Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Melhor servidor para PPPoE?

    Boa tarde pessoal
    gostaria de saber a opiniao de voces para qual servidor colocar aqui em meu provedor para PPPoE.
    Hoje utilizo MK hotspot, mas quero migrar, to tendo mto problema com uma quantidade grande de clientes.
    Melhor seria PPPoE no MK ou em linux?
    Qual seria a melhor configuraçao?
    Configurei aqui um mk com pppoe mas nao ficou muito legal. Autentica em servidor radius.
    obrigado.

  2. #2

    Padrão

    cara vai mudar de hotspot para pppoe?
    qual esta sendo os problemas no hotspot??
    vejo muitas vantagens no hotspot!

  3. #3

    Padrão

    Boa tarde,

    meu caro você não disse qual é a quantidade de clientes pretendida, mas recomendo o PPPoE do Mikrotik. Tenho experiência com o mesmo tanto em redes pequenas com 50 ou 100 clientes quanto em redes maiores (acima de 1000 usuários).

    Entretanto, evite acumular no mesmo servidor autenticação PPPoE e proxy cache se a rede for média ou grande (acima de 300 usuários).

    Cacheamento de páginas mais eficiente somente em uma distro Linux montado em um servidor com bom processamento e bastante memória RAM.

  4. #4

    Padrão

    essa era a minha intencao.
    Um servidor mk pppoe com cache paralelo

    os meus problemas com hotspot é que as vezes um cliente pega ip via dhcp mas nao abre a página de login....tive bastante problema assim
    ja estou com alguns clientes com pppoe e melhorou
    mas gostaria de saber se vcs tem uma configuracao bacana para meu servidor pppoe...as minhas configs estao bem basicas....

  5. #5

    Padrão

    Sim,

    pensou corretamente a meu ver. Costumo dizer e afirmar (experiência) que Hotspot é para pequenas redes. Redes grandes e médias (acima de 500 clientes principalmente) Hotspot apresenta muitos conflitos nos perfis criados, travamentos e complicações inesperadas.

    PPPoE é robusto e suporta grandes redes. Por que as grandes operadoras optam por PPPoE?
    Resposta fácil para quem já trabalhou em redes médias e grandes com serviço de autenticação de usuários.

  6. #6

    Question

    de acordo.
    Mas voltando, vc conhece algum bom material pra configurar meu pppoe?
    obrigado

  7. #7

    Padrão

    Meu caro,

    aqui no forum já tem tutorial de um colega que juntou as peças necessárias para configurar um Mikrotik, inclusive com PPPoE. Acho desnecessário repetir tudo aqui, embora existam outros também. Leia o tutorial do catvbrasil em Mikrotik - UnderLinux Wiki

  8. #8
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Sim,

    pensou corretamente a meu ver. Costumo dizer e afirmar (experiência) que Hotspot é para pequenas redes. Redes grandes e médias (acima de 500 clientes principalmente) Hotspot apresenta muitos conflitos nos perfis criados, travamentos e complicações inesperadas.
    Isso é configuração inadequada ou problemas com versão desatualizada. Não existe tais problemas em função de tamanho de rede.

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    PPPoE é robusto e suporta grandes redes. Por que as grandes operadoras optam por PPPoE?
    Resposta fácil para quem já trabalhou em redes médias e grandes com serviço de autenticação de usuários.
    Simples, porque as operadoras tem a infra que "casa" perfeito com o PPPoE: Ponto a Ponto! Ou já viu operadora usando WiFi ou qualquer outro rádio multiponto fazendo auth via PPPoE?

    Sem contar que usam DSLAM com isolamento de portas.

  9. #9

    Padrão

    amigo, se nao me engano configurei meu servidor pppoe de acordo com o wiki do catv, mas axo que as configs sao muito basicas...queria algo mais profissional...
    valeu

  10. #10
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcostmariano Ver Post
    amigo, se nao me engano configurei meu servidor pppoe de acordo com o wiki do catv, mas axo que as configs sao muito basicas...queria algo mais profissional...
    valeu

    Mas é simple mesmo. PPPoE não tem muita firula não. Se está querendo ferramentas de gerenciamento que utilize o PPPoE como meio de autenticação, procure por radius e sistemas de gerenciamento/gestão.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Mas é simple mesmo. PPPoE não tem muita firula não. Se está querendo ferramentas de gerenciamento que utilize o PPPoE como meio de autenticação, procure por radius e sistemas de gerenciamento/gestão.
    eu ja tenho um servidor radius rodando....no fedora....tenho um server hotspot autenticando nele...e agora tenho o pppoe tambem....estou migrando tudo para pppoe.

    tem como eu fazer cache nessa maquina que esta o radius> no fedora?
    obrigado.

  12. #12
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcostmariano Ver Post
    eu ja tenho um servidor radius rodando....no fedora....tenho um server hotspot autenticando nele...e agora tenho o pppoe tambem....estou migrando tudo para pppoe.

    tem como eu fazer cache nessa maquina que esta o radius> no fedora?
    obrigado.
    Você já está misturando as coisas... Se quer saber sobre squid, dê uma estudada em vários posts no forum e no wiki.

    Poderá rodar sim web-proxy neste server, apesar que não recomendo. Web-proxy em máquina dedicada já enche o saco, imagina rodando junto com seu sistema de gestão.

  13. #13

    Padrão

    Olha,

    é possível, mas eu não colocaria cacheamento de páginas e Radius na mesma máquina, mesmo com o Squid trabalhando transparente. Como quer algo de fato profissional configure os servidores em máquinas diferentes.

