+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 900Mhz precisa de licença???

    Olá amigos, to querendo ligar minha casa onde tem sinal de internet a minha outra casa onde não tem sinal de internet.

    Problema: Não tem visada nenhuma, muitas arvores na frete.

    Possivel solução: Utilizar equipamentos em 900mhz que (conforme o que dizem) é melhor para ultrapassar barreitas, assim é melhor para um link sem visada.

    Outro possivel problema: Como está acerca da legislação para utilização dessa frequencia?? É necessário uma licença especial??
    Pq até onde eu sei é a frequencia utilizada pela telefonia celular, assim não causaria interferencia no sinal deles??

    Obrigado a todos.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorozario Ver Post
    Olá amigos, to querendo ligar minha casa onde tem sinal de internet a minha outra casa onde não tem sinal de internet.

    Problema: Não tem visada nenhuma, muitas arvores na frete.

    Possivel solução: Utilizar equipamentos em 900mhz que (conforme o que dizem) é melhor para ultrapassar barreitas, assim é melhor para um link sem visada.

    Outro possivel problema: Como está acerca da legislação para utilização dessa frequencia?? É necessário uma licença especial??
    Pq até onde eu sei é a frequencia utilizada pela telefonia celular, assim não causaria interferencia no sinal deles??

    Obrigado a todos.
    Olá, Rodrigo.
    Precisa sim. E tem uma faixa estreita nos 900mhz que é destinada ao nosso serviço. Não são muitos canais.
    A Ttlefonia está um pouquinho antes. Aqui na minha cidade a Vivo trabalha um pouco abaixo dos 900.
    Inclusive outra dúvida que tenho é sobre as teles embutirem o serviço de SCM que dá cobertura a banda larga, junto com a frequencia de fonia celular. Pela grade que está na legislação, as frequencias que eles usam é exclusiva para fonia.
    Então, pelo que eu entendi, não seria legal eles usarem estas frequencias para oferecerem serviços de SCM. Mas eles são GRANDES e nos pequenos

  3. #3

    Padrão

    Caro 1929, discordo um pouco da sua opinião. É saudável discordar pois aparecerão outros posts que no final das coisas ajudará a todos.

    Licensa para 900Mhz para operar provedor ou comercialmente, pode até ser necessário. Mais no caso do Rodrigo, e no meu caso, penso assim:

    Tenho uma casa no campo, cidadezinha pequena. Um irmão também tem nesta mesma cidade uma casa. A dele fica em um local próximo a central telefônica e com isso tem um velox de 4MB. Como a minha fica em local que não pode ser atendido pelo Velox, penso em colocar equipamentos de 900MHz na minha casa e na dele para fecharmos este link. Porque 900Mhz ? Já tentei com Senao em 2.4, NS5, Canopy, e não tem visada. Só daria 900MHz. Distância dos pontos ? Não dá 1,5Km. Quais obstruções ? desnível do terreno e muitos pinheiros.

    Não levemos em conta aqui se pode ou não compartilhar Velox, aí é um problema contratual entre usuário e operadora. O objetivo aqui é discutir o seguinte: Preciso que o DVR (sistema de Cameras) na minha casa seja ligado à NET para monitoramento remoto. Como isso só ligando a minha casa com a casa do meu irmão.

    Como se trata de casa em campo (veraneio, não moramos lá), irei de 900MHz mesmo. Acho que telefone sem fio, alguns aparelhos médicos, usam esta frequência e não é necessário licença. Claro, virá alguem aqui e dirá: tem limite de EIRP.... O telefone sem fio não irradia tanta potência, já um XR9......

    Mais fica aqui o post para que os amigos comentem.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cunhajr Ver Post
    Caro 1929, discordo um pouco da sua opinião. É saudável discordar pois aparecerão outros posts que no final das coisas ajudará a todos.

    Licensa para 900Mhz para operar provedor ou comercialmente, pode até ser necessário. Mais no caso do Rodrigo, e no meu caso, penso assim:

    Tenho uma casa no campo, cidadezinha pequena. Um irmão também tem nesta mesma cidade uma casa. A dele fica em um local próximo a central telefônica e com isso tem um velox de 4MB. Como a minha fica em local que não pode ser atendido pelo Velox, penso em colocar equipamentos de 900MHz na minha casa e na dele para fecharmos este link. Porque 900Mhz ? Já tentei com Senao em 2.4, NS5, Canopy, e não tem visada. Só daria 900MHz. Distância dos pontos ? Não dá 1,5Km. Quais obstruções ? desnível do terreno e muitos pinheiros.

