Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cliente AP/Condominio

    Ola Pessoal,

    Trabalho com provedor wireless em minha região porem sempre efetuamos instalações a clientes finais em residencias ou empresas q nunca compartilham a conexão com outras pessoas na qual nao poderiam ter acesso ao compartilhamento.

    Agora estamos querendo efetuar a instalação em prédios e pequenos condominios,
    porem me barrei para pensar como seria feita a transmissao e redistribuicao do sinal sem que houvesse compartilhamento de velocidade,que pudesse ser implementado controle etc...Como seria o metodo mais interessante e economico para estar colocando varios usuarios em um predio conectados controlando a velocidades dos mesmos e um invisivel ao outro?

    Pensamos em usar o mikroti com RB411a e Cartao para recibimentos tals,porem o custo sobe demais em relação ao Acess Point para colocar no condominio...teria alguma outra opcão nao qual nossos amigos poderiam sugerir ?

    Segue abaixo meu sistema:

    RB600A com 4 Cartões/4 Antenas Hyperlink 17 em modo AP
    Conectando via PPPoE os clientes.

    Grande abracos a todos e aguardo,

    Gustavo

  2. #2

    Padrão

    Se quiser gastar pouco e com qualidade pra clientes compra ap de 5 portas. Tem aprouter, Oiwtech, globaltronic, edimax7209, tem varios msm. Dá uma olhada até no mercado livre q vc vai ver varias opcoes. Pra ap sao terriveis mas pra cliente sao otimos.

    Aí vc acessa o ap e coloca com cliente em modo brigde q vai passar direto pros clientes q vc puxar cabo de rede na casa deles e vai liberar no seu servidor o mac e ip da placa de rede deles.

    Melhor pra mexer, pra funcionar, pra descer cabo dentro da casa do cliente e qualquer problema é só na placa de rede q é bem + barato, e o melhor, vai gastar apenas uma antena e um ap pra atender varios clientes. Se tiver muitos clientes no predio coloca + um hub ae vc faz dinheiro. Varios clientes gastando apenas uns 200 reais de material + cabo de rede pra qualquer um q vc quiser puxar e no mode bridge vc controla ip pra cada um deles vendendo planos diferentes e velocidades tb podendo bloquear cada um separado caso tenha problemas.

  3. #3

    Padrão

    Só precisa tomar cuidado que esses radios são bem limitados trafego, acabam travando se tiver muita requisição (do tottal de cliemtes navegando por ele)...

    Abraço.

  4. #4

    Padrão

    Costuma a travar qndo estao servindo de AP e tem q atender varios clientes em varias distancias.

    Ficando de cliente vai ficar soh em uma posicao sem forçar sinal e aguenta blz pq soh repassa pros clientes atraves de cabo de rede. Unico problema q der nesses aparelhos é só tirar da tomada e colocar dinovo q resolve em 90% dos casos. Coloca senha pra ninguem mexer só vc e ta valendo. Coloca ip da sua rede pra acessar do servidor pra n ter q ficar indo toda hora no cliente caso precise verificar alguma coisa mas é muito + comodo. Sem duvidas.

    Mas vale lembrar igual o colega citou os travamentos mas tenho esses radios aki com + de 250 dias uptime sem reiniciar e tá ok. Costumo a reiniciar pra ficarem + leves mas como esse ta respondendo bem to deixando e ja deu o retorno até d++.

  5. #5

    Padrão

    Quantos clientes vc conecta por esses radios e qual banda cada um?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wirelessmg Ver Post
    Costuma a travar qndo estao servindo de AP e tem q atender varios clientes em varias distancias.

    Ficando de cliente vai ficar soh em uma posicao sem forçar sinal e aguenta blz pq soh repassa pros clientes atraves de cabo de rede. Unico problema q der nesses aparelhos é só tirar da tomada e colocar dinovo q resolve em 90% dos casos. Coloca senha pra ninguem mexer só vc e ta valendo. Coloca ip da sua rede pra acessar do servidor pra n ter q ficar indo toda hora no cliente caso precise verificar alguma coisa mas é muito + comodo. Sem duvidas.

    Mas vale lembrar igual o colega citou os travamentos mas tenho esses radios aki com + de 250 dias uptime sem reiniciar e tá ok. Costumo a reiniciar pra ficarem + leves mas como esse ta respondendo bem to deixando e ja deu o retorno até d++.
    Olá amigo, permita-me frisar alguns pontos.

    Quando vc coloca vários clientes no mesmo ap, cuidado pra não causar gargalo. O melhor rádio que eu ja peguei pra testar aqui (ZInwell g220) ele tinha uma taxa de trasmissão 5mb half e 2mb full em modo B. Dependendo do tanto de clientes e a velocidade contratada seu rádio pode não aguentar o trafego.

    Quanto aos travamentos, a maioria deles é causado pelo calor. Se puder dar uma olhada nas minhas fotos vai ver um AP encore que eu coloquei um cooler de hd nele e nunca mais tive problemas. Ele fica ligado o dia inteiro aqui e nunca mais tive problemas. Então tá ai a dica, deixe seus rádios de "cuca fria" pra eles poderem trabalhar direitinho. rsrsrs...

  7. #7

    Padrão

    Ola Pessoal,

    Agradeço a todos pelas respostas e opinioes dadas,os predios medios aqui da cidade nao costumam passar de 20 apartamentos em media..sendo q as x nem todos contratam o servico certo?

    Bem em relação ao uso do AP,como edimax,zinwell etc eu estive pensando afinal foi oq sempre usamos em empresa etc,porem como faria para isolar os clientes de nao se verem no cabo,sem ter que coloca-los em subnets diferente? Pq como nosso amigo citou atras se eu colocar em modo bridge e conecta-lo em meu Mikrotik isso nao faria o servidor receber somente o MAC da bridge e nao dos clientes ? Sendo q eu conecto meus clientes em PPPoE teria que ter uma segurança para ter certeza que cada login sera usado com cada MAC..Não seria o ideal? Meu medo é por exemplo,o Apartamento 1 cancela a internet ai o 2 ainda tem,ai enquanto o usuario do Apartamento 2 esta sem usar a net o do 1 usaria o login dele para conectar,certo?

    Esses são meus receios principais citados acima.

    Agradeço desde já a opinião e ajuda dos colegas,

    grande abraços,

    gustavo

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tskstar Ver Post
    Ola Pessoal,

    Agradeço a todos pelas respostas e opinioes dadas,os predios medios aqui da cidade nao costumam passar de 20 apartamentos em media..sendo q as x nem todos contratam o servico certo?

    Bem em relação ao uso do AP,como edimax,zinwell etc eu estive pensando afinal foi oq sempre usamos em empresa etc,porem como faria para isolar os clientes de nao se verem no cabo,sem ter que coloca-los em subnets diferente? Pq como nosso amigo citou atras se eu colocar em modo bridge e conecta-lo em meu Mikrotik isso nao faria o servidor receber somente o MAC da bridge e nao dos clientes ? Sendo q eu conecto meus clientes em PPPoE teria que ter uma segurança para ter certeza que cada login sera usado com cada MAC..Não seria o ideal? Meu medo é por exemplo,o Apartamento 1 cancela a internet ai o 2 ainda tem,ai enquanto o usuario do Apartamento 2 esta sem usar a net o do 1 usaria o login dele para conectar,certo?

    Esses são meus receios principais citados acima.

    Agradeço desde já a opinião e ajuda dos colegas,

    grande abraços,

    gustavo
    Olá amigo, nunca usei ppoe mas vamos ver se posso ajudar.

    No sistema de pppoe vc tem um usuário e senha para cada cliente né?! Então, assim quando o usuário do apartamento 1 não quiser mais net ou estiver devendo vc bloqueia o usuário e não o mac. Assim o usuário de outro apartamento que tambem estiver atras do mac poderá se conectar.

    Outra opção seria usar o ap em wds. Li aqui no forum que nesse modo o ap repassa o mac de quem se conectar. Não sei muito a respeito desso modo de operação por isso não posso te ajudar muito. Mas procure sobre isso, pode ser que lhe ajude.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorozario Ver Post
    Olá amigo, nunca usei ppoe mas vamos ver se posso ajudar.

    No sistema de pppoe vc tem um usuário e senha para cada cliente né?! Então, assim quando o usuário do apartamento 1 não quiser mais net ou estiver devendo vc bloqueia o usuário e não o mac. Assim o usuário de outro apartamento que tambem estiver atras do mac poderá se conectar.

    Outra opção seria usar o ap em wds. Li aqui no forum que nesse modo o ap repassa o mac de quem se conectar. Não sei muito a respeito desso modo de operação por isso não posso te ajudar muito. Mas procure sobre isso, pode ser que lhe ajude.
    Ola Rodrigo,

    Agradeço a colaboração,

    Realmente o AP em modo WDS repassa os macs,porém teria que ter outra unidade na torre transmitindo em WDS,agora não sei se teria como eu usar o Mikrotik como AP e WDS junto na mesmo cartão por exemplo.Caso alguem saiba por gentileza,gostaria da opinião se funcionaria ok e se o procedimento seria o mesmo para fazer isso,o padrao de WDS.

    Referenta akilo de bloquear o usuario,o problema que estava comentando era se o usuario que estivesse com as contas atrasadas ou cancelasse por exemplo,e fosse amigo do vizinho q estivesse em dia,ele poderia usar para conectar enquanto o vizinho nao utiliza o mesmo,entende?

    Essa eh minha preocupação,mais sei la se é bobagem minha...

    Grande abcs,

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tskstar Ver Post
    Ola Rodrigo,

    Agradeço a colaboração,

    Realmente o AP em modo WDS repassa os macs,porém teria que ter outra unidade na torre transmitindo em WDS,agora não sei se teria como eu usar o Mikrotik como AP e WDS junto na mesmo cartão por exemplo.Caso alguem saiba por gentileza,gostaria da opinião se funcionaria ok e se o procedimento seria o mesmo para fazer isso,o padrao de WDS.

    Referenta akilo de bloquear o usuario,o problema que estava comentando era se o usuario que estivesse com as contas atrasadas ou cancelasse por exemplo,e fosse amigo do vizinho q estivesse em dia,ele poderia usar para conectar enquanto o vizinho nao utiliza o mesmo,entende?

    Essa eh minha preocupação,mais sei la se é bobagem minha...

    Grande abcs,
    Olá amigo, tenho pouco conhecimento sobre o wds mas acho que não é preciso ter na uma transmitindo em wds para poder usar não.

    Em relação a autenticação dos clientes: Não é bobagem não, quem adminisra redes tem que se preocupar com todos os detalhes sim, pq qualquer brexa pode ser usada. rsrsrs.

    Mas é isso ai. Desculpe não poder ajudar com o wds.

  11. #11

    Padrão

    Agora que eu lembrei, alguns aps tem a opção WDS+AP, não sei usar mas talvez ajude.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorozario Ver Post
    Agora que eu lembrei, alguns aps tem a opção WDS+AP, não sei usar mas talvez ajude.
    Sim,realmente eu tambem lembrei desta opcao que alguns APs tem a opcao de trabalhar como AP+WDS,então com certeza conseguiria implementar isto tambem com o Mikrotik,agora como eu já não sei..se alguem puder auxiliar de como setar em AP+WDS as interfaces,como efetuar a autorização para conectar a estação WDS também,que no caso seria um AP Simples (Edimax,Z-G220,etc)

    Segue esquema da minha rede embaixo:



    PONTO DE SAIDA DO LINK:
    (Escritorio) -> ZINWELL G220 (WDS) - - - - - -- - - - - - - - - (TORRE) ZINWELL G220 (WDS)

    RB600A:

    ETH1 - Entrada do LINK Vindo do Zinwell
    ETH2 - Porta de Configuração,para acesso fisico (usado para manutenções ou eventuais problemas)
    ETH3 - DESATIVADA

    WLAN1 -
    WLAN2 - TODOS EM BRIDGE ENTRE ELES FORMANDO a Interface (WLAN BRIDGE)
    WLAN3 -
    WLAN4 -

    Servidor PPPoE - Atuando na Interface WLAN BRIDGE

    Controle de Acesso - ACCESS LIST,WPA PSK e LOGIN PPPoE VINCULADO COM MAC COM IP DEFINIDO MANUALMENTE NO SERVIDOR PELA EQUIPE


    Em breve irei trocar esse link do escritorio para a torre para um equipamento 5.8,pois o 2.4 alem de atrapalhar a frequencia esta fikando curto a transmissao,fria...

    Mais em todo caso esta tudo redondinho ate o momento..

    grande abraços a todos
    Última edição por tskstar; 15-02-2009 às 15:40.

  13. #13

    Padrão

    Nao use AP + WDS de jeito nenhum q vc vai matar sua rede. Esse modo sao pra redes pequenas onde tem pouca interferencia pq tem q ficar todos aps no mesmo canal pra funcionar entao um fica gerando ruido no outro. Isso é interessante colocar em um predio de 5 andares por exemplo 1 em cada andar pra ir repetindo sinal no predio e todos terem conexao wireless. Eskece AP + WDS.

    Vc colocando o ap como modo cliente e em bridge, vai ter q cadastrar no seu servidor o mac da placa de rede do cliente + ip da maquina dele. Entao qndo vc bloquear o cliente vai fechar o mac X IP desse cliente. Os outros continuam normalmente. Esses Aps + novos repassam o mac do cliente e nao do AP em modo bridge. Vc usa ip estatico em cada cliente?? Se for só bloquear o cliente q fecha a conexao dele. Nao tem segredo. Uso em todos clientes desse jeito e tá funfano blz sem problemas.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wirelessmg Ver Post
    Nao use AP + WDS de jeito nenhum q vc vai matar sua rede. Esse modo sao pra redes pequenas onde tem pouca interferencia pq tem q ficar todos aps no mesmo canal pra funcionar entao um fica gerando ruido no outro. Isso é interessante colocar em um predio de 5 andares por exemplo 1 em cada andar pra ir repetindo sinal no predio e todos terem conexao wireless. Eskece AP + WDS.

