+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com Projeto Wireless.

    Primeiramente venho parabenizar os administradores do forum, pois tenho aumentado muito o meu conhecimento sobre wireless, legislação etc atraves do mesmo.

    vamos ao assunto, trabalho aqui no meu provedor com rede cabeada minha rede ja atravessa 4 bairros e ainda tem outros 3 para atender, mais existem uns bairros onde não posso atender via cabo devido a distância então não me resta outra opção tem que ser via radio, e por isso venho pedir ajuda e conselho aos amigos com mais esperiencia no assunto(wireless).

    quero colocar uma unica torre para atender uma media de 80 a 120 clientes, com distâncias variadas, ex vou ter clientes a 100 mts da torre e tambem a 4 km.

    1ª opção: trabalhar com 4 super Aps da GTS e 4 setoriais de 90º da Aquario um Ap para cada setorial.

    2ª opção trabalhar com 6 super Aps da GTS e 6 setoriais de 60º da Aquario um Ap para cada setorial.

    3º trabalhar com as famosas RouterBOARD e os cartoes mini pci com setoriais.

    obs: quero trabalhar com os aps em bridge, pois vou fazer o controle de banda e autenticação hot-spot pelo Myauth3


    todas as sugestões vão ser bem vindas e avaliadas, principalmente em mk, pois neste não tenho experiencia nenhuma.

    desde já...
    Muito Obrigado

    Net Lagos Telecom.
    "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" Rm 8.31b

  2. #2

    Padrão

    Eu ficaria com a 1ª opção.

  3. #3

    Cool Qual opção

    NetLagos

    Eu ficaria com a 3ª usando mk + routerbord 600 com 4 cartões ubiquiti xr5 ou talvez vc monte tambem um PC_AP(micro com mk em caixa hermetica) numa caixa hermetica bem dimensionada e todos ligados as antenas painel setorial da oiw (comprei recetemente são caras) mas são otimas coisa boa de Deus... no caso utilizo aqui 3 de 90º que me atende numa rb 433 ah.
    Ai é so incrementar com as configurações de firewall, balanceamento, etc etc.

    ps: aconselho utilizar proxy trasparente(debian) em paralelo com o mikrotik melhorou muito a minha rede os clientes estão satisfeitos

    abraços

  4. #4

    Padrão MK sem sombra de dúvida

    Sem sombra de dúvida MK

  5. #5

    Padrão

    Usa router board ainda + q vc nao esta migrando e sim começando wireless aí da pra vc controlar cada cliente q entrar nos aps.

    Sobre clientes, sao de 80 a 120 online ou o total. Pq se for total entao vai ficar online por volta de 30 a 50. Nunca todos estao online. No maximo 70.

    4 setoriais na msm torre o ruido é bastante forte já q os canais 2.4 nao conseguem "fugir" de interferencia qndo passa acima de 3 antenas. Usando canal 1,6 e 11 é onde pode gerar menos interferencia entre os cartoes.

    Sobre os equipamentos coloca uma rb600 q suporta 4 cartoes. Coloca 3 pra funcionar onde cada suporta de 25 a 30 online pra navegar bem. Passando disso ja começa a ficar ruim diferente de uns vendedores q promete 100 online (nunca). Ainda + q vao ter varios clientes com distancias diferentes.

    Sobre cartao tem 8602 q sao bons cartoes e com preço otimo. Saiu tb r52H um pouco + fraco de sinal mas dizem q é bom pra atender clientes tb. xr5 pra atender cliente é gastar muito dinheiro já q vai custar quase 4x + caro q esses q te passei. Uso o 8602 e estou bem satisfeito tanto pra cliente qnto pra fazer link.

    Aí sua rb600 fica com slot sobrando caso ocorrer qualquer problema ou queria fazer um link + pra frente pq se as coisas forem bem e chegar a 120 a 150 clientes rapidamente nao tem como ficar crescendo somente em uma torre e a solucao é jogar pra outra torre

  6. #6

    Padrão


    Ai vai que usamos em nossas torres:
    1 Opção
    RB:600 com 4 cartões 52 h
    4 setoriais hyperlink 90 g(nunca use aguarios a não ser no cliente).
    Alimentação por bateria.
    Link ponto a ponto separado
    2 Opção
    RB 600 com 4 cartões 52 h
    3 setoriais 120 g hyperlink
    1 antena direcional grade hyperlink 22 db
    Sendo que o quarto cartão será para o link ponto a ponto (entre as torres)
    Usamos estas duas configurações e não temos problemas
    Obs.já começa com RB senão amanha os clientes aumenta você tem que mudar tudo.

  7. #7

    Padrão

    Amigo,

    Não utilize setorial aquarios, dizem ser muito ruin.

    Use EMC TEST, são bons e baratos.

    Melhor opção e como o pessoal disse rb + card, segunda melhor zinwell g220.

    Tem como você passar maiores informações sobre seu sistema cabeado? e cat5? tem autorização da empresa de energia.

    Abraço

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Amigo,

    Não utilize setorial aquarios, dizem ser muito ruin.

    Use EMC TEST, são bons e baratos.

    Melhor opção e como o pessoal disse rb + card, segunda melhor zinwell g220.

    Tem como você passar maiores informações sobre seu sistema cabeado? e cat5? tem autorização da empresa de energia.

    Abraço
    Uso sitema cabeado com cat5e e switch bi-volt da gts em caixas hermeticas, ainda não tenho autorização da empresa de energia, mas já estou pesquisando junto ao meu contador qual o orgão que de fato é o responsavel pela autorização aqui no municipio(Prefeitura ou Ampla).
    póis se a autorização for negada vou fazer uma alimentação propia paralelo ao cabo de rede saindo da minha loja, assim fica mais facil.

    Obs: opniões são bem vinda sobre a autorização.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NetLagos Ver Post
    Uso sitema cabeado com cat5e e switch bi-volt da gts em caixas hermeticas, ainda não tenho autorização da empresa de energia, mas já estou pesquisando junto ao meu contador qual o orgão que de fato é o responsavel pela autorização aqui no municipio(Prefeitura ou Ampla).
    póis se a autorização for negada vou fazer uma alimentação propia paralelo ao cabo de rede saindo da minha loja, assim fica mais facil.

    Obs: opniões são bem vinda sobre a autorização.
    Achei que você tinha autorização da dona dos postes. O processo é este mesmo, identificar o proprietario dos postes e negociar o aluquel deles, aqui em minas a cemig pede um projeto mas nÃo especificaram o tipo de projeto e etc, estou aquardando resposta deles já faz 2 meses.

    Você passou os cabos na cara dura??? nunca falaram ou cortaram algum cabo seu nao??


    Abraço

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Achei que você tinha autorização da dona dos postes. O processo é este mesmo, identificar o proprietario dos postes e negociar o aluquel deles, aqui em minas a cemig pede um projeto mas nÃo especificaram o tipo de projeto e etc, estou aquardando resposta deles já faz 2 meses.

    Você passou os cabos na cara dura??? nunca falaram ou cortaram algum cabo seu nao??


    Abraço
    Até agora não tive nenhum tipo de problemas, e nenhum cabo cortado, espero que continue assim.
    rsrs

  11. #11

  12. #12
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Terceira opção amigo. pela segurança, qualidade e estabilidade. se não quiser se incomodar com os clientes, gaste no inicio para ficar tranquilo depois.
    Abraço.
    Deus o abençoe nesse novo Projeto.