    Não levemos em conta aqui se pode ou não compartilhar Velox, aí é um problema contratual entre usuário e operadora. O objetivo aqui é discutir o seguinte: Preciso que o DVR (sistema de Cameras) na minha casa seja ligado à NET para monitoramento remoto. Como isso só ligando a minha casa com a casa do meu irmão.

    Como se trata de casa em campo (veraneio, não moramos lá), irei de 900MHz mesmo. Acho que telefone sem fio, alguns aparelhos médicos, usam esta frequência e não é necessário licença. Claro, virá alguem aqui e dirá: tem limite de EIRP.... O telefone sem fio não irradia tanta potência, já um XR9......

    Mais fica aqui o post para que os amigos comentem.
    Não interressa a frequencia, cuspiu no ar radio-frequencia tem que ter licença para operação!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Não interressa a frequencia, cuspiu no ar radio-frequencia tem que ter licença para operação!
    Olá amigo, desculpe discordar mas se caso eu queira ligar uma rede entre minha empresa e uma filial eu tenho que ter licença?? Acho que não en??

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorozario Ver Post
    Olá amigo, desculpe discordar mas se caso eu queira ligar uma rede entre minha empresa e uma filial eu tenho que ter licença?? Acho que não en??
    Pior que tem sim amigo! Eu trabalho como Analista de Sistemas e Administrador de Redes e Servidores de 16 concessionárias de veiculos e motos, dentre elas DAFRA MOTOS, HONDA, VOLKSWAGEN, CHEVROLET, NISSAN, RENAULT e uma concessionária de veículos semi-novos, em todas elas possuimos links ponto-a-ponto utilizando a rede da Embratel e como Backup temos uma rede sem-fio (ponto-a-ponto em 5.8Ghz), em alguns casos em que o link e pouco devido ao trafego de dados, usamos o PTP em 5.8Ghz e para isso o Grupo possuí SCM para tal rede, pois alem do sistema que passa por essa rede, ainda tem a internet que mandamos via rádio 5.8ghz para loja onde não tem viabilidade para um ADSL ou um dedicado, entendeu? emfim... precisa de SCM sim!, mas nem todos usam mesmo, é um risco a se correr!

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Pior que tem sim amigo! Eu trabalho como Analista de Sistemas e Administrador de Redes e Servidores de 16 concessionárias de veiculos e motos, dentre elas DAFRA MOTOS, HONDA, VOLKSWAGEN, CHEVROLET, NISSAN, RENAULT e uma concessionária de veículos semi-novos, em todas elas possuimos links ponto-a-ponto utilizando a rede da Embratel e como Backup temos uma rede sem-fio (ponto-a-ponto em 5.8Ghz), em alguns casos em que o link e pouco devido ao trafego de dados, usamos o PTP em 5.8Ghz e para isso o Grupo possuí SCM para tal rede, pois alem do sistema que passa por essa rede, ainda tem a internet que mandamos via rádio 5.8ghz para loja onde não tem viabilidade para um ADSL ou um dedicado, entendeu? emfim... precisa de SCM sim!, mas nem todos usam mesmo, é um risco a se correr!
    Quer dizer que se eu quiser ligar a minha empresa vou ter que dá os 9 mil e as taxas adicionais para a tia ana???

    Puts. Não to duvidando do que vc falou, mas essa frequencia não é uma frequencia "aberta"??

    Outro ponto a se contrapor ai, a licença SCM é para prestadoras de serviços em telecomunicação. Eu não to prestando nenhum serviço de telecomunicação. Somente interligando minhas redes.

    Outra coisa, se é só jogar sinal no ar que precisa de scm então não eu estou ilegal nesse momento. To usando rede sem fio aqui em casa no meu note. Então seria necessário scm para uso de aps na empresa tambem.

  8. #8

    Padrão

    Pô amigo, me desculpe, eu não tinha me antenado que era para uso privado.
    Realmente, a SCM é um serviço de carater coletivo, distribuido a assinantes. Entrando no site da Anatel, e clicando em Informações técnicas e logo em Serviço Comunicação Multimídia, vai ter a definição do serviço.
    Realmente não se enquadra este tipo de licença.
    Mas não saberia dizer com certeza qual o outro tipo de licença, como Serviço Limitado Privado ou coisa parecida.
    Já li mas agora procurando não achei o tipo de licença necessário.
    Vou procurar melhor e se achar retorno.

    É como ressaltou o Jociano, emitiu sinal fora das dependencias da empresa, já tem a necessidade de algum registro. Se for para uso dentro pode colocar ap a vontade.

