nestas condições?

    - Custo do kit cliente.

    - Estações em 2.4 com número bem reduzido.

    Em ponto a ponto, com visada, é indiscutível a qualidade do 5.8, mas ficam estas questões a analisar em ponto-multiponto.
    Como todo wifi é necessário ter visada, em 5.8 ainda mais q em 2.4, pois é muito mais sensível. Aqui estou com uma rede setorial em 5.8 com antenas TSM e cartões R52h, mas devido ao preço dos kit cliente, é muito pouca adesão. Pretendo lançar uma promoção pro pessoal ir trocando seus kits, aumentando a velocidade dos que trocarem para 5.8, tipo, se o cliente tem 100k em 2.4, ofereço 200k pelo mesmo preço, apenas com o cliente pagando o custo do NS5...
    Última edição por xandemartini; 12-02-2009 às 13:30.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Como todo wife é necessário ter visada, em 5.8 ainda mais q em 2.4, pois é muito mais sensível. Aqui estou com uma rede setorial em 5.8 com antenas TSM e cartões R52h, mas devido ao preço dos kit cliente, é muito pouca adesão. Pretendo lançar uma promoção pro pessoal ir trocando seus kits, aumentando a velocidade dos que trocarem para 5.8, tipo, se o cliente tem 100k em 2.4, ofereço 200k pelo mesmo preço, apenas com o cliente pagando o custo do NS5...

    Amigo gostaria de saber quanto a questão da antena TSM ela já esta homologada e quanto a cartão ele tambem está?

    Obrigado pela atenção!

    Valeu!

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adepad Ver Post
    Amigo gostaria de saber quanto a questão da antena TSM ela já esta homologada e quanto a cartão ele tambem está?

    Obrigado pela atenção!

    Valeu!
    A antena sim, o cartão que eu saiba não.

  5. #5

    Padrão

    Caro 1929,

    Acho que no seu caso seria melhor 2,4 Ghz mesmo, tanto pelo fato de poder atender uma área maior quanto pra evitar um pouco mais os obstáculos (já que você disse que sua região é muito arborizada). Os kits cliente sairão mais baratos também em 2,4 Ghz. Você terá uma velocidade menor, mas uma qualidade bem maior.

    Por falar nisso, lembro que alguém falou em outro tópico a respeito da chegada de novas antenas de grade pra 5,8 Ghz, pra usar com o Bullet e em clientes. O preço seria bem viável. Se não me engano foi o cara da USA Import. Alguém sabe de alguma coisa a respeito?

    O kit cliente em 2,4 Ghz sai em torno de R$200,00 (AP+antena) ou em torno de R$150 (placa PCI, antena, cabo, conectores).
    Em 5,8 Ghz, só a antena de grade de 22 dBi da Oiw sai a quase R$300,00!!!!! Não sei lhe informar sobre nenhuma antena barata pra 5,8 de ganho alto.

    Abraços, espero ter ajudado!

  6. #6

    Padrão

    É reamente como eu pensava.
    É que o meu "quase futuro sócio" estava enchendo o saco com este negócio de 5.8 para clientes.
    O único argumento do cara é: em 5.8 dá link de 40 a 50km, então para perto vai ser uma loucura.
    O cara não entende nada e lê uma coisa e interpreta outra.
    Eu queria alguns comentários abalizados para tentar botar na cabeça dele.
    Mas é por esta e outras que ele era "quase futuro sócio" . hehehheehe!!!

    Não vou arrumar sarna para me coçar.

  7. #7

    Padrão

    5,8 Ghz mesmo só se os clientes estiverem perto e com visada beleza. Aí sim é melhor em qualidade do que 2,4 Ghz. Por isso que a maioria usa 2,4 Ghz pra uso outdoor.