  14. #14

    Padrão

    Eu estou começando meu provedor agora, apenas 45 clientes, gostaria de saber quais sao os principais problemas do ppoe, ja fiquei sabendo que clientes com sinal de rede ruim, ou longe demais o ppoe fica caindo, estaremos migrando aos poucos de hotspot para ppoe.Gostaria de saber, de quem tem 500 a 1000 clientes se um pc-ap com o mk suporta legal apenas 800 mb de memoria. Qual seria o melhor modelo de rede, sendo que posso usar o mk para autenticar o ppoe e de controle de banda e firewall. Ou usar outro pc para controle de banda.

  15. #15

    Padrão

    bom esse problema do hotspot provavelmente pode ser de mal configuracao ou problemas de versao
    utilizo o mkt aqui mesmo com radius, e uns 1500 clientes! e sem problema! até agora sem problemas.

    vc tem toda a rede aberta?? tipo em bridge?
    ou cada torre um NAT?

    pois quando usavamos tudo em bridge meu provedor estava até a venda! só encomodo! dai fiz nat em cada torre, cada uma tem seu servidor!

    to até de folga e vou tomar uma cervejinha
    hehehe

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    bom esse problema do hotspot provavelmente pode ser de mal configuracao ou problemas de versao
    utilizo o mkt aqui mesmo com radius, e uns 1500 clientes! e sem problema! até agora sem problemas.

    vc tem toda a rede aberta?? tipo em bridge?
    ou cada torre um NAT?

    pois quando usavamos tudo em bridge meu provedor estava até a venda! só encomodo! dai fiz nat em cada torre, cada uma tem seu servidor!

    to até de folga e vou tomar uma cervejinha
    hehehe

    Isso é muito bom mesmo amigo, mais vc tem licença da Anatel, pois ate onde eu sei, se vc tiver 1 servidor pra cadabase vc tera de tirar licença pra cada uma, agora se o seu link e servidores, ou seja, todo o controle da sua rede for em um so local vc podera ter varias repetidoras, e SCM somente de uma base.
    Se eu estiver errado me corrijam!

  17. #17

    Wink

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Isso é muito bom mesmo amigo, mais vc tem licença da Anatel, pois ate onde eu sei, se vc tiver 1 servidor pra cadabase vc tera de tirar licença pra cada uma, agora se o seu link e servidores, ou seja, todo o controle da sua rede for em um so local vc podera ter varias repetidoras, e SCM somente de uma base.
    Se eu estiver errado me corrijam!
    Corrigindo: A SCM é uma só, nesse caso é necessario cadastrar todas as estações. Nesse cadastro incide as taxas de cadastro inicial TFI e anual TFF.

    Alguem aqui da forum usa desta forma e ja foi fiscalizado pela anatel?

    Abraço

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Corrigindo: A SCM é uma só, nesse caso é necessario cadastrar todas as estações. Nesse cadastro incide as taxas de cadastro inicial TFI e anual TFF.

    Alguem aqui da forum usa desta forma e ja foi fiscalizado pela anatel?

    Abraço
    Vc esta certo amigo, mais estou vendo uma possivel parceria, e o responsavel me disse q a unica coisa q é considerada de base, é onde vc recebe o link e onde fica os seus servidores, o local onde so se tem radios-APs, não precisam de licença, mais tem de ter equipamentos homologados, agora se vc recebe o link em outra cidade e manda esse link pra onde estão seu servidores, ai vc tem duas bases e tem de registrar as duas, agora se sua base fica em uma cidade A(onde vc esta com o link e servidores) vc pode repetir pra outra cidade B, sendo q vc estara controle e link na cidade A, vc não precisa de licenciar a sua torre q esta na cidade B.

    É + ou - isso q recebi de proposta de parceria de uma empresa, muito bem falada aqui no under.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Vc esta certo amigo, mais estou vendo uma possivel parceria, e o responsavel me disse q a unica coisa q é considerada de base, é onde vc recebe o link e onde fica os seus servidores, o local onde so se tem radios-APs, não precisam de licença, mais tem de ter equipamentos homologados, agora se vc recebe o link em outra cidade e manda esse link pra onde estão seu servidores, ai vc tem duas bases e tem de registrar as duas, agora se sua base fica em uma cidade A(onde vc esta com o link e servidores) vc pode repetir pra outra cidade B, sendo q vc estara controle e link na cidade A, vc não precisa de licenciar a sua torre q esta na cidade B.

    É + ou - isso q recebi de proposta de parceria de uma empresa, muito bem falada aqui no under.
    Realmente parece que esse entendimento já está pacifico.

    Base é onde você recebe o link e gerencia os usuarios.

    Onde você só retransmite o sinal e repetidor.

    Mas como o amigo disse de fazer nat nas torres ele estaria roteando "gerenciando" os clientes, o que sairia da regra acima.

    Abraço

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Vc esta certo amigo, mais estou vendo uma possivel parceria, e o responsavel me disse q a unica coisa q é considerada de base, é onde vc recebe o link e onde fica os seus servidores, o local onde so se tem radios-APs, não precisam de licença, mais tem de ter equipamentos homologados, agora se vc recebe o link em outra cidade e manda esse link pra onde estão seu servidores, ai vc tem duas bases e tem de registrar as duas, agora se sua base fica em uma cidade A(onde vc esta com o link e servidores) vc pode repetir pra outra cidade B, sendo q vc estara controle e link na cidade A, vc não precisa de licenciar a sua torre q esta na cidade B.

    É + ou - isso q recebi de proposta de parceria de uma empresa, muito bem falada aqui no under.

    amigo seguinte!saiu minha licenca agora esse mes. mas me diga onde posso encontrar esse material na antel dizendo isso! pq até q eu sei precisa registrar todas as bases, jah ouvi falar nisso mas até agora nao achei onde a anatel diz isso.

    agradeço