    Já se voce coloca um rádio dentro do prédio, por ex. com 2 pisos e lá dentro coloca uma direcional apontando para fora, saindo por uma janela, com certeza não dá para dizer que está limitado ao prédio da empresa. Ninguém usa direcional dentro de casa. E aí apesar de não ser visto da rua, o sinal pode ser escaneado e a rede descoberta.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Pô amigo, me desculpe, eu não tinha me antenado que era para uso privado.
    Realmente, a SCM é um serviço de carater coletivo, distribuido a assinantes. Entrando no site da Anatel, e clicando em Informações técnicas e logo em Serviço Comunicação Multimídia, vai ter a definição do serviço.
    Realmente não se enquadra este tipo de licença.
    Mas não saberia dizer com certeza qual o outro tipo de licença, como Serviço Limitado Privado ou coisa parecida.
    Já li mas agora procurando não achei o tipo de licença necessário.
    Vou procurar melhor e se achar retorno.

    É como ressaltou o Jociano, emitiu sinal fora das dependencias da empresa, já tem a necessidade de algum registro. Se for para uso dentro pode colocar ap a vontade.

    Já se voce coloca um rádio dentro do prédio, por ex. com 2 pisos e lá dentro coloca uma direcional apontando para fora, saindo por uma janela, com certeza não dá para dizer que está limitado ao prédio da empresa. Ninguém usa direcional dentro de casa. E aí apesar de não ser visto da rua, o sinal pode ser escaneado e a rede descoberta.
    Amigo, se puder dar uma olhada no tipo de licença (se é necessário mesmo) pedir na anatel.

    Valor, como fazer, o que é necessário pra tirar.

    Esclarecendo uma coisa, é pra uso privado.

    Obrigado.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorozario Ver Post
    Amigo, se puder dar uma olhada no tipo de licença (se é necessário mesmo) pedir na anatel.

    Valor, como fazer, o que é necessário pra tirar.

    Esclarecendo uma coisa, é pra uso privado.

    Obrigado.

    Amigos na verdade o uso de serviço de p2p ou enlace interconexão com acesso restrito e privado, nao requer nenhum tipo de licença tendo em vista q a frequencia é```livre´´,mas o principal seria trabalhar com equipamentos homologados e sim para uso como foi destinado e nao colocando, mais um amigo , mais um, mais um,,,,,,,,.

    Tenho empresa que porve internet via radio como tb administro redes privadas q ultilizam deste meio pra se comunicar

  11. #11

    Talking Licenciamento...

    Citação Postado originalmente por rodrigorozario Ver Post
    Amigo, se puder dar uma olhada no tipo de licença (se é necessário mesmo) pedir na anatel.
    ...
    Valor, como fazer, o que é necessário pra tirar.
    ...
    Esclarecendo uma coisa, é pra uso privado. Obrigado.
    rodrigorozario:

    De acordo com a LGT 9472 e Res. 272 o uso da rede que pretende montar em 900 MHz será de caracter privado, então não precisa de licença SCM.

    De acordo com a Res. 506 - Radiação Restrita no art 3:

    "Art. 3o As estações de radiocomunicação, que fizerem uso de equipamentos de radiação restrita
    caracterizados por este Regulamento, estão isentas de cadastramento ou licenciamento para instalação e funcionamento.

    I – quando o funcionamento dessas estações estiver associado à exploração do serviço de telecomunicações de interesse coletivo, será necessária a correspondente autorização do serviço, bem como o licenciamento das estações que se destinem à:
    a) interligação às redes das prestadoras de serviços de telecomunicações; ou
    b) interligação a outras estações da própria rede por meio de equipamentos que não sejam de radiação restrita;
    II – quando o funcionamento dessas estações servir de suporte à rede de telecomunicações
    destinada a uso próprio ou a grupos determinados de usuários, será dispensada a obtenção da
    autorização de serviço, devendo ainda, caso as estações estejam operando em conformidade com as alíneas a ou b do inciso I deste artigo, ser cadastradas no banco de dados da Agência;
    III – os incisos I e II não se aplicam quando as estações operarem nas condições previstas no §2º do art. 39, deste Regulamento. Nesse caso, será necessária a autorização de serviço, assim como o licenciamento das estações.
    "

    Estou entendendo que o "grupos determinados de usuários" seria por exemplo, empresa e filiais, mesmo CNPJ, ou o mesmo CPF.

    Se for utilizar outras frequencias que não aquelas não licenciadas (902-907.5 MHz, 915-928 MHz) ai sim será preciso de uma licença com cadastramento das torres.

    A propósito eu não sou advogado, sou engenheiro e estas informações estão contidas nas resoluções, a custa da interpretação.

    Seria interessante você formular um questionamento diretamente a ANATEL baseado nas resoluções e seus artigos, assim você teria uma prova a seu favor em caso de fiscalização.

    Abraços,