    Vc colocando o ap como modo cliente e em bridge, vai ter q cadastrar no seu servidor o mac da placa de rede do cliente + ip da maquina dele. Entao qndo vc bloquear o cliente vai fechar o mac X IP desse cliente. Os outros continuam normalmente. Esses Aps + novos repassam o mac do cliente e nao do AP em modo bridge. Vc usa ip estatico em cada cliente?? Se for só bloquear o cliente q fecha a conexao dele. Nao tem segredo. Uso em todos clientes desse jeito e tá funfano blz sem problemas.

    Opa,

    Obrigado,bom saber então...com relação ao IP estatico eu utilizo quando cadastro o cliente no PPPoE,assim tenho mais controle do mesmo.

    Ah,eu não sabia com relação a isso,sempre pensei que os APs em modo bridge NAO repassavam o MAC do cliente,somente o da Bridge...

    Irei efetuar o teste então e ver se estara tudo ok..

    Agradeço a ajuda de todos mais uma vez,

  15. #15

    Padrão 500

    com 500 reais vc coloca uma 411 com cartao e antena...a solucao mais gerenciavel pra vc...

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tskstar Ver Post
    Opa,

    Obrigado,bom saber então...com relação ao IP estatico eu utilizo quando cadastro o cliente no PPPoE,assim tenho mais controle do mesmo.

    Ah,eu não sabia com relação a isso,sempre pensei que os APs em modo bridge NAO repassavam o MAC do cliente,somente o da Bridge...

    Irei efetuar o teste então e ver se estara tudo ok..

    Agradeço a ajuda de todos mais uma vez,

    pode ir na fé amigo no seu server irá ver o mac dos clientes, quanto a bloquear o cliente por falta de pagamento vc o bloqueia ai mesmo no server e se nem assim ele pagar vá lá e "corta" o cabo.

  17. #17

    Padrão

    Soh para finalizar e ficar bem claro nem todos Aps em modo cliente e em bridge nao repassa o mac do cliente. Alguns aps + antigos passam o mac do ap, mas bloqueando o ip do cliente ele nao navega e se ele tentar usar de outro apartamento vai dar conflito de ip.

    Mas praticamente todos aps agora repassam o mac da placa de rede do cliente.

    Talvez vc tem aps antigos e pra fazer testes coloca eles e poderia dar esse problema. Aí já to te passando antes pq se acontecer vc já sabe oq é mas usando aps com firmware + novos vai passar a placa do cliente e vai ser um otimo custo X beneficio e vc vai usar em + clientes.

    Boa sorte

  18. #18

    Smile tente o nanostation2

    Amigo, aqui em meu condominio o provedor utiliza um Nanostation2, mas você irá precisar de um switch depois dele, pelo o que me parece, o Nanostation tem uma otima relação de velocidade de processamento e potência do rádio, além de ter a própria antena interna de 10dbi (além de possuir Poe com injetor). abraço

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wirelessmg Ver Post
    Soh para finalizar e ficar bem claro nem todos Aps em modo cliente e em bridge nao repassa o mac do cliente. Alguns aps + antigos passam o mac do ap, mas bloqueando o ip do cliente ele nao navega e se ele tentar usar de outro apartamento vai dar conflito de ip.

    Mas praticamente todos aps agora repassam o mac da placa de rede do cliente.

    Talvez vc tem aps antigos e pra fazer testes coloca eles e poderia dar esse problema. Aí já to te passando antes pq se acontecer vc já sabe oq é mas usando aps com firmware + novos vai passar a placa do cliente e vai ser um otimo custo X beneficio e vc vai usar em + clientes.

    Boa sorte


    Tenho o mesmo problema, você pode passa qual ap que passa o mac do cliente, pq aqui uso o zinwell g220 com firmware appro 6.1 e meu servidor pega só o mac dele, não os dos clientes.


    Grato.

  20. #20

    Padrão configuração

    Citação Postado originalmente por rrvvw Ver Post
    Tenho o mesmo problema, você pode passa qual ap que passa o mac do cliente, pq aqui uso o zinwell g220 com firmware appro 6.1 e meu servidor pega só o mac dele, não os dos clientes.


    Grato.

    todos os APs com firmeware aprouter e wappro passam, depende de sua